PplWare Mobile

Microsoft desaconselha uso do CCleaner no Windows


Autor: Pedro Pinto


  1. DanielC says:

    Isto já não é de agora, apesar de limpar, é como a MS diz, limpa ficheiros do sistema e dá barraca, já me aconteceu algumas vezes após limpar com o ccleaner aparecer um BSOD e ter de reparar o windows…

    • Pedro Pinto says:

      A mim também…tenho de confessar!

    • piri_vm says:

      É normal, estes programas “automáticos” e que prometem optimizações muitas vezes prejudicam.
      Eu sou utilizador de CCleaner, mas não para limpar o registo.

      • Filipe Santos says:

        Sim, eu também sou utilizador à anos e não uso para limpar (já usei, mas não uso), apenas uso para coisas mais rápidas como alterar aplicações no arranque.

        • jose says:

          lol, tens o task manager para alguma coisa.. nao jha nada melhor do que sermos nos proprios a ter cuidado a instalar programas e tretas, e na hora de desinstalar ir apagar os ficheiros que la ficam.. nunca usei o cclearner nem nada do genero… é tudo porcaria… so os patos é que utilizam isso porque nao percebem nada de informatica e muito menos do funcionamento do windows

    • Bob says:

      Uso há muito anos, e já vão centenas de máquinas 🙂
      Nunca tive problemas com os ficheiros temporários, e máquinas mais sensíveis, faço backup do registo antes da limpeza. Só tive 1 ou 2 casos raros, que tive de restaurar entradas no registo.

      • Mikes says:

        O problema não costuma estar nos temporários, mas sim no registo. Se bem que quando foi a actualização para o win10, o cleaner insistia em querer apagar temps que não convinha.
        Eu também faço sempre o backup.

    • Mikes says:

      Eu tento sempre ver que ficheiros e que entradas do registo CCleaner quer limpar. Já mais que uma vez que fui verificar se era boa ideia limpar certas entrada do Registry e em mais que uma vez poupei trabalho, porque tinha entradas que não podiam ser eliminadas.
      CCleaner é muito útil, eu uso bastante, mas não é 100% de fiar.

    • Francisco says:

      Desde que não o uses para limpar o registo não dá problemas nenhuns. Eu uso (no Win 7) e nunca tive problemas (agora só uso para limpar ficheiros temporários e afins).

    • Gil.Araújo says:

      O Avast comprou a Piriform, desenvolvedora do Ccleaner em Junho de 2017

  2. Pedro says:

    Aos anos que utilizo o CCleaner e até agora só digo maravilhas: limpa histórico, corrige erros de registo, procura ficheiros duplicados, elimina pontos de restauro que sejam desnecessários e afins…

    Muitas funcionalidades, nenhuma queixa 😉

    P.S.: Aos anos que o CCleaner existe e só agora existe esta reacção vinda da Micro?

  3. Marcos Palmeira says:

    Eu quando encontro um computador pessoal com o microsoft windows instalado…digo… just dont.

  4. David says:

    Sem dúvida uma excelente ferramenta para quem sabe utilizar!

  5. Jardel Siqueira says:

    Piriform desaconselha uso do Windows no CCleaner.

  6. Rúben Viegas says:

    Desde 2009 que uso o CCleaner e nunca deu problemas no Windows XP, Vista e 7. Muito pelo contrário: foi uma mais-valia!

    • Bruno M. says:

      Por nao ter dado problemas não quer dizer que seja o melhor do mundo.. Além do mais “ainda” não deu um unico problema. Reza para que nao tenhas que reinstalar o windows por causa do ccleaner..

      Deixei de o usar precisamente pelos problemas que dá ao “reparar” entradas de registo!!

  7. Roger says:

    Isso não é novidade! Eu sempre desaconçelhei o ccleaner! Recomendava sim o glary utilities!

  8. Cruz182 says:

    o problema é mesmo o windows nao é o CCleaner.

  9. miguel says:

    Uso a anos (muitos) nunca tive problemas. Problemas tenho em actualizar para o win 10 em 3 portáteis com o win originais 2 win 7 e 1 8.1. Tenho sempre erros.

  10. jaugusto says:

    Não mexam no registo e pronto, o glary tb a mesma coisa e o bleachbit no linux é igual não mexam no sistema ou deep scan e voilá… e se conduzir não bebam etc!!

