Clearview AI: O polémico reconhecimento facial que está a ser usado pela Ucrânia
A Ucrânia no combate à guerra começou a usar, além das armas, o reconhecimento facial. Ainda não é certa a sua utilidade no campo de batalha, mas poderá ajudar a detetar infiltrados russos, combater a desinformação e identificar os mortos.
A tecnologia usada, no entanto, está envolta em polémicas por possível violação dos regulamentos de privacidade e proteção de dados. É a Clearview AI.
Segundo a Reuters, o ministro da defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, confirmou que governo começou a usar a tecnologia Clearview AI de reconhecimento facial no passado sábado. Trata-se de um software poderoso capaz de reconhecer rostos e que foi cedido gratuitamente pela empresa que o desenvolveu ao governo ucraniano.
Apesar desta confirmação, não ficou evidente qual será o uso final do reconhecimento facial do Clearview AI. O governo ucraniano apenas confirmou que tem acesso a esta tecnologia, mas é cedo para saber para que finalidade será aplicada.
Clearview AI: o reconhecimento facial ao serviço da guerra na Ucrânia
Fontes próximas à empresa norte-americana, detentora do software que conta com mais de 10.000 milhões de imagens de rostos usados para treinar o mecanismo de deteção, indicam que as autoridades podem usar esse reconhecimento facial para identificar pessoas nos diferentes postos de controlo. Além disso, poderá ajudar a identificar com maior facilidade os mortos, mesmo com danos faciais.
Segundo é indicado, este método poderá trazer vantagens acrescidas, face ao reconhecimento por impressão digital, que requer um processo mais moroso.
Conforme explicado pelo Departamento de Energia dos EUA, a tecnologia da Clearview poderia ser usada ainda para unir refugiados separados das suas famílias, mas também, do ponto de vista do inimigo, identificar agentes russos infiltrados ou até ajudar o governo a desacreditar notícias falsas.
Contudo, esta é uma tecnologia controversa. A Clearview AI está a ser investigada por uma possível violação dos regulamentos de privacidade e proteção de dados. Além disso, as organizações anti-reconhecimento facial acreditam que esta tecnologia em contexto de guerra poderá ser perigosa, porque não se conhece a forma como irá atuar.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Agence France-Presse
Fonte: Reuters
Neste artigo: Clearview AI, Guerra, reconhecimento facial, rússia, Ucrânia
“A tecnologia usada, no entanto, está envolta em polémicas por possível violação dos regulamentos de privacidade e proteção de dados.”
Lol, como se isso importasse numa guerra… E noção?
Com tantas fakes news vindas do Governo Ucraniano tenho sérias dúvidas se não se estão a aproveitar da situação para se livrarem de alguns “inconvenientes”…
+1 “fakes news vindas do Governo Ucraniano ” impulsionadas pela maquina de propaganda do mundo ocidental!
A Rússia está a aceitar combatentes voluntários.
Façam boa viagem.
+1
Parece que a propaganda do outro mundo também chega aqui sem grande problema.
Se estiveres à beira de ser desintegrado por um grupo religioso fundamentalista, talvez seja boa ideia dizeres que o deus deles também é o teu. Claro que é fake mas pode salvar-te a vida. Não te esqueças disso.
Claramente o Ukrania é que o agressor… A Russia esta a fazer um bem ao mundo todo, @Secadegas vives em que planeta?
A esses gajos só interessa que haja proteção de dados.
não interessa que andem a mandar bombas contra hospitais e maternidades.. isso já não é “conosco”..
Cambada de atrasados.. Por mim podem usar tudo o que estiver ao alcance deles para a sua própria defesa.
também podemos dizer que “por mim a Rússia pode usar tudo o que estiver ao alcance para sua própria defesa” se consideramos o avanço da Nato como um ataque?
Lógica: Vamos invadir um país vizinho para nos defendermos e criar uma guerra, pois não faz sentido que um país soberano, se junto a uma aliança defensiva, mesmo depois de nós já termos anexado uma parte desse país.
Lógica: Vamos usar tudo o que está ao nosso alcance como por exemplo bombas termobáricas em zonas residências para nos defendermos de um país que até nos deu as suas bombas nucleares em troca de protecção.
Parece-me legitimo e óbvio comparar isso com um software de reconhecimento facial…
Nao fui eu que comparei com bombas..
Uma aliança defensiva?? Essa é para rir?
A NATO nao invadiu a Russia
A NATO é uma aliança de DEFESA!!
A Russia ja tinha invadido a crimeia (1º erro grande erro da europa em ignorar isto, se parte destas sançoes (desculpe, operaçoes financeiras com vista a estabilizar a economia russa) tivessem tido lugar naquela altura nao estariamos aqui penso eu.
Esquecem-se que o sistema pode ser util a identificar nao ucranianos hostis
Não é não.
Alguém já viu um Ministério do Ataque?
Ou um Ministério da Mentira?
Ou um Ministério da Doença?
(Inspirado em “George Orwell. 1984”)
ervilhoid, aposto que és mais um comuna nojento, se goasa tanto da russia emigra para lá, a ver se gosta da liberdade que te dão… há cada um!!!
Não aguentam um ponto de vista diferente.. deve ser triste ser assim
Se sou comuna tu apoias grupos Neo nazis..
Já parecem os covideiros, todos agressivos..
Em janeiro sabias onde ficava a Ucrânia?
‘ervilhoid’, a politica comunista é benéfica em que país!?
“avanço da Nato como um ataque”…. mas a Nato matou alguém por se (re)posicionar noutros países?? É quase a mesma coisa que dizer que o meu vizinho não tenha gostado que eu tenha comprado o terreno ao lado e decide entrar-me pela casa dentro a partir tudo…
+1
“Apesar dos anúncios, está grasnando como um pato”
Rob Braxman Tech é onde geralmente vou para me informar sobre os novos assaltos à privacidade online.
Neste caso fala sobre a Apple, e os métodos e perigos por exemplo de “Bluetooth Low Energy” que ultrapassam muitas vezes até a Google e Amazon
https://www.youtube.com/watch?v=qUuwMw41L0w
apresenta um sumário de vários episódios sobre o assunto
É incrível que em pleno séc. XXI há pessoas que acreditam em tudo o que vêem na internet e não têm bom senso… vindo da Russia de Putin o que pode ser bom neste momento!?
Assistam…
https://youtu.be/bkC9mZgaLDI
Estou a ver tantos comentários desinformados…
Vejam este video:
https://youtu.be/bkC9mZgaLDI
Ajuda a entender muita coisa