Quanto custa produzir o Samsung Galaxy S23 Ultra? Certamente menos do que está a pensar
O Galaxy S23 Ultra é um dos melhores smartphones da atualidade e uma das escolhas dos consumidores que procuram smartphones de topo. Com um preço elevado, muitos questionam se este é um preço ajustado e quanto custa, na verdade, produzir este telefone. Essa análise foi feita e o custo de produzir o Samsung Galaxy S23 Ultra é certamente menos do que pensa.
Quanto custa produzir o Samsung Galaxy S23 Ultra?
Este não é um cenário novo e acontece todos os anos várias vezes. Sempre que é lançado um novo smartphone de preço elevado da Apple ou da Samsung, é descortinado o valor dos materiais usados, para avaliar se está próximo do custo que é cobrado aos consumidores.
Essa mesma avaliação foi agora feita para o Samsung Galaxy S23 Ultra e o valor pode surpreender muitos. Foi revelado que o seu Bill of Materials (preço dos materiais) está nos 469 dólares, onde se refletem os materiais usados para a sua produção.
SoC, câmara e ecrã estão no topo da lista
Na informação obtida destaca-se o SoC da Qualcomm, o ecrã e o conjunto de câmaras. O primeiro, o Snapdragon 8 Gen 2, com uma GPU e modem, representa cerca de 35% do custo total dos materiais do S23 Ultra. Esta é uma versão específica criada para o Samsung Galaxy S23 Ultra.
Depois temos o ecrã Dynamic AMOLED da Samsung que não fica barato, com uma participação de 18% no custo total do dispositivo. Este é de elevada qualidade e tem 6,8 polegadas, com uma resolução de 1440 x 3088 e atinge uma taxa de refrescamento máxima de 120Hz, tudo com vidro Gorilla Glass Victus 2.
Samsung domina na lista de materiais usados
O terceiro maior componente é a câmara, com 14% do custo total. Aqui, a Samsung e a Sony complementam-se na configuração oferecida. A Samsung trata da câmara de 200 MP e a lente frontal de 12 MP. As lentes ultra-wide de 12 MP e telefoto de 10 MP da traseira do Galaxy S23 Ultra foram criadas pela Sony.
Há ainda a destacar que a Samsung é responsável por desenvolver 33% dos materiais do Galaxy S23 Ultra, apenas superada pela Qualcomm em 34%. Com este custo de 469 dólares, onde não se inclui outras despesas associadas, temos apenas um custo de 39% do preço e certamente um encaixe financeiro grande para a Samsung.
Este artigo tem mais de um ano
Já era de esperar.
Super inflacionados este bicharocos ditos topos de gama mas que no fim das contas não servem para quase nada excepto para umas brincadeiras.
E o custo do marketing? O custo de distribuição? A estrutura? A equipa de desenvolvimento? Só o primeiro é logo um bolo assustador de milhões e milhões.
Quando os topos de gama custavam 600€ também havia esses custos todos, e não foi assim á muitos anos.
O preço em Portugal é muito maior.
Contaram a carrada absurda de impostos que o estado português cobra pelo transporte, pela venda e pela aquisição deste (bem como de outros) produtos?