  11. João says:

    Toda a vida utilizei o ccleaner, nunca tive qualquer tipo de problema. Só tenho a falar bem. O que não invalida que outras pessoas possam ter problemas.

  12. pedro says:

    o problema é mesmo do windows e não do CCleaner!!! uso o CCleaner há anos, e por precaução sempre para limpar o lixo e não o registry!!! este eng. da Microsoft em vez de dizer mal do software devia era estar a apresentar uma solução da Microsoft para resolver o crescente lixo que se vai acumulando com a utilização do Windows …..

  13. panhonhas says:

    Usem “%temp%” , e chega perfeitamente.
    A mim arrebenta com a activação pirata do Office se activar com o MTK, é só por isso.

  14. Domingos says:

    Contudo isto, no mínimo a reacção é estranha, estranha por dois factos, estranha porque para isso é que foi criado os backups de registo.. recuperar dos erros que possam eventualmente serem criados durante uma limpeza do ccleaner e estranho por não ter uma reação ao saber da quantidade de spywares que vêm no Windows!

    No mínimo.. nem dizia nada…Microsoft está cada vez mais a descer na minha consideração.

  15. Metaller says:

    C C Cleaner… Será o CCleaner???

  16. João says:

    format c:, bem melhor

  17. zemac says:

    +1 Glary Utilities

  18. Luis Filipe says:

    É mais que lógico que se trata de uma jogada de marketing pois o Cleaner é um programa gratuito e a Microsoft já deve andar com ideias de introduzir um programa do género que quase de certeza é pago e obriga aos clientes a puxar da bolsa.Eu sempre usei o Cleaner durante anos e como muita gente e não tenho rigorosamente nada a apontar a não ser o meu profundo agradecimento por se tratar de um simples e excelente programa e por ser gratuito.

  19. João Ramiro says:

    Com o ccleaner nunca tive problemas e é dos poucos que apresenta resultados notórios. Agora quando se instala o CCleaner Enhancer e não se tem cuidado com o que se remove, podem ocorrer BSOD

  20. Xico says:

    Eu desanconselho o uso de Windows

  21. José Moreira says:

    Sinceramente, não me tenho dado mal com o CCleaner. No entanto, quando e se tiver um problema após a sua utilização, já sei onde procurar a razão. Obrigado, comentadores do Pplware.

  22. Matt says:

    Uso o CCleaner desde a versão 3 em winxp, vista, 7, 8 e 10 e android. Nunca tive o menor problema. mas uso sempre os settings default. nunca alterei nada.

    • André says:

      Também uso o ccleaner há muitos anos sem problemas e nunca alterei nada, fica sempre settings default. Mas não sei se tem alguma coisa a ver, pode até ser só coincidência.

  23. David Guerreiro says:

    Ou seja, para remoção de temporários, logs, etc, será bom. Agora para registry cleaning não. Por vezes já tenho reparado que vai apagar coisas importantes do registry.

  24. Luiz says:

    É só uma questão de saber configurar o software adequadamente.
    Utilizo o Ccleaner a bastante tempo e nunca tive problemas.

  25. Carlos Gabinete says:

    Utilizo há muito tempo o ccleaner no Windows e até agora não tive problemas.

  26. TOTILMAN says:

    É preciso saber usa-lo!! Nunca mas nunca nenhum software que me passe pelas mãos eu não tenha o domínio dele estranho e vai fora imediatamente.
    Nada de usar as configurações standard… É a pior coisa que se pode fazer é usar configurações que não são apropriadas para a nossa maquina.

    😉

  27. madala says:

    Sou um nabo nestas coisas. Tnho o windows e o ccleaner. Podem-me dizer o que isso do registo? Que caixa devo desactivar?

