Novo LibreOffice 6.2 confunde-se com o Office da Microsoft
O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.
A Document Foundation lançou agora o novo LibreOffice 6.2. Vamos conhecer as novidades.
Já se passaram 6 meses após o lançamento do LibreOffice 6.1. A Document Foundation continua a inovar bastante a sua suite de produtividade e, reflexo disso, são as novidades integradas no novo LibreOffice 6.2.
Novidade do LibreOffice 6.2
O novo LibreOffice 6.2 destaca-se essencialmente pela nova interface gráfica Notebookbar UI (aka ‘Ribbon’), por novas funcionalidades, melhor compatibilidade com outros produtos e há também melhorias significativas ao nível da performance. Para conhecer já todas as novidades da última versão do LibreOffice veja o seguinte vídeo.
NotebookBar UI
Como referido uma das maiores novidades desta versão é a nova interface Notebookbar UI (aka ‘Ribbon’) que é bastante semelhante à presente no Microsoft Office.
A NotebookBar UI está disponível em três estilos: com separadores, grupos e contextual. Cada um tem um menu e um layout com botões diferentes. A opção "Tabbed" é a que mais se assemelha à famosa interface do utilizador do Microsoft Office Ribbon.
Melhorias nos Ícones
Ao nível dos há também várias melhorias. O LibreOffice 6.2 traz também três estilos de ícones baseados em SVG como "recurso experimental".
Esta versão inclui também melhorias ao nível da compatibilidade com documentos do Microsoft Office.
Além do LibreOffice existem outras alternativas fantásticas e gratuitas que pode usar em substituição do Office da Microsoft. Vejam no artigo seguinte quais as alternativas que sugerimos.
Este artigo tem mais de um ano
LibreOffice, Bom, Bonito, Barato.
Parabéns a todos os que contribuem para esta magnífica suíte.
Bonito… Até pode não ser… Mas, para, digamos assim, uns 80% dos utilizadores faz e bem o que lhe é pedido… Mas, começa a ter a concorrência dos online, nomeadamente o da Google que é mais simples… Mas, em alguns casos por isso mesmo faz ainda melhor o que lhe é pedido!… 🙂
tb sou apologista deste software, mas o meu problema é quando abria um ficheiro no libreofice e/ou no Word e ficava completamente desformatado (a nivel de tabelas, tabulacoes, margens)
Sim, mas este layout tem que se instalado, pois não vem por padrão.
Agora os infelizes que não usam o LibreOffice por falta de funções que só existem no Microsoft Office poderão usá-lo (mentira, eles não usam o LibreOffice por causa da aparência, mesma coisa com Gimp).
Desde que deixem escolher se queremos usar o interface antigo ou o novo, pode ser.
Sou muito mais produtivo com as 3 barras e com os menus.
… e já agora com a barra lateral.
Pelo menos é gratuito.
Nunca consegui me adaptar a isso. Sempre foi uma for de cabeça pra mim, além da dificuldade enorme para e executar simples funções. Depois que eu conheci o WPS Office e descobri que ele tem nuvem própria além de só ocupar 300MB de disco, nunca mais quis saber do Libre Office.
+1
Há uns 15 anos que usamos no trabalho, desde o tempo do OpenOffice. Mais de 150 colaboradores e sempre a bombar e a custo zero sem cracks. Usei o Msoffice desde 1995 no Windows 3.1, mas com estes 15 anos de Open e livre Office já não consigo voltar ao Ms. Único senão: trabalha certinho com os formatos odt, ods, doc e xls, mas a Microsoft não facilita muito nos docs e xlsx e aí a compatibilidade não é a melhor, mas dentro da empresa como usamos todos libreoffice esse problema não se coloca.
Não é a melhor porque a MS não facilita a coisa.
Foi o que ele escreveu.
Qual é a empresa?
A minha grande dúvida, sem ainda ter visto a página sobre o produto… Tem QQ coisa como o VBA, ou mesmo VBA ? Daria para usar em ambiente empresarial para desenvolver bases de dados como o Access?
