Mailbird: provavelmente o melhor cliente de email da atualidade
Para muitas pessoas, o cliente de email é a ferramenta de trabalho mais usada, onde se consome mais tempo. Dessa forma, é de todo o interesse que essa ferramenta seja prática, otimizada e, acima de tudo, completa. Há um "chavão" neste segmento, o Microsoft Outlook, mas o Mailbird apresenta-se seriamente à altura.
Testámos este cliente de email e foi uma agradável surpresa.
Se por um lado há quem utilize o cliente de email a partir do browser, por outro lado, há quem não dispense o tradicional cliente de email instalado no computador. São várias as opções disponíveis no mercado, e essa concorrência leva apenas a que o utilizador saia beneficiado e possa escolher a opção mais adequada ao seu tipo de utilização.
Mailbird oferece uma interface simples e moderna
Construir boas interfaces é uma arte. Uma interface que seja simples e completa e, ao mesmo tempo, agradável e funcional é um desafio para qualquer UX designer. E é precisamente isso que o Mailbird oferece.
No Mailbird não existem menus carregados de botões, com funcionalidades que nunca vão ser necessárias. É possível assim escolher o modo como os painéis estão organizados, com a lista de emails numa coluna separada verticalmente do corpo do email, ou a lista na zona superior com um separador horizontal.
Quanto aos temas, estão disponíveis os temas claro, escuro e completamente escuro. É possível definir a cor, sólida, ou escolher um plano de fundo, com a possibilidade de adicionar uma imagem a nosso gosto.
Há ainda outras opções relacionadas com a organização de conversas, agrupamento de mensagens, tamanho de texto, entre outras, que valem a pena ser exploradas.
Conta unificada - várias contas, uma caixa de entrada
Embora se trate de uma funcionalidade, também a referir na secção seguinte, é relevante destacar a forma como é possível ver a Conta unificada e interagir com as várias contas. Dessa forma, não há a necessidade de saltar entre múltiplos emails para consultar cada uma das caixas de entrada, no caso de ter várias.
Basta então um clique sobre Conta unificada, no canto superior esquerdo, e todos os emails serão listados, de todas as contas. E como são distinguidos? Fácil, basta olhar a cor do círculo no ícone de cada email, cor essa que pode ser definida a gosto em cada conta.
Botões de acesso rápido e atalhos de teclado
Há um conjunto de ações que se podem fazer para cada email. Para facilitar o acesso a essas ações, basta passar o cursor sobre o ícone associado ao email. Surgem assim diversos botões de acesso rápido, desde a pesquisa por todos os resultados desse email, arquivar, adiar, responder, etc.
A par com isso, muitas horas a tratar de emails levam a que surja a necessidade de otimizar a interação, nomeadamente a nível de periféricos. Assim, o rato torna-se praticamente dispensável quando tudo é possível de fazer a partir do teclado. Para ajudar nessa tarefa, em todos os botões da interface é mostrada uma legenda e respetiva tecla de atalho. É intuitivo e fácil de memorizar, só precisa de prática.
Funcionalidades
O Mailbird está carregado de funcionalidades, onde muitas delas estão harmoniosamente inseridas por toda a interface, sem quase nos apercebermos que são essas mesmas funcionalidades que fazem a diference num cliente de email.
E por falar em funcionalidades, o Mailbird concluiu recentemente o lançamento de um conjunto de 12 novas funcionalidades, com um lançamento de nova funcionalidade a cada semana.
Foram elas:
- 1. Calendário nativo
- 2. Emojis do Windows 10
- 3. Pesquisa avançada
- 4. Imagens de plano de fundo
- 5. Mover emails entre contas
- 6. Anular envio
- 7. Botão para anular subscrição de newsletters
- 8. Upload de imagem de assinatura
- 9. Enviar mais tarde
- 10. Integração com o WhatsApp
- 11. Pesquisa por anexo
- 12. Email Tracking
A par com estas novas funcionalidades, existem muitas outras como Acelerador de leitura, modo Snooze, sons personalizados, gestor de contactos, filtros e regras, pré-visualização de anexos, e muito mais. Pode ver mais informação na tabela de funcionalidades.
Muito mais que um cliente de email: integração com apps
Tal como um cliente de email pode ser utilizado num browser, também o Mailbird permite integrar diversas web Apps, para que não precise sequer de deixar o cliente de email para utilizar as apps dos seus serviços preferidos.
Assim, o Mailbird suporta integração com cerca de 40 apps. Dessa forma, é possível não só abri-las integralmente na janela do Mailbird, como também, para algumas das apps, abri-las no painel lateral.
Pode então utilizar serviços como o Facebook, WhatsApp, Google Keep, entre outros, no painel lateral, redimensionável a gosto. O próprio Google Chrome é uma das aplicações suportadas para vista integral, sendo que, desse forma, todas as tarefas online podem ser feitas recorrendo unicamente ao Mailbird.
Em conclusão...
O Mailbird trata-se de um cliente de email muito simples de usar, de configuração automática para a maior parte dos fornecedores de email e com suporte para Exchange para uso empresarial. É rápido, leve, interface funcional e limpa, com funcionalidades modernas e ativo em termos de evolução e desenvolvimento.
Está disponível a partir de 2,42€/mês ou por 65€, com contas de email ilimitadas. Por enquanto, está disponível apenas para Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Por enquanto e já o tenho há vários anos e nunca me deu problema algum. Assim sendo nenhum gmail, hotmail, mailbird, outlook ou similar me arranca do que eu já tenho. Como se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe. Além de que nunca tive spam, nem lixo. Encantado da vida.
