Ainda vale a pena comprar placas gráficas para mineração?
As placas gráficas para Gaming estão cada vez mais caras. Além do preço, está cada vez mais difícil encontrá-las no mercado. O "boom" na mineração de criptomoedas parece ser a causa de todas estas ocorrências.
O Pplware decidiu enviar a Nvidia GTX 1080 Ti e a AMD Radeon Vega 64 nesta aventura. Vamos descobrir se realmente se pode ganhar dinheiro com a mineração em Portugal.
Há uns meses, a Nvidia enviou um e-mail a várias lojas de hardware em todo o mundo com um pedido relativo a uma disponibilização equitativa das suas placas gráficas.
Por favor, certifiquem-se que existe abundância de placas gráficas disponíveis para os jogadores.
Foi uma reação à crescente escassez de placas gráficas causadas pelos mineradores de criptomoedas. Em outras palavras, estas são pessoas que não usam as GPUs para jogos, mas sim para gerar dinheiro com a mineração de criptomoedas.
A aparente preocupação da Nvidia despertou o nosso interesse. Vale a pena comprar uma placa gráfica que custa quase ou mais de 1000 € só para mineração? Devido à falta de alternativas, não são apenas as placas gráficas mais baratas da AMD que são escassas. Há já muito tempo que as GPUs para gaming de alta-gama começaram a ser igualmente usadas para mineração.
Disponibilidade e aumento no preço
Para dar um exemplo concreto, hoje é quase impossível obter uma GTX 1080 Ti por menos de 1000 €. Isto corresponde a uma inflação de 20% em seis meses. E pelas contas que fizemos, é muito improvável que a situação melhore em breve. Com o lançamento de novas criptomoedas, este problema parece ter uma tendência para se prolongar indefinidamente. Os produtos mais afetados são as placas gráficas AMD da série Vega e RX, bem como os modelos Nvidia GTX 1060 para cima.
Embora a falta geral de memória flash tenha um impacto nos custos, o fator decisivo provém realmente da mineração. É por isso que algumas lojas online limitam as vendas de placas gráficas desde o verão passado. Os limites estão estabelecidos em duas, ou somente uma placa gráfica por pessoa. Infelizmente, estes sistemas são muito fáceis de contornar e, por isso, mesmo o nosso prognóstico mantém-se.
As reais intenções da Nvidia
A Nvidia afirma que, na sua filosofia empresarial, os jogadores estão sempre em primeiro lugar... Mas será que a Nvidia é realmente assim tão altruísta? Quer dizer, certamente que tanto a Nvidia com a AMD ficaram muito satisfeitas quando receberam tantas encomendas e a premissa acima mencionada até poderia ser verdadeira, se os jogadores fossem acionistas destas empresas.
Facto é que, se as criptomoedas perdessem um valor significativo comparativamente à sua subida nos últimos dois anos, o mercado seria inundado com placas gráficas ao preço da chuva. Isto aconteceria porque os mineiros iriam tentar vender todo o seu hardware disponível o mais rapidamente possível e só neste caso em particular é que os jogadores ficariam novamente na Pole Position.
Esta situação hipotética iria obrigar tanto a Nvidia como a AMD a lançarem novos produtos muito mais poderosos e a preços baixíssimos, para que estes fossem adquiridos ao invés das placas vendidas nos sites de vendas de produtos em segunda mão.
Como se processa a mineração?
Voltando ao ponto de partida. Criptomoedas e tudo que está relacionado com as mesmas provém essencialmente de uma construção abstrata. Para ter uma boa ideia de como tudo funciona, leia este artigo.
Resumindo, a moeda criptográfica é baseada num sistema descentralizado peer-to-peer. Não existe um servidor central que controla as transações ou atualiza as contas. Tudo isto é feito pelos utilizadores que usam o sistema. Estes obtêm uma lista de todas as transações até ao momento e usam-na para criar o que é conhecido como uma cadeia de blocos, chamado de blockchain.
Usando o crowdsourcing, estes garantem que a cadeia de blocos não pode ser manipulada. Para ter uma noção mais precisa, de momento são necessários cerca 160GB somente para o blockchain da Bitcoin. O blockchain regista todas as transações e movimentos de uma certa criptomoeda, sendo esse procedimento realizado com a colaboração dos mineiros, que em troca recebem uma recompensa da respetiva criptomoeda, como "pagamento" pelo trabalho feito.
Neste processo, um algoritmo é enviado a todos os sistemas disponíveis na rede que é conhecido como a função de hash. É necessário ter uma grande quantidade de poder de computação para chegar à função e aprovar uma transação e é exatamente por essa razão que alguém é remunerado quando este permite que o seu computador seja usado neste processo conhecido como criptografia.
Como cada moeda usa algoritmos diferentes, nem todos os equipamentos são adequados para o trabalho. A mineração de Bitcoins com GPUs, por exemplo, deixou de ser rentável porque os custos de eletricidade são maiores que o retorno. Neste caso, somente dispositivos de mineração especiais (ASICs), e em países com baixos custos de eletricidade, podem ainda ser rentáveis.
No entanto, a situação é completamente diferente com altcoins ou ethereum, que é o que está a causar a sensação de que encontramos o novo ouro.
Como funciona a mineração e o que é necessário para começar?
Ao lado de uma placa gráfica potente e idealmente um processador potente também, serão necessárias mais três coisas: uma carteira (Wallet), uma conta de mineração (Mining hub account) e software de mineração.
