WhatsApp volta a apostar na privacidade dos utilizadores com duas novidades
Apesar de todas as confusões em que o WhatsApp tem estado envolvido, este serviço de mensagens tem continuado a apostar muito no que entende ser a privacidade necessária para os utilizadores. Esta nem sempre é bem entendida, mas é um caminho definido.
Nos muitos testes e desenvolvimentos que o WhatsApp tem levado a cabo, este é sempre um ponto importante. A mais recente versão de testes do WhatsApp tem dentro de si 2 novidades importantes e que querem trazer ainda mais privacidade a este serviço e aos utilizadores.
Privacidade não é certamente a primeira palavra que vem à mente de qualquer utilizador do WhatsApp. São bem conhecidas as situações em que este serviço é acusado de criar entraves à cifra e garantir que consegue ler as mensagens trocadas.
Na mais recente versão de testes voltaram a ser encontradas provas de novidades importantes neste campo. Ainda não estão disponíveis de forma generalizada e continuam a ser testes internos, mas já foram ativadas para avaliação.
A primeira novidade quer dar aos utilizadores a possibilidade de controlar quem tem acesso à sua imagem de perfil. Esta está por agora com apenas 3 limites (todos, contactos e ninguém), mas em breve haverá mais um nível. Falamos da possibilidade de indicar quem não a pode ver.
Além desta novidade a ser ainda lançada, há uma segunda a ser preparada. Agora está virada para as mensagens que desaparecem. Para além de poderem definir o tempo que querem usar para quando ativarem esta, há agora a possibilidade de definir um valor padrão e usar sempre que uma nova conversa for iniciada.
Estas podem parecer apenas medidas básicas e que podem nem sequer vir a ser usadas. Estão ainda longe de serem tornadas públicas e acessíveis a todos os utilizadores, mas o que foi apresentado revela que está já no bom caminho.
Com estas novidades o WhatsApp conseguirá garantir um pouco de mais privacidade, ao abordar esta questão em duas frentes. Limita o acesso à fotografia do utilizador e também garante que qualquer mensagem será eliminada mais tarde, de forma automática e transparente.
Mantenha o seu smartphone e computador protegidos
O Norton 360 oferece várias camadas de proteção para os seus dispositivos, uma VPN para privacidade online e muito mais – tudo numa única solução. Saiba mais aqui e aproveite os 2 meses gratuitos para testar o serviço, além de um preço especial para subscrição anual.
Este artigo tem mais de um ano
Por muitas tretas que inventem, eles continuam a vender os nossos dados a quem lhes der mais por eles…
Por acaso isso é mentira, só vendem ao facebook que dá 0 por eles..
Nunca consegui perceber porque é que associam “privacidade” às “mensagens que se auto-destroem”… a partir do momento em que uma pessoa escreve e a outra tira um print dessa mesma mensagem, o que é que interessa se a mensagem se apaga automaticamente ou não… e mesmo que não seja permitido fazer um print pelo telemóvel, basta pegar noutro telemóvel e tira-se uma foto… ou então faz-se um print usando o Whatsapp pelo computador… não estou a falar da “privacidade do Whatsapp” (que já toda a gente sabe que não existe), estou a dizer é que associar a palavra “privacidade” às “mensagens que se auto-destroem” não faz qualquer sentido… just saying…