Saiba como instalar uma ROM no seu smartphone Xiaomi


Destaques PPLWARE

82 Respostas

  1. Tiago says:

    Tenho um colega que tem um redmi 3 e ele está com problemas com a bateria , no resumo da bateria aparece-lhe que o “Sistema Android” gasta cerca 30% da bateria, basicamente ele perde 40% de bateria em 30m, alguém sabe como ajudar ?
    obrigado

    • Daniel Jesus says:

      Ele já tentou um restauro de fábrica?

    • Vsousa says:

      Muito provavelmente tem uma ROM “martelada”.
      O melhor é ir a definições, acerca do telefone e ver se a “Versão MIUI” corresponde á que esta disponivel no site oficial, acho que no Redmi 3 a global é esta: V8.1.3.0 LAIMIDI, se tiver numeros ou letras a mais pode ser uma versão modificada pelo revendedor, normalmente isso traz bugs e sabe-se lá mais o quê… e não recebe actualizações… o meu vinha com uma versão “martelada” cheia de problemas…

    • Alexandre Carvalho says:

      Primeiro passo, analisar se a rom que ele têm é shop rom ou offical.
      Passo 2 não é official, entao seguir os passos acima ou de outro lado para colocar Rom Official no mínimo Global Miui Stable rom

    • Vlad says:

      Recomendo primeiro a verificar se o Xiaomi é original ou uma réplica.
      http://en.miui.com/thread-98838-1-1.html

      Depois recomendo a verificar se a ROM é a oficial.
      http://en.miui.com/download-298.html

      Se o telemóvel não for original recomendo a falar com a loja que o vendeu. Se a ROM não for a original recomendo a instalar esta. Se ambos forem originais o melhor é fazer backup de tudo e restaurar o telemóvel. Se o problema persistir então é melhor falar com a loja.

      • Hellder Wilkerson says:

        a room dele é original, no entanto eu teria que instalar uma room global estavel, para poder conseguir colocar a lingua portugues brasil. no entanto eu nao consigo fazer esse procedimento. Esse celular é comprado de uma loja na china e é original , no entanto nao seria viavel encaminhar pra la pra fazer somente esse procedimento.alguem poderia me auxiliare?

  2. Vsousa says:

    Eu tenho um Xiaomi MI5s, que por acaso veio com uma ROM “martelada” da Gearbest, não precisei de ir para a xiaomi.eu,(tive medo de avariar o telemovel) é muito simples, é so fazer o download da rom oficial que queremos (En.miui.com) para o telemovel e atualizar através da app actualizações de sistema, escolhendo a ROM que descarregamos, sem precisar de grandes conhecimentos e sem risco, o telemovel faz tudo sozinho e sem desbloquear o bootloader e TWRP, coisas que nem toda a gente sabe fazer (eu por exemplo). Utilizo a ROM Global Beta da Xiaomi, que tem Português de Portugal e atualizações quase todas as semanas e tudo funciona ás mil maravilhas!!

    • Tagus Park says:

      Não quero dizer asneiras, mas se ja tens uma ROM martelada, então ja tens o bootloader desbloqueado. por isso que podes instalar ROMs não oficiais através do app de update da xiaomi

      • Block says:

        Mas o site da en.miui.com contem ROMs oficiais, por isso é que consegue fazer o update atraves da app da Xiaomi.
        Corrigem-me se tiver enganado.

      • Vsousa says:

        Não queres mas já disseste…
        Eu tinha uma ROM martelada, e não me perguntes como mas o bootloader sempre esteve bloqueado, e atraves da app updater SÓ instalas ROM´s oficiais, e respectivas atualizações, e o boootloader continua bloqueado (dá para ver nas opções de programador) a ROM que eu tenho é a Global Beta oficial da Xiaomi neste momento é a versão 7.6.8 (8 de junho de 2017).

