STAYAWAY COVID: Veja como é a app de rastreio à COVID-19
Como já referimos, o lançamento da app portuguesa de "tracing COVID-19" deverá estar iminente. O decreto-lei já foi publicado e, de acordo com o que o Pplware sabe, estará tudo pronto incluindo a validação da Apple.
Conheça a app portuguesa que ajudará a fazer um rápido levantamento das cadeias de contágio. Vamos conhecer a app STAYAWAY COVID.
A versão de testes para Android já está disponível há algum tempo, mas hoje chegou a versão para testes para dispositivos Apple. Esta versão só está disponível para quem está inscrita no programa de testes e nesse sentido o Pplware revela como é a instalação da app e como é a sua interface.
De referir que para executar esta app têm de ter a app Apple Test Flight e também um código de ativação.
Como é a app portuguesa para a COVID-19?
Depois de obter a app e após a executar, receberá uns ecrãs com as principais informações sobre o funcionamento da mesma. No ecrã final deve indicar que leu as informações e que consente o tratamento de dados, devendo depois ativar as notificações e registo de exposição à COVID-19.
Depois de instalar basicamente o utilizador não tem de fazer mais nada. A app estará a fazer o "seu trabalho". Se o estado foi verde, significa que não foram registados quaisquer contactos de proximidade com elevado risco de contágio.
No caso de ir a um serviço de saúde, realizar um teste à COVID-19 e testar positivo, o utilizador terá a possibilidade de, ANONIMAMENTE, alertar outros que estiveram com um contacto que testou positivo. Em todo o processo não há qualquer tipo de informações sobre quem testou positivo nem com que contacto esteve. Toda a plataforma assenta apenas em números aleatórios e são esse que são comparados.
Quando alguém testa positivo, o médico dará uma chave que o utilizador poderá introduzir na sua app. Quem decide se insere ou não o código será o utilizador final, ou seja, a pessoa que se encontra infetada. O código é válido por 24 horas.
A app disponibiliza ainda vários tipos de informação sobre como os utilizadores se podem proteger e sobre o funcionamento da app.
Por agora a app apenas está disponível para utilizadores que integram o programa de testes. Do que o Pplware testou, a app está bastante simples que é o que se pretende. Na prático o utilizador apenas tem de ativar as notificações e registo de exposição à COVID-19, mas isso é feito carregando apenas no botão.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
outra vez arroz?
O virus nao mata mas moi lol
Instalei uma aplicação chamada “stayaway covid apps”
+10
agora sabem por onde anda
Instalem uma aplicação chamada hibernação. Como não temos a capacidade de o fazer naturalmente então ficarmos em estado de coma 1 mesito e o bichinho não tem contágio. Se todos com excessão do pessoal de saúde e fornecedores de comida e material hospitalar for colocados em estado de coma,podem ter a certeza que acaba mais depressa do que arranjar vacina. Isto a nível mundial até ao final do amor estava o problema resolvido.
Olá
E como faço parte do programa Beta Test
Obrigado
Para o meu programa não e preciso voluntários.
Como é que se pode obter o código de activação para introduzir na Testflight?
A pplware está a receber dinheiro do estado para falar tanto nesta app?
deve ser…
admira-te….
Está a fazer o que é suposto, falar do assunto para ver se vai a ficha em pessoas como tu.
Há sempre os que se acham super, os do contra sem motivos, os do “eu é que sei, porque sim”.
Há algum problema que tenhas identificado no código da APP? Qual é o problema?
Ou és só do contra porque sim? Nem tu sabes bem porque…
Não tenho slot para fichas 😛
Pronto, não andas no carrocel.
Só ignorantes ou completos irresponsáveis vão instalar esta aplicação, que é um autêntico Big Brother.
Vão instalar a app sem ter previamente uma conta Google? Como? E pensam que os IP Adresses não ficam todos registados? Ficam… e tanto ficam quando se descarrega a app como quando a mesma recebe e envia dados, nomeadamente os tais códigos…
Pior ainda que isto: a API da Google não é opensource… A API da Google é proprietária, o que faz com que ninguém (a não ser a Google) possa efectivamente saber o que a app StayAway Covid faz ou deixa de fazer e que dados efectivamente recolhe, processa e guarda… Sendo a dita API proprietária, e estando a app dela dependente, esta nem sequer pode ser considerada software livre, o que signfica que estamos perante um total regabofe em termos de privacidade e segurança.
Não abram os olhos não, que não é preciso…
Fiquem espertos…
Lol
Se tivessem anunciado esta app como rede social, ai já não haveria problema e todos aderiam.
Já alguma vez usaram ou usam Google Maps, alguma vez se perguntaram como é que eles sabem que está muito transito, ou que o mesmo está lento em determinadas zonas?
E a timeline do Google Maps?
90% dos utilizadores do Google Maps nem sabe desta funcionalidade….
Vão lá ver e depois digam alguma coisa…..
A minha timeline está desativada há anos. No entanto eles podem à mesma ter algum histórico de localizações quando ativei o gps ou de pesquisas.
Bla Bla Bla, grande composição, e no fim… Quais são mesmos os teus argumentos técnicos?
Tendo em conta que o código é publico, tanto texto e não dizes nada que se aproveite como argumento.
Vai olhar para o código, descobre defeitos ou falhas e depois falas de tais problemas.
A app só é viável se for mais de 40% da população a usar e se os infetados pusessem o código do teste nela. Mas o mundo não é perfeito. Vamos a ver o que acontece.
Tinham que me pagar mesmo muito para usar essa mer#@
Já não bastam todos os big brother que temos ainda ia instalar outros ??
PQP