Xiaomi Redmi 2A incendeia-se durante uma chamada
Infelizmente os incidentes com smartphones não são novidade, tal como podem ver aqui, aqui, aqui e aqui. Desde vez não foi nenhum equipamento da Samsung nem um iPhone da Apple mas sim o Xiaomi Redmi 2A que se incendiou durante uma chamada.
O caso está agora a ser investigado pela própria Xiaomi.
Mr. Tang, o utilizador que comprou há cerca de um mês o novo Xiaomi Redmi 2A, contou ao site gizmochina que o dispositivo pegou fogo enquanto realizava um a chamada.
Segundo conta, o incidente aconteceu quando realizava uma chamada para a esposa, e ao fim de cinco minutos de conversação o som começou a falhar e o equipamento estava demasiado quente. Em poucos segundos o equipamento incendiou-se e como mostram as imagens ficou completamente destruído.
Como referido o equipamento está agora em análise por parte da Xiaomi que irá proceder a uma avaliação profunda.
Via Gizchina
Este artigo tem mais de um ano
Não percebi uma coisa, é o Xiaomi Redmi 2A ou o Xiaomi Redmi Note 2?
é o 2A
Leadcore L1860C
CPU Quad-core 1.5 GHz
1GB RAM
Hotline!
Qualquer dia inventam um mini-extintor e vamos passar a andar com eles…
Felizmente os casos que até agora aconteceram não fizeram vitimas mortais. Se algum dia acontecer…as certificações mudam logo.
O esposa do sujeito deve ter dito: “Se continuas a dizer essas coisas, um dia pode-se virar contra ti.”
e o homem respondeu: “Fogo! Achas..?”
e pimba… Ardeu! A mulher é bruxa!
É…, a conversa aqueceu.
Interessante, enquanto esta empresa irá fazer uma análise profunda, a samsung com fundos enormes ignora os seus casos de smartphones a arder…
Acontece a TODOS…
eu acho k foi mais a esposa estava a dizer olha ou te despachas ou começo a festa sem ti aqui em casa, e olha que ja estou em lingerie loooool e aquilo aqueceu bastante.
Estas situações acontecem em todas as marcas, já aconteceu na Apple e Samsung. Mas preparem-se para começarem a aparecer mais noticias destas em relação à Xiaomi, é uma marca em grande ascensão, que consegue fazer telemoveis tao bons como os de topo tais como os novos iPhones e Samsungs, com a vantagem de fazer por metade do preço, e está a ser uma entrave ás grandes marcas nos mercados emergentes por isso estas noticias “encomendadas” vão começar a surgir para destabilizar o crescimento da marca.
P.S. Não estou a dizer isto para defender a Xiaomi porque nem sequer sou utilizador do Miui, sou utilizador de iOS.
Isto passou-se, pela fotografia, na casa de banho.
Nas casa de banho “de origem” não há tomadas eléctricas. Depois o pessoal arranja uma maneira ou outra de lá pôr uma (cá por casa não há).
Outro dia foi uma chinesa que estava a carregar um iPhone na casa de banho e também houve um problema qualquer.
Também o vapor de água dos banhos é de evitar. Como dizem as instruções dos smartphones são produtos para manter secos (e a temperaturas não excessivas).
Sabe-se que, sem nenhum motivo especial, com uma probabilidade infinitesimal as baterias explodem. Mas isto das casas de banho acho que aumenta bastante a probabilidade.
Na casa de banho não há tomadas eléctricas?!
A que saco foste buscar essa ideia?
Se há, não devia haver! É das regras da construção civil, em portugal e na maior parte do mundo civilizado. Não faça um ar tão espantado. (E eu nem sou “engenhêro”…)
….. Isso é mentira. Pode ter tomadas eléctricas desde que tenham protecção contra a humidade
Vê-se que não és engenheiro. Não existe nenhum item no RSIUEE ou RSICEE que impeça a inclusão de tomadas na casa de banho, desde que estes estejam fora da zona de exclusão (zona onde se encontra a banheira, chuveiro,…).
Os hotéis devem ser uma excepção pois quase todos eles têm uma tomada na casa de banho. Qual é o problema de haver uma tomada na casa de banho?
Um bom hotel tem uma tomada que serve – só e apenas – para ligar a máquina eléctrica de barbear. E tem lá o próprio secador (sem tomada).
Agora, voltando à casa de cada um. Quem usa máquina de barbear de lâminas (é o meu caso) não precisa de tomada. Quem quer sequer o cabelo seca no quarto. Cá por casa não há tomadas eléctricas nas casas de banho e ainda ninguém lhe sentiu a falta.