      • César says:

        Não obrigatoriamente, em alguns equipamentos / ROMs é possível faze-lo sem desbloquear bootloader.

        http://en.miui.com/thread-309122-1-1.html

      • P says:

        Tás a dizer mal.

        Até há pouco tempo o bootloader da xiaomi não verificava a ROM, e portanto, era possível ter ROMs marteladas com o bootloader bloqueado.

      • ZeManel says:

        Infelizmente disseste uma maior que a outra.

        1.Nao é a rom martelada que define o estado do Bootloader.
        O BL ou ja vem bloqueado de fábrica ou desbloqueado de fabrica (tem vindo a acontecer).

        2.As roms nao oficiais tem de ser obrigatóriamente instaladas por Twrp e para isto tens de ter o BL desbloqueado.

      • Hugo Cura says:

        Obrigado por corrigirem a “asneira” do @Tagus Park 🙂

    • Nuno Amaral says:

      Também concordo contigo. Esse é o método mais simples de actualizar o xiaomi.

    • Block says:

      E a região tb tem Portugal?

      • Vsousa says:

        Por aquilo que pesquisei e vi site da MIUI, as ROMs Global Stable não têm PT-PT, só tem PT-BR, as ROMs Global beta ou Global dev, têm PT-PT e Localização Portugal, eu tenho a Global beta e tem PT-PT e localização Portugal.
        Tambem dizem que as Global Beta ou Dev são mais susceptiveis de terem bugs, visto que são viradas para os desenvolvedores, e que depois dão origem ás ROMs Stable… No meu caso nunca tive nenhum bug ou problema, alias problemas tinha na ROM estavel, mas pode ser diferente noutros modelos… Acho que é isto corrigam-me se estiver errado!!

      • gomas says:

        Sim, global dev ja tem. Pelo menos no meu mi5 aparece

    • Renato says:

      Ao fazer isso também limpa o tlm ou faz tipo update? O meu Mi5s Plus não tem os países todos, veio com a ROM Global

    • Robert Soares says:

      Fiz exatamente o mesmo mas com modelo Redmi Note 4. A dar 5 estrelas software oficial sem bugs e com PT-PT

    • P says:

      Não tinhas de desbloquear o bootloader nem instalar o TWRP. Dava para instalares a global de outras formas.

      E recomendo que instales a rom sem ser da forma que fizeste, porque dessa forma não te consegues livrar completamente do malware que costuma vir.

  3. Carlos Costa says:

    Deixou também uma sugestão das Roms Mi-Globe em que são utilizadas as Roms da comunidade xiaomi.eu, no entanto com mais vantagens, podendo recorrer a várias personalizações, desde o relogio ao centro, inclusão da tecnologia Dolby Atmos, notificações da meteorologia com fotos reais em vez de icones, entre outras personalizações, tudo pode ser feito na medida que queremos.

    Link: http://www.mi-globe.com

  4. Block says:

    Já me disseram que a xiaomi permite que o utilizador desbloqueia o bootloader sem perder a garantia, mas no site da gear… tem lá isto escrito:

    “Quaisquer alterações, como upgrades, modding com ROMs personalizados, enraiza ou pisca o dispositivo de Android com outro firmware anulará automaticamente a garantia do dispositivo.”

    Afinal em que ficamos?

    • gomas says:

      Na gearbest nos modelos Internacional ou global ja vem com rom oficial e com ota

    • Hugo says:

      Sim, podes solicitarr permissão e recebes um código para desbloquear o bootloader.
      Se a gearbest assume isso como alteração ou não já não sei.

    • P says:

      A gearbest não tem ROMs oficiais, e portanto, o desbloqueio do bootloader faz com que percas a garantia. Se depois consegues enviar para a marca, não sei, mas não me fiava muito.

