Tem o CCleaner instalado? É melhor não atualizar para a última versão
Muitos conhecem o CCleaner e as suas capacidades únicas de limpeza no Windows. Este tem sido ao longo dos anos a aplicação de eleição por todos os que querem os seus sistemas estáveis e sem a presença de lixo indesejado.
Infelizmente, e desde que foi comprado pela Avast, tudo parece ter mudado e para pior. O extremo chega agora, com a última versão, que desligou todas as possibilidades de desativar a recolha de dados e outras opções de privacidade.
O CCleaner foi para muitos a ferramenta que ao longo dos anos garantia a estabilidade do Windows, através da limpeza de ficheiros e dos próprios registos do Windows. Esta sua aura tem desaparecido, com as novas versões a trazerem pop-ups de publicidade, recolha de dados dos utilizadores e outros problemas.
O fim da privacidade no CCleaner
A mais recente versão do CCleaner (versão 5.45) traz agora algumas novidades que não vão agradar aos utilizadores. A mais visível é o desaparecimento das opções de privacidade, que significa que deixa de ser possível parar de fornecer dados à Avast e aos seus parceiros.
Outra alteração importante foi feita na monitorização ativa. A opção para a desativar está presente nas definições, mas mantêm-se ativa mesmo quando é desligada.
O CCleaner está sempre ativo
As alterações feitas ao CCleaner trazem agora um novo problema. Esta recolha de informação e o seu envio obrigam a que o software esteja sempre ativo e seja por isso impossível de desligar. Apenas através do Gestor de Tarefas é agora possível acabar com o processo do CCleaner.
A Avast está a preparar uma atualização
A Avast já reconheceu que estas alterações podem prejudicar os utilizadores, comprometendo-se a resolver a situação numa próxima atualização. Não existem datas previstas e até lá a recolha de dados é uma realidade sem que os utilizadores possam fazer muito contra isso.
Com a passagem do CCleaner para as mãos da Avast muito mudou e não necessariamente para melhor, como se pode ver neste caso. É por isso recomendado que esta versão não seja instalada, ou atualizada, esperando pela chegada da versão que eliminará este problema ou, pelo menos, parte dele.
Este artigo tem mais de um ano
Seria interessante dizerem qual é concretamente a número da versão em causa.
está escrita a versão na 1ª imagem
Com tantas centenas de actualizações da CClener fiquei com dúvidas. Parece-me uma falha de quem fez a notícia não introduzir a versão no texto.
Boa tarde,
Acho que convém LER a notícia ajuda a compreender de que se trata da última versão, antes de atribuir falhas seja a quem for 🙂
Abraço
Amigo Sérgio,
LER é uma coisa que aprendi há muitas décadas. A última versão de hoje provavelmente não será a de amanhã, visto que o CCleaner está sempre a actualizar as versões. Portanto, identificar um problema de um programa com a “última versão” não é uma coisa muito inteligente. Alegra-me saber que o Pedro Simões adicionou posteriormente o número da versão. Ainda mais importante do que LER é PERCEBER as coisas 😉
Um abraço.
Não é essa, certamente. A última é a versão v5 45.6611.
É a versão 5.45.6611, é a mesma que eu tenho e não consigo desactivar a monitorização do sistema 🙁
A Versão que está na imagem não corresponde à ultima actualização, pois não? 5.05.5176 é a versão da imagem, certo? agora pergunto, qual é a que está a dar problemas? a da imagem ou a versão 5.45.6611?
desinstala, na filehipo (link do baixar grátis) tens acesso a versões anteriores!
A Avast vai acabar por integrar o CCleaner numa das suas soluções, e deixa de o distribuir isoladamente, vai ser com certeza esse o futuro.
