PplWare Mobile

Wuala – Armazenamento seguro online


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. jpng81 says:

    Existem tantos destes serviços disponíveis on-line e ainda não existe nenhum para o utilizador comum criar a sua própria cloud de ficheiros no seu servidor que tem em casa :S Se alguém souber de alguma coisa q avise. De preferencia que seja multiplataforma.

    • Anónimo says:

      O browser Opera tem uma funcionalidade chamada Opera Unite que permite fazer isso mesmo, seja com fotos, música, etc.

      Podes atribuir uma palavra-chave e tudo. É muito fácil de usar e basta manter o programa aberto para o servidor funcionar.

    • dbrenha says:

      é isto que procuras?

      http://www.libox.com/

      não sei se é bom porque não tenho onde testar (só há versão PC e MAC)

    • MCooperS says:

      Boas.

      Já experimentaste um NAS? Eu tenho 1 em casa com dyndns, consome 30W em funcionamento e 14w em suspensão. Coloco tudo o que quero e está disponível a qualquer altura em qualquer lugar, por ftp, ssh, http, etc. E são 4 tb de espaço. Tem blog, php, mysql, audio station, file station, video station, download station.

      Sugiro um teste ou um artigo sobre este tipo de equipamentos, pois para mim foi a melhor compra de artigos informáticos que fiz. E o meu primeiro computador foi um 486 dx2!!

      • STP says:

        Podias falar mais sobre isso.

        Também ando interessado em fazer uma coisa dessas em minha casa, podias me dar umas dicas?
        Obrigado.

      • Vítor M. says:

        MCooperS olha que realmente dava um bom post, não queres tentar fazer um passo a passo?

        Realmente hoje podemos comprar um NAS (ou construir um a partir de uma máquina antiga que tenhamos lá por casa) e ter em casa um servidor só nosso e até a nossa própria cloud, com a largura de banda que hoje conseguimos ter em casa, até um blog ou página pessoal conseguimos ter a funcionar.

        Existem alguns da Qnap que são a bom preço, silenciosos e de baixo consumo.

        Podemos ter várias tecnologias lá inseridas, como falou e bem o MCooperS. Assim, podemos ter um serviço de torrents, acesso por FTP, SSH, printer server, PHP/MySQL… e muito mais.

        Exemplo:

        • jpng81 says:

          Por acaso já montei um server desses da qnap com 4 discos e até é porreiro, e é super completo… mas desculpem lá é um bocado caro, vendo bem aquilo é uma board ATOM, quer dizer sendo assim tambem compro uma board e faço o mesmo, tenho é de perder algum tempo a aprender como configurar tudo, agora depende de cada um… ou largas euros ou puxas pela carola e fazes o mesmo. Eu prefiro usar o computador velhote que esta na garagem e fazer o mesmo, daqui a uns tempos sou capaz de comprar uma board atom para o mesmo efeito, pois sempre é uma solução mais económica 😉

          • jpng81 says:

            E isto tudo graças ao belo do Linux, foi a melhor coisa que alguma vez inventaram. E é melhor nem falar em algo deste arcaboiço em windows, só a licença era o preço da NAS em si completo.

        • jpng81 says:

          Só tenho é pavor aos raids que isso faz… mas é panca minha … não confio em RAIDS.

      • Ulisses says:

        No trabalho tenho um NAS e é impressionante como é que uma caixinha tem tanto poder.

    • as13 says:

      Já tenho colocado esta questão varias vezes mas ainda não obtive resposta. como tal uma possível solução para quem tem servidor próprio é a utilização de Webdav. Em linux depois de criar no servidor uma pasta webdav é possível mapear a mesma no nosso próprio Pc. Esta solução em Linux tem uma vantagem grande em relação a todas estas clouds aqui avalizadas pois permite a leitura e a escrita directamente na pasta webdav. Quanto ao windows aqui é que reside o problema. Até ao Windows 7 a Microsoft permitia criar as pastas webdav, mas com este novo W7 retirou essa possibilidade sabe-se lá porque. Assim, para quem não utiliza o W7 uma solução possível será a criação de pastas Webdav, para quem como eu utiliza o W7 só nos resta mudar ou aguardar que a Microsoft abra a torneira.

