Não confia no WhatsApp? É hora de usar o Signal (Parte 1)
Já ouviu falar no Signal? A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.
Para quem procura “segurança máxima” então está na altura de instalar a app Signal.
Tal como fizemos com o Telegram, durante as próximas semanas iremos publicar alguns tutoriais que explicam como usar o Signal e também conhecer algumas das funcionalidades.
Para começar é preciso que instale a aplicação e crie uma conta no Signal. Esta aplicação pode ser obtida a partir da página oficial do projeto aqui. Depois é necessário proceder ao registo. No caso de ter a conta já configurada em outro equipamento, pode transferir de forma segura toda a informação.
Em seguida definam ou indiquem o código PIN que já usam na conta. Se tudo estiver certa, estão prontos para começar a usar o Signal. Tal como o Telegram, provavelmente vão ficar surpreendidos com a quantidade de amigos que já usam esta plataforma de comunicações.
Principais caraterísticas do Signal
- Mensagens cifradas end-to-end
- Bom desempenho
- Possibilidade da criação de grupos
- Partilha de ficheiros multimédia
- Possibilidade de apagar mensagens
- Possibilidade de “destruir conversas”
Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.
Esta app não apresenta qualquer tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para desktop.
Este artigo tem mais de um ano
Podiam esperar que eles implementassem as novas features como os novos grupos.
E faziam os artigos depois disso.
Mas é sempre bem vindo, um artigo do signal.
Parabens
Vamos fazer de tudo. Este é o tutorial 1 🙂
Pedro, “Segurança máxima” não seria com o Jami?
Há alguns planos para um tutorial com esse serviço?
Signal deve ser a pior aplicação ao nível de UI que usei nos últimos tempos. Péssima.
Prefiro segurança a bonecos.
Devias de usar apenas a linha de comandos do Linux então.
Eles gostam é de bonequinhos e botões brilhantes.
Bullshit. Pq nem tens bonequinhos nem segurança melhor que os outros. A “Melhor Segurança” é uma ilusão dos idiotas.
Mmm!
Segurança máxima eu continuo com o open source TELEGRAM ! Seus loucos
Signal é open source https://github.com/signalapp
Tenho o Signal e Telegram, utilizo ambos….
Até que enfim uma publicação à maneira.
Sem dúvida que o Signal é o mais seguro aplicativo de mensagens para android e ios.
Este já vem com a criptografia de ponta a ponta por padrão, ao contrário de outros como o telegram ou o messenger do facebook e não pertence a nenhuma empresa como o facebook, que constantemente está envolvida em escândalos de segurança e venda de dados dos usuários.
Eu uso e recomendo e toda a gente que preciso está lá.
Telegram open source, encriptação end to end – 256-bit AES / 2048-bit RSA, fico com este.
Secure Signal messages are encrypted using the Signal Protocol, which is arguably the most secure text messaging protocol ever developed. It amalgamates the Extended Triple Diffie-Hellman (X3DH) key agreement protocol, Double Ratchet algorithm, pre-keys, and uses Curve25519, AES-256, and HMAC-SHA256 as cryptographic primitives. Also open source…
Font: https://proprivacy.com/privacy-service/review/signal
falsa ideia segurança que tens ai, o whatsapp também é end-to-end…
Realmente a segurança entre dois utilizadores é boa, mas como garantes o que se passa nos servidores da telegram? como sabes que a tua key não foi passada de alguma maneira?
Tens muitos videos a explicar o porque da falsa segurança, se perceberes um pouco de informatica e depois de veres esses videos vai rever e tentar desprovar os mesmos, nessa altura percebes que dizer “256-bit AES / 2048-bit RSA” não significa muito.
https://www.securemessagingapps.com
Isto serve para o comum mortal mas para pessoas de outro estatuto não é suficiente.
Basta atacar o terminal com malware e todas as mensagens passam a ser copiadas e enviadas para o espião antes de serem encriptadas pelo telefone.
Já para não falar que ao ter que usar o número de telefone para se poder registar, logo aí borra a pintura toda.
Fala em privacidade e pede o número de telelé?
Ridículo…
Wickr Me ou melhor ainda, Jabber/XMPP com OTR ou OMEMO.
Jami.net
o que disseste no primeiro paragrafo é verdade, então porque recomendas outras apps? sofrem do mesmo male.
De longe a melhor opção IM. Os consumidores cada vez se interessam menos por um fator crucial dos produtos que consomem, os fabricantes e produtores dos mesmos. Neste caso é paradigmático da qualidade do produto final.
“Segurança máxima” com o Signal… lol
O Signal depende de algumas livrarias proprietárias.
O Signal exige a revelação de número de telemóvel, procede à sua própria actualização e não permite a mais ninguém a assinatura da aplicação. Estas são aliás algumas das razões pelas quais o Signal não está no F-Droid, nem nunca irá estar.
Quando lhe forem solicitados os dados e mensagens de um utilizador o Signal simplesmente altera o código, assina e procede à actualização da versão do utilizador em questão.
Os recentes apoios (inclusive financeiros) concedidos por algumas das mais conhecidas agências de informação internacionais ao Signal são outro sinal evidente do honey pot…
O recente negócio entre o Facebook e o Signal também não deixa grande margem para dúvidas.
Felizmente temos o XMPP e aplicações como o Conversations.
E que negócio é esse mesmo do Signal com o FB? Se fosse a ti informava-me melhor…
Nao ha nada melhor que whatsapp e vou continuar a usar. Eu e toda a gente claro!
Não digo que seja seguro. Mas.. Todos que conheço é o que usam.. Então uso também..
Cada um sabe de si, mas eu não estou nada preocupado que os disparates que digo no whatsapp não sejam encriptados…
mas são, ai é que esta a piada, é uns usares a publicidade ” encriptacao militar” quando todos os outros tambem o fazem…
É veres na tv aqueles produtos medicinais, normalmente homeopáticos, com a publicidade “testado em laboratorio”, fdx, todos o foram, possivelmente mal, a fazer cherypick dos resultados, mas não adiciona nada a qualidade do mesmo ou significa que sejam melhor que os outros que não dizem isso na publicidade.
Utilizo e recomendo.
Uma adenda ao artigo é que existe a App correspondente para Windows 10, que dá muito jeito para se poder mudar de teclado.
Alerto que reparo por vezes em problemas de sincronização entre a App Android e a correspondente para Windows, mas não consigo ter a certeza se terá a ver com falhas no sinal de internet ou da própria aplicação.