Primeiro é necessário ter uma carteira para receber e enviar criptomoedas. Na maioria destas carteiras, a inserção de dados privados, para configuração, não são necessários. Pessoalmente acho a carteira de Software da Exodus (https://www.exodus.io), a mais intuitiva.
De seguida, é necessário criar uma conta de mineração, para que possa colher os frutos semeados pelo computador, ou seja, para receber pagamentos. O miningpoolhub.com é um exemplo de um hub bastante conhecido. Como existem muitas hipóteses de extrair várias e diferentes moedas, convém unir-se a um grupo.
Pense nisto como se de uma mina real se tratasse. Se estivesse sozinho, não teria muita hipótese de encontrar uma pepita de ouro. Obviamente que se fizesse todo o trabalho sozinho, e tivesse sorte, todo o lucro seria seu. Por outro lado, a possibilidade de encontrar o "tesouro" é muito maior quando existem centenas de pessoas a procura desse tesouro. Quando algo é encontrado, os resultados são repartidos pelo grupo em forma de recompensar todos pelo respetivo trabalho.
O hub permite que escolha qual das diferentes moedas deseja minar. No menu "Hub Workers" é definido um nome de utilizador e uma palavra-passe para esse "Worker" (Trabalhador).
Com apenas uma placa gráfica, um trabalhador (Worker) é suficiente. Estes dados serão mais tarde necessários para criar uma única linha de código para ser executada no software de mineração. Esta linha de código é similar à que usamos:
ethminer -G -S europe.ethash-hub.miningpoolhub.com:20535 -O ricgom.pplware:pplware
Ethminer refere-se ao programa que deseja executar. De seguida, encontra o endereço do servidor tal como o nome do utilizador do hub, o nome e a palavra-passe do trabalhador (Worker).
Para o próprio processo de mineração, é necessário outro pequeno programa para resolver as equações matemáticas. No menu do hub existem várias opções com os respetivos links para descarregar esses pequenos programas correspondentes à moeda que pretende minar. Existem muitas opções, mas nem todas funcionam de forma eficiente com o seu hardware.
Depois de gerar a linha de comando com o devido programa de mineração, a última coisa a fazer é simplesmente correr essa mesma linha de comandos para que a mineração se inicie. Aqui é possível ver a taxa de hash atual, que permite determinar a eficiência do seu computador e explica quantos processos (hash) é que o computador é capaz de processar por segundo.
Tenha em mente que a taxa de hash varia de moeda para moeda e diminui caso esteja a executar outras tarefas no mesmo computador. Para iniciantes, este processo não é fácil de entender, certamente necessitará de algum tempo para se acostumar.
Custos de eletricidade e retorno
O Pplware experimentou Zcash, Zcoin, Ehtereum e TrezarCoin, pois estes registam números bastante eficientes com uma Nvidia GTX 1080 Ti tal como com uma AMD Vega 64. Para facilitar a leitura dos custos de energia e eletricidade, o computador esteve constantemente ligado a uma Mystrom-Switch, fabricada por uma empresa da Suiça.
O desempenho total do computador, em Watt, sem o respetivo monitor e altamente otimizado com a BIOS das placas gráficas alteradas, tal como o CPU somente a correr a 1600Mhz, era em média cerca de 270W para uma GTX 1080 Ti e de 304W para uma Vega 64.
Isto faz cerca de 6 cêntimos por hora. A minerar TrezarCoin, o nosso consumo aumentou até 333W numa GTX 1080 Ti e aos 340W numa Vega 64. Para colocar isto em contexto, realizámos de igual modo um teste a um jogo extremamente mal otimizado, o PUBG. Este necessita de cerca de 370W, porque tem o CPU na máxima performance e não a 1600Mhz que usámos como referência para este teste das criptomoedas.
Nos nossos cálculos, vamos avaliar o caso do Ethereum, com o qual a Vega 64 consegue minar até 38,22 MH/s. Estas novas placas da AMD têm mais poder bruto que as placas da Nvidia, mas, em contrapartida, necessitam de mais energia. Visto que a Nvidia GTX 1080 Ti é a mais comum, vamos usá-la como referência. Se o computador estiver a minerar por dez horas, isto terá um custo de 60 cêntimos em eletricidade. Com uma taxa de hash máxima de 33.44 MH/s na GTX 1080 Ti, podemos minerar 0,00111372 Ethereum naquele período de tempo.
Usando o valor atual do Ethereum, isto traduz-se em 75 cêntimos e num "lucro teórico" de 15 cêntimos. Digamos teórico porque, em primeiro lugar, ainda não cobrimos o investimento feito em Hardware e, em segundo, porque não nos é possível medir o desgaste que este mesmo tem e que certamente vai encurtar o prazo de vida do mesmo.
Este teste foi efetuado diariamente, durante 2 semanas nas quais deixámos o computador a minerar por algumas horas e, de vez em quando, até por períodos de 12 horas consecutivas. O resultado: 0,05928842 Zcoin, 0,01947315 Zcash, 0,00111372 Ethereum e 2,96761658 TrezarCoin. Somando, conseguimos 5€ de lucro teórico.
Se tivéssemos adquirido uma GTX 1080 Ti exclusivamente para mineração de criptomoedas, necessitaríamos de a usar constantemente durante 14 meses, apenas e só para obter o retorno do investimento feito no hardware. Esta simulação assume que o mercado permaneceria estável, o que não se verifica neste momento.
