Xiaomi ocupa já o 5.º lugar no mercado de smartphones do Brasil
O Brasil é uma das maiores potências da América do Sul. Como tal, as agências de análise de mercado dedicam-lhe a atenção necessária ao apuramento das quotas de mercado de cada empresa. Vemos, assim, a Samsung na posição dominante, mas com a Xiaomi já em 5.º lugar e à frente da ASUS.
Os dados da StatCounter retratam a realidade do Brasil em junho de 2019.
De acordo com o novo relatório, vemos neste início de verão uma Xiaomi já à frente da ASUS. Algo que já se fazia adivinhar, sobretudo após o retorno oficial da fabricante chinesa ao Brasil no fim de março último. É, portanto, uma constatação dos esforços desta marca em captar todo um enorme mercado de consumidores.
O mercado de smartphones no Brasil
A fim de contextualizar o leitor, importa frisar que a StatCounter apura as preferências dos consumidores com base no tráfego e navegação na internet. Isto é, utilizam como indicador o terminal utilizado para acesso ao mundo online. Como tal, os dados mostram-nos a popularidade geral de cada marca, não o volume de vendas.
A predominância da Samsung é ampla, com cerca de 43% de quota de mercado em junho de 2019. Em boa verdade, lidera com uma grande margem sobre a segunda classificada, a Motorola, com mais de 24% de quoata de mercado. Já, em terceiro lugar, encontramos a tecnológica norte-americana, Apple, com mais de 13%.
De igual modo, podemos ver que a LG reune ainda a preferência de mais de 8% dos consumidores, com a Xiaomi a fechar o Top 5. Com efeito, vemos a Xiaomi com cerca de 2.8% de quota de mercado, uma fração da quarta classificada, mas ainda assim à frente da rival sediada em Taiwan, a ASUS.
A Xiaomi já é mais popular do que a ASUS no Brasil
Verificou-se um crescendo da fabricante chinesa, Xiaomi, ao passo que a ASUS não conseguiu acompanhar o ritmo. Ainda assim, vemos uma diferença muito reduzida entre a popularidade de ambas as empresas. A saber, temos a ASUS com 2,72%, ao passo que a Xiaomi totaliza 2,82% da quota de mercado em junho de 2019.
Em jeito de comparação, em maio, de acordo com a mesma fonte, a Xiaomi totalizou 2,28%, ao passo que a ASUS tinha então 2,93%. Por outras palavras, vemos a Xiaomi a aumentar a sua popularidade no Brasil. Por sua vez, os smartphones da ASUS sofreram uma ligeira quebra na preferência dos consumidores.
Samsung amplia sua vantagem sobre as vendas de smartphones em relação a concorrência no Brasil, segunda a StatCounter -> https://t.co/MnAq0rglt9 #pesquisa de mercado #statcounter | Por @bgssilva pic.twitter.com/BxUv723O8p
— Oficina da Net (@OficinadaNet) May 9, 2019
Acima podemos ver ainda os dados referentes a abril de 2019. Aí, os smartphones da ASUS colhiam ainda mais preferência dos consumidores. Ao mesmo tempo, os terminais da Xiaomi estavam consideravelmente atrás dos rivais de Taiwan. Assim, num espaço de dois meses o panorama inverteu-se para as fabricantes.
A Samsung é figura dominante no Brasil
Apontamos ainda, mais no fim da tabela, a Sony com 0,45%, bem como a Alcatel com 0,63%. Temos ainda presente a Lenovo (casa mãe da Motorola), com um total de 1,21%. Notamos também um grupo significativo de terminais não identificados (1,71%), ao passo que as outras marcas totalizam 1,59%.
Enquanto isso, certo é que a Samsung usufruiu da maior popularidade no Brasil. Não obstante, o crescimento da rival chinesa tem sido inegável.
É utilizador da Xiaomi no Brasil?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Statcounter
Por causa dos impostos, resultantes do protecionismo alfandegário, o iPhone no Brasil é o mais caro do mundo. Surpreende-me o terceiro lugar.
No Brasil não se pode ver o ranking de vendas como ranking de preferências, como se diz no post.