  28. humberto costa says:

    uso o ccleaner há anos com 0 problems. antigamente ainda fazia backup do registo. deixei de o fazer. limpo tudo e mais alguma coisa com ele.
    é óbvio que um programa que altera o register dum SO..quem trabalhar para o SO claro que vai dizer para não o meter. a questão é…se a bosta do Windows fizesse correctamente o uninstall das apps e gerisse melhor os ficheiros temporarios, não havia necessidade deste tipo de software. como é obvio antes de apagar tudo vejo o que vai apagar e confirmo que nao e’ nada de importante. quem nao souber..nao mexa…

  29. Carlos says:

    Sempre que usei o ccleaner no meu pc com w7, que tive que o formatar, pois começou a dar erros desse momento em diante. nunca mais usei
    contudo, uso no xp e sem problemas

  30. JN says:

    Uso o AwdCleaner e já me resolveu vários problemas graves sem que, aparentemente, tivesse efeitos secundários.

  31. Madala says:

    Tenho o Windows e o ccleaner, mas não percebo nada disto. Podem-me dizer o que é isso do registo? Que caixa devo desactivar? Será a RegEdit?

    • Miaggy says:

      eu acho que deve optar por não mexer no que não domina na totalidade (nomeadamente na parte de fazer uma cópia de segurança do registo é algo que lhe intriga). o registo (de uma forma simplificada) é uma parte operativo que tem várias “instruções” para o funcionamento normal da máquina. Algumas vezes o sistema pode ser optimizado ao se mexer em alguns aspectos específicos do mesmo, mas se mexer mal poderá haver problemas. O CCleaner permite (entre outras coisas) realizar algumas destas operações com alguns cliques. Muito útil para limpar entradas de programas “indesejados” e outros lixos no processo de limpeza do pc do incauto utilizador.

  32. Roberto K.M. says:

    Quem actualizar para o W10 e correr o CCleaner limpando ficheiros temporários não poderá retornar para o SO anterior, pois a informação será apagada, e o sistema não conseguirá reunir os dados necessários. Uso o CCleaner desde os tempos que era chamado Crap Cleaner, e tive problema uma vez ao limpar o registo. Mas o backup do próprio CCleaner devolveu as chaves apagadas. Aconteceu com o W98SE, e de lá para cá nunca tive qualquer problema. Problema é que o Windows guarda ad eternum as chaves do registo de softwares desinstalados, e muitas dessas chaves são lidas no boot. Uma opção arriscada é apagar as chaves à mão pelo regedit, mas isso vai de cada um. E nem sempre adianta fazer backup de todo o registo, pois nem sempre volta tudo no lugar.

  33. Tavares says:

    Uso bastante e há muitos anos e nunca tive um unico problema com o ccleaner !

  34. Joao says:

    Compreendo,ninguém gosta de software que dê barraca. la para o ano 2000 eu tinha um software que só dava barraca e ecrãs azuis, um tal de janelas. Mudei para o mandrake na altura, passei pelo redhat, slackware, freeBSD,sourcemage e Ubuntu e raspbian. Nunca mais vi um ecrã azul. Os jogos que correm, correm mais rápido. Consigo controlar tudo à distância e ter servidores disto e daquilo que fazem boa parte do trabalho por mim. Por isso compreendo.

    • Luís Rodrigues says:

      Ena…que trabalheira! Eu uso Windows desde 1999 e faço o mesmo. Ecrãs azuis tive um uma vez em todos estes anos: foi quando a motherboard de um Toshiba que eu tive pifou… legítimo.

  35. Manuel Silva says:

    Tenho o uso do Egde em segundo plano desativado nas definições do Windows, e uso apenas o Chrome e o Firefox.
    Se tentar limpar ficheiros temporários com o CCleaner aparece o aviso que será necessário fechá-lo (e confirmo que está lá um processo)… Será que a MS tem uma resposta para isso?

  36. Rui says:

    É verdade o CCleaner limpa um ficheiro do windows 10 que não permite depois a reconstituição (isso aconteceu-me com a versão de upgrade no windows 10 tester para o final que acabou por ser instalado …clean). CCleaner nunca mais!

  37. Bruno F. says:

    mais perigoso para o windows que o ccleaner… é a microsoft. cada update que eles lançam é um risco de breaking sem precedentes.

  38. Fábio says:

    Quanto ao CCleaner não sei q não uso, mas a última vez que fiz a “Limpeza do disco”, tive de formatar q este nem arrancava, nem dava para restaurar, reparar ou recuperar porra nenhuma!

  39. Ebin says:

    A Microsoft deveria era acabar com essa poiquera de registro.