Não obstante, não estamos a equacionar os custos de cada transação feita sempre que um pagamento é solicitado (Fees), nem a já mencionada depreciação do hardware.
Riscos e avaliação do ciclo de vida
Como já mencionámos, devemos ter em conta que o ciclo de vida de todo o hardware vai ser reduzido. Digamos que, apesar de não termos forma de tornar esta parte do teste mensurável com precisão, podemos usar outros fatores como estimativa.
Um computador de alta performance, que é usado diariamente durante 6 a 8 horas, tem um ciclo de vida máximo estimado de 8 anos. Usando o mesmo hardware diariamente por 24 horas, encurtaria o ciclo de vida deste hardware para um máximo de 3 anos. Tanto a placa gráfica, como as memórias e a fonte de alimentação estarão constantemente sobrecarregadas e no limite das suas prestações máximas.
Este tipo de produtos, pura e simplesmente, não foram concebidos para o uso constante e durante longos períodos de tempo. O calor constante acelera o processo de envelhecimento de todos os componentes. Posto isto, é um excelente negócio para a Nvidia e para a AMD, como também para toda a indústria no geral.
Os componentes mais frágeis serão, provavelmente, a fonte de alimentação e todas as ventoinhas. Por isso mesmo aconselhamos a usar uma ferramenta de monitorização à semelhança do MSI Afterburner, NZXT Cam, Corsair Link, Asus AI Suite, entre outros. Estas ferramentas permitem configurar um limite de temperatura máxima de funcionamento para a placa gráfica e o consequente aumento da refrigeração.
Se não estiver preocupado com a placa gráfica e todos os seus componentes, faça-o ao menos pelo ambiente. A mineração de criptomoedas consome muita energia.
Como as leituras do consumo energético em Portugal não são, em grande parte, automatizadas e o cálculo é baseado em estimativas, prepare-se para uma fatura exorbitante logo após a próxima leitura manual do seu contador. Recorde que poderá estar a minerar sem ter um aumento imediato na fatura de eletricidade, mas que irá ser feito um acerto ao longo dos meses seguintes.
Para poder efetuar esse cálculo em casa use 22,44 cêntimos por kW/h como referência caso tenha uma potência contratada de 3.45kVA ou 25,96 cêntimos caso tenha mais potência contratada.
Veredicto: é divertido… para testar
No fundo, um resultado previsível. Depois de testar a mineração de divisas digitais com as placas gráficas mais poderosas do mercado, podemos concluir que não vale a pena comprar uma GPU exclusivamente para mineração. Mesmo estando a minar 24x7, muito dificilmente alcançará os 75€ de lucro mensal. Isto sem considerar todas as outras variáveis já referidas.
Dado que os preços de hardware aumentaram drasticamente e tendo em conta que o valor das criptomoedas está sujeito a uma volatilidade extrema, certifique-se que, em primeiro lugar, consegue cobrir todos os custos associados. No entanto, nós aconselharíamos a investir diretamente na compra e venda de criptomoedas, ao invés de comprar hardware para esse efeito.
Outra opção é a mineração de altcoins. Estas ainda não são bem conhecidas. A taxa de sucesso nas altcoins é muito superior e é possível juntar montantes com bastante rapidez. Com alguma sorte, algumas destas novas moedas podem vir a valorizar imenso no futuro.
Para finalizar: lá se vão os dias em que poderíamos de fato criar uma "tonelada" de dinheiro com a mineração criptográfica e sem um investimento alto e arriscado. Se já possui uma placa gráfica poderosa e não tem dúvidas sobre possíveis problemas ambientais, então aconselhamos a experimentar. Deixe nos comentários se já experimentou, o porquê e os resultados gerais obtidos!
Este artigo tem mais de um ano
333W ? 270W para uma 1080TI a minerar?
Fizeram mal os trabalhos de casa.
Caso consigas melhor posta no grupo Hardware do pplware 😉 garanto que melhor não consegues com a mesma constelação de hardware que a nossa.
Depende tudo do kernel que usaram para minerar como sistema operativo.
Podem achar estranho, mas vou dar um exemplo.
O meu 7700K (CPU) minera no Windows 7 x64 com apenas 6 threaths a 106 H/s ~ 112 H/s (XMR)
Já no Linux Mint 18.3 x64 com 4 Threats roda a 55 H/s a 62 H/s (XMR)
Agora perguntam porque não pus a 6 threats ? – Consome mais processador (mais electricidade) e o numero de hash caía para 54 H/s a 58H/s
Ou Seja os 2 (Windows 7 & Linux Mint) com os 4 Threats:
W – 68 H/s ~
L – 59 H/s ~
Consumo de CPU/Electricidade relativamente o mesmo.
Já a minha GTX 970 Strix OC (sem OC) dá os 18.000 ~ de MH/s no Windows.
No Linux em terminal (BFGMiner) dá-me o erro “NO DEVICES FOUND” por todas maneiras que já tentei, não consigo.
Podes sff fazer uns cálculos diferentes? Estou em crer que é perda de tempo e dinheiro, este post mostra isso mesmo.
Mas tens cálculos diferentes Bruno?
Uma 1080ti minera equihash com 190 w com performance semelhante… Tem que fazer undervolt a gráfica assim maximizam o lucro.
