Papa Francisco: jovens estão prisioneiros dos telemóveis
Depois de em 2015 o Papa Francisco ter dito que as famílias deviam desligar os smartphones às refeições, agora o alto chefe da igreja veio dizer que os jovens estão prisioneiros dos telemóveis.
Tal aconteceu em num encontro em Atenas, na Grécia, onde o Papa pediu que os jovens se encontrem e não se fechem.
Jovens estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis
O papa Francisco alertou hoje para o facto de que muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”, vivendo “prisioneiros dos seus telemóveis”. Segundo o Papa Francisco...
Corremos o risco de esquecer quem somos, obcecados por milhares de aparências, por mensagens esmagadoras que fazem a vida depender das roupas que vestimos, do carro que conduzimos, da maneira como os outros nos olham
Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.
Para o papa, atualmente muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis, encerrados em si mesmos, prisioneiros do telemóvel que têm nas mãos”. “No ecrã falta o outro, os seus olhos, a sua respiração, as suas mãos”, insistiu.
O papa pediu aos jovens que saiam “das suas zonas de conforto” porque, embora “seja mais fácil sentar-se no sofá em frente à televisão”, isso é “algo de velhos”.
Leia também...
Concordo plenamente.E não só os jovens.Desde crianças de tenra idade até gente bem adulta.A humanidade,tão própria da nossa civilização,aos poucos vai morrendo com a abstração para estes dispositivos.Hoje em dia não há meio termo com o uso frenético dos telemóveis.Onde se passa vê-se toda a gente a olhar para um ecrã como se a própria vida dependesse disso.Ninguém se desliga,e pior,ninguém se quer desligar.Enfim…
O que noto nos dias de hoje é que existe uma hyperdiversificação a nivel cultural e em termos de interesses, o que faz com que a probabilidade de encontrares outras pessoas que estejam por de dentro destes e com o mesmo nivel de elaboração seja bastante mais baixo.
Eu vejo este problema como uma dificuldade em termos de exposição de identidade, autoexpressão e navegação na esfera social pelo facto de não existirem ferramentas adequadas para tal, ou seja plataformas ou redes sociais que não sejam extremamente mediocres e pobres em funcionalidade.
Felicito o autor do artigo.
+1
+2
É um facto
+1
+2
“jovens estão prisioneiros dos telemóveis”
Os telemóveis é que são prisioneiros dos jovens e até dos adultos.
Mania de culpar a tecnologia.
Até ver, a tecnologia não tem vontade própria.
As pessoas é que são culpadas.
Antes isso que estar preso numa sacristia com um padre sozinho…
Os padres cada vez tem menos moral para falar dos jovens.
+1
Eu não me importava de ficar preso numa sacristia com 10 freiras noviças ……
Também não me importava mas o pior seria como é que iria criar 40 crianças 🙁
A religião é muito mais que isso, os padres e mesmo o Papa são apenas mensageiros, porque a fé no cristianismo ou em outra qualquer religião ultrapassa qualquer coisa mundana
Deixe lá. São extremistas. Tomam a parte pelo todo. Entre estes e os talibãs a diferença é pouca.
Um Papa comuna, onde isto chegou.
Um indivíduo destes, que perante a notícia da morte de fiéis numa Igreja francesa às mãos de um adorador da religião da paz, limita se a dizer, ah e tal ofenderam o Deus deles…. Ou seja, está do lado dos assassinos.
Não fazem a este o que fizeram a outros que se portaram mal porquê?
Mistério…
Já percebi: só os Outros é que têm que respeitar a Nossa verdade absoluta. Nós estamos tão correctos que não temos que respeitar a de mais ninguém.
É tão extremista coko os malucos que atacaram o Charlie Hebdo.
Quando as pessoas estavam refens da igreja não o ouvi dizer nada….vao a Polonia onde nem pilulas do dia seguinte se compram nas farmacias porque a igreja não deixa!
Pois não, não eras nascido ainda, quando à Polônia, as crenças são outras tal como os idealismos, talvez se estudares um pouco consigas perceber como funcionam as coisas.
Os idealismos sao outros quais? Toda a populacao e a favor do aborto e da pilula…a igreja apenas impoe que seja proibido. Se tivesses vivido na Polonia como eu saberias, assim mais valia estares calado!
Então na polónia estão viciados no sexo sem cuidado nenhum, é isso? 🙂
100 % verdade, principalmente depois dos tempos de pandemia e quarentenas.. agora para combinar alguma coisa é preciso cair um burro do céu, mas falam todos os dias no whatsapp e instagram etc…
Não existem redes sociais, mas sim REDES-NÃO-SOCIAIS.
Exacto. De social tem muito pouco.
O utilizador é o produto.
Quando se toca na ferida… a tendência é para mudar de assunto.
No caso, o Papa apenas chamou a atenção para uma realidade que todos conhecem. E se tiverem bom senso e usarem de consciência não “assobiam para o lado” e mudam de assunto. Doeu?! Foi?
Falso papa e home,… este tipo e um comunista da pior especie!
Queres açambarcar às custas dos outros guloso! 😉
Os jovens estão viciadíssimos nos telemóveis. Não sabem socializar sem o aparelho.
Não é só o futuro intelectual que está em risco. Os ecrãs seja de telemóveis ou PCs cansam demasiado a vista mesmo que se façam algumas pausas.
Se prestasse mais atenção às m3rdas que se passam na igreja tinha mais juízo..
Pior que os jovens estarem agarrados aos telemóveis, é gente agarrada à religião. É desses que deviamos ter medo.
As nossas avós por exemplo?
Ainda bem que o MEU PAPA É O BENTO XVI … ESTE AQUI SÓ DIZ DISPARATES. SÓ JOVENS? E FICAR NO SOFÁ É COISA DE VELHOS? GOSTO MUITO DO NEU SOFÁ QUENTINHO E PORREIRO . ESTÁ CALADO MAS É ! O BENTO XVI É O MEU PAPA . ESSE SIM É QUE É UM PAPA COMO DEVE SER
“Jovens estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”
Se havia alguma razão para dúvidas… atendendo a alguns comentários… ficou claríssimo.
O discurso do ódio e da ignorância persiste. Lamentável!