Concordo a 100% com o que afirmou.Eu também tenho toda a certeza que daqui a pouco tempo vai deixar de haver o CCleaner como programa livre para ser inserido como ferramenta premium do Avast Pro Antivírus.Na versão paga quero eu dizer,muita atenção !! Para mim vai acontecer o mesmo que se sucedeu com o Malwarebytes Anti-Malware.Era tão bom quando era disponibilizado livremente aos utlizadores por todo o mundo,que quando começou a ser pago foi posto completamente de parte.Devido ao preço,quero eu dizer.Mas afinal quem é que hoje em dia quer gastar 40 euros anuais de subscrição pelo Malwarebytes Anti-Malware ?? Olhem,eu decididamente é que não !! Ainda depois de ter lido ontem esta notícia sobre o Windows Defender no website Softpedia.com—»(https://news.softpedia.com/news/windows-defender-has-finally-become-a-top-rated-antivirus-product-522192.shtml).De notar—»”Test results—»The results of the latest AV-TEST antivirus evaluation shows that Windows Defender is a top product with a score of 17.5 points from a maximum of 18. This means Windows Defender got the same score as other highly-successful security solutions like Bitdefender Internet Security, Avast Free Antivirus, and AVG Internet Security.
Windows Defender got 6 points for protection, 5.5 points for performance, and another 6 points for usability. According to detailed test results, Windows Defender managed to detect all malware samples malware attack simulation, blocking both 0-day and known forms of malware.
In terms of slowdowns caused to standard and high-end PCs, Windows Defender has managed to beat the industry average in nearly every single test. For example, it generates a slowdown of just 1 percent when copying files on a standard PC (versus 4 percent industry average), and 3 percent on a high-end PC (6 percent).
Windows Defender issued zero false warnings when visiting websites, and generated just a single false positive during a system scan in one of the two tests. The industry average, however, is 11.” VEJAM BEM,O WINDOWS DEFENDER !! O tal que muitos dizem tão mal !! 🙂
Quem gosta da m3rd@ do avast, tem aí uma noção do que se pode fazer, pegar num programa que era bom e ficar uma verdadeira porcaria!
Já o seu AV, quantas vezes tenho apanhado problemas de desinstalação…. fica no sistema, parece um carrapato agarrado ao saco do escroto
“O extremo chega agora, com a última versão, que desligou todas as possibilidades de recolha de dados e outras opções de privacidade.”
desligou todas as possibilidades de recolha?
Desde que o CCleaner foi comprado pela Avast, que deixei de usar este programa, pois já previa uma situação deste género.
Qual a melhor alternativa no momento?
Penso que seja o PrivaZer,”Azulnauta”.É mesmo muito bom este programa. 🙂
WiseCleaner365. Muito bom e completo, mesmo na versão gratuita.
https://www.wisecleaner.com/wise-disk-cleaner.html
https://singularlabs.com/software/system-ninja/
WinUtilities , mas é caro para quem não gosta de navegar nos mares piratas. Todavia, já vi que eles fazem 20€ versão para sempre. e realmente é do melhor
alguém se lembra? https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/microsoft-desaconselha-uso-do-ccleaner-no-windows/
Eu lembro-me muito bem e desde essa altura desinstalei o CCleaner.
Isso, isso, isso!
obrigado pela lembrança
Seria realmente útil se dissessem qual a versão, Eu tenho a versão 5.45.6611 pro instalada que o CCleaner diz ser a última.
É essa versão,”mjmft”. 🙁
É mesmo essa a versão, o que pode acontecer é tu conseguires desligar a monitorização na versão Pro 😉
Tenho a versão FREE a 5.45.6611 64bits, e consigo desativar, sem problema nenhum.
Também eu utilizo a Free na versão 5.45.6611 64bits e também o consigo desactivar…
O problema aqui é que, mesmo que desactives a monitorização naquele momento, ela activa-se novamente por conta própria mais tarde 🙁
No entanto, sempre que vejo o CCleaner na barra de tarefas mesmo depois de ter desactivado a monitorização, abro o Gestor de Tarefas e termino o processo dele 😉
Aconselho o BleachBit-Portable . É basico, não intrusivo e serve perfeitamente para o efeito.
