Papa Francisco: jovens estão prisioneiros dos telemóveis
Depois de em 2015 o Papa Francisco ter dito que as famílias deviam desligar os smartphones às refeições, agora o alto chefe da igreja veio dizer que os jovens estão prisioneiros dos telemóveis.
Tal aconteceu em num encontro em Atenas, na Grécia, onde o Papa pediu que os jovens se encontrem e não se fechem.
Jovens estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis
O papa Francisco alertou hoje para o facto de que muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”, vivendo “prisioneiros dos seus telemóveis”. Segundo o Papa Francisco...
Corremos o risco de esquecer quem somos, obcecados por milhares de aparências, por mensagens esmagadoras que fazem a vida depender das roupas que vestimos, do carro que conduzimos, da maneira como os outros nos olham
Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.
Para o papa, atualmente muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis, encerrados em si mesmos, prisioneiros do telemóvel que têm nas mãos”. “No ecrã falta o outro, os seus olhos, a sua respiração, as suas mãos”, insistiu.
O papa pediu aos jovens que saiam “das suas zonas de conforto” porque, embora “seja mais fácil sentar-se no sofá em frente à televisão”, isso é “algo de velhos”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Concordo plenamente.E não só os jovens.Desde crianças de tenra idade até gente bem adulta.A humanidade,tão própria da nossa civilização,aos poucos vai morrendo com a abstração para estes dispositivos.Hoje em dia não há meio termo com o uso frenético dos telemóveis.Onde se passa vê-se toda a gente a olhar para um ecrã como se a própria vida dependesse disso.Ninguém se desliga,e pior,ninguém se quer desligar.Enfim…
O que noto nos dias de hoje é que existe uma hyperdiversificação a nivel cultural e em termos de interesses, o que faz com que a probabilidade de encontrares outras pessoas que estejam por de dentro destes e com o mesmo nivel de elaboração seja bastante mais baixo.
Eu vejo este problema como uma dificuldade em termos de exposição de identidade, autoexpressão e navegação na esfera social pelo facto de não existirem ferramentas adequadas para tal, ou seja plataformas ou redes sociais que não sejam extremamente mediocres e pobres em funcionalidade.
Felicito o autor do artigo.
+1
+2
É um facto
+1
+2
“jovens estão prisioneiros dos telemóveis”
Os telemóveis é que são prisioneiros dos jovens e até dos adultos.
Mania de culpar a tecnologia.
Até ver, a tecnologia não tem vontade própria.
As pessoas é que são culpadas.
Antes isso que estar preso numa sacristia com um padre sozinho…
Os padres cada vez tem menos moral para falar dos jovens.
+1
Eu não me importava de ficar preso numa sacristia com 10 freiras noviças ……
Também não me importava mas o pior seria como é que iria criar 40 crianças 🙁
A religião é muito mais que isso, os padres e mesmo o Papa são apenas mensageiros, porque a fé no cristianismo ou em outra qualquer religião ultrapassa qualquer coisa mundana
Deixe lá. São extremistas. Tomam a parte pelo todo. Entre estes e os talibãs a diferença é pouca.
Um Papa comuna, onde isto chegou.
Um indivíduo destes, que perante a notícia da morte de fiéis numa Igreja francesa às mãos de um adorador da religião da paz, limita se a dizer, ah e tal ofenderam o Deus deles…. Ou seja, está do lado dos assassinos.
Não fazem a este o que fizeram a outros que se portaram mal porquê?
Mistério…
Já percebi: só os Outros é que têm que respeitar a Nossa verdade absoluta. Nós estamos tão correctos que não temos que respeitar a de mais ninguém.
É tão extremista coko os malucos que atacaram o Charlie Hebdo.
Quando as pessoas estavam refens da igreja não o ouvi dizer nada….vao a Polonia onde nem pilulas do dia seguinte se compram nas farmacias porque a igreja não deixa!
Pois não, não eras nascido ainda, quando à Polônia, as crenças são outras tal como os idealismos, talvez se estudares um pouco consigas perceber como funcionam as coisas.
Os idealismos sao outros quais? Toda a populacao e a favor do aborto e da pilula…a igreja apenas impoe que seja proibido. Se tivesses vivido na Polonia como eu saberias, assim mais valia estares calado!
Então na polónia estão viciados no sexo sem cuidado nenhum, é isso? 🙂
100 % verdade, principalmente depois dos tempos de pandemia e quarentenas.. agora para combinar alguma coisa é preciso cair um burro do céu, mas falam todos os dias no whatsapp e instagram etc…
Não existem redes sociais, mas sim REDES-NÃO-SOCIAIS.
Exacto. De social tem muito pouco.
O utilizador é o produto.
Quando se toca na ferida… a tendência é para mudar de assunto.
No caso, o Papa apenas chamou a atenção para uma realidade que todos conhecem. E se tiverem bom senso e usarem de consciência não “assobiam para o lado” e mudam de assunto. Doeu?! Foi?
Falso papa e home,… este tipo e um comunista da pior especie!
Queres açambarcar às custas dos outros guloso! 😉
Os jovens estão viciadíssimos nos telemóveis. Não sabem socializar sem o aparelho.
Não é só o futuro intelectual que está em risco. Os ecrãs seja de telemóveis ou PCs cansam demasiado a vista mesmo que se façam algumas pausas.
Se prestasse mais atenção às m3rdas que se passam na igreja tinha mais juízo..
Pior que os jovens estarem agarrados aos telemóveis, é gente agarrada à religião. É desses que deviamos ter medo.
As nossas avós por exemplo?
Ainda bem que o MEU PAPA É O BENTO XVI … ESTE AQUI SÓ DIZ DISPARATES. SÓ JOVENS? E FICAR NO SOFÁ É COISA DE VELHOS? GOSTO MUITO DO NEU SOFÁ QUENTINHO E PORREIRO . ESTÁ CALADO MAS É ! O BENTO XVI É O MEU PAPA . ESSE SIM É QUE É UM PAPA COMO DEVE SER
“Jovens estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”
Se havia alguma razão para dúvidas… atendendo a alguns comentários… ficou claríssimo.
O discurso do ódio e da ignorância persiste. Lamentável!