  40. Guilherme Lino says:

    Estão 10 anos atrasados para dizer o que quer que seja

  41. Sargas says:

    Na minha opinião é a ferramenta mais eficiente que já tive até ao momento e nunca tive problemas. Mas contudo também existe alguns do género como o exemplo do Wise cleaner, Wise Registry Cleaner…
    Sugiro ao PPLWARE um tópico sobre esta matéria, para obtermos uma informação mais exaustiva.

  42. Ricardo Oliveira says:

    A primeira vez que liguei para o apoio da Microsoft, porque o Silverlight tinha ficado corrompido (e impossibilitado de actualizar), deram-me instruções para instalar o CCleaner para tentar desinstalar a versão corrompida…

  43. Tiago says:

    Melhor software que alguma vez usei para limpar ficheiros temporários, registo, lixo…

    “Só uso” desde que apareceu algures em 2008 para corrigir o verdadeiro mau software chamado Vista… desde então já devo ter utilizado em quase 1000 maquinas (sem estar a exagerar) com todos os sistemas operativos da Microsoft e só tenho uma coisa a dizer até hoje:

    O MELHOR!

  44. Sandro says:

    Uso o ccleaner há anos e anos, nunca deu problemas. Mas com o Windows 10 já tive uns problemas, como apagar os mapeamento, um ou outro programa deixar de funcionar! Últimamente só uso mesmo para apagar os temporários.

  45. Paulo Ferreira says:

    Slim Cleaner ftw 😉

  46. Ricardo Moura says:

    WISE CARE 365 O MELHOR NO MERCADO, bate de longe glary utilities, ccleaner, slim cleaner e o system mechanic e todos os outros softwares existentes no mercado 😀
    iobit nao presta, pinacle mais ou menos 😀

    Melhor que o WISE CARE 365 NAO HÁ.

    • Arlindo says:

      Não sei se percebeste a ideia mas o que aquele engenheiro da Microsoft quis dizer, no fundo, é que não aconselha o uso de nenhum programa de limpeza do Windows. E isto não é novidade nenhuma porque é só o reflexo de uma controvérsia bem antiga entre as vantagens e as desvantagens de se usar tais ferramentas de limpeza, tanto no Windows, como no Android, etc.

  47. Arlindo says:

    Eu não tenho dúvidas nenhumas sobre a qualidade do CCleaner.
    Já sobre a qualidade do Windows tenho bastantes dúvidas.

  48. Pub microsofre says:

    A mtos anos que uso e nunca tive qualquer problema além de dar para gravar uma copia das alterações feitas e reverter o processo… 5 estrelas ate hoje

  49. José Gaspar says:

    Agora embirraram com o CCleaner..!!! Amanhã até são capazes de embirrar com o próprio Windows..!! É para onde lhes dá..!! São alguns anos e algumas versões do Windows sem ter algum problema com este programa nem com outros da Piriform…

  50. pituina says:

    Tem piada, tenho pc desde os tempos do doom e nunca usei esta bosta de aplicacao.
    Ou sou muito bom ou tenho muita sorte lol

    Que saudades do load “” “enter”

  51. Shark says:

    Qualquer coisa que mexa no registry é perigoso .

  52. Paulo says:

    utilizo o ccleaner há anos , em vários pcs e nunca , nunca tive um problema

  53. Victor Fonseca says:

    O ccleaner, é a melhor limpeza que conheço, só limpa o que esta assinalado para que seja limpo, mas se o usuário, mencionar tudo e não respeitar os avisos do próprio programa, estão pode-lhe suceder uma catástrofe como todos os milhares de ficheiros que estão no disco serem apagados. A limpeza feita pelo windows 10 é muito negativa, porque em 100% de lixo só limpara 10% que com o passar dos dias o computador torna-se cada vez mais lento, ao ponto de por os nervos de uma pessoa no máximo. Eu uso sempre no iniciar para restos de lixo que ficou da sessão anterior e quando estou para encerrar assim o meu PC é sempre muito rápido.

  54. Jonathan says:

    Daqui a pouco vão dizer para usar o Windows Defender ao inves de um Kaspersky, ou BitDefender né… Me poupe filhão…

    Crie uma que remova seus registros inválidos então MS, ou faça isso a cada inicialização. Mostra para que o Windows 10 veio… Pois até o momento so vi as migrações 7 virou 8 que virou 8.1 que virou 10.