      • jpng81 says:

        Essa do webdav nao sabia que o win7 ja nao era possivel, mas se isso é verdade não sei, mas pelo que andei ontem á noite a vasculhar na net o netdrive permite fazer uma ligação de webdav ou ftp como que uma unidade de rede se trata-se, e creio que o software é da microsoft.

        • as13 says:

          Sim,é possível utilizar a pasta Webdav através de aplicações de terceiros, mas como diz o outro “não é a mesma coisa” pois estas sempre pendente delas. Aquilo que eu pretendo da cloud é estar em qualquer lado com ou sem a minha maquina e trabalhar directamente (ler e escrever sem dow)nos meus ficheiros que estão no meu server.Isto sim é a verdadeira mobilidade. Os meus amigos que tem linux tem isto a funcionar, eu que sou um que ainda não mudei sofro as consequências, mas estou para breve.

      • jpng81 says:

        Vendo bem o maior entrave nestas cenas é sempre o windows, tenho andado a vasculhar o google para algo tipo o dropbox e por acaso agora vou fazer aqui uns testes de instalar webdav no meu server de ubuntu, para ver como se comporta e ver o windows estranha ou não muito o bicho 😀

  2. jpng81 says:

    Em linux o comando rsync faz mil maravilhas entre computadores com linux, agora quando vamos para windows o rsync funciona por uma emulação e pelo que tenho lido funciona muito mal mesmo.
    Pelo que estou a ver para windows só mesmo com FTP que é mau como raio… 🙁

  3. Daniel says:

    Boas.

    Aqui fica um codigo de promoção que da 2Gb em vez de 1Gb se for inserido no registo:

    Codigo: 3MJMKG535CHM36CN3FAM

    Testado por mim e funcionou:)
    Abraço

  4. Ivo Fernandes says:

    Permitam-me a ignorância, mas não consigo perceber a lógica da troca de espaço. Alguém me consegue explicar?

    • p. jorge says:

      Se quiseres ter conteúdo online, por exemplo backups, e queres que esse conteúdo esteja seguro se o teu computador arder, ou mesmo se a tua casa arder e tinhas os backups em casa…
      Assim algum espaço do teu disco “vai” para a cloud, e em troca recebes algum espaço na cloud.

  5. António Ferreira says:

    off topic:

    já viram a página da apple?

    AF

    • Anfanger says:

      Vi agora mesmo… o que será?

      • Vítor M. says:

        O novo iOS 4.2?

        A não ser que tenham um coelho qualquer que ainda não tenha saltado da cartola.

        Mas deve ser só o iOS 4.2….

        Ou resolveram largar o Leão uns meses antes?

        Nunca se sabe, o Steve não joga com o baralho todo, na volta lança o Mac OS X Leon e mais nada!

      • a Friend® says:

        Há duas suspeitas.

        Ou a apresentação do Cloud (streaming) do iTunes.. (eles montaram um data center enorme recentemente)

        Ou então uma mera novidade que esperam à 7 anos.. que é a venda dos discos dos Beatles, o que é a causa mais provavel porque o anuncio é bem subtil e vê-se logo pela frase inicial:

        “Tomorrow is just another day…”

  6. bismarques says:

    @Daniel

    Confirmo,também já tenho 7 Gb de espaço, qual é o limite máximo de espaço,sabes?

    abraço

    bismarques

  7. Bishop says:

    A nível de sincronização de pastas alguém sabe se no fim de 30 dias isto deixa de ser possível?

  8. STP says:

    Alguém sabe mais códigos?

    Já tenho 12gb , obrigado people!

  9. Paulo B says:

    A novidade da Apple deve ser os Beatles (infelizmente), gostava mais de alguma novidade relacionada com a empresa que adquiriram recentemente Liquid Metal.

  10. BlinZk says:

    Uma coisa que me deixa perplexo acerca deste tipo de serviços, é a fiabilidade do mesmo.
    Já nem vou falar da segurança, pois vou admitir que os protocolos e certificados que usam são dos mais avançados e seguros possiveis.

    Mas e se… um de nós de repente guarda lá uns quantos Gigas de material de trabalho e/ou pessoal… e daí a 1 ou 2 anos a empresa fecha?? Como será então? Perdemos tudo de repente??
    Mesmo em relação aos gigantes tipo Google, Microsoft, Yahoo eu fico sempre a pensar o que será se um dia eles terminam com o serviço?