Porque o ranking no Brasil resulta muito dos dos preços e os preços resultam dos impostos – que são muito altos para os produtos importados, em relação aos produtos fabricados no país. De certeza que a Samsung tem produção no Brasil, com impostos mais baixos e, por isso, preços mais baixos – não é uma preferência, só, pela Samsung, é também pelos preços.
Confirmei. Desde 2012, com o Galaxy SIII, a a Samsung fabrica “celulares” em fábrica na Zona Franca de Manaus.
Esta notícia tem algum interesse?
Se ainda fosse 1° ou 2° lugar…
Claro que tem, tendo em conta que faz pouquíssimo tempo que a Xiaomi vende smartphones no Brasil, a maioria são importados, e está mais famosa que a Asus, que vende a muito tempo no mercado brasileiro.
#MP
Neste momento qual é a marca que mais vende na Europa?
Creio que o sucesso da Samsung no Brasil se deve ao fato de estar por aqui há muitos anos com bons produtos em diversas categorias com isso consolidando a marca. No que diz respeito aos smartphones, outro ponto a favor é a quantidade diferente de modelos principalmente nas gamas de entrada e intermediária, embora ultimamente venha diminuindo. Estes são os mais vendidos por conta dos melhores preços e principalmente por como são vendidos por aqui, em parcelas de até 12 vezes, desde que a prestação caiba no orçamento. Creio que além da qualidade outro ponto importante é terem assistência técnica por todo o país. O marketing também é muito forte.
A marca Motorola também é muito bem vista no Brasil por causa dos aparelhos do passado, especialmente o V3. O marketing também é bem agressivo. Não tive uma boa impressão das primeiras gerações do Moto G que é o aparelho mais vendido da marca. Sempre ouvi muitas reclamações das pessoas próximas e eu mesmo hoje ainda uso um Moto G 4 com pouquíssimos aplicativos instalados, pois do contrário há lentidão e aquecimento da bateria. Os das últimas gerações parecem bem melhores, mas não me arriscaria mais.
Me impressiona a Apple estar na terceira posição com 13% pois não é uma marca para a realidade dos brasileiros. O último lançamento chegou por aqui com valor de cerca de R$ 7.000,00 (cerca de 1.630 euros) quando o salário mínimo nacional é de cerca de R$ 1.000,00 (cerca de 235 euros). Sei também que há um comércio forte de aparelhos já fora de linha, talvez isso justifique a terceira posição.
Sobre a LG, penso que poderia ser melhor colocada e até mesmo disputar com a Samsung, especialmente nas categorias de entrada e média gama. O histórico é parecido com o da Samsung. Marca consolidada com bons equipamentos em diversas categorias, assistência técnica espalhada por todo o Brasil. Creio que o que falta a LG é um marketing mais agressivo, pois tem bons aparelhos que se encaixam muito bem no perfil dos brasileiros. Normalmente não vejo muitas reclamações dos usuários próximos a mim, e dos que tive a oportunidade de experimentar, achei que eram aparelhos de ótima fluidez, estáveis e com boas características dentro de suas categorias, parecidos com os da Samsung.
Quanto a Xiaomi e Asus penso que a principal dificuldade é a assistência técnica que só tem em São Paulo com prazo de reparo de até 30 dias. Tive uma experiência com um notebook da marca Acer que de igual forma só tem assistência técnica em São Paulo e moro no Rio de Janeiro. Após esperar 26 dias pelo reparo recebi o aparelho que um mês depois apresentou o mesmo problema, ou seja, é uma marca que não compro mais. De igual forma não compro nem Xiami e nem Asus embora reconheça os produtos de qualidade por eles produzidos. Penso que se expandissem suas assistências técnicas cresceriam mais rapidamente.
Estou próximo de comprar um novo aparelho e hoje compraria um Samsung J8, mas como está saindo de linha, vou aguardar os da linha M (M20) pra ver os prós e os contras contados pelos seus usuários. Mas considero também comprar um LG equivalente. Não compro um smartphone por mais de R$ 1.300,00 (cerca de 300 euros), esse é o meu juízo de valor de um smartphone que atende minhas expectativas e necessidades.
Essas são minhas percepções a cerca do assunto aqui no Brasil.