Em Portugal sempre vivi em casas/apartamentos e todos eles tinham tomadas nas casas de banho. Nunca ouvi dizer que era proibido. Vivi na Madeira e tinha tomadas. Vivi em Lisboa, Massama e tinha tomadas. Vivi na Apúlia e tinha tomadas, vivo em Fao e continuo a ter tomadas nas casas de banho. Todas as casas e apartamentos onde vivi estão todas legais.
Lol nas casas de banho não existe tomadas?
Na casa de banho de “origem”, quando é feita a vistoria, geralmente não há tomadas eléctricas na casa de banho, porque para as ter é preciso mexer no sistema eléctrico – as tomadas são diferentes e o dijuntor dessas tomadas tem que ter uma segurança maior (disparar, cortando a corrente, ao mínimo sinal). Depois de feita a vistoria o electricista acrescenta-as a pedido.
Por isso, se tens tomadas eléctricas normais na casa de banho, ligadas a um dijuntor normal, estás em risco.
E não te rias porque a electricidade na casa de banho tem muito que se lhe diga. Não reparaste que os interruptores da iluminação estão do lado de fora? Porque será? (Ou também os tens do lado de dentro?)
Ó benchmark do itoclismo 6, não fales do que não sabes, foram baboseiras o que para aqui escreveste das tomadas, vistorias e diabo a sete, a única frase que escreveste correcta foi a de que “…electricidade na casa de banho tem muito que se lhe diga.”
Não tentes ser aquilo que não és, corres o risco de passar por …(fica a consideração de cada um).
Vai bada*erda e apaga a luz. Informa-te.
Quando não tens razão, recorrer a insultos.
Só tu é que achas que o que escreves não são insultos.
Não sou eu que vem para aqui falar com certezas sobre um assunto que não fazes a mínima ideia. E existe uma diferença entre insultar e ridicularizar.
E a iluminação tens do lado de fora do WC?
Não, apenas os interruptores – pensam que estão fora da casa de banho por obra do acaso ou para minimizar o risco de descarga elétrica em ambiente com humidade elevada?
Relativamente aos aparelhos de iluminação, estes são instaladas tendo em conta a zona de instalação, onde dentro da volumetria da banheiro ou do poliban não podem ser instalados. As lâmpadas podem ser instaladas a 60 cm à volta da zona do banho, mas devem contar com pelo menos um IP44 (um índice de proteção alto). Fora desta área é possível instalar qualquer tipo de aparelho de iluminação.
há 20 anos que moro em minha casa, tenho tomadas em todas as casas de banho, sempre ligámos os secadores, máquinas de barbear, etc e já tive meia dúzia de telemóveis e todos eles já foram deixados na wc quente e húmida, até hoje não tenho nada a apontar..
Dedica-te apenas a reportar assuntos da Apple, visto que não tens conhecimento para o resto.
O disjuntor do circuito de tomadas de casa de banho é idêntico a qualquer outro circuito. O disjuntor não é um sistema de protecção de pessoas, serve para proteger a instalação (cabos e outros equipamentos). O equipamento cuja responsabilidade é proteger as pessoas chama-se aparelho de corte geral, ou diferencial. Apenas usa-se mais que um em caso da sensibilidade do diferencial principal não for o suficiente para proteger as casas de banho. Como regra geral os diferenciais usados em casa são de alta sensibilidade (10mA e 30mA), não há necessidade de ter mais que um diferencial.
Também é permitido teres interruptores de iluminação dentro do quarto de banho, desde que este não esteja dentro do volume de interdição ou do volume de protecção.
A única área onde não é permitido nenhum equipamento eléctrico é formada pela banheira até uma altura de 2,25m, a esta zona chamamos área de interdição. Dentro da área de protecção (toda a área que que se encontra até 1m da banheira e com 2,25m de altura) é permitido tomadas desde que estas possuem transformadores de isolamento. Fora desta área o único requisito para as tomadas é que estas sejam com contactos de terra.
Isso é claramente conhecimento espremido na casa de banho, com pouca luz 😉
“Disjuntor diferencial” é um só. É obrigatório que as tomadas da casa de banho estejam ligadas a um “disjuntor diferencial” de sensibilidadade não superior a 20mA. Para as outras tomadas em regra a sensibilidade é superior.
E, sim, é preferível não ter tomadas (nem interruptores) dentro a casa de banho, mesmo preenchendo os requisitos todos – que são muito exigentes e a maior parte das vezes não são cumpridos. Era esta parte – só -que eu queria destacar.
Porque tens tomadas eléctricas e achas normal, usando os vários nicks (uma coisa perfeitamente ridícula, diga-se de passagem) lá achaste que era uma boa altura para me fazer passar por parvo.
Mas cultura é o que fica depois de nos esquecermos dos pormenores. Não me lembrava se eram 20mA ou outra coisa qualquer. Mas sabia o que é importante (e se não souber pergunto), não preciso de me ir espremer para a casa de banho.
