MIUI Global e CHINA Beta suspensas para alguns Xiaomi
Embora nem sempre a versão de Android seja atualizada, a Xiaomi continua constantemente a atualizar os seus smartphones com várias novidades.
De forma a centrar o trabalho dos seus programadores na experiência de utilizador e na otimização do sistema, a Xiaomi anunciou a suspensão das atualização das ROM's Beta ou developer para muitos dos seus modelos.
A Xiaomi deverá ser uma das marcas que mais suporte dá aos seus smartphones. Embora nem sempre traga as últimas versões de Android aos seus modelos, a marca chinesa continua a implementar as últimas novidades da MIUI em vários dos seus modelos, onde o mais antigo, o Mi 2, foi lanaçado em 2012.
Na sua política de atualizações, a Xiaomi possuí dois tipos de ROM's, uma destinada ao mercado chinês, com apenas chinês e inglês como línguas suportadas e sem Play Store, e outra destinada ao mercado global, com várias línguas incluídas e com Play Store pré-instalada. Cada uma destas versões divide-se ainda em duas versões da ROM, uma beta/developer e outra estável, onde a primeira é atualizada semanalmente à sexta-feira, enquanto a segunda é atualizada, em média, uma vez por mês.
Segundo um comunicado lançado pela Xiaomi durante o dia de ontem, o desenvolvimento das ROM's beta/developer tanto chinesa como global vão estar suspensas num grande número de dispositivos até Agosto. Segundo a marca chinesa, esta pausa deve-se a uma aposta na otimização do sistema e na melhoria da experiência do utilizador e deverá manter-se até ao mês de agosto. As ROM's estáveis não irão ser afetadas.
Modelos que serão afetados pela interrupção
ROM Global Beta
- Mi 2/2S
- Mi 3
- Mi 4
- Redmi 3/Prime
- Redmi 2
- Redmi 2 Prime
- Redmi 4A
- Redmi Note 3 Qualcomm
- Redmi Note 3 SE
- Redmi Note 4 MTK
- Mi 4i
- Redmi Note 2
- Redmi Note 4G
- Redmi Note Prime
- Mi Note
ROM China Beta
- Mi 2/2S
- Mi 3
- Mi 4
- Mi Note
- Mi Pad 1
- Mi Pad 2
- Google Nexus 5
- Redmi 1
- Redmi 1S
- Redmi 2
- Redmi 2A
- Redmi 2 Prime
- Redmi 3
- Redmi 3S/3X
- Redmi 4A
- Redmi 4
- Redmi 4 Prime
- Redmi Pro
- Redmi Note 4
- Redmi Note 3G
- Redmi Note 4G
- Redmi Note Prime
- Redmi Note 2
- Redmi Note 3 MTK
- Redmi Note 3 Qualcomm
Modelos que mantêm o suporte semanal
ROM Global Beta
- Redmi Note 4X/Qualcomm
- Mi 5
- Mi Max 32G
- Mi Max 64G(128G)
- Redmi 4X
- Mi Note 2
- Mi 5s
- Mi 5s Plus
- Redmi 3X/Redmi 3S/Prime
ROM China Beta
- Mi 6
- Mi Note 2
- Mi MIX
- Mi 5c
- Mi 5s
- Mi 5s Plus
- Mi 5
- Mi 4S
- Mi 4c
- Mi Max 2
- Mi Max 64G(128G)
- Mi Max 32G
- Mi Note Pro
- Redmi Note 4X/Qualcomm
- Redmi 4X
MIUI 9 a ser preparada?
Embora no início do comunicado seja referido que as atualizações serão suspensas para otimizar o sistema e melhorar a experiência do utilizador, a Xiaomi acaba o comunicado pedindo que os seus fãs que "Acreditem sempre que algo de maravilhoso está para acontecer".
A somar a este pedido, um responsável do fórum oficial da MIUI refere que estas alterações se devem a um novo projeto que os programadores estão a desenvolver que deverá trazer boas notícias para o universo MIUI.
Olhando para o historial da marca, as novas versões da MIUI costumam ser anunciadas durante os meses de junho ou julho, com a versão estável a ser lançada no mês de agosto. Estes prazos batem certo com o agora anunciado, fazendo crer que o novo projeto que o responsável fala poderá ser mesmo a tão aguardada MIUI 9.