Como explicamos difere de moeda para moeda e que tipo de matérias estás a minerar… a leitura feita directamente no PC até só dava 183w mas a leitura real do consumo na tomada era bem superior… por tanto podemos dizer que melhor era impossível com está constelação de hardware.
estando bem optimizado, por exemplo consigo ter consumo de 780 watts na tomada com 6 rx570 a fazer 164 mh em eth. claro com bios mod, undervolt e overclock sem erros nas memorias… ( e possivel mais velocidade mas as memorias comecam a dar erros)
1080ti a fazer mining de etherium? 270W de consumo? 10 horas por dia ?
Hum pois… mais um artigo mal informado e pouco optimizado. Mas também não vale a pena estar a explicar muito o que podem melhor que isso só irá causar mais pessoas a fazer mining e as graficas a escassear ainda mais em portugal.
O problema nem está aí, o problema está em fazer realmente as contas como foram feitas para informar as pessoas. Pelo menos estão feitos cálculos que trazem à luz da discussão informações, ferramentas, para quem está a minerar ou a pensar fazer poder avaliar muito bem. Claro que muita gente não fica contente por saber que afinal o povo está a perder dinheiro, que afinal não vão ficar ricos já amanhã, embora possam ficar ricos um dia, contudo há que informar que atualmente estes são os preços e esta é a realidade.
O que vejo preocupar alguns, não sei se é o caso do AD, é que muita gente descubra que está a perder dinheiro e “desligue” a galinha… e com isso, outros ficarão também a perder porque lá se foi o hype.
Pode dar dinheiro, também pode dar para muita gente perder muito dinheiro…. e pode não dar em nada. Mas pelo menos as pessoas sabem como podem fazer as contas. Eu sei que para muita gente ter um olho na terra de cegos é uma chatice, mas… o nosso dever é trazer as ferramentas para as pessoas decidirem como as podem usar.
Se estes cálculos estão mal feitos, mostrem os vossos? Porque na verdade, quem ganhou, ou a grande maioria de quem está nesta “vida” nunca fez uma conta sequer, vai é na onda de alguns mais espertos que lhes dizem que vão ficar ricos 😉
Isso mesmo Vítor M.
Já estive tentado a minerar, 1º com GPU’s e depois pensei numas máquinas especificas Bitmain S9 ou Baikal B.
Conversei pessoalmente com vários mineiros e verifiquei existir uma lógica HYPE de perda para muitos e ganho para alguns.
Quem já faz isto há bastante tempo, tem as máquinas e aproveitou a exponencial subida ao longo de 2017, seguramente ganhou dinheiro(se o sacou), ou aguarda que o interesse desta febre continue e a BTC passe dos $20.000 para poder sacar lucros das “moedas” entretanto acumuladas…
É um negócio arriscado se for levado com a intenção de ganhar em vez de ser um hobby.
Muitos estão a ganhar dinheiro mesmo é na venda dos equipamentos e componentes ,devido ao galopante interesse nas Crypto devido ás notícias (bem mais do que na mineração).
Este excelente artigo vem lançar alguma verdade sobre o assunto e mostrar com dados reais as contas como elas devem ser feitas.
resumindo, compensa ou não?
não
Sim.
Tendo em conta que o algoritmo, a moeda e o computador foi bem escolhido.
Apostar neste “negócio” é lucrativo?
Há quem esteja a ganhar dinheiro, não tenho dúvidas, mas sei de quem está a perder também muito.
Eu admiro a tecnologia por trás, admiro a forma como as pessoas agarram esta nova forma hipotética de ganhar dinheiro, admiro tudo o que, de repente, nasceu em volta deste hype e, acima de tudo, admiro como muita gente construiu já negócio para tirar proveito da sede de ganhar “dinheiro fácil”.
Claro que há muito mérito, há muito empenho, mas vamos lá ver uma coisa:
Quando se aposta num produto de especulação o futuro é sempre incerto, quando o produto é de especulação e não é regulado, mais incerto ainda. Mas quando é um produto de especulação, não regulado e com fortes probabilidades de ver a ser considerado ilegal… então, como diria o Eng. Guterres, é fazer as contas.
Mas que é um novo mundo “encantador”… isso é. Tenho é cuidado.
Mais importante, como é que se compra um Mystrom-Switch quando eles so vendem para a Suíça?
Isso quer dizer o quê?
Não conhecia e parece uma alternativa interessante às wall plugs da Fibaro. Bem
mais em conta também. Mas no site deles não vendem para fora da Suíça.
Estou genuinamente interessado em como adquir um!
Bom post.Gostei.
Parabéns.
saxo trader go sff.
A instalação de painéis solares pode ser um investimento interessante para a mineração…é sempre possivel rentabilizar mesmo que deixe de compensar minerar.
Bom artigo.
Não me parece que o seja. De mineração, não percebo puto, mas na parte de solar térmico e fotovoltáico, apesar de não ser a minha formação directa, trabalho com o assunto. E repara, um colector fotovoltaico dá-te 250Wp, ou seja na melhor altura do dia pode produzir 250W, no momento, que é variável ao longo do dia. Por experiência, possuo um colector apenas, no Verão começa a produzir de manhã, assim que raia o dia, cerca de 5W/6W no momento, crescendo ao longo do dia, tendo atingido o máximo de produção instantanea cerca de 240W. Teve um custo de 700€, incluindo iva e montagem. Terás de acrescer mais este custo ao hardware de mineração, e certamente seriam 2 a 3 colectores para de “cobrir” as necessidades do hardware, que não cobria pois a produção é variável ao longo do dia. Podes sempre pensar num seguidor, que adequa a orientação e inclinação dos fotovoltaicos de acordo com a posição do sol. Mas, vê o investimento associado, e o retorno que trás. Quanto à sugestão no final da observação, é sim senhor possivel rentabilizar, desde que esteja dimensionado de acordo com as tuas necessidades diurnas, falando em auto-consumo sem acumulação.