… No comentário (em moderação) estou-me a referir ao número. Não superior a 20mA quero dizer que não pode ser 30mA (mas pode ser 10mA) . Um de 20 mA é mais sensível de que de 30 mA.
Eu não preciso de ir espremer para a casa de banho meu caro, eu tenho uma empresa de projectos eléctricos, e para alem de ser dono desta também assino projectos, portanto sei o que escrevo.
Segundo o RTIEBT portaria N.º 949-A/2006 de 11 De Setembro, secção 701.411.1.4.3 o ∆In do diferencial de uma casa de banho tem que ser igual ou inferior a 30ma (alta sensibilidade). E não te ponhas para aí a divagar que em regra para as outras tomadas a sensibilidade é superior. Para as restantes tomadas a sensibilidade pode ser inferior. No entanto como as correntes de fuga em casa não costumam ser grandes, logo não há a necessidade de ter dois diferenciais.
Primeiro dizes que não pode ter interruptores, depois já pode mas não é recomendado, quando o RTIEBT não faz nenhum tipo de recomendação, apenas diz onde este pode ou não pode ser colocado? Também dizes que é preferível não haver tomadas na casa de banho quando RTIEBT não opina quanto a isto.
Sim a cultura de alguém que não consegue distinguir a diferença de um disjuntor e de um disjuntor diferencial. E não, não utilizei vários nicks. A razão pela qual houve muita gente a discordar de ti é porque a grande maioria das habitações têm tomadas dentro da casa de banho.
Resumindo, as tomadas da casa de banho exigem um disjuntor diferencial de alta sensibilidade para responder a choques eléctricos no corpo humano.
Na tua qualidade de perito:
– “A grande maioria das habitações têm tomadas dentro da casa de banho” – e cumprem aquela regra ou não?
– É mentira que muitas tomadas são colocadas nas casas de banho depois da vistoria, não estão ligadas a um disjuntor diferencial de alta sensibilidade e são, por isso, um risco? Idem para espelhos que se comprar com tomadas integradas.
– São precisas tomadas especiais ou não? Não é o que diz o RTIEBT que apenas estabelece condições mínimas – que tomadas recomendas? E são essas que existem na maioria das casa ou não ?
– É indiferente colocar os interruptores dentro ou fora da casa de banho? Se um cliente te pedisse para instalar um interruptor dentro da casa de banho recomendavas-lhe o quê?
– E finalmente pode estar toda a gente tranquila com as tomadas eléctricas que tem na casa de banho, está tudo seguro, não há problema nenhum?
A sério Benchy, ainda não desististe? Queres continuar a ser envergonhado? Se é esse o teu desejo,…
1 – Sim, cumprem.
2 – Mais uma vez, a casa de banho aquando a vistoria tem que estar com as caixas eléctricas todas no sitio e a banheira já colocada. E não existe nenhum problema quanto ao uso de espelhos com tomada integrada. O único requisito é que esta tenha contactos de terra e o equipamento seja de um código IP igual ou superior ao indicado no RTIEBT de acordo com a zona onde o vais colocar.
3 – Tal como disse atrás, o RTIEBT diz que todas as tomadas na casa de banho têm que ser ou com contactos de terra ou com transformadores de isolamento, dependendo do volume onde tu queres instalar a tomada.
4 – Nos meus projectos, o interruptor está fora da casa de banho, isto porque é aí onde as pessoas esperam encontrar o interruptor, não por algum desafio técnico. Da mesma maneira que coloco um interruptor de um quarto à beira da porta, em vez de na parede oposta, mesmo não existe nenhuma impedição contra isto.
5 – Sim, as pessoas podem ficar tranquilas.
Técnico da treta.
A maior parte das casa de banho nem dimensões tem para ter uma tomada lá dentro.
Uma casa de banho, no máximo, deve ter uma tomada, especial, para a máquina de barbear e nenhuma mais.
Eu não sou técnico, pois se o fosse não podia assinar projectos. Sou um engenheiro.
A maior parte das casas de banho não tem dimensões para terem uma tomada? A sério? Eu não sei em que espelunca tu vives mas todas as casas de banho que eu já dimensionei têm área para além de 1m da banheira, polibã,…
Não existe limite para o número de tomadas numa casa de banho, desde que estas estejam em conformidade com o regulamento. As tomadas especiais a que te referes são as com transformadores de isolamento/separação e és obrigado a utilizar tomadas deste género se as estiveres a colocar dentro do volume 2/área de protecção, tal como mencionei em cima.
Faz um favor a ti mesmo, vai comprar o RTIEBT, se tiveres a inteligência de perceber metade do que lá está escrito chegas ao fim a aperceber-te que estás a fazer figura de urso.
