OnePlus 7 Pro custa menos de 290 € a produzir, o público paga 699 €
A versão base do smartphone OnePlus 7 Pro custa atualmente ao público 699 euros a partir da sua loja oficial. No entanto, o somatório dos componentes utilizados na construção deste terminal Android é de 324,21 dólares, ou cerca de 287,6 euros à atual taxa de conversão no seu "caderno de encargos".
Como se explica tamanha diferença entre o custo de produção e o preço de venda ao público?
É um dos melhores produtos alguma vez concebido pela tecnológica chinesa. No entanto, é também um dos seus produtos mais caros, ainda que as suas especificações sejam dignas de nota. Isto é, temos aqui um smartphone Android topo de gama, primando pelo ecrã Quad-HD+, AMOLED de 6,7 polegadas.
As premissas do smartphone OnePlus 7 Pro
Qualidade sem compromisso. Esse é um dos lemas da OnePlus e isso nota-se no seu novo smartphone Android. Com a variante base da versão Pro a custar 699 euros, já estamos dentro dos topos de gama com preço premium. Contudo, em troca continuamos a ter caraterísticas técnicas surpreendentes.
Veja-se, sobretudo, o seu ecrã com uma taxa de atualização de 90 Hz para que as imagens sejam apresentadas com uma fluidez irrepreensível. Aliás, é raro termos um smartphone Android, ou iOS, com um ecrã deste género a não ser no nicho dos smartphones para jogos.
Introducing the #OnePlus7Pro. https://t.co/qUgiGqfHDz pic.twitter.com/laOTcAqOEc
— OnePlus (@oneplus) May 14, 2019
São configurações ideais para jogadores, com uma apresentação de conteúdos até 50% mais fluída do que outros smartphones. Há ainda uma câmara tripla na sua traseira, bem como uma câmara frontal pop-up de 16 MP. Tudo isto em várias configurações, começando nos 6 GB de memória RAM e 128 GB.
Caraterísticas de topo, sem compromissos
Já na versão de topo, este smartphone Android pode ser configurado até 12 GB de memória RAM, bem como 256 GB de armazenamento interno. De igual modo, em todas as configurações temos uma bateria de 4000 mAh de capacidade para manter o terminal a funcionar e claro, o Snapdragon 855.
Ao nível dos preços, a versão base do OnePlus 7 Pro custa 699 euros, ao passo que a versão intermédia (8 GB + 128 GB) custa 749 euros. Por fim, a versão de topo custa 819 euros, aqui com 12 GB de memória RAM e o valor máximo de armazenamento, 256 GB.
Smooth bounce! pic.twitter.com/1GxSIVPQUl
— OnePlus (@oneplus) July 3, 2019
Ora, com tantas especificações de topo seria de esperar que a OnePlus tivesse uma magra margem de lucro. Contudo, de acordo uma recente publicação no Twitter, o custo do smartphone Android é consideravelmente inferior. Note-se, todavia, que estamos apenas a considerar os componentes.
Quando custa produzir um OnePlus 7 Pro?
De acordo com a lista recentemente divulgada, o custo de produção do OnePlus 7 Pro na sua versão base (6 GB + 128 GB) fica-se pelos 324,21 dólares. Este é o somatório do preço individual dos vários componentes utilizados no terminal, sendo a peça mais cara o ecrã - 80 dólares.
Fabricado pela Samsung, o ecrã AMOLED lidera o caderno de encargos. Em seguida, temos a câmara tripla, custando 27,29 dólares por cada conjunto. Segue-se o módulo de 6 GB de memória RAM LPDDR4X por cerca de 26 dólares. Já o armazenamento interno (128 GB) custa cerca de 20 dólares.
https://twitter.com/I_Leak_VN/status/1149676011392401411
Salientamos ainda o custo do processador, em cerca de 70 dólares por unidade. Aliás, a seguir ao ecrã, o Snapdragon 855 é o componente mais caro do smartphone Android. Somando assim todos os componentes empregues temos um total de 324,21, ou cerca de 287,6 euros.
O que fica de fora da equação?
Desde a mão de obra, à Pesquisa e Desenvolvimento, ou o marketing, assistência pós-venda e custos de envio, entre outros encargos variados. Ainda assim, com a produção da versão base deste smartphone Android a OnePlus consegue retirar uma sólida margem de lucro em cada unidade.
Já, por outro lado, fabricantes como a Xiaomi restringem-se a uma margem de lucro máxima de 5% por unidade. É, portanto, o cenário oposto da OnePlus, ou do exemplo paradigmático, a Apple. Veja-se que a tecnológica de Cupertino arrecada margens superiores à da OnePlus.
São filosofias distintas em cada uma das fabricantes. Mesmo assim, vemos na OnePlus um caminhar para o segmento premium, seguindo o exemplo da Apple, ao passo que a Xiaomi continua a aplicar a sua austera política de limitação da margem de lucro, ainda que tal possa vir a mudar.
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Imagem: Weibo
Fonte: @I_Leak_VN
Neste artigo: Android, OnePlus, OnePlus 7, OnePlus 7 Pro, smartphone
Não esquecer que o equipamento também tem custos de desenvolvimento que têm de ser pagos…
Não esquecer que o proprio preço dos componentes será mais barato do que o listado, ou seja o custo real de componentes é menor, pois são comprados em lote o que os torna mais baratos do que comprados à unidade.
De resto é como o artigo diz, falta o preço de mão de obra da montagem dos componentes já feitos por outros, packaging e logistica de venda e marketing. Acredito que cada produto fique a menos de 350 euros ja com tudo o que daria uma margem de lucro de 100%
e não esquecer que falta todo o desenvolvimento das novas features (pop-up camera), e ajustar o software às novas funcionalidades.
Não esquecer que neste caso não têm quase custos de desenvolvimento nenhuns. Têm alguma pré-produção, consequente produção e assemblagem, mas pouco R&D. Daí que sempre tiveram (e mantêm) custos abaixo dos concorrentes.
Pouco de R&D?
A Oneplus é das marcas que mais tem apostado no R&D…
Deves pensar que a Apple é que inventa tudo neste mundo
consegues partilhar informacao que suporte isso?
Mentira, a OP tal como muitas outras marcas chinesas, simplesmente compra componentes feitos por outras marcas (essas sim com custos de R&D). Quanto muito podes dizer que aposta no software, mas no Hardware não há um componente sequer feito pela OP.
Só quando é a Apple a cobrar mais de 1000€ por equipamento com um custo de produção mais ou menos idêntico é que está bom… Os outros é que são maus.
Alguém disse que era mau? e se pesquisares aqui, tem o mesmo para vários iPhones
Exceto que continuas a ignorar, após todos estes anos, que o custo de produção é diferente do custo de R&D, coisa que a Apple tem muito mais que empresas como esta.
Cada macaco no seu galho, há para todos os gostos, mas continuar confuso sobre os assuntos não ajuda ninguém.
Realmente há alguem confuso… (Hint: não é o Fulano)
Normal.
Como diz a própria notícia, não estão incluídas despesas de mão de obra, transportes, margens de lucro de revenda, taxas alfandegárias, IVA, etc. Bem vistas as coisas a margem de lucro não é assim tão grande. Quem acha que é muito grande pode sempre investir numa marca e ficar rico!
sim, os trsbalhadores assembladires gznhM muito… e ganham em dolares… sao todos ricos
Sabe quanto ganha um chines numa fabrica? Se lhe disser que ganham quase tanto como os portugueses não lhe estou a mentir. Se lhe disser que têm um poder de compra superior aos portugueses, continuo sem mentir. O ordenado de miséria chines já lá vai. Os ordenados chineses triplicaram em 10 anos.
Gosto do texto sensacionalista no inicio da publicação…
“Como se explica tamanha diferença entre o custo de produção e o preço de venda ao público?”…
Ora vejamos, o preço dos componentes é de 290€ sendo o Preço de venda ao Publico de 699€ ( IVA INCLUIDO) o que faz com que no mercado nacional o preço sem IVA é de 568,29€, traduzindo-se numa margem de 95%, não sendo contabilizados os restantes factores:
– R&D
– Marketing
– Custos Pessoal
– Custos de expedição
– Taxas Aduaneiras
– Custos de Certificação e Homologação
– Custos de Assemblagem
– Packaging ( Embalagem e acessórios)
– Margem para os vários canais de distribuição ( Margem do Distribuidor, Margem do Retalhista)
– Custo das garantias ( visto que legalmente no mercado europeu a garantia mínima legal ser de 2 anos, terão de ter margem para poder dar suporte e garantia durante esse período).
– Desvalorização do equipamento ao longo da sua fase de vida ( agora compram por 699€ daqui a uns meses pagarão um valor inferior.
Feitas as contas, as margens não serão assim tão grandes quanto isso, por isso acho ridículo e pura demagogia este tipo de publicações, onde de uma forma surreal vem falar das margens de empresas como sendo absolutas sem olhar aos restantes custos envolvidos… é como irem ao café comer um donut… pagarem 1€ e depois acharem que os proprietários ganham muito fazendo as contas aos “constituintes do Donut”… PURA PALHAÇADA…
Eu digo sempre isto: quem acha que os empresários ganham rios de dinheiro sem fazer nada, não sejam burros e criem eles a sua empresa para ficarem ricos também. Mas nem assim o fazem…
Quando foram produzidos os componentes eram mais caros.
Deviam ver as marcas de Luxo e depois é que se escandalizavam com as diferenças. O desenvolvimento é diluído pelos vários fornecedores e marcas. Basta ver aquele botão das impressões digitais. Uma lançou e o resto passado algum tempo já tinha também. Medicamentos, carros são outros exemplos.
De repente surge um rombo, seja por um defeito, seja por um produto sem sucesso, seja por outra coisa qualquer e está bolsa de dinheiro serve também para isso. Um lojista ganha mais numa peça de roupa que o fabricante. Nunca vi ninguém se queixar das margens brutais de lucro que ganham os retalhistas. Claro que eles todos têm despesas que são preciso pagar.
Qualquer empresa visa o lucro. Uma noção básica de economia é que não existem qualquer relação entre o preço de venda de um produto e o custo da sua produção. Tem tudo a ver ver com quanto o consumidor está disposto a pagar por ele, quanta confiança deposita no fabricante, veja-se a confiança em determinados fabricantes automóveis, quanto tempo acha que o produto lhe vai durar sem problemas, quais os benefícios, etc.
Até o status é importante, senão ninguém comprava roupas, casas, carros, jóias premium.
E status pode não significar querer mostrar aos outros, mas sentir-se bem consigo próprios. Por exemplo, porque hoje em dia todos usamos relógios clássicos? Não é pela funcionalidade de certeza. Não é para mostrar a ninguém, é simplesmente porque gostamos
Existe uma certa relação, o custo de R&D tem de ser pago, etc.
Mas sim, o que mencionaste é o facto que mais desmascara a ideia de que o capitalismo visa produzir barato e que toda a gente parece esquecer, que é que o que interessa realmente é quanto é que as pessoas estão dispostas a pagar.
Iphone é bem pior
Na minha opinião este OP7 Pro foi uma forma de testar o mercado sem deitar tudo a perder. Lançam o 7 Pro para ver a aceitação do mercado, mas mantêm o 7 simples para o caso de dar para o torto. Agora o que vai acontecer é que vão analisar as vendas, e se verificarem que as vendas do 7 Pro foram muito boas, lamento dizer que no futuro deixam de existir OnePlus a preços tão simpáticos como no passado, e a OnePlus passa apenas a ser mais uma.
“Como se explica tamanha diferença entre o custo de produção e o preço de venda ao público?”
O povo compra na mesma a esse preço. Porquê fazer a menos? Até podiam ter pegado em exemplos mais caros tipo iphones e samsungs…
Se o custo das peças é mesmo esse, nao acho exagerado o valor.. ha toda uma serie de factores pos produção que têm um custo enorme até chegar à liquidez do equipamento. Para além que estamos num mercado em que todo o produto está a ser lançado mais caro, para passado 1 mês poder ser dada uma campanha/promoção e mandar areia para os olhos dos tapadinhos.
Eu nem li a notícia toda porque acho tão disparatado.. . Então quanto custa produzir um, por exemplo VW Golf??? Aí 10% do que pagamos. Mas e o investimento, o desenvolvimento, a publicidade, os ordenados e no fim os impostos. Para além disso o próprio presidente aquando do OP 3 se não me engano mostrou que os lucros eram mínimos, portando duvido que a política tenha mudado radicalmente, mas a fome de notícias não pára…
nao percebi…isto é uma noticia da one plus ou publicidade à Xiaomi?
Mas os patos que ainda pensam que a Xiaomi mete margem de 5%? vao dizer agora que o one plus que tem hardware superior ao xiaomi mi9 custa 287 euros e o xiaomi custa 476 euros a fazer? muahahaha
É fácil de justificar. O software também custa dinheiro, a empresa tem de pagar salários e existem custos de distribuição, marketing, etc. O hardware é só uma fatia do bolo daí só ser uma fatia do preço
grande lucro. E o povinho a comprar. ahahahaa
Porque só a oneplus tem problemas, por favor vão ver os preços das outras marcas ou não têm coragem deixem estar sempre a bater no mesmo. Obg.
Porque só a oneplus tem problemas, por favor vão ver os preços das outras marcas ou não têm coragem deixem estar sempre a bater no mesmo. Obg.
Ainda me lembro de o meu primeiro one plus one por 299€ flagship na altura…
Não fico surpreso… Um café expresso tem o preço de custo de 20 Cents. e é vendido a 80 Cents.
É o mercado, enquanto houver gente a comprar haverá gente a vender, o mercado é livre o preço é atribuido pela Oferta/Procura é como as obras de arte o preço é o que o cliente estiver disposto a pagar, agora fazer comentarios quase a dizer que a oneplus está a perder dinheiro…. hahahahaha tadinhos dos chineses quase deixei cair uma lagrima chiuf chiuf…