PplWare Mobile

Granola – Poupe energia com o seu PC

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Telmo Sérgio says:

    Se funcionar, isto é um excelente programa, muito útil

    Parabéns

    Cumprimentos

  2. Freitas says:

    Principal benefício de ter o Granola instalado:
    Reduz o barulho da fan.

  3. Joel says:

    como funciona?!

    Acho que era importante para o artigo…

    • Pedro Pinto says:

      O Granola gere de forma inteligente o consumo energético de servidores, Desktops que corram Linux e Windows. O Granola optimiza automaticamente as máquinas de forma a que estas ajustem o nível de processamento…e por consequência consumo energético.

    • João says:

      O vídeo explica o princípio por detrás do programa: o Granola reduz a utilização de energia para o mínimo, excepto quando o computador começa a fazer algo mais pesado, altura em que o Granola aumenta os recursos cedidos ao computador.

      Pelo menos foi assim que entendi.

  4. Tony Silva says:

    Vou ja experimentar para ver se a minha gráfica não frita.

  5. miguel.gazela says:

    Em que consiste o programa?

    Ou seja, o que é que ele faz para poupar essa energia?

  6. PR says:

    Se se puser no Plano de Energia: Equilibrado obtêm-se resultados identicos.

  7. Alexandre Rodrigues says:

    muito bom

  8. Joãp says:

    Usei durante cerca de 2 ou 3 semanas e não me pareceu que estivesse a funcionar. Até porque chegou a uma altura em que a única coisa que estava a fazer era aumentar o tempo de boot.

  9. Tiago says:

    Muito interessante, mas fico sem saber se no meu HP Pavilion zd8000 é possível activar o DVFS (que o programa requer para funcionar) na BIOS…

  10. Ryan says:

    Isto ja anda por ai a algum tempo. Ouvi falar disto num podcast de linux e tentei usar no meu ubuntu. Ja agora arrangem para mac tambem porque tambem gasta energia como a porra.

  11. dbrenha says:

    não consigo fechar a janela de preferencias que o programa vai todo abaixo

  12. R00KIE says:

    Se isto só mexe na velocidade a que o processador funciona então é completamente desnecessário, tanto em linux como em windows isto é simples de ajustar sem ter de recorrer a programas/ferramentas extra e o mais provável é que o ajuste automático já esteja a ser feito.

    Para além disso os números apresentados para os consumos e poupanças (em KWh) quanto muito são más estimativas pois são influenciados por muito mais que apenas a velocidade do processador. Para se saber os valores correctos seria necessário instalar um wattímetro entre a tomada e o computador.

    Para quem não sabe o “DVFS” de que falam tem o nome de Powernow para quem tem CPUs AMD e Speedstep para quem tem CPUs Intel.

  13. -_-' says:

    Melhor que isto, é gastar um pouco de tempo a fazer undervolting ao CPU com o RMClock.

  14. Renato Peixe says:

    Não se esqueçam de que as maiores poupanças se conseguem desligando o computador sempre que não o estiverem a utilizar. Além disso, quando o desligarem, façam-no da tomada porque o transformador consome energia mesmo que o computador esteja ligado. Se fizerem isto, garanto-vos que a poupança é muito mais significativa do que baixar a frequência da CPU quando estão a trabalhar.

  15. Muito útil e desconhecia completamente a sua existência. Obrigado.

  16. lol says:

    A SERIO?! Deixei de ouvir a minha ventoinha xD ..so espero que isto não frite xD

  17. José says:

    Tenho usado este programa em diferentes computadores e sistemas e tenho algumas informações/impressoões que gostaria de compartilhar e confirmar. O “DVFS” é uma função incorporada a BIOS de muitos computadores e da maior parte dos notebooks. Aparentemente, entretanto esta função depende de algum software de gerenciamento para funcionar. Em sistemas operacionais mais antigos como Windows XP ou ainda no Linux este gerenciamento parece não ser feito pelo sistema operacional e o Granola supre essa falta. Já no Windows Vista/7 e no Mac o próprio sistema gerencia a função “DVFS” e o Granola não faz muito sentido. Alguns notebooks também já possuem gerenciadores de “DVFS” instalados pelos próprios fabricantes (ASUS) e neste caso o Granola também seria desnecessário.

    • R00KIE says:

      O windows xp e o linux fazem isto sem ferramentas extra, basta que sejam instalados /utilizados os drivers correctos para o cpu em questão e feita a configuração dos perfis de energia (xp) ou utilizado o serviço cpufreqd (linux).

  18. Jaime Almeida says:

    Boas pessoal,

    Acabei de fazer o que o homem fez SEM O GRANOLA e bem como o meu portátil, como o meu desktop fazem gestão inteligente de energia.

    Se tem o computador em casa “parado” usem o plano poupança de energia, para a situação que o senhor apresentou no vídeo usem o plano Equilibrado que ele auto ajusta.

    Utilidade deste programa? = Zero (ou induzir mais ciclos de uso no pc gastando mais energia)

    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.