Se alguém tiver na sua casa o bi-horário (no total são 10 horas disponiveis por dia – se tiver escolhido a opção de ciclo diário) e quiser aproveitar as horas da noite pode ser um teste interessante. Não digo que se mude para o bi-horário de propósito (já que se paga também, nas horas de cheia, valores maiores), mas para casas ou empresas que usem por defeito este tarifário. De qualquer forma acho importante calcular-se, de fato, o desgaste do material e custos extra possíveis.
O processador só serve para ligar o PC e nada tem a ver com a potência de mineração por isso não é necessário um bom CPU como é indicado no artigo, apenas serve para aumentar o consumo do sistema. Com cerca 1000€ compra-se 3 1060 6GB que dão uma média de 22.5Mh/s cada num total de 67.5Mh/s. O consumo de cada gráfica ronda os 80/90W. Fazendo as contas o consumo de um sistema com 3 1060 seria de cerca de 350W que dá arredondado 0.06€/h. Neste momento o retorno da mineração é de 0.146€/h dando um lucro de 0.086€/h (61.92€ por mês). Se o Bitcoin chegar aos 20000€ dollars como é previsto no final do ano então teremos a máquina paga em cerca de meio ano. Isso vindo de uma pessoa com 33 GPUs a minerar 24h/24. Abraço a todos
Já agora esqueci-me de referir que pago 0.16€ por KWh.
Olá MiningDude… 1. em primeiro lugar existem varias moedas que podes minerar com um bom CPU e visto que estes são bem mais baratos, obtens um ROI mais rapidamente do que num GPU. 2. Um bom CPU é necessário caso necessites do PC igualmente para outras tarefas que nao so Mining, como é o caso na maioria do pessoal. Isto é necessário para conseguires executar outras tarefas sem notares grande perda na performance do computador. 3. Tu não pagas 0.16 cêntimos. Isso é o que a maioria das pessoas acreditam porque assim o diz na factura certo? EM Portugal as coisas são bem mais complexas que isso. em primeiro pagas uma taxa diária da potencia contratada, depois pagas mais uma taxa de potencia por dia, depois ainda pagas os ditos 0.1654 Euros por Kw/h e isso tudo junto e fazendo a media do consumo em portugal dá mais ou menos os valores descritos em cima.
Se és cliente normal de electricidade, não pagas só 0.16€ por kW.
Ou seja, realmente o preço do kW = 16cent / hora, mas a isto tens de somar as taxas de tarifa, da rede, de utilização, de isto e daquilo…
Também tens de ter em atenção que caso uses de forma intensa, certamente passas o escalão inicial todos os meses, e isto aumenta-te o custo.
Acho que por isto tudo é que no artigo referem 0.22€! 😉
Essa é a grande desvantagem da electricidade em portugal, é que em cima do kW ainda se paga taxas, e potencia contratada. O que faz aumentar em muito o custo. Em Portugal mesmo que tenhas o contador desligado durante as férias isso tras custos.
Posso dar com exemplo o Reino Unido, onde se paga só e somente o que se consome +- 0.16€ por KWh em tarifario normal e se for bi horario é +- 0.16€ por KWh e +-0.08€ durante a noite.
Ai compensa mais ter a maquina a trabalhar toda a noite porque o retorno é cerca de 2x mais
Pois, por isso é que estamos no topo da Europa como o país com a electricidade mais cara.
Esta treta das taxas e taxinhas para tudo, e que no fim, nem percebemos para que servem, dá nisto.
Eu sem minerações já gastomais de 100€ em luz (casa de familia) e tentamos controlar o uso de aquecimento, nem quero imaginar a conta se me metesse a minerar.
Exacto 😉
Minerando ou não pagamos na mesma as taxas de uso por isso mantém-se sempre nos 0.16€. Não existe uso intenso na potência contratada, pagas sempre o mesmo, caso ultrapassar o contador simplesmente dispara. Qualquer dúvida podem consultar a tabela de valores no site da EDP.
Se estás a apostar na subida para os 20000€, nem vale a pena comprar o equipamento, se calhar com o mesmo valor de investimento, compras a moeda (quanta quanto conseguires) e é só esperar, sem trabalho nenhum.
Quem quiser arriscar em comprar BTC e depois esperar pela sua valorização pode e será sempre um risco que tem de ser bem ponderado. No meu caso não estou a espera disso visto já ter o equipamento quase pago, apenas dei essa possibilidade para quem começar agora a minerar porque se não houver aumento no valor do Bitcoin poderá não valer a pena investir 2/3000€ numa máquina de mineração visto a dificuldade estar sempre a aumentar e o lucro a diminuir.
Ainda bem que não compensa então. Parabéns pelo artigo.
Sem dúvida, estava tentado a investir mas é perda de dinheiro, pelo menos agora. Em energia deve ser só prejuízo face ao que se pode ganhar.
Boa info ppl
Imagina se tivesses começado a minerar a 23 de Fevereiro de 2018.
Quando dinheiro já tinhas ganho até ao dia de hoje?