    • AlexX says:

      Sim, perdes a garantia. Mas a garantia da gearbest ou outra loja chinesa pouco valem, só com muito mas muito azar um equipamento avaria no primeiro ano. Mas caso avarie tens que pagar os portes que para a China e com seguro são tudo menos baratos. O retorno já não será via Espanha e fica sujeito a encravar na alfândega. Acho que merece o risco de alterar a rom pós desbloqueio do bootloader. Mesmo que algo corra mal e faças brick ao equipamento são grandes as hipóteses de ressuscitá-lo, há tutoriais para isso.

    • ZeManel says:

      1.Uma coisa é a política da marca outra e a política da loja.
      2. Compras de telemóveis na Gearbest ou outras similares a garantia não interessa para nada, ela é quase e existente

    • ZeManel says:

      Alem de que quem da a garantia é a loja e nao a marca

    • Hugo Cura says:

      Sim, eles descartam-se de reparar smartphones com bootloader desbloqueado, mesmo que o problema não tenha nada a ver.
      No entanto, tal como disse no vídeo, é possível bloquear o bootloader e colocar uma ROM oficial (existem guias para isso), a questão é que eles podem mesmo exigir que lá esteja a própria “Shop ROM”, e isso não deve ser fácil arranjar.

  5. Santos says:

    Não encontro rom para o redmi note 3 pro… Podem ajudar me??

    • Vsousa says:

      Penso que seja a ROM do redmi note 3. Normalmente as edições pro levam a mesma ROM do Modelo normal, a menos que uns tenham processadores Qualcomm e outros MTK, no Redmi note 3 existe apenas Rom para o processador Quallcomm e Rom para o processador MTK.
      Tens que ver qual é o teu.

    • André Alves says:

      procura redmi note 3 e depois pela versão quallcomm ou kenzo

  6. Hugo Silva says:

    É possível fazer root e como?

  7. frederico almeida says:

    Em resposta ao Tiago, pode ser o cartao sim, se for 3G consome bateria em stand-by a minha esposa tem um redmi note 4 e teve de alterar o cartao sim de 3G para 4G porque existe um bug no processador,se tiver um cartao de memoria tira-o tb porque alguns provocam problemas,conheço uma pessoa que tem um redmi note 2 e o cartão provocava erros no so.

  8. Ruben says:

    Muito obrigado pela célere resposta à minha questão. Assim que chegar a casa vou começar a trabalhar nesta solução. Obrigado Pplware form bastante prestáveis.

  9. Santos says:

    Tenho o redmi note 3 pro com processador snapdragon; existe uma rom OK para ele?
    Obrigado.

  10. Mario says:

    Preciso de ajuda. Já tenho a confirmação para poder desbloquear o meu telefone (REDMI 4 PRADA) mas o mi unlock não reconhece o telemovel em fastboot.

    Ja pesquisei mas não encontro nada em concreto… ja tentei alterar o driver no gestor de dispositivos mas nada feito… alguem tem ideia do que possa fazer? Agradecia…

    • MarFre says:

      Antes de desbloqueares com a Mi Unlock tens de colocar a conta Mi que estás a usar na Mi Unlock no telemóvel.
      Se mesmo assim não funcionar, aconselho te, por experiência própria, a utilizar a versão 1.1 da Mi Unlock. E se ainda n funcionar… o Windows 7… pode parecer que não mas ainda é muito eficaz nestas “invenções” .

      • Mário says:

        @MarFre Obrigado, pela resposta… Vou tentar mais logo as soluções, achas que é possivel que o faça através de uma live usb com o win7? não tenho nenhum pc a correr o 7 ou inferior ao 10….

        • MarFre says:

          Não sei se uma live USB resulta, mas podes tentar e depois dás o feedback.
          O que poderá ser uma boa solução é instalares o Win7 em dualboot com Win10 (se o teu pc for bastante recente é provável que o processador não suporte win7…mas por outro lado a tecnologia é imprevisível por isso não custa tentar) – não te sei dizer ao certo qual o processo de fazer dualboot com duas versões de Win, é neste momento que o Google pode ajudar 😉

    • Hugo Cura says:

      O Mi PC Suite inclui um conjunto de drivers para os smartphones Xiaomi. Instala-o, que existe lá uma opção para isso.

