MySNS Carteira: Já pode ver a info sobre a sua vacina contra a COVID-19
Sabe onde tem guardado o seu velhinho boletim de vacinas? Pois, certamente vai ter de perder umas horas para o encontrar e até colocar-lhe alguns agrafos ou fita cola, pois já está em avançado estado de degradação.
Sabia que o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza a app MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde que incorpora o Boletim de Vacinas? Se tem a vacina contra a COVID-19, já pode ver a informação.
Construída de acordo com o interesse do cidadão, a MySNS Carteira reúne a informação de saúde do cidadão numa aplicação residente no seu smartphone. Associada ao cidadão, através do seu número de Utente SNS e validada com a informação presente no Registo Nacional de Utente (RNU), o cidadão associa “cartões” específicos por componentes informativas do seu interesse. Cada cartão corresponde a um tipo de informação de saúde.
A MySNS Carteira, aplicação do SNS, permite que os profissionais de saúde acedam à ficha individual de vacinação, podendo o cidadão consultar e imprimir o seu Boletim de Vacinas digital. Se já tomou a vacina contra a COVID-19, já pode ver na aplicação.
A informação apresentada apresenta o estado da vacinação, a data da toma, o número de doses e o local da toma.
A MySNS Carteira representa um avanço tecnológico significativo, pautado pela acessibilidade, comodidade, rapidez, qualidade e rigor informativo. Inserida no Programa Simplex do Ministério da Saúde vai continuar a integrar novos cartões, de forma a facilitar a vida dos cidadãos.
Homepage: SNS
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
Pode não ser logo à primeira, mas insistindo com o separador “administradas” acabam por aparecer.
Não é o caso! O número de “insistências” são já incontáveis, usando diretamente o site do SNS o resultado é igual e o certificado digital covid emitido também menciona só 1.a toma!
Ou demora algum tempo a atualização na informação do boletim de vacinas digital ou houve alguma asneira na marcação de que a 2.a dose foi aplicada. Ou outra coisa qualquer.
É pena é dizer ainda que não levei a 2.a dose, que está em falta! Levará mais de 6 dias a atualizar (and counting…)
Eu levei a segunda dose ontem e actualizou na hora…
Isso leva-me a crer que houve/há um problema qualquer no meu caso.
Obrigado pela informação.
Não é só consigo. Também já tenho as duas doses há cerca de 3 semanas e aparece apenas que tenho uma dose…
É deveras interessante. “Esqueceram-se” de marcar como tomada?
Vejo o histórico de quem acede aos dados e no dia da vacina aparecem 5 acessos consecutivos à minha “ficha”. Também tem algum registo de acesso aos seus dados no dia da sua vacina?
Só resolvi o assunto indo ao centro de saúde, e como desconfiava, não era uma questão técnica: a enfermeira não colocou no sistema que a vacina tinha sido tomada!
Pode de facto não aparecer a dose tomada. A resolução é muito simples. Abrir o cartão vacinas removê-lo e depois voltar a adicionar e fica tudo atualizado.
Usem a APP que irá ter muitos mais desenvolvimentos e toda as suas potencialidades obrigam a que a sua configuração sejam através da chave móvel digital. Quem estiver já inscrito no área de cidadão do SNS através do número de utente deverá voltar a inscrever-se com recurso à chave móvel digital e assim passa a ter acesso direto à sua área do cidadão no separador serviços da APP.
Mais um dado. Quem estiver inscrito na área do cidadão através da chave móvel digital e não com o número de utente, dado que as vacinas são registadas no RSE (registo de saúde electrónico) tem sempre todos os dados disponíveis de forma imediata, podendo como é no caso das receitas adicionar os guias de tratamento que ainda não os adicionou ao clicar no + num qualquer guia de tratamento que abra. Depois aparecem todos os guias que não foram adicionados com um símbolo a verde, depois é clicar no símbolo e no final da página adicionar guia
No meu caso funcionou lindamente, tirando algumas mensagens de erro no portal do cidadão. O link para validar o email veio provavelmente fora de tempo e aterra numa página de erro… Apesar disso, os dados são sincronizados entre a app e o portal e a coisa até funciona!
Já no caso da minha mulher, a app não tem todas as opções: em vez de 4 (cartões, medições, serviços e “mais”), não tem as duas primeiras… Alguém tem experiência deste erro?
Eu já tinha instalado em 2016 ou 2017 a app MYSNS carteira, mas desinstalei pois havia muitos bugs. Hoje vi que havia uma nova versão e voltei a instalar, mas noto que no meu caso, instalei no sistema iOS e parece que não funciona muito bem, falta-me a opção “Cartões”.
cumprimentos
Tito Portugal
No meu caso a coisa ficou completa com um “terminar sessão” seguido de um novo login. Mas foi na versão Android…
E que tal a app fazer downlod do certificado digital automaticamente, e ter a opção de o mostrar na app a qualquer entidade que o requisite?
Quer entrar num restaurante, apresenta a app, que tem o certificado digital com o QRcode, o empregado do restaurante usa um scaner de QRcode (podia tbm ser uma app do governo propria), e pronto, cicadão com acesso ao restaurante sem nenhum tipo de restrição.
Eventos desportivos igual, quer entrar no estadio de futebol para ver o jogo? Simples, na entrada, abre a app, mostra o o QRcode, é lido, é confirmado na hora que tem a vacinação em dia, entra sem nenhum problema.
E quem não tem a vacinação? Bem, infelizmente para esses, havia numero limite, como ha agora.
Não é perfeito? Não, mas é melhor do que temos agora.
Ate pensei que houvesse algum modulo novo na app, mas não. O Boletim de vacinas na app MySNS já existem ha muito tempo e quando ha uns meses quando tomei a vacina, no mesmo dia apareceu na app que tinha tomado a primeira dose e já tinha a data marcada para a segunda toma.
O cartão da medicação permite aviar receitas na UE ao abrigo dos cuidados transfronteiriços, mas é necessário na área do cidadão activar a opção de visualização nas farmácias fora do país, o mesmo para que os médicos lá fora possam aceder a dados clínicos.
AAPP deixou de existir desde o dia 24/06, tendo sido “substituída ” pela aplicação SNS 24. Embora, com excepção da área de cidadão, tem os outros cartões “arrumados” de uma forma diferente e não intuitiva, tornando-se menos amigável.
Confirmo. Tive que procurá-la na Play Store, onde tinha indicação para “actualizar”. Assim que o fiz substituiu a mySNS que tinha instalado. Não tem a ligação ao portal do cidadão, é verdade, mas o interface e a própria app parecem muito mais pensados e desenvolvidos. As principais funcionalidade estão lá e as que acrescentaram são muito úteis. Gosto particularmente da nova secção “preciso de…”, onde tenho a minha medicação habitual com um botão “pedir renovação” e outro botão para solicitar uma teleconsulta. Através do link para o SNS24 já tive também oportunidade de fazer download do meu certificado de vacinação. Melhorou!