E como se isso tudo não bastasse, não pago nada por ele.
E qual é ele?
O mailbird… “já o tenho” se souberes interpretar português rapidamente descobres que ele esta a se referir ao Mailbird, mas se por ventura estiver errado.
Então fez mal o uso da gramática ou deu a entender que utilizava Mailbird.
” Assim sendo nenhum gmail, hotmail, mailbird, outlook ou similar me arranca do que eu já tenho.” Interpretar o quê se a resposta logo a seguir elucida qualquer dúvida.
Não deu, não. Deu a entender que não utiliza gmail, hotmail, MAILBIRD, outlook ou similar. Só não deu a entender, neste comentário, qual utiliza. Mais abaixo, já (nos) esclareceu qual utiliza. Se souberes interpretar.
Eu já tenho aquele que uso há vários anos, sem pagar nada, sem spam e sem lixo, nem publicidade.. o yandex.
Não é que a tua vida seja muito relevante para os russos… mas informação nunca é demais.
Os russos devem estar tanto interessados como os marcianos.
mas é PAGO… nao venhas com tretas
Não vamos misturar as coisas nem divergir no tema. Estamos a falar de clientes de email, não estamos a falar de serviços. O Yandex funciona perfeitamente no Mailbird 😉
Aposto que não pagas os mais de 65 paus para ter um cliente de email, visto haver às carradas deles de borla que fazem exactamente o mesmo.
Parece interessante vou olhar para ele no final de semana, mas vou continuar com o thunderbird
Sou monthly donator do Thunderbird 🙂
ao menos o investimento vai para o opensource
O software não é grátis.
é gratis para 1 conta
Bem melhor que a porcaria do cliente de email da Microsoft, que vem predefinido no Windows, alta porcaria. Tem dias que nem sequer atualiza, e tem dias que o serviço funciona mal a carregar os emails, continuam em “loading constante”
Alem de que por vezes nem chega as notificações e os emails chegam com algum atraso, quando se vai a caixa de correio pelo browser, as vezes esta la o email e no cliente de email nada.
E sim, eu faço refresh antes que digam e sim eu tenho uma velocidade de Internet muito boa acima da média.
O modo gratuito dá para quantas contas de email ?
Valerá a pena adquirir uma licença ?
O melhor é o incredimail, tem mordomo e tudo
hum…
“As of March 20, 2020, we will shut down our servers and the IncrediMail desktop application will no longer be available.”
https://www.incredimail.com
Raios, usei isso quando era chavalo, uma novidade na época… Triste… Vou me lamentar no mIRC
alguém que me possa verificar as seguintes funcionalidades:
“reply to” header? extracção de anexos via filtro? entidades de envio baseadas no destinatário ? eliminação de correio baseado em dias de idade?
Bom dia, eu utilizo o Thunderbird por ser de código aberto, o cliente de eMail é um programa em que temos de confiar, temos lá muita coisa pessoal 😉
o cliente e o servidor, ou envias tudo cifrado?
Opção free, sim é das melhores.
E algo de jeito e decente para mac? pq o Mail as vezes tb parece que parou no tempo…
Verdade que ando a ver um cliente de mail que funcione melhor do que o Gmail… pelo menos ao nível de SPAM…. aquilo é um inferno… mas pronto… é que que há e o que tem espaço….ou pelo menos um pedacinho mais que o normal… gratuito…
Gerir spam no cliente de email é de génio.
Troca gmail por outlook.com, problem solved. O cliente usas o que entenderes, tens mail, outlook, thunderbird, entre outros.
Se der para importar ficheiro de dados do Outlook, mudo hoje!
Dá, alem disso é muito fácil configurar… é só colocares a o mail e a password.
O Mailbird tambem vai procurar as conta que tens instalada. Instala e testa se não gostares podes sempre desinstalar
Pedro,..e para configurar as assinaturas? Dá forma que vi a apresentação não era das melhores!!!
Alguma dica?
O programa parece ser jeitoso mesmo.
Mas gosto mais do preço do Mozilla Thunderbird .
Para 1 conta de mail é gratis no site official…
Para mais contas podes comprar ao mesmo preço do Mozilla Thunderbird se souberes onde descarregar 🙂
Depois de ver este artigo resolvi ser utilizador do Mailbird. Inicialmente muito bom com opções muito interessantes mas de repente deixou de fazer a sincronização com a minha caixa de correio. O erro era de que o servidor de IMAP não respondia. Depois de muito procurar descobri que havia problemas com o mail da Microsoft (Outlook office). Por fim quando o problema ficou resolvido pensei que voltava tudo ao normal. Puro engano. Continuou com o mesmo erro. Como a minha conta aparece em Outlook como Microsoft Exchange tentei fazer a configuração mas é preciso adquirir a versão Business. Conclusão muito bom cliente no que diz respeito ás ferramentas disponiveis mas inutil no meu caso.
Uso desde o início do ano e nunca tive problemas.
As vezes quando surgem problemas nos programas uma forma de resolver passa por desinstalar o programa e voltar a instalar. Fizeste isso?
Um programa bom para desinstalar programas e o “Revo Uninstaller Pro” (é melhor que o do Windows)
Segui o conselho mas não deu resultado. Com a configuração habitual (IMAP) a mensagem de erro é : User authenticated but not connected.
A grande vantagem do Mailbird para o Thunderbird é o que o ultimo deixou de ser actualizado
Péssima escolha em 2023. Empresa com práticas pouco transparentes, vendem lifetime e quando lançaram a versão 3 pediram novo pagamento, deixando a versão anterior ficar obsoleta e sem atualizações em 2024.