    O Windows 10 é bom sim. Mais é preciso inovar no sentido de mudar por completo o conceito de SO.

  55. Daniel says:

    Já me deu problemas com o driver do Bluetooth. Falha muitas vezes as transferências, só depois de várias tentativas, entre ligar e desligar o Bluetooth é que consigo.

  56. Freitaz says:

    A microsoft quer tudo dela, também dizem que a Microsoft não quer nada pirateado no windows mas existe milhoes de copias piratas de windows e jogos etc..

  57. Nuno Fernandes says:

    Ora bem…
    Eu uso CCleaner à que tempos. Zero problemas.
    Modifica o registo? Não façam as coisas às três pancadas. Escolham o que querem remover. se não sabem o que cada coisa é, provavelmente nem deveriam andar a mexer em registo. Logo, culpa do utilizador…
    Aquilo ainda por cima dá a chance de guardar um backup das alterações num “reg”, se der raia, dois cliques e tá reparado e tudo reposto.
    Tudo o resto que limpa são ficheiros temporários, atalhos sem “parent”, caches, etc.. Ou seja, nada de mal.
    Secalhar os meninos da Micro$oft deviam experimentar antes de falarem. Aquilo para eles, fala-se em mexer no registo e é um fim-do-mundo em cuecas..

  58. ACMSEBR says:

    Uso o CCleaner desde o inicio, versão 0.1 e o utilizo para tudo menus para limpeza automática Hehehehee
    Ele tem muitas outras funções como por exemplo limpar a inicialização do OS muito mais fácil. Já o windwos 10 tem esta função….
    😀

  59. Paulo says:

    Ccleaner é inútil para quem sabe ir à pasta temp e apagar tudo. Quanto a essas opiniões de que o Windows vai criando lixo ao ser usado, eu deixo a minha opinião: Quem deixa lixo é o utilizador ao utilizar, e pronto. A limpeza de disco do próprio Windows faz um trabalho razoável, o msconfig é bastante bom a mostrar o que está a arrancar, e os pontos de restauro não são desnecessários. Quando não conseguirem resolver os vossos problemas com as ferramentas básicas do Windows, o ccleaner também não deverá ajudar se não souberem muito bem o que fazem, e nesse caso há soluções muito melhores!

  60. Verdade, verdadinha says:

    Isto do pessoal que ainda USA o windows… faz lembrar aquela piada do gajo que estava amarrado numa cadeira com 5 “muçus” a recitarem-lhe versículos do corãoção enquanto lhe papavam a irmã e a mãe e ele gritava cada vez mais alto “WELCOME REFUGIEEEES”

  61. Antonio Turano says:

    Boas a todos,
    Já o utilizo a muito tempo e nunca houve problemas é so tomar cuidado com o que vai apagar. Sempre salve um Backup para possivel restauração.

  62. JoséDaSilvaSauro says:

    Uso o Ccleaner a tempos e nunca tive problema. Porém sempre no win 7. Esse 8 e 10 eu to fora, usei por um tempo e tudo da problema neles, não é atoa que desaconselham o uso do programa.

  63. ManWell says:

    Eu, como um simples utilizador do Windows, sempre usei o ccleaner sem qualquer tipo de problema. Por outro lado, penso que deveria ser a Microsoft a disponibilizar esse tipo de ferramentas. E já agora, que tal o RegClean? Este é dos melhores que conheço!

  64. Edson says:

    Usei ele no w7 nunca tive problemas, nunca usei no w8 ,8.1 e no w10

  65. Jhonnatan says:

    Eu Acho o cleaner bom sempre achei agora com o W10 eu limpando o registro ele começo a dar problemas de desempenho

  66. Arnaldo Lima says:

    Uso o CCleaner há anos, tanto em desktops como em servidores. Marco todas as opções, exceto o registro de eventos para consultar erros logados. Nunca tive problemas.
    A pensar: para a Microsft, colaboradora da NSA americana, interessa que os registro gravados sejam apagados?!

  67. Rui Moritz says:

    Sempre usei e uso no W10 sem problemas (até agora) mas no 10 de minha espôsa parou de funcionar dizendo que “não pode ser executado nesta versão do Windows”…!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.