  11. Ricardo Antunes says:

    Muitos parabéns fazia mesmo falta

  12. V.T. says:

    Este é o tipo de artigo que eu aplaudo na Pplware. Muitos parabéns!

  13. Nuno says:

    Estou a pensar comprar o Xiaomi na loja honorbuy, é fiável???

  14. raj says:

    Boa tarde
    Mas se fizermos o update os dados do telemóvel são limpos ? calendário, registo de comunicações, chamadas e sms, configurações ? ou ´enecessário fazer um backup antes, se sim como se faz o full backup ?
    Obrigado

    • raj says:

      Agradeço a vossa ajuda.

      • MarFre says:

        Se tens instalada uma ShopRom ou a versão oficial e queres instalar a da Xiaomi.eu é necessário fazer backup local pela app da miui.
        Mas pelo sim e pelo não o melhor é fazer sempre 😉

        • raj says:

          Eu tenho uma versão oficial chinesa e quero passar para uma que tenha PT, o MiPCSuite não faz backup, posso usar o backup que está nos settings do telefone ? E depois de instalar a Rom .eu só preciso de fazer o restore ? as pastas estão na mesma localização ?
          Obrigado pela ajuda.

          • MarFre says:

            Para fazer backup das apps instaladas (e dos dados das apps – geralmente o backup desses dados funciona), das contas sincronizadas e de algumas definiçoes do sistema aconselho a utilizar a app das definições da MiUI.

            Agora em relação às fotos, videos e etc, se nao quiser pagar pelo serviço Cloud, então tem de fazer o backup manual (ligar o telemóvel ao computar e copiar os arquivos), o mesmo digo em relação às pastas da memória interna.

            Se assim o fizer não se esqueça de também copiar manualmente o ficheiro de restauro da app do sistema com que fez o backup das apps e definições, pois ao instalar a ROM em PT (da Xiaomi.eu) irá apagar todos e quaisquer dados da memória interna.

          • MarFre says:

            Depois de instalar a ROM em PT aconselho primeiro a copiar manualmente do seu PC as pastas da memória interna e posteriormente a fazer a reposição pela app das definições. Se a este último restauro não repor os dados de uma dada app, vou-te novamente a restaurar essa determinada app.

    • Hugo Cura says:

      Está tudo no vídeo.
      Existem várias dicas no vídeo, só têm a ganhar se o verem.

  15. Artur Gordinho says:

    Brutal!!! ainda não vi o video mas desde já agradeço porque será nos próximos dias um trabalhinho que vou fazer!
    Armei-me em esperto e comprei um S3 barato para a minha mulher, conclusão, esta com esses problemas!!!
    Escusado será dizer que dia sim, dia não estou constantemente a ouvir bocas!!! ;-p
    Já tinha achado todo o processo mas assim fica mais fácil!!!
    Obrigado!!!!

  16. Gomez says:

    Boas,

    Estava a correr bem até fazer o unlock, mas depois diz para ir Definições e verificar conta e dispositivo. Já verifiquei e continua a dar o mesmo erro.

    Será que alguem me pode ajudar a resolver esta questão?

    Obrigado
    Cumprimentos

    • Hugo Cura says:

      Ainda não fez o unlock do bootloader? Esse erro surge no Mi Unlock?
      Qual é exactamente o erro que aparece escrito?

      • Gomez says:

        Hugo eu solicitei o desbloqueio do bootloader e recebi o sms, no entanto quando inicei o processo e consegue identificar o dispositivo mas depois diz para verificar o MI status, só que no meu nem sequer aparece esse menu… Desconfio que esta ROM de shop já veio desbloqueada.

