Signal testa nomes de utilizador para evitar a partilha dos números de telefone
Serviços como o Signal dependem dos números de telefone dos utilizadores para serem o identificador das suas contas. Isto coloca esta informação acessível a terceiros e muitas vezes serve para colocar em causa a segurança. Isso vai mudar em breve, com uma novidade que o Signal prepara. Está a testar os nomes de utilizador para evitar a partilha dos números de telefone.
O Signal está a testar nomes de utilizador
Não é novidade que os serviços de mensagens procuram dar aos utilizadores formas de se manterem mais seguros e até com mais privacidade. Estas mudanças começam a ser vistas, de forma consistente e com uma presença cada vez maior.
O mais recente serviço a querer dar esse passo é o Signal, segundo uma informação partilhada no X (ex-Twitter). Do que é revelado numa simples publicação, os testes já foram iniciados e num grupo aparentemente restrito de utilizadores.
A notificação apresentada na app revela que os nomes de utilizador estão a chegar e vão ser associados às contas do Signal. Estes vão garantir que os números de telefone fiquem privados e assim não acessíveis a todos os que usam o serviço.
Signal is testing username feature. This would mean that you would not have to provide your phone number to people you want to contact. You will be able to set your phone number as private and not share it. pic.twitter.com/OUI2S8dEtp
— Lukasz Olejnik, Ph.D, LL.M (@lukOlejnik) November 8, 2023
Mais privacidade nos números de telefone
Para além desta novidade, há ainda mais algumas a chegar ao Signal. Na mesma imagem partilhada é possível ver que vão também existir códigos QR associados aos mesmos nomes de utilizador, que podem assim ser partilhados para ser mais simples a troca de contactos.
Da mesma forma, e para além dos códigos QR, cada nome de utilizador do Signal terá também um link único associado. Da mesma forma, este poderá ser partilhado pelo utilizador e assim dar acesso ao seu contacto a terceiros que não estejam na sua lista de contactos.
Este é um passo que vai mesmo ser dado pelo Signal. O serviço já revelou que trabalha nesta novidade e que a mesma será aberta a todos no início do próximo ano. Desta forma simples conseguirá garantir a privacidade dos utilizadores, que assim asseguram que os seus números de telefone estão escondidos.
Este artigo tem mais de um ano
Se o fizer é desta que vou do Telegram para o Signal.
Já testei o Session mas é muito limitado e lento, acredito que seja o melhor para o anonimato mas parece uma tartaruga em canais com mais volume de informação.
Experimenta o Threema.
É pago … mas não é nenhuma fortuna e pela minha experiência vale os 5,99€.
No final do ano eles costumam ter uma promoção ou até já no final deste mês, é uma questão de estar atento. Foi assim que eu consegui comprar por 3,99€.
No Telegram também dá para manter o número de telefone privado.
Ir do Telegram para o Signal….. diz o Rodrigo, não é preciso ir, é preciso é estar, pelo menos enquanto forem grátis.
Eu tenho ambos, claro mais o whatsaap, já tive o Viber (que entretanto desinstalei). As 4 ao mesmo tempo.
O problema não é ir, o problema é estar, porque tirando o Whatassp, as restantes são autênticos desertos em que não se passa nada….
O Telegram de vez em qd lá alguém mete algo que não devia, e praticamente serve para isso, mas para falar vai tudo ao whatsaap.
O que é uma pena, porque destas o Signal é sem dúvida a melhor.
O Session de facto podia ser melhor, a ideia está lá mas não funciona como deveria. Deixo-te aqui 3 apps que podem ser usadas de forma 100% anónima e sem número de telemóvel.
https://threema.ch/en
https://simplex.chat/
https://wiremin.org/
O Signal é muito bom. Temos de mudar em massa.
Sinal ninguem usa, telegram só trafulhisses e porno sem qualquer controlo, whatsapp continua ai em força, estranho não é ?
Só se for o teu.
Uso o telegram desde que saiu e nunca tive nada disso.
O problema do «Signal» é ter sido criado pela «CIA»:
– How CIA Created Signal Messenger App
https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/
O «Whatsapp» é um aplicativo com ligações a Israel e controlado pelos Serviços de Informação Israelitas; foi adquirido pela empresa de espionagem «Facebook/Meta»:
– WhatsApp Vulnerability? Get Real, the Mossad Owns and Created WhatsApp for Idiots
https://veteranstoday.com/2019/05/14/whatsapp-vulnerability-get-real-the-mossad-owns-and-created-whatsapp-for-idiots-like-me/
O único aplicativo que se destaca na qualidade e no resto, é o «Telegram», mas se Portugal quer realmente Soberania Digital devia o Estado criar um aplicativo de mensagens à semelhança do «Wechat» na República Popular da China (RPC).