Novo sensor de 150 MP da Samsung deverá ser estreado num smartphone Xiaomi
Recentemente temos assistido a uma aproximação entre a Xiaomi e a Samsung que tem levado a marca chinesa a estrear alguma tecnologia da gigante coreana.
Depois de ser a primeira a utilizar o sensor de 108 MP da Samsung no Mi Note 10, as marcas voltam a repetir a parceria com um novo sensor de 150 MP.
No mercado atual dos smartphones, um dos componentes mais preponderantes na escolha do consumidor é mesmo a câmara fotográfica. Vários fabricantes têm centrado os seus esforços em colocar as melhores inovações nas câmaras dos seus equipamentos, de forma a se destacar da concorrência.
Uma das empresas que mais tem investido no desenvolvimento deste tipo de sensores é a Samsung. Com os seus sensores ISOCELL, procuram ultrapassar a sua principal concorrente, a Sony com os sensores IMX. Depois de lançar o ano passado um sensor de 108 MP, que equipa a sua gama S20, está agora a preparar um novo de 150 MP.
Xiaomi vai estrear novo sensor de 150 MP da Samsung
Em novembro do ano passado, a Xiaomi apresentava o seu Mi Note 10 com um sensor de 108 MP. Este componente, fabricado pela Samsung, fazia assim a sua estreia neste equipamento, antes de ser incluído num smartphone da Samsung. Tal só se viria a verificar uns meses mais tarde, com o lançamento da série S20.
Mostrando o sucesso da relação estabelecida entre ambas as marcas, sabe-se agora que a Samsung está a preparar um novo sensor. Com uns fantásticos 150 MP, deverá voltar a estrear num equipamento da marca chinesa.
Segundo os rumores, este novo componente deverá ser uma versão melhorada do anterior sensor ISOCELL Bright HMX de 108 MP. A sua estreia deverá ocorrer no último trimestre deste ano, presumivelmente no Mi MIX 4. Já a sua chega a terminais de outras marcas, e mesmo aos equipamentos da Samsung, deverá estar apenas marcada para o início de 2021.
Com uma captura de imagens com tamanha dimensão, a empresa coreana necessitará de otimizar ao máximo funcionamento do sensor e o processamento do equipamento para que se consiga tirar verdadeiramente partido desta resolução. Ao equipar inicialmente este componente em equipamentos da Xiaomi, ambas as marcas acabam por sair a ganhar. Por seu lado a Xiaomi destaca-se e inova na componente fotográfica, enquanto a Samsung testa em ambiente real o seu sensor de forma a otimizá-lo para as suas novas séries de 2021.
Este artigo tem mais de um ano
Um sensor de 150 MP,minha nossa senhora !! “Segundo os rumores,este novo componente deverá ser uma versão melhorada do anterior sensor ISOCELL Bright HMX de 108 MP. A sua estreia deverá ocorrer no último trimestre deste ano,presumivelmente no Mi MIX 4.” Este novo smartphone,o Mi MIX 4,vai ser um maquinão !! Quem me dera a mim ter dinheiro para o comprar.Muito bem,Xiaomi.Always FTW !! 🙂
Se a qualidade for tao “boa” como a do sensor de 108mps bem que podem ficar com ele.
Eu tenho um S20 Ultra e a qualidade do sensor é fantástica. O Pixel binning funciona muito bem de noite e se tiras fotos à luz do dia a 108MP o detalhe é brutal! No entanto o software precisa de tunning ainda. O sensor de 108MP no Xiaomi nao sei.
Atenção, não percebeste o que ele disse
O s20 ultra tem software que consegue puxar e usar bastante bem essa lente
Agora o mi note 10 por exemplo, quando saiu, a qualidade estava bastante baixa para o que anunciaram, depois com os updates a nivel de firmware e que foi melhorando
Lol.
Ambos os sensores de 108mps na samsung e xiaomi sao terriveis.
+1
pplware, alguém pode aqui dar exemplos em que se possa “tirar verdadeiramente partido” de imagens de telemóvel com 150mp?
eu não consigo chegar lá, mas espero que me consigam ajudar.
obrigado
Num telemóvel pouco partido se tira mesmo estando fixo num tripé ou outro apoio pois o tamanho dos sensores deixam tudo a desejar. Mas numa full frame com 100mp, o nível de detalhe em fotografia macro (por ex) é qualquer coisa de fantástico comparável a cenários de ficção científica ou motivos que de outra forma são apenas visíveis com microscópio.
150mp não digo que seja necessário mas câmaras com altos MP ajudam quando se tira fotos de apontamentos documentos etc para que possam vir a ser usados zoom para ver individualmente cada parte assim como as câmaras telefoto em que no meu caso ajudam a tirar fotos de esquemas no quadro na faculdade (onde as salas são grandes e normalmente se chegas atrasado já não apanhas as filas da frente) porém estamos de facto a entrar num exagero… creio que deviam por enquanto aperfeiçoar o software com os sensores que têm antes de começar a fabricar sensores maiores
E a malta ainda acredita qie muitos mp sao sinonimo de fotos melhores. O que conta é a resolucao e ou fp. O meu tem os mesmos mp da camera frontal e traseira. Mas a traseira tira melhores fotos
Em x de tetrabining será pentabining? 5 pixels num só, para fotos em modo automático de 30mp???