Mais de 10 mil antenas 5G já instaladas em Portugal
No final do 3.º trimestre de 2024, de acordo com a informação reportada pelos operadores, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G, ascendia a 10 592 estações.
2217 freguesias já estão cobertas com 5G
Quanto à sua distribuição, à data de 30 de setembro de 2024, as estações de base 5G encontravam-se distribuídas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 2217 freguesias (72% das freguesias no país).
A densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do 3.º trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 9 km2. Constata-se também que existem, em média, 102 estações de base 5G por 100.000 habitantes.
Analisando os dados por operador, a NOS é aquele que instalou mais estações de base 5G (4780), sendo seguido pela Vodafone (4276) e pela MEO (1536).
O número de concelhos em que cada um dos três operadores possui estações instaladas é muito semelhante. A NOS e a Vodafone têm estações de base 5G instaladas na totalidade dos concelhos existentes no país (308), enquanto a MEO está presente em 305 concelhos, sem alteração face ao trimestre anterior.
E apenas 7 canais em sinal aberto na TDT
Ainda se usa TDT?
🙂
Sinceramente, devíamos. O problema é que Portugal está tão minado por um cartel que não deixa desenvolver o projeto. Noutros países existem muitos canais livres.
Aqui para termos TV “a sério”, ou mesmo não querendo tv, somos obrigados a pagar 200 canais dos quais vemos 2 ou 3, ou nenhum. E cada vez conteúdos piores e mais antigos.
Felizmente já existem opções de serviço de fibra se obrigatoriedade de ter TV, graças à DIGI. Ok, antes haviam tarifários sem TV, mas era quase ao mesmo preço e velocidades muito mais lentas. Olha, peçam à DIGI para tomar conta da TDT 😀
+1
Ora nem mais se este país fosse sério muito pessoal teria