WhatsApp vai ter uma novidade para proteger as imagens dos utilizadores
À margem de todos os problemas e confusões que têm assolado o WhatsApp e os seus utilizadores, este serviço continua a ser melhorado. As pequenas melhorias e otimizações continuam a ser preparadas e testadas.
Uma das áreas do WhatsApp que parece estar a preparar-se para ter novidades é a da partilha de fotografias. A mais recente versão de testes mostrou ter presente uma nova forma de proteger as imagens partilhadas pelos utilizadores.
Mais novidades a caminho do WhatsApp
Tal como muitas outras vezes, as novidades do WhatsApp surgem da análise das novas versões. Por norma estas estão escondidas e a serem testadas de forma interna para detetar problemas ou situações anormais e que precisam de ser corrigidas.
A mais recente novidade está focada nas imagens e na sua partilha entre utilizadores. Vão passar a poder ser temporárias e desaparecem de forma automática ao fim de algum tempo das conversas com outros utilizadores.
Partilha de imagens vai mudar muito
Este processo será controlado durante a escolha das imagens a partilhar. Uma nova opção estará presente e permitirá então tornar a partilha temporária, notificando o utilizador que a mesma será eliminada após sair da conversa.
Para proteger as imagens e o conceito de imagem efémera, o WhatsApp preparou algumas medidas adicionais. Estas não vão poder ser descarregadas ou gravadas pelos participantes da conversa, ficando assim contidas e protegidas dentro do WhatsApp, de onde não devem sair.
WhatsApp is working on self-destructing photos in a future update for iOS and Android.
• Self-destructing photos cannot be exported from WhatsApp.
• WhatsApp didn't implement a screenshot detection for self-destructing photos yet.Same concept from Instagram Direct. ⏱ pic.twitter.com/LLsezVL2Hj
— WABetaInfo (@WABetaInfo) March 3, 2021
Não é perfeito a proteger os utilizadores
Curiosamente, e do que é visto por agora nesta versão, há uma medida simples e básica que não foi implementada pelo serviço. Continua a ser possível fazer captação das imagens da app do WhatsApp e assim ter acesso posterior ao que foi partilhado.
Após ter criado as mensagens que desaparecem, este conceito segue agora para a partilha de imagens. Na verdade, este é similar ao que já existia noutras apps e noutros serviços, mas parece agora chegar ao WhatsApp onde será certamente muito bem recebido.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, andam atrás do prejuízo com presentinhos… o tal whatsapp que tem todas e mais algumas funcionalidades e esta em questão, já é tão velhinha no Signal.
O que vão copiar a seguir??
Isto é o que acontece quando as nudes do Mark Zuckerberg são apanhadas. Implementem imediatamente uma funcionalidade que destrua as imagens para que isto não volte acontecer.
Mao o mais curioso nesta nova funcionalidade, ao receber à dita imagem auto-destrutiva, o utilizador é avisado que a imagem é de vista única, e uma vez avisado, vai à captura de tela e faz uma captura, deixando de ser de visualização única… por isso, neste caso, funcionalidade inútil.
Opinião explicitamente pessoal, mas pelo meu julgamento individual é uma atualização quase que totalmente (in)útil, como todas as últimas atualizações do ZAP. Enquanto isso, permitir que você escolha ser quer ou não fazer parte de um grupo que alguém cria e coloca seu nome sem que você tenha pedido e só quando abre o zap descobre e que, por conta de convenções sociais e constrangimento (que por sinal, não aflige quem faz isso com você) te impedem de sair do grupo para não ‘ficar em uma situação chata’, isso eles não fazem. Já estou cansado de do nada, alguém me enfiar em um outro grupo chato, onde inclusive, pessoas que não conheço tem meu telefone aberto de forma irrestrita podendo inclusive usar para coisas ilícitas já que muitas vezes, não conheço todos que estão do outro lado. Impressionante a preocupação seletiva do ZAP, quando coisas mais simples, são ignoradas.
print screen?