Tenho uma assinatura mensal de € 10,00 e o Office 365 instalado em cinco máquinas. Sempre disponível, sempre atualizado. Quando abro os ficheiros nunca fica com formatações manhosas.
Aposto na vantagem de utilizar o original. Simplesmente.
Tudo ok até ao comentário do original. O MS office nao é “o” orignal.
Bom artigo Pedro,
Eu instalei esta semana para ver se me adapto e deixo de vez o MS Office 2016 que me pede a chave a cada documemto que abro, tinha a versão antiga e fiquei a pouco a saber aqui pelo artigo e já atualizei, não experimentei para ver as diferenças mas amanhãjá dou uma vista de olhos.
Ainda não estou familiarizado com o LibreOffice visto que só instalei esta semana, sempre usei MS Office e ainda tenho instalado por precaução, mas parece-me um bom Office e mais que suficiente para as minhas necessidades.
Pedro se poder ser acho que é artigo para continuar quando houver novas atualizações, assim a malta fica informada e atualiza-se! 🙂
Uma semana talvez não chegue, pode não chegar. Vê no youtube por exemplo como criar páginas diferentes, indices: https://www.youtube.com/watch?v=wzUhEBskbbQ&t=56s é ligeiramente diferente. E ainda deves aprender a usar o Draw, que dá muito jeito a desenhar e alterar alguns pdf. E a exportação para pdf é muuuuito mais perfeita.
Sim é pouco, vou usando quando preciso que é raro diga-se mas de qualquer forma pelo menos não tenho sempre a janela a pedir a password :)! Obrigadão vou dar uma vista de olhos no video.
Claramente o Libre Office continua inferior ao Microsoft Office no Windows.
Pelo menos sempre que tento copiar páginas web para o word, ou faço tabelas lembro-me sempre porque o Microsoft Office ainda continua muito superior.
Eu nem preciso de acesso a bases de dados e macros, mas aquelas coisas que referi acima simplesmente normalmente funcionam muito melhor no Microsoft Office que no Libre Office infelizmente.
O novo aspecto, como já escreveram em cima, não existe… só se for algo que se vá descarregar a algum lado externo.
Esta nova versão (6.2.0.3) nem os icones dos ficheiros aparecem como deve ser no Windows 7!
Os ficheiros PDF assinados não são reconhecidos como válidos por exemplo no Acrobat reader.
Acho que foi o pior lançamento do Libre Office dos últimos tempos. Não melhorou em nada, só está pior.
O novo aspecto está disponível ao ires ao menu Ver–> Interface do Utilizador e escolheres a opção Tabbed.
Usamos o LibreOffice cá na nossa empresa, e dá perfeitamente conta das nossas necessidades.
Usamos muito o Draw para documentar os nossos processos.
Mas devo de confessar, que na minha máquina, também tenho o mais recente MS Office e o corrector ortográfico do Word ajuda-me imenso.
Estou na Alemanha, daí o corrector ortográfico ser de importância extrema. Alemão é complicado às vezes hehe
O libreoffice permite ter vários correctores (de línguas diferentes) ao mesmo tempo. O alemão ainda não está bem feito?
Podes tentar também usar a extensão: https://extensions.libreoffice.org/extensions/languagetool.
O problema dos “outros” Office para a maioria das pessoas é a falta de compatibilidade com o da MS. Se recebes ficheiros de outras pessoas ou fazes apresentações ,o da MS é o mais usado. Ninguém arrisca a ter tabelas ou funções desorganizadas.
Libreoffice há cerca de 15 anos (como já referi acima), para envio de documentos ou apresentações para o sistema da MS, ou saem em pdf ou verifica-se a formatação no WPS office. Se o formato XLSX e DOCX fosse mais normalizado e seguisse regras como foi feito para o formato PDF seria muito mais fácil!!! A Microsoft chegou a estra num grupo de trabalho em que se pretendia fazer ao DOCX e XLSX o mesmo que se fez com o PDF (que não desconfigura em vários softwares), mas acabou por abandonar esse grupo.