Se tem por hábito atualizar semanalmente o seu smartphone Xiaomi não estranhe se durante os próximos tempos não aparecerem atualizações. Segundo a própria Xiaomi, este intervalo é apenas uma pausa, não representando o fim de suporte para nenhum dos modelos citados.
Desta informação podemos também concluir que o Mi 2, lançado em 2012, vai continuar a receber atualizações oficiais da Xiaomi, prolongando ainda mais o seu tempo de vida.
Este artigo tem mais de um ano
Espero que melhorem o de da câmara do 5s Plus. Está uma autêntica desilusão para o HW instalado.
Isso é transversal a todos os modelos da Xiaomi. Apesar de terem excelentes sensores de câmara, o algoritmo usado no processamento das imagens é péssimo! Daí se obter imagens com péssima qualidade!
Todos os modelos da Xiaomi sofrem deste mal. É uma pena, porque de resto são telemóveis 5 estrelas.
O Mi 6 vai trazer novidades interessantes 😀
Tenho um Redmi 4A e a câmara porta-se muito bem.
O Meizu m3 que tinha antes é que deixava as imagens cheias de grão. Principalmente no céu azul.
Não tenho queixas com a Xiaomi em relação a fotos.
É um exagero descomunal falar em péssima qualidade. Não acompanha é o potencial que tem o terminal
“Android não tem updates”
existe sempre uma excepção para tudo 😉
as outras marcas têm de aprender de uma vez por todas: se lançam dezenas de modelos mensalmente, não conseguem focar nova versão android para todos esses modelos, então a solução mais fácil ? implementar novos UI’s e, se possível, manter a mesma versão android. teríamos telemóveis com 2 ou 3 anos capazes de tudo, mas com uma interface actual igual a de um topo de gama nos dias de hoje. nenhum telemóvel era desperdiçado e condenado à morte com a mesma interface de quando foi lançado.
um exemplo, um Honor 6 de 1 ano e com o SoC bem capaz para tudo, corre o Emui 3.1 e provavelmente não será actualizado, e então um novo huawei de baixa gama e fraquinho, corre o Emui 4.0. se a informação não estiver correcta, mas entendem o que quero dizer.
na xiaomi não há nenhum desperdício nos telemóveis antigos, é essa a razão que ainda mantenho o Redmi Note 2, SoC bem rápido, câmara muito boa e não fica longe do LG G4 que eu comparei lado a lado (isto nos settings automático do LG), agora com a interface sempre actualizada, não tenho de mudar.
Renato mau exemplo o que escolheste. O Honor 6 tem Android 6.0 MM (EMUI 4.0) desde 2016.
ih é verdade, enganei no número, lembrei-me agora de um artigo que fizeram acerca do Honor 6x, em comparação com o P10 acerca da interface gráfica, 5.1 vs 4.1
https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-honor-6x-para-quem-valoriza-a-autonomia-mas-nao-so/
Mas a Huawei já anunciou que o Honor 6X irá ser atualizado para Nougat com EMUI 5.1 🙂
isso é boa notícia para muitos, mas os modelos estão programados para deixar de suportar oficialmente novos androids depois de 1 ou 2 anos, e desta maneira nunca receberá novos UI’s com o upgrade do android. como os telemóveis by google com o SO mais limpo e simples = menos codes. é ridículo.
Mas sabes que embora o método da Xiaomi seja bastante bom, tem também os seus problemas. Dou-te um exemplo, o teu RN2 tinha possibilidade de subir para o MM e a Xiaomi nunca atualizou a versão de Android. E faz isto com imensos modelos, atualiza a versão da MIUI e mesmo que seja possível, opta por não atualizar a versão de base do Android.
No entanto, e uma vez que a MIUI acaba por oferecer as novidades e os patch de segurança para qualquer que seja a versão de Android, é melhor do que muitas marcas que não atualizam nem a versão de Android nem com as de segurança.
