BatteryCare 0.9.13 – Autonomia extra para o seu portátil
O BatteryCare é um utilitário que permite monitorizar todos os aspectos relacionados com a bateria do computador portátil e dispõe de funcionalidades que ajudam a maximizar a sua longevidade e autonomia.
Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes destes aparelhos. Simples e fácil de usar, além de leve e não intrusivo, é sem dúvida um "must have" para qualquer utilizador de computador portátil que deseje ter mais conhecimento sobre a manutenção e cuidados a ter com a bateria.
Após muitas requisições dos mais variados cantos do mundo, onde estão incluídos alguns leitores do Pplware, as últimas versões vêem acompanhadas de notificações áudio! Muitos utilizadores reportaram que seria uma mais valia o programa ter este tipo de alerta, uma vez que nem sempre conseguiam ouvir os alertas dados pelo próprio Windows, seja por má configuração ou apenas porque eles têm um volume bastante baixo.
O seu programador optou por reaproveitar alguns dos sons de alerta do Windows e efectuar-lhes algum pós processamento áudio, que resultou em alertas com o volume equivalente a uma música MP3 para ser facilmente audível mesmo quando uma música está a tocar em fundo.
Estes alertas áudio estão disponíveis no painel de opções em "Opções -> Notificações" e estão desactivados por padrão. Quem quiser fazer uso desta nova funcionalidade, terá que activar esta opção.
Quem quiser acompanhar mais de perto o decorrer do projecto, pode seguir o autor, nacional, nas páginas twitter ou facebook do projecto BatteryCare.
Actualmente o programa tem as seguintes funcionalidades:
- Monitorização dos ciclos de descarga da bateria.
- Informação completa da bateria.
- Cálculo estatístico do tempo restante.
- Leitura da temperatura do CPU e do Disco Rígido.
- Comutação automática dos planos de energia.
- Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes.
- Informação rápida na área de notificação, ao alcance de um movimento de rato.
- Actualizações automáticas.
- Leve e imperceptível no sistema.
Novidades a implementar para futuras versões
Como se sabe, este projecto está em constante desenvolvimento e tenho uma panóplia de novas funcionalidades já registadas no meu roadmap, que quero implementar para versões futuras. Vou partilhar convosco algumas das mais importantes funcionalidades, de entre as muitas, que o autor pretende implementar até atingir a versão 1.0 do programa:
- Calibração automática da bateria.
- Relatório com diagnóstico do estado da bateria e recomendações.
- Possibilidade de escolher quais os serviços a serem pausados em modo de bateria.
- Possibilidade de personalizar a aparência de certos elementos da interface.
- Uma nova interface para a janela principal.
Ainda nas palavras do seu autor, este pede a todos e todas que utilizem o programa que o contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.
Novidades desta versão
- Correcção de bug: A temperatura do HDD não era mostrada em alguns casos.
- Correcção de bug: O cálculo estatístico do tempo restante podia bloquear em 0:00.
- Actualizada a lista de CPUs Intel. Agora com suporte aos novos Intel Core i Series e também aos Celeron e Pentium.
- Correcções nalgumas traduções.
NOTA: aquando da instalação somos confrontados para instalação de software que em nada é necessário para o bom funcionamento do programa em si, ficando ao critério dos utilizadores a sua aceitação ou não.
BatteryCare 0.9.13.0
Este artigo tem mais de um ano
Boas!
Alguém tem conhecimento de algum software que me permita definir um limite para a carga na bateria? Por exemplo, indicar que a bateria não carregue mais que 80%.
Essa funcionalidade de limitar o carregamento é controlada ao nível da BIOS, portanto só o software do fabricante é que permite controlar este tipo de funcionalidade.
Há fabricantes que optam por disponibilizar esta funcionalidade e outros que não.
Obrigado pela informação Filipe.
Não conheço nenhum, excepto o software que a samsgung tem para os seus portáteis…
Cumps
Eu sei que a sony também usa um software do género nos vaios, agora para a Asus…
E qual o objetivo? Só por curiosidade.
