Telegram lançou publicações pagas, mas a Apple depressa acabou com esta novidade
O Telegram tem procurado reinventar-se e para isso criou um lote de funcionalidades novas para as suas apps. Estas querem por um lado dar ainda mais aos utilizadores e por outro conseguir monetizar esta plataforma.
Uma das mais recentes novidades do Telegram chegou ontem, permitindo publicar mensagens que devem ser pagas para ser lidas. Este era um conceito ainda em testes, mas depressa esbarrou nas regras da Apple. Ao fim de algum tempo acabou por ser retirado do iOS.
Mais novidades do Telegram para os canais
No meio de muitas novidades, o Telegram parece apostado em criar formas de monetizar a sua plataforma de mensagens. Este retorno financeiro não parece estar a ser limitado ao serviço e abre também as portas a que os criadores de conteúdo possam também ganhar.
Assim, esta era uma novidade que caía na segunda categoria e ainda não tinha sido apresentada oficialmente, mas que alguns canais estavam já a testar de forma ativa. Recorrendo a alguns bots de pagamentos de terceiros, permitia que fossem publicadas mensagens que apenas após o pagamento podiam ser lidas.
Telegram is testing pay to view posts?! pic.twitter.com/ZDI5xUpBkR
— Matt Navarra (@MattNavarra) October 27, 2022
Publicações pagas esbarraram na Apple
Este conceito poderá não ser bem recebido, mas a verdade é que não impedia a utilização do Telegram, sendo na verdade um extra. Este segue a linha do que já antes tinha sido mostrado com a sua assinatura Premium, que traz funcionalidades adicionais aos utilizadores.
Naturalmente que este sistema de pagamento contornava os que a Apple disponibiliza dentro do seu sistema de apps e como tal estava a violar as regras definidas. A empresa alertou rapidamente para esta situação e para o cumprimento do pagamento dos 30% em falta.
Pavel Durov vai procurar alternativas fora
Confrontado com esta situação, o Telegram retirou de imediato esta funcionalidade da sua app para o iOS. O seu CEO e co-criador, Pavel Durov, rapidamente veio a público manifestar-se contra esta política e garantir que vão procurar uma alternativa que não implique o pagamento à Apple.
Claro que o criador do Telegram aproveitou essa mensagem para voltar a criticar a Apple e mostrar que se querem afastar cada vez mais do ecossistema da empresa. Entende que a empresa está a aproveitar-se da posição de monopólio e apela aos reguladores para tomarem medidas.
Este artigo tem mais de um ano
Pergunto -me se a apple ja se lembrou que a mbway tambem transfere dinheiri.. pode cobrar 30%
A Apple é tipo o estado, podes abrir negócios fazer dinheiro, mas paga cá 30%, só por existires
agora que falas nisso.. realmente.. porque o mbway não está sujeito à taxa?
*dinheiro
Enquanto as autoridades vão permitindo estas práticas abusivas…
enfim, não é que concorde com a prática mas, este totalitarismo da apple, já roça o vergonhoso.
Com tanto “sacanço”de dinheiro que tentam fazer aos utilizadores, qualquer dia, afastam é os utilizadores.
a internet e as big techs estão-se a tornar-se numa praga de chular dinheiro por tudo e por nada, a mim cada vez mais me afastam disto.
quando realmente nos aperceber-mos que a maioria destas coisas são fúteis e voláteis, talvez estas companhias comecem a ter algum respeito pelos utilizadores
O argumento de financiar a manutenção dos padrões de qualidade e ferramentas do ecossistema esbarra um bocado quando as margens que tiram dos serviços/app store são quase pornográficas….
É pá isto para mim é simples, a Apple é que deveria pagar para ter app’s e não ao contrario, logo, eu perante esta situação removia era logo a app de vez da store e nem equacionava mais desenvolver nada para Apple, se todos tivessem tomates isto já tinha acabado.
Saldade da Microsoft com. Seu Windows phone… Ela. Pagava pra por apps em. Sua loja… Mas ela desistiu, na época tinha passado até a Apple em telefones mais vendidos no mundo… Tínhamos 3 opções de. Telefone e hoje é essa vergonha aí…