Que apps consomem mais bateria nos smartphones? A DXOMARK tem a resposta
É no próximo domingo que se comemora o Dia Internacional da Bateria. Para estar presente nesta ocasião, a DXOMARK pediu à sua equipa de Qualidade da Bateria que analisasse o consumo de energia de algumas das aplicações favoritas. Os resultados são surpreendentes.
Apps consomem mais bateria nos smartphones?
Com toda a experiência da DXOMARK no universo dos smartphones, esta é capaz de avaliar e tirar conclusões em muitas áreas. Estas são sempre o resultado das avaliações que faz e que todos reconhecem como sendo uma entidade neutra e, principalmente, muito credível nos resultados que apresenta.
Para avaliar as apps que mais bateria consomem, a equipa da DXOMARK realizou testes em 14 smartphones. Destes, 7 são equipamentos de gama média e 7 são propostas de topo do mercado, todos lançados em 2023. Estes foram usados para avaliar o consumo de bateria nas principais apps de mensagens, streaming de vídeo curto e streaming de vídeo longo.
Os resultados dos testes realizados podem surpreender, em especial no que toca ao desempenho dos smartphones e das suas baterias. Os dados obtidos foram tornados públicos e podem ser visto abaixo, nas 3 categorias definidas antes.
No campo das apps de mensagens, o principal culpado pode parecer estranho, mas no geral existe uma justificação para esta posição. Enquanto as outras apps mostram dados de consumo semelhantes, a app de SMS consome mais energia, o que pode ser atribuído ao uso mais constante de dados dos smartphones.
Na segunda categoria leva a teste de bateria, o principal culpado é bem conhecido de todos. Quando comparado a outras apps de vídeos curtos, o Instagram Reels esgota a bateria mais rapidamente, enquanto o TikTok e o Snapchat apresentam melhor otimização da bateria.
Por fim, e na terceira categoria, o maior consumidor de bateria surge destacado. Falamos do Amazon Video, que se destaca face ao Netflix, YouTube e Disney. Aqui vemos que os smartphones de topo estão melhor otimizados do que as propostas da gama média para o streaming de vídeo. Isso pode ser devido aos SoC de menor desempenho em equipamentos de preços mais baixos.
A resposta da DXOMARK revelou tudo
Stay powered up and celebrate #InternationalBatteryDay with #DXOMARK!
— DXOMARK (@DXOMARK) February 16, 2024
This Sunday is International Battery Day, and for the occasion, we asked our Battery Team to look into the power consumption of some of our favorite apps.
Uncover the power-hungry culprits pic.twitter.com/G1yR0p0BoT
Esta análise da DXOMARK vai ao encontro de muitas outras já realizadas no passado. As principais apps presentes nos smartphones são normalmente a causa dos maiores consumos e são raramente apresentadas otimizações que contrariem este cenário.
este teste é falso e enganoso, desde quando a sms consomem mais que wht ou mensager, esse teste serve para as pessoas abandonarem de vez as sms. basta ir ao dados de bateria do iphone e tiram as conclusoes deste teste.
Não é impossível que o SMS consuma mais. O protocolo usado para envio de SMS é independente do envio de dados/internet e poderá eventualmente consumir mais.
O problema aqui é que se põem a falar em corrente consumida como se o tempo/tipo de utilização fosse o mesmo para o uso de SMS e de apps como o Messenger – obviamente que não são os mesmos.
Tanto estudo, tanta comparação….. eu só sei que se deixar o telefone on-line com whatsapp instalado a bateria descarrega muito mais rápido que não ter a aplicação instalada.
Grande conclusão tua… agora substitui a app “WhatsApp” outra qualquer e vais dizer o mesmo. Um SO sem apps ou com alguma app de chat ou redes sociais, óbvio que sem apps consome menos. É preciso um doutorado para chegar a essa conclusão…
a dcomark é muito credivel, ao nivel deste site! Por isso estou sempre atento a ambos
…que todos reconhecem como sendo uma entidade neutra e, principalmente, muito credível nos resultados que apresenta.”
TODOS reconhecem ?! Realmente presunção e água benta, cada qual toma a que quer, já dizia a minha avó LOL
Só acredita na DxoMark quem ainda não conhece o seu historial rechedo de aldabrices motivadas por interesses económicos.
@Maria, o WhatsApp é conhecido desde sempre como um grande comilão de recursos, a exemplo do Facebook que muita gente optou por passar a aceder via WebApp.
Tb acho muito estranho o impacto das SMS a comparar com o WP. Farto-me de mandar SMS’s das antigas. Nc verifico impacto nos consumos!
Nesta questão das apps de mensagens, estranho não terem analisado o Telegram. Soa mesmo a estudo encomendado!