        Obrigado

        • Hugo Cura says:

          Continuo a não saber exactamente qual a mensagem que aparece.
          Qual é o smartphone?

          Quando o smartphone é ligado, logo na primeira coisa que surge, aparece “Unlocked” na parte de baixo do ecrã?

          Sugiro que dês uma olhadela no vídeo para identificares melhor o passo em que estás.

          • Gomez says:

            Depois de tanta confusão com n processos, descobri que aparentemente já tenho uma ROM global com uma versão superior á que está no site oficial. Por isso não me apareceu o MI status.

            Redmi 4
            Miui 8.2.15.0

            Só ainda não consegui ligar o telefone ao PC, nem com windows nem com o MI pc suite. Aparentemente tenho de esperar por uma actualização :/

            Obrigado Cumprimentos

  17. raj says:

    Obrigado MarFre pela ajuda.

  18. raj says:

    Boas,
    No meu Redmi 3 depois de correr os comandos fastboot no command prompt, em que parece estar tudo bem, o telemóvel ao arrancar no twrp recovery (cofface) aparece tudo em chinês…nem consigo fazer o passo seguinte para o wipe data.
    Se carregar a rom no telemóvel e tentar fazer update manual diz que não posso fazer o update para uma rom não oficial.
    Alguém pode ajudar ?

    • Hugo Cura says:

      Nem sempre precisamos de saber uma determinada língua para conseguir fazer algo, podermos recorrer aos símbolos, que também lá estão para alguma coisa 😉

      – olhando para os botões, temos 4 linhas e 2 colunas. O botão da 3ª linha/2ª coluna é para as definições. Basta carregar.
      – olhando para os ícones do topo, o ícone mais à direita tem um aspecto de uma esfera. Esse é para os idiomas. Basta carregar e escolher o idioma pretendido.

      • raj says:

        Muito obrigado pela ajuda.

      • raj says:

        Outro pedido de ajuda, ao fazer o restore do backup, criado nos settings, o calendário não foi reposto, o resto ficou tudo ok, sms, contactos, configurações, menos o calendário que pelos vistos também não está no ficheiro de backup. eu tenho o calendário no Outlook 2016, como é que posso sincronizar o outlook com o telefone ? Consegue ajudar-me ?
        Obrigado

        • Hugo Cura says:

          No smartphone, normalmente o calendário está sempre associado a uma conta de calendário. Não fizeste essa associação? (conta Mi, Google ou Outlook)
          Para ter o calendário da conta do Outlook, basta associá-la ao smartphone.

          • raj says:

            Eu tinha, e tenho, o calendar local, não está ligado a nenhuma conta externa ao telefone, na ROM anterior o que eu fazia era usar o MyPhoneExplorer e sincronizava o calendário entre o Outlook e o telefone, com a nova ROM isso deixou de funcionar. Se calhar a solução é mesmo associar o calendário a uma conta no exterior.
            Obrigado.

  19. Sam says:

    Boa tarde,

    Fiz tudo como no video, mas o telemovel nao evolui do logo Mi, o que devo fazer?

  20. Jorge says:

    Boas,
    Após ter feito Wipe /data partition não encontro o dispositivo no pc para enviar a ROM para o armazenamento interno.
    Como faço agora?

    • Hugo Cura says:

      Isso é algo que varia entre modelos mas, na recovery, será necessário ir a algo parecido com “Mount” e depois com o cabo USB ligado ao PC escolher a opção “Mount USB”. Deverá aparecer depois a unidade do smartphone acessível no PC.

      Se o smartphone tiver cartão microSD, também é possível copiar para lá o .zip da ROM a instalar.

      Há outras versões da recovery TWRP que a unidade é automaticamente montada no PC, sem ser necessário ir a essa opção.

  21. Lincoln says:

    Tenho um redmi 3s e a opção impressão digital sumiu, oq faço já reiniciei e tudo, não voltou.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.