Boa info ppl
Boas!
Não concordo muito com o facto de ter de ser uma máquina (bom computador) para minerar; pois minerar também com CPU só faz gastar eletricidade e muito pouco lucro. Devemos apenas minerar com GPU.
Vou-vos dar o meu veredicto do que eu fiz:
Tenho um PC velho em casa com processador Intel Core 2 Duo e apenas 2 GB de Ram. Comprei uma fonte de alimentação de 750w e uma placa gráfica NVIDIA MSI GTX 1080 de 8gb (se fosse a TI era de 11gb, mas a velocidade máxima é semelhante). E pus a minerar no Nicehash, selecionei apenas o equihash e mais tarde também o lyra2rev2 pois também me dava valores altos.
Coloquei um aparelho na tomada para medir os gastos, e dava-me (com monitor desligado), cerca de 0,95€ por dia, que seja 1€. 1X30 dias são 30€ de gastos por mês.
Amanhã faz um mês que estou a usar, e à data de hoje, a esta hora, tenho cerca de 90€. Ou seja um lucro de 60€.
O Nicehash, independentemente daquilo que estivermos a produzir, paga sempre em Bitcoin.
O Bitcoin baixou muito, porque se não daria mais.
Os Bitcoin estão sempre lá, agora posso é esperar a ver se sobe o seu valor e vou acumulando/produzindo mais ou levantar antes que baixe mais… são opções que temos que tomar.
Não mexi na Bios, apenas formatei o PC, instalei o MSI afterburner e coloquei power a 90, e depois a core lock a 201 e memory clock a 333. Não uso o PC para mais nada.
Penso que, assim é viável minerar!
Cumprimentos.
Em primeiro lugar existem varias moedas que podes minerar com um bom CPU e visto que estes são bem mais baratos, obtens um ROI mais rapidamente do que num GPU. Um bom CPU só é necessário caso necessites do PC igualmente para outras tarefas que nao so Mining, como é o caso na maioria do pessoal. Isto é necessário para conseguires executar outras tarefas sem notares grande perda na performance do computador. No teu caso é diferente, mesmo assim a viabilidade é mais segura com a compra da moeda em vez de comprares hardware para o mesmo.
“Ou seja um lucro de 60€.”
Tiveste uma receita de 60€, porque de lucro tens zero (na verdade, estás em negativo e muito… e vais continuar assim durante muitos meses… e para teres lucro, tal como o artigo refere, tens de pagar o investimento todo e sobrar antes de teres de trocar de GPU.
A gpu será paga antes de período de garantia expirar, se os resultados se mantiverem, por isso diria que o risco é nulo. Nessa altura, passados os 3 anos, se não quiser arriscar e ter uma potencial perda, a gpu ainda terá um valor residual.
Custos com o equipamento? Parece compensar assim..
Comprei na PC componentes, pois era onde estavam disponíveis e a um custo mais económico que noutros lados.
Só a gráfica custou 565€. Um excelente preço para uma GTX 1080 da MSI de duas ventoínhas (talvez a segunda melhor do mercado).
Tive apenas de retirar a board pra fora, pois não cabia bem lá dentro… Mais tarde comprei um cabo adaptador 4€, e a board voltou para dentro da caixa, e apenas a gráfica está cá fora.
Se calhar há quem consiga mais proveito do que eu com apenas uma GTX 1080, mas apenas uso o Nicehash, porque é só instalar e por a rolar…
Muito pouco ou nada de configurações etc.
Já agora, se estiverem a pensar Minerar no nicehash, podem fazer os cálculos aqui, no site deles, de quanto vos poderá render.
Coloquem o preço da energia e calculem.
Relembro que os valores estão sempre a ser atualizados, consoante o valor do Bitcoin no momento.
https://www.nicehash.com/profitability-calculator
Gostava de ver os resultados de tentar trocar o lucro teórico por euros!
Ui isso é tão fácil.
Da pra vender as cryptomoedas numa exchange por euros.
Usar um cartão de débito.
Há várias forma de o fazer.
Com a minha sapphire RX 580 faço na boa 32mh eth a gastar sensivelmente 130w a 150w / Só GPU.
Sim é lucrativo se tivermos uma boa gráfica e fizermos dual mining.
Actualmente o preço da bTC está novamente a aumentar, pelo que se voltar as 12k será vantajoso minar.
Cá infelizmente temos a electricidade muito cara. Em certos países europeus é muito muito vantajoso minerar com a BTC no valor actual com uma gráfica.
Já não dá pra minerar bitcoin com placas gráficas há muito tempo.
bitcoin ca$h ..
Tenho 2 rigs de 6 graficas cada um ( Rx580 8GB 310€ cada)) estas consomem 840W na parede a minar ETH a 180MH/s. Neste momento ( Com a moeda em baixo) . Tenho um lucro de cerca de 400€ por mes. Ja paguei este hardware a algum tempo atras , a unica despeja é mesmo luz . Cerca de 50€ por mes por cada um .
Cumprimentos
Pedro, pelas minhas contas pagas +-90/100€ por mês 24h/24. Quantas horas tens isso ligado?
Podes postar a tua experiencia com imagens etc… no Facebook pplware Hardware sff?
Pelo dizes, eu no teu caso já tinha aumentado a produção. Se aumentares para 4 rigs vais ter um lucro de 800€/mês o que é um salário médio em Portugal. Pensado bem, até ia mais longe e aumentava para 8 rigs e tiravas 1600€/mês o que é já acima do salário médio em Portugal e passava a viver dos rendimentos. Fazias um investimento de mais 12000€ e vivias sem preocupações.