No caso da MIUI não faz muita diferença a atualização da base, porque ela faz as correções de segurança, implementação de novidades e melhorias em separado. Dessa forma, mesmo a MIUI 8 com base no MM ou com base no Nougat, recebem as mesmas correções de segurança e novidades. Dessa forma, é algo sem qualquer impacto para o usuário. Nem mesmo a Apple que tem apenas um smartphone para atualizar, mantém atualizações por mais que quatro anos, como a Xiaomi faz.
Daniel Jesus, o RN2 não recebeu atualização para o 6.0 porque tem processador mediatek, eles só atualizam os que têm processador snapdragon
Embora haja outras marcas que atualizam os seus telemóveis com processadores mediatek, a xiaomi não faz isso (porque? não sei)
A MIUI é realmente fantastica… Um telemovel com 3 ou 4 anos que por motivos de hardware não pode levar o android mais recente, tem direito a actualizações como os outros, e o que é fantastico mesmo é que um xiaomi com MIUI8 baseada no Lollipop tem muito poucas ou nenhumas limitações perante um com MIUI8 baseada no Nougat… Muita marca devia por os olhos nisto…
Ainda existe MIUI 8 baseada no Kit Kat 😀
Yap, Redmi Note 1 WCDMA 😀
Exato, a Xiaomi consegue manter os updates de segurança, correções e melhorias do sistema, entregando a mesma experiência, com variáveis quase ou não perceptiveis ao usuário final. O processo de desenvolvimento dela é o melhor atualmente, superando até mesmo a Apple em atualizações, pena que outras fabricantes não estejam dispostas a copiar seu método de trabalho.
Não ponhamos a carroça à frente dos bois.
Eu ainda acho que os patches de segurança são muito mais importantes do que a última versão da cosmética. E neste campo o android está claramente a perder, embora tenha feito alguns progressos nos últimos tempos.
Não posso falar por todos os modelos, mas tenho em casa um Redmi Note 3 que embora ainda no Lollipop, tem os patch de segurança todos em dia e chega por vezes a receber o patch antes mesmo da própria Google os disponibilizar para os Nexus e Pixel
O meu MI5s ainda é Marshmalow, e tem o patch de segurança de 01-05-2017, Os Nougat têm o mesmo patch e os mais antigos penso que tambem tenham…
Ao que sei, o MI5s vai receber atualização para o 7.0
já estão a pedir pessoas para testar o 7.0 na global beta 😀
Começam na próxima semana a testar…
Pra mim não tem muito impacto, acho mais importante ter os patches e correcções de segurança actualizados…
Já eu tenho um Huawei com 1 ano e o patch de segurança é de Agosto de 2016, que veio numa atualização no final do ano, já não sei precisar quando. Tb tem Lollipop.
Infelizmente, embora a Huawei queira melhorar, ainda tem um bom caminho a percorrer 😀
O redmi 3s foi adicionado a lista dos que permanecem na global beta
atualizado, obrigado 🙂
Daniel, sabes se o Xiaomi redmi note 4 Snapdragon global vai levar com update para nougat?
Obrigado
Já existe MiUI 8 baseada em Android Nougat (7.0) oficial, Global Beta e China Beta (ainda não existe Estável Oficial), e da Xiaomi.eu (não oficial) estável e beta.
Ups…erro meu… em relação à Xiaomi.eu só há também versão Beta.
Isto da Xiaomi é uma grande confusão eheh
Já tem Miui8 com Nougat
Pois também acredito que possa ser a preparação para a MIUI 9.
A última actualização developer deixou o Bluetooth à vista de todos em redor se ligado. Sei que ninguém fica imune a ataques por ter “ocultado” o Bluetooth mas essa visibilidade e falsa sensação de segurança parece estar incomodando muitos. A MIUI segue sendo fantástica só pelos tweaks e personalizações que oferece.
Ainda não existe rom global da Xiaomi para o Mi6 mas hoje voltou a estar por 380e na gear e por esse preço não há melhor.
Espero que Xiaomi enxugue um pouco a MIUI , deixá-la com melhor usabilidade , a atual possue muitos sub menus que acabam em atrapalhar uma boa experiência , considero a atual MIUI antiquada , poderiam fazer o que a Samsung fez com a touchwiz , deram uma bela de uma enxugada