Pelo que eu li a bateria “vicia” se continuar a carregar após ter a sua carga total, assim se eu conseguisse definir um valor máximo de carga de 80% poderia continuar a usufruir de umas boas horas de bateria e não teria de me preocupar com a saúde da bateria quando tenho o pc ligado à corrente.
Sinceramente, muitos dos mitos em relação as baterias vem dos tempos das baterias de niquel, hoje em dia uma pessoa pode e deve fazer uma utilização despreocupada da bateria dos dispositivos. Há anos que uso telemóvel, portátil e auricular intensivamente, carrego tudo todos os dias a noite, esteja a carga como tiver e nunca tive problemas com baterias viciadas ou perda de rendimento das mesmas. A única coisa que evito é os chamados carregadores universais de marca branca, pois sinceramente não sei as cargas que estes carregadores emitem.
Não tem a ver com o assunto do artigo mas é para avisar que o Spotify foi lançado hoje em Portugal.
O meu circlo de carga esta a 29/30. Alguem me sabe explicar como efctuar o ciclo de carga descarga?
Ora aqui está
http://batterycare.net/guia.html#descTot
Filipe Lourenço, quando pretendo calibrar a bateria e defino que a hibernação deve ocorrer ao mínimo possível (no meu caso 7%), o que devo fazer quando o portátil não chega a hibernar e desliga totalmente aos 12%?
Desde já o meu obrigado.
Tens que usar o mínimo possível. No teu caso é 12%, terás que fazer o ciclo completo de 100% até 12%.
Felizmente, aqui está um site que se pode visitar e, todos os participantes, dão apoio uns aos outros. Gosto de ver isso. Chat e não agressão verbal. Assim, sim.
Filipe Lourenço,
O que se deve fazer quando na descarga para a calibração o portátil não chega ao limite para hibernar (no meu caso 7%) e desliga completamente logo aos 12%?
Desde já o meu obrigado.
Peço desculpa pela repetição, como o meu anterior comentário já não estava disponível, pensei por momentos que tivesse sido removido devido a questões relacionadas com o meu email. Podem remover este sff.
a minha sugestão é que mal o portátil se desligue, voltes a ligá-lo à corrente e ligues o pc, desligando imediatamente o cabo do carregador, para “forçar” o computador a ligar com a energia da bateria. Se este se desligar imediatamente a seguir a este processo, deixa a bateria carregar por 5 minutos e desliga o cabo do carregador e espera que o computador se desligue…
P.S.: Depois de escrever isto tudo, lembrei-me que podes ter uma definição qualquer para desligar o pc aos 17%… como é que o computador se desliga? Imediatamente como se tirasses a bateria ou “Encerra/hiberna”? É que se encerrar, é um definição que tens aí definida para tal.
Aguardo resposta!
Desliga imediatamente como se não tivesse bateria e houvesse uma falha na corrente do carregador, ou seja, sem o processo normal de encerramento do Windows.
Nesse caso tente os métodos sugeridos por mim acima. Boa sorte.
Desde que comecei a comprar Lenovo para a empresa, acabaram-se esses problemas. Existem boas máquinas a preços bons, e tem uma gestão de energia muito boa. A minha máquina já tem 2 anos e a bateria aguenta na boa 5 horas. Recomendo.
Isso acontece porque a IBM(Lenovo) sempre foi apologista da maxima qualidade possivel nos seus produtos.
Tive dois IBMs e algumas dezenas de outros equipamentos de outras marcas, e nada se compara a IBM.
Recomendo vivamente.
ibm talvez, agora lenovo eskece la isso, n tem nd a ver, é so chinezisse! é como dizer k a daewoo é boa agora k foi comprada pela gm (chevrolet).
O Lenovo que uso na empresa, um T520, tem uma bateria com 1 ano e picos, 39 ciclos de descarga, e tem 5.41% de desgaste. Valor bastante bom para uma bateria neste estado.
Mas da minha experiência, sem falar da Apple, nada bate as baterias dos Asus em termos de robustez a longo prazo.