Samsung vendeu 3 mil milhões de smartphones nos últimos 10 anos, batendo Apple e Xiaomi
A Samsung e Apple iniciaram a sua batalha em 2010, quando a gigante sul-coreana, então fornecedora da Apple, lançou um produto semelhante ao iPhone na sua linha Galaxy. Desde então, as duas marcas competem pelo título de maior empresa no mercado de smartphones. A diferença entre elas é grande e em 14 anos muito se passou.
Nos valores atuais, cada uma das marcas detém cerca de 20% de quota do mercado. Embora ambos os gigantes da tecnologia tenham dispositivos da mais alta qualidade e contem os seus utilizadores na casa dos mil milhões, a Samsung superou a Apple na venda de smartphones durante anos.
Segundo uma análise recente, a Samsung vendeu quase três mil milhões de smartphones na última década, 33% a mais que a Apple e mais que Xiaomi, Huawei e Vivo juntas. Curiosamente, a gigante sul-coreana criou esta enorme diferença nas vendas, apesar destas caírem continuamente entre 2014 e 2022.
Em 2014, um dos melhores anos para as vendas da linha Galaxy, a Samsung vendeu 292,3 milhões dos seus smartphones em todo o planeta. No final de 2022, as vendas anuais da empresa caíram 18%, para 258 milhões.
Por outro lado, as vendas anuais da Apple aumentaram neste período. Entre 2014 e 2015, as vendas do iPhone subiram 20% e atingiram as 231 milhões de unidades. Após quatro anos de declínio e com as vendas anuais a caírem para 190 milhões de unidades em 2019, as vendas de smartphones da Apple explodiram. Desde 2019, as vendas globais do iPhone aumentaram 22% e atingiram 231,8 milhões no ano passado.
A quota de mercado da Samsung caiu significativamente nos últimos dez anos, principalmente devido ao surgimento dos concorrentes chineses Xiaomi, Vivo e Oppo. No primeiro trimestre de 2024, a gigante sul-coreana detinha 20,8% do mercado global de smartphones, abaixo dos 30,7% no primeiro trimestre de 2014.
Ao contrário da sua maior rival, a Apple viu a sua quota de mercado aumentar 2% neste período, atingindo 17,3% no primeiro trimestre deste ano. A Xiaomi está agora próxima da Apple, com uma quota de mercado de 14,1% nos primeiros três meses do ano, ou três vezes mais do que há uma década. Os fabricantes chineses Transsion e Oppo seguem com 9,9% e 8,7% de participação de mercado em 2024, respetivamente.
Correto, mas não significa que seja a melhor marca de smartphones, até porque a concorrência é enorme.
Na China, a Samsung tinha 20% do mercado em 2013 e passou para 1% em 2018. Em 2019 encerrou a última fábrica na China.
Oficialmente a Samsung não foi banida, mas os governos chinês e coreano não serem propriamente os melhores amigos tem o seu peso.
Segundo o Grunho a culpa é do imperialismo americano, da precariedade e da falta de inclusão social.
A XIAOMI só foi criada em 2010 e só começou a vender para fora da China em 2014…
E a Xiaomi no início só tirava uma côdea de lucros na venda dos seus smartphones. Mas agora, e desde há um bom tempo, que bem subindo como uma flecha. Que assim continue.
Uma marca que nunca mais irei comprar! Samsung
Who Cares…
Sim, o CEO da Samsung vai deixar de dormir por causa disso. O que importa é o lucro… tal como TODAS as empresas, seja Samsung, Apple, Xiaomi, etc…
É a melhor marca de smartphones, sem dúvida. É pena que os seus bons smartphones sejam é caros. Mas é a marca n° 1 do mundo inteiro. E sul-coreana, vejam bem.
iPhone é para quem não percebe nada de smartphones.