+1 e ainda tens este: https://singularlabs.com/software/system-ninja/
Melhor solução: Ashampoo WinOptimizer 2017. É completamente gratis. Tenho testado muito, é bastante bom. Experimentem. https.//www.ashampoo.com. Não utilizem o 2018, pois este, embora mais recente, tem tendência, em eliminar também, alguns pontos de restauro.
O Ccleaner, elimina também, o que não deve. No good.
Capacidades únicas de rebentar o sistema a longo prazo.
Usem alternativas, melhores que o CCleaner! Ficou 10x pior desde que a AVAST o adquiriu nada que não espera-se.
https://singularlabs.com/software/system-ninja/
https://privazer.com/
Sejam felizes e achem uma alternativa.
https://alternativeto.net/software/ccleaner/
Alternativas ao Ccleaner? 🙂
BleachBit-Portable (falta é link, mas encontras facilmente)
https://singularlabs.com/software/system-ninja/
https://privazer.com/
Num pequeno pc ainda tenho a versão 5.44 mas já não funciona bem como antes. Por exemplo, a opção “Correr CCleaner” na reciclagem nunca funciona à primeira ou segunda tentativas. Também não reconhece o HDD que interpreta como sendo SSD. Não sabia que tinha mudado de dono. Mas foi a Piriform que foi adquirida pela Avast ou apenas o CCleaner?
Isto é um autentico ataque à privacidade por parte da Avast! O ideal é manter uma versão antiga.
Vi nesse site (http://bitly.com/1jwfxVP) as versões afetadas por este “ataque”, basta não instalá-la ou usar outro programa para o efeito 🙂
Eu uso o defraggler? Também vem minado? https://www.ccleaner.com/defraggler
Tenho a versão 5.42.6499, e já não tem a opção de Privacy!
POr acaso nunca tinha reperado.
“Desligou as possibilidades de recolha de dados”? Se assim fosse, estava tudo bem.
Tenho a versão 5.45.6611, 64bits Instalada.
Não tenho problema nenhum em desativar a monitorização ativa, assim como a do sistema.
Aquilo que é reportado na noticia, no meu caso não se aplica !
“Felizmente Hoje Há Luar”…
E com esta frase que terminava alguns noticiários da RTP antes do 25 DE ABRIL, com tremendo pavor da censura salazarista e da PIDE, acrescento esta verdade:
– Felizmente Hoje Há Glarysoft…
E para quem não se importar de investir alguns euros, existe a Ashampoo (de origem alemã), com suites de fantásticos Programas para todos os fins, destacando-se vários para Segurança dos nossos computadores (e dispositivos Android).
… De nada!
Como bom carneirinho, já fui remover o programa.
Estou cheio de receio do que eles possam a estar a fazer com os meus dados.
Vão dizer a tua mae que andas a fazer coisas que nao devias.
Com a chegada do Windows 10 deixei de usar o CCleaner.
Tenho neste momento o Advanced System Care e chega
O CCleaner sempre foi uma porcaria carregada de publicidade e outras coisas irritantes… agora ainda ficou pior aparentemente!
Com certeza
Desinstalei o Ccleaner e instalei o PricaZer? Fiz bem?
Há o bleachbit também
Não percebo a obsessão do pessoal em substituir os programas nativos para até mesmo ir pagar fortunas anuais por programas terceiros…
Alguém me explica?
Há 3 anos a Microsoft desaconselhava o uso do CCleaner. Estava preocupada connosco, ou tinha medo da concorrência?
No meu caso foi o pior possível! Ao tentar instalar a última versão, o Sistema ficou instável, piscando e, para desinstalar a parte instalada, há que se sair do PC por meio do Gerenciador de Arquivo e reiniciar o equipamento. Desisti do bom e eficiente C-Cleaner…estou usando o Glary Utilities que “chega perto”, mas não é igual!