Dou um bom exemplo: há 24 anos atrás quando criei a minha 1ª conta de e-mail da yahoo e posteriormente hotmail (no site original que tinha o foguetão vermelho), já na altura o padrão era qualquer provedor de e-mails enviar e receber e-mails de outro provedor sem problemas. Imaginem o que era ter de criar conta da yahoo só para poder receber e-mails da yahoo. Com o DOCX e XLSX a Microsoft não pretende mesmo que o formato chegue a outras plataformas, e admito que é um trabalho de gigante ter de criar código (pela malta do Libreoffice) que não viole patentes mas consiga ser o mais compatível possível.
Para quem recebe e envia muitos documentos com pessoal que use MSOffice, não é a solução ideal. Mas encaixa que nem uma luva em ambiente empresarial onde todos dentro da empresa precisam de criar e partilhar documentos entre si.
Mateus, não sei quando foi a última vez que experimentaste o LibreOffice, mas as versões mais recentes melhoraram bastante a compatibilidade com os ficheiros office da Microsoft. Uso o LibreOffice tanto a nível pessoal como profissional e não me lembro da última vez em que tive problemas de compatibilidade. Sobre o uso de macros, “The most recent versions of LibreOffice can run some Excel Visual Basic scripts if you enable this feature at LibreOffice – PreferencesTools – Options – Load/Save – VBA Properties.”.
Sendo o Office uma suíte mais abrangente que não só o Word ou Excel , que alternativa existe para o Acsess? A base de dados do Libre vale a pena? E alternativas grátis? Obg
Não sei mexer no Base cuja base de dados mudou entretando. É possível ligar o Base a uma base de dados mais a sério como o MySQL. Não sei se a ligação ainda se faz desta forma: https://www.youtube.com/watch?v=2r8Ga-rth5Y&t=4s
Paulo ainda não vi o vídeo… Mas dá para aproveitar uma acess dB o usar no base? Tipo migração directa?
Directa acho que não. Acho que apenas importa as tabelas, o que é um começo… https://ask.libreoffice.org/en/question/64915/can-base-import-a-database-i-created-using-ms-access/.
Se exportares para mysql tens as seguintes vantagens: https://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/converter_base_access_para_mysql.asp
Este canal do youtube tem tudo o que precisas. É antigo pelo que algumas coisas podem ser diferentes.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLy7Kah3WzqrEerJ0VPNWVaR4CYHMr4wmV
A Microsol já deve estar pra lançar uma nova interface pro office e só agora que o libreoffice implementou o ribbon…
Prefiro por exemplo arrastar células do calc apenas com rato ou exportar um pdf como eu quero do que uma ribbon que é uma perda de produtividade só para ficar mais bonito.
No LibreOffice podes escolher entre 5 interfaces de utilizador diferentes. E na versão 6.3 vão passar a 7.
Entre quantas podes mudar no Microsoft Office?
Na empresa onde trabalho usamos o Google Docs para tudo e, até hoje, não sentimos falta de nenhuma funcionalidade que o Microsoft Office tenha.
Este faz tudo o que é necessário, é grátis e temos sempre backups e rastreabilidade de tudo o que foi feito, graças ao autosave.
Além disso funciona em qualquer sistema operativo e nem sequer é preciso ligação constante à internet porque tem o modo offline no Chrome.
Suponho que não lidem com informações confidenciais.
O libreoffice permite a ligação não só à Google drive, como o one drive, alfresco, partilha windows, web dav, http://ftp... e funciona em todos os SO. No Linux Android é que precisa de melhorias.
Sim, eu sei. Mas com o Docs não preciso de instalar nenhum programa no computador. Não sei, acho mais prático.
É uma ótima alternativa. Principalmente com a vantagem de poder automatizar vários processos em páginas “formulários” restritas a manipulação direta a base, via o uso de App Script e integração a APIs bem interessantes.
Gostei muito dessa nova versão!
Muito bom. Vou mudar já. Numa fase exprimeantal.
Prefiro o office por 100€/ano para 6 utilizadores, com as versões mais recentes dos aplicativos e sempre atualizadas acrescido de 1TB de espaço no onedrive para cada um.
Falta agora só um Outlook
Thunderbird + extensão de calendário?