A questão aqui é, como diz o artigo tu vês esses 400€ em dinheiro vivo ao fim de cada mês? Ou o que tu vês é um valor indicativo do que tens, sem contabilizar todos os outros factores mencionados (valor das transacções, desgaste do material, investimento inicial etc) no artigo? E nas cripto-moedas o que hoje vale 100 amanhã pode valer 200, mas depois de amanhã pode valer 10.
Portanto o que dizes ser um lucro de 400€/mês pode na realidade ser 10€ ou nem isso. Mas só que seja lucro já não é mau.
Excelente artigo. Parabéns.
Isto é tudo muito bonito, mas será que já pensaram nos recursos naturais que são necessários para produzir eletricidade. Na minha opinião, esta é mais uma forma de esgotarmos os recursos naturais. Sugiro à Pplware que apresente um estudo sobre esse impacto. Numa altura em que “todos” (leia-se a maior parte) são ecologistas, não basta dizê-lo é preciso sê-lo.
Jovem… segundo estudos, a mineração de Bitcoins, não chega nem sequer aos 0,5% de toda a energia consumida no mundo.
Se a mineração esta a dar cabo dos recursos naturais… então o que se dirá dos restantes 99,5% da energia consumida mundialmente.
Se calhar, tu sem minerares nada, contribuis mais para o desgaste dos recursos naturais, do que todos aqueles que minam bitcoins…
Claro que compensa.
Para nós as comprarmos usadas ao preço da chuva 😛
Para que queres comprar uma GPU em fim de vida?
Que treta de avaliação/teste.
Tenho 6 amd 580 e estou a fazer media de 0.05Eth de 3 em 3 dias. ligado 24H com um consumo medido na totalidade da maquina de 860W agora a fazerem as contas.
o kw da luz é de 0.16+iva
Estas contas não consideram as flutuações (constantes valorizações) das criptomoedas! Não se trata de ter 75 euros de lucros, trata-se de hoje valer 75 euros e amanhã essa mesma moeda valer mil! A atracção do cryptomining está aí! Na valorização (talvez especulativa) da moeda!!!
Eu neste momento tenho 1 rig com 5 280x, falta-me menos de 1 mês para recuperar o investimento. Faço cerca de 9$ por dia.
Estou a fazer outro tipo de estratégia, compro material antigo e faço Equihash, assim consigo manter o ROI baixo e subir mais rapidamente o número de gráficas. Esta estratégia vem já de alguns anos de experiência, eu já tinha feito mining à 4 anos atrás na altura só existia praticamente a BTC e LTC, também com 280x mas na altura tinha 15 gpus.
Já vou fazer mais um rig de 5 gpus para continuar a crescer.
Parabéns ao Ricardo Gomes. Muito bom artigo.
Excelente artigo, muito esclarecedor. Parabéns PPLWARE.
Tenho andado a estudar estas questões das Criptos/mineração há alguns meses e as conclusões que retirei são similares às aqui apresentadas.
Continuem o bom trabalho…
Venham mais destes.
Nas nvidia baixas o consumo para 65% ou no pior dos casos 70% de consumo com impacto minimo nos hash rates mas com bom impacto na factura de casa.
Muito bom este artigo, muitos parabéns! Eu não percebo nada disto, mas gostei das explicações.
Sei que são especificos nas placas mas por exemplo:
“A minerar TrezarCoin, o nosso consumo aumentou até 333W numa GTX 1080 Ti”
“Se o computador estiver a minerar por dez horas, isto terá um custo de 60 cêntimos em eletricidade. Com uma taxa de hash máxima de 33.44 MH/s na GTX 1080 Ti, podemos minerar 0,00111372 Ethereum naquele período de tempo.”
Não referem quanto a 1080 TI gasta para minerar Etherium mas podemos usar o valor aproximdo de 300W usando o exemplo do Trezarcoin, ora duas GTX 1060 que custam algures entre 600 e 700 euros fazem 45 MH/s a consumirem à volta de 75/80W cada uma, logo voces estão a fazer um trabalho estupendo a afastar as pessoas que ponderam entrar na mineração.
Infelizmente não temos nenhuma GTX 1060 para testar, mas temos todo o gosto em que comproves o que estas a dizer no facebook pplware Hardware
permite-me dizer que duas gtx 1060 a funcionar a todo o gas gastam apenas 80w cada pondo tudo em pratos limpos são apenas e só 250w a 271w para o pc funcionar a pleno com temp de 60 graus apenas.
vendo o desempenho da 1080 TI agora não foi bem tratado neste artigo outra coisa uma avaliação para ser bem feita deve ser de 48 horas e nunca inferior a 24 horas. por isso testar 10 12 horas 8 não vos ajuda a escrever o artigo que escreveram apenas estão a lançar areia aos olhos de quem não conhece o desempenho das graficas, apesar de ser youtuber e todos os dias falar em criptomoedas com a AKA: ma8r80 deixo a sugestão de visitarem os site de alguém intendido na matéria procurem no google: buriedone e afinal a vão descobrir que algo correu mal nos vossos testes, grande abraço
Não concordo com a experiência relatada no artigo, primeiro já começas mal em. Usar o Miningpoolhub que cobra 0,9% de fee para minerar na pool deles e outra q tem poucos algoritmos, eu uso 1 gtx 1080 no sniffdog miner na zergpool que cobra 0% de taxa para minerar na pool deles, e em 11 dias por 13h mineirando na zergpool meu lucro foi de quase 70€ e o meu gasto a mais com eletricidade foi de 9€ sendo q mi ha conta normal antes da mineração vinha de 28/30€ minerar sim vale a pena ainda mas não é com experiências dessas do artigo sem muito estudo que prova o veredicto final, não sou profissional na mineração mas já recolhi informações o suficiente e fiz os testes iniciais e seu do que estou a dizer e não vejo a hora de montar minha rig com 6 gpus.