    Este sistema tem muita utilidade, mas ainda não me sinto seguro a confiar demasiado para lá descarregar informação importante!

    • arkan says:

      A unica empresa q confio é a ADRIVE

      o resto tudo fecha, igual esses cupons ai, se vc passar alem de 2gb em 16/11/2011 sua conta volta para 2gb!

      o adrive oferece espaço, e nunca fecha desde 2001 o uso.

  11. bismarques says:

    @BlinZk
    Material de trabalho ou pessoal nunca se guarda online!
    Pelo menos eu penso assim,tens outras opções offline mais seguras como por exemplo,disco externo,pens, dvds regraváveis, cartões de memória etc,etc…

    abraço

    bismarques

    • p. jorge says:

      pois, mas se a casa arder, ardem as pens, discos, dvds, computadores…
      manter cópias de segurança fisicamente distantes é uma regra básica.

    • M.Manuelito says:

      Não guardar online material pessoal ou de trabalho restringe um bocado o tipo de coisas que guardamos online, isto porque, desde fotografias pessoais até ficheiros de word, excell e por aí adiante é quase tudo pessoal ou de trabalho.
      Eu não tenho esse receio, verifico, isso sim, quem é a empresa que disponibiliza o serviço e se é de confiança. No caso a Wuala tem associado o nome de Lacie, a marca do meu disco de rede, é uma empresa que, normalmente, não brinca em serviço, porque tem um nome a defender e existe há já muitos anos.

  12. bismarques says:

    @p. jorge
    …e se arder o local onde estão os servidores?

    Não podemos pensar dessa maneira,senão não saímos de casa porque podemos ser atropelados e morrer!

    abraço

    bismarques

    • as13 says:

      Estas empresas fazem backups e guardam a informação dos seus discos de forma redundante. Ao contrario se a casa arde ou é roubada….. la vai tudo.

      • p. jorge says:

        obrigado pela explicação as13
        só queria referir que é uma prática comum por parte das empresas. muitas delas mantêm cópias de segurança redundantes não só em diferentes edifícios e cidades, mas também em diferentes continentes propositadamente.
        aliás, duvido mesmo que haja alguma instituição bancária que não o faça. possivelmente não tens ideia, mas há normas da qualidade muito rígidas em relação a cópias de segurança para empresas que queiram estar certificadas por essa norma.
        para terminar, eu próprio faço questão de colocar periodicamente online cópias de segurança (encriptadas naturalmente).

  13. Jorge Désirat says:

    Ganhei um novo amigo e adeus dropbox….

    Obrigado pela partilha, continuação de bom trabalho

  14. rui says:

    Obrigado pelas dicas de modo a aumentar o armazenamento. Quem souber mais códigos, por favor, coloque-os.

    Abraço e bom trabalho!

  15. HUGO says:

    Serviço muito útil de facto, contudo, atenção que os 12 GB na cloud traduzem-se em 12 GB indisponiveis no disco rígido. Comigo aconteceu isso.

    Cumprimentos

  16. Billl Gates says:

    Desculpem a ignorância, mas o Skydrive oferece 25Gb de espaço na cloud, logo porque tanta excitação com este serviço.

  17. Carloscampos says:

    deve ser BUG ou entao nao sei mas vou colocar aki um link 😛 tirei um print e tenho mais de 10 TB 😛

    http://dl.dropbox.com/u/2648666/Sites/print.JPG

  18. Carloscampos says:

    Mas nao vou deixar o Fiel Dropbox 😛

  19. Ricardo says:

    Não consigo correr o Wuala no meu Toshiba P300.. Tenho o Win7 Ultimate 64 bits e ao tentar iniciar, não passa do Starting…
    Se tentar via web, a mesma situação, não passa do A Iniciar…

    Tenho o Java instalado, mas nada. Por vezes, ate diz que não tenho ligação à net mesmo estando ligado.

    Já aconteceu a alguem? Soluçao?

    (post duplicado, mas este é mais completo)

  20. José Santos says:

    Para quem quiser mais 3GB extra aqui está mais um código: PCWELT06

  21. Nuno says:

    Se alguém quiser mais espaço pode enviar-me um mail. Tenho uns quantos giftcards que não uso: http://scr.im/nmat

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.