É caso único?
http://www.macobserver.com/tmo/article/moscow-woman-electrocuted-in-bath-while-charging-iphone
Tem mais ursos. Pesquisa por “safety bathrooms” vais encontrar montes deles:
“Bathroom Safety Electrical Sockets
Keep sockets out of your bathroom altogether. If you do have them, they must be at least three metres away from the bath/shower”
http://www.clevelandfire.gov.uk/safety/home-safety/bathroom-safety/
“Sockets are not allowed in bathrooms or shower rooms (apart from shaver-supply units) unless they can be fitted at least three metres from the bath or shower.
Electrical shaver points must be a safe distance (in meters) from the bath or shower to avoid splashes”
http://www.electricalsafetyfirst.org.uk/guides-and-advice/around-the-home/bathroom-safety/
“Ah, mas isso são os ingleses”. E eu quero lá do RTIEBT e dos engenheiros acéfalos que para aí andam?
Já agora, quando falei de smartphones/iPhone na China foi por me estar a lembrar disto, que é também outra morte.
http://thenextweb.com/asia/2013/07/15/chinese-woman-reportedly-electrocuted-to-death-by-iphone-5-apple-says-it-will-investigate/
Esquece, que uma parede tem um qi mais elevado que o teu.
Uma parede a – 3 metros da banheira/chuveiro- é onde se pode colocar uma tomada em Inglaterra – e não haverá muitas. A distância de 1 metro, para salpicos da banheira/chuveiro exigida pelo RTIEBT em Portugal é uma treta.
Sobretudo para quem tem filhos pequenos – não coloquem nenhuma tomada eléctrica na casa de banho. Com a mangueira de duche o jacto de água pode atingir grandes distâncias sob pressão; se a tomada existe, mesmo que o cabo do carregador normal do telemóvel não chegue, arranjam uma extensão e vão para a banheira com ele; fazem sauna de tal maneira que as paredes ficam a pingar.
E não há nenhuma necessidade (para além dos que usam máquina de barbear) de ter uma tomada na casa de banho. “Ah e o secador de cabelo”. Sequem-no no quarto.
E sim, morre gente electrocutada nas casa de banho. E sim, acrescentam-se tomadas depois da vistoria que não cumprem as normas exigidas – que foi a pergunta que fiz e que ficou sem resposta. Não me custa a crer que na China aconteça o mesmo. E sim, foi por isso que no primeiro comentário, relacionei o acidente do post com a casa de banho.
Há os que só aprendem as fórmulas para repetir n vezes nos projetos. Não interessam a ninguém.
Tu deves ter um problema, só pode. Ora como viste que não tinhas razão foste buscar a regulamentação de outro país cuja realidade é completamente distinta da nossa. Mas claro, o RTIEBT é uma treta e nós porteguesinhos não passamos de uma cambada de burros que mal sabemos escrever o nosso nome. Deixa de ser oco e admite quando estás errado.
O drama é que:
– Se eu estiver errado (não sei em relação a quê, mas também não interessa) não há problema nenhum – apenas as secagens de cabelo podiam ser mais cómodas se fossem feitas na casa de banho têm que ser feitas no quarto (mas isso também evita bulhas do tipo “Quando é que sais daí?” )
– Se fores tu a estar errado – e estás porque te vejo falar da electricidade na casa de banho com muita ligeireza – isso pode custar a vida a alguém.
Achas mesmo que por estar escrito que “na área de interdição é proibido instalar ou utilizar qualquer aparelho eléctrico” – se na casa de banho houver tomadas, usando um fio mais comprido, os aparelhos eléctricos não passam facilmente para a área de interdição?
Em vez da área de interdição e de protecção segundo o RTIEBT, preocupa-te mas é com isto e com a melhor forma de prevenir:
“Contacto com a água
Não toque [e impeça que os seus filhos toquem – digo eu] em aparelhos elétricos quando está na banheira, no duche ou ao pé do lavatório, pois há perigo de eletrização e morte por eletrocussão. Basta ter as mãos ou os pés molhados para que isso possa acontecer ” (EDP, Guia do cliente).
Ainda chegas à conclusão que são os ingleses que têm razão ao proibir, praticamente, a instalação de tomadas eléctricas na casa de banho.
Que barbaridade! Já vi casas que têm também os interruptores do lado de dentro apesar de serem um pouco velhas. Nunca vi nenhuma casa de banho e repito, NENHUMA que não tenha uma tomada. Até mesmo as dos hospitais têm uma no teto mesmo que não esteja a ser usada para absolutamente nada.
Não há tomadas electricas numa casa de banho??? Isto não é uma perola mas sim o colar todo!!
Pessoal, pessoal, pessoal,… vá lá! A notícia é relativa à explosão de um telemóvel. Alguém se lembrou de dizer que, provavelmente, estava a ser utilizado na casa de banho e foi o sufiiente para despoletar dissertações várias sobre a legalidade ou perigos de haver uma tomada em tal divisão.