Também ponderei o que estas a dizer…mas novamente fazendo os cálculos podemos ver que no Miningpoolhub consegues minerar muito mais no mesmo período de tempo e que a recompensa é superior = neste caso os fees compensam.
Eu como já referi, estou a minerar no Nicehash, aconsrlham-me então a trocar?
Cumprimentos
Eu usei o nicehash por muito tempo, mas já deixei, já não da lucro como meses atrás mesmo com a biticoin subindo aos poucos, eu agora estou usando o sniffdog miner na zergpool, mas já usei o nemosminer na Miningpoolhub, e agora prefiro o sniffdog miner na zergpool.
usas a mineraçao em algo switch ou fixo? o que estou a dizer é que eu testei! e pra mim não valeu a pena o miningpoolhub sendo q usava com o nemosminer, agora no sniffdogminer e zergpool tou muito mais satisfeito.
Algo switch ou fixo? Neste momento apenas selecionei o algoritmo equihash e lyra2rev2.
No zergpool q algoritmos puseste a minerar?
E já agora, a pagar em LTC ou BTC?
Obrigado
Bruno Silva, já estou com o sniff no zergpool. E a usar o ficheiro ligth.bat para iniciar.
Tbm tenho uma GTX 1080. O que estás a minerar?
Podes-me mostrar o código completo pra eu ver?
Pois a minha tem-me aparecido uns erros..
Obrigado desde já.
Com uma rx480 a gastar 110w a fazer 30mh/s, o nicehash diz que faço 1.70€ por dia,ou seja €50 mes. Retirando € 20 para eletricidade sobra €30 mes. Uma vez que já tinha a gráfica para jogar de vez em quando e costumo fazer upgrade de grafica de 2 em 2 anos por causa dos jogos, não consigo perceber como é que não estarei a ter lucro, uma vez que a gráfica estaria parada 22horas por dia de outra forma. O que estou a entender errado, para quem está a dizer que não rende?
parabéns pelo artigo pois denota o trabalho que tiveram!
cada vez mais a mineração é para ser feita com investimentos maiores e com contas bem feitas… e possibilidade de adaptação ao grau de dificuldade e retorno do momento
Boas, há uns anos comecei a mineração bit coin no nicehash, não cheguei a ter 1 bit coin mas mantive a conta ativa e na altura tinha o equivalente a 80€ +/- mas agora fui ver e esse valor quadruplicou, a minha dúvida e é um assunto que parece um tabu, é como sacar os biitcoin para euro conta banco portuguesa ou PayPal ou algo parecido pois muito se fala mas já tentei várias e fico sempre na duvida. Não encontro exemplos concretos e se é legal esse tipo de transação? Desde já agradeço alguma ajuda.
Filipe Guerreiro no Nicehash podes transferir para Paypal ou para a tua conta bancaria em euros. Apenas pagas um pequeno valor em taxas de transação. É completamente legal…
Pessoal agora a sério. Já repararam que perecemos altos anormais a usar as palavras “minerar” e “mineração” em vez de “minar” e “minagem”. Eu sei que é giro parecermos super americanizados mas parecemos um pouco retardados a usar essas palavras.
Fala por ti 😉 https://www.priberam.pt/dlpo/minerar
Falam em minerar em Março de 2018. Ainda vão a tempo, mas já vão tarde…Quando valia 0, ninguém ligou a isto, ligaram sim, quando viram o valor aumentar e pessoal a fazer dinheiro à grande. Como referi atrás …já vão tarde, para estas cenas o pessoal têm de ter uma visão futurista e não ter medo de arriscar.
Isto faz-me lembrar o caso estranho Stiforp em Portugal, tudo à coca para ver o que dava, quando viram pessoal a ganhar dinheiro queriam todos entrar, pois é… já foram tarde alguns e ficaram a arder.
1080 130 w da 500 sols por sec; 1080 ti 170 w da 650 sol por sec ambas com um ligeiro overclock ao clock e memória 100 MHz. Algo equihash com Linux deepin
Parabéns pelo artigo amigo.
Se for pra investir fortuna em equipamentos pra ganhar cêntimos/h, mais vale arrumar um trabalho extra sem risco e sem demorar 1 ano pra começar a dar retorno.
Você pode investir em mineração e ao mesmo tempo trabalhar, é só querer
A todos que se mostraram a favor deste artigo já viram a oportunidade que perderam?^
Hoje poderiam estar ricos ou com a casa paga ou só com umas uns milhares de euros na conta.
Continuem a seguir as “dicas” do ppl.
Hoje o BTC está nos 58,500$ e o ETH 2,107$ em 2018 era possivel fazer mining de 10 ETC por mes com 7 AMD RX
o equivalente a 20.000$ por mes. Acho que 20.000$ dá para pagar a eletricidade…