PplWare Mobile

Google muda filosofia aberta do Android, mas garante que continuará a ser open-source

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui Almeida says:

    No último parágrafo é onde se refere quem mais perde com esta tomada de decisão por parte da Google. É bem verdade.

  2. Max says:

    A questão aqui é que não há um Android, há dois (ou duas partes bem distintas): o Android AOSP, de código aberto e que pode ser usado pelos fabricantes para personalização das suas versões, e o Android GMS (Google Mobile Services) só acessível e utilizável pelos fabricantes com licença GMS. Notou-se bem a diferença quando, devido às sanções dos EUA, a Google foi impedida de fornecer o Android GMS à Huawei.
    A questão aqui é que há vários anos que a Google está a esvaziar o Android AOSP e a transferir funções fundamentais para o GMS, ou seja, a ideia dos fãs do Android ser open source corresponde cada vez menos à realidade. Por isso, esta alteração, que significa que quem não tiver licença GMS anda à nora, durante semanas ou meses, sobre as alterações no Android AOSP é uma consequência lógica.

  3. Carlos says:

    Se fizerem dump do source code a cada versão, não vejo porque não.

    Há montes de projectos assim.
    E assim a Apple fica sem onde ir copiar ideias para o iPhone que vai sair daqui a 2 ou 3 gerações

  4. Filos says:

    Portanto, em suma, a Google está cada vez mais em linha com as politicas seguidas há muito pela Apple!

    • Carlos says:

      alto lá camarada.

      a Apple disponibiliza ZERO source code iOS. zerinhos.
      A apple colabora pouquissimo no opensource e pouco dá de volta ao opensource que consome.

  5. José Lapao says:

    Não entendo muito, ou mesmo nada do assunto, mas acho que é tempo de deste lado de cá do oceano se começar a libertar do AOSP, e do GMS, que tal usar um outro desenvolvido pela EUE e não pelos EUA, está se a ver que as grandes tecnológicas dos EUA, estão a fechar o cerco. Ao invés de se criar algo universal não cria-se sistemas diferentes fechados sem partilha de conhecimento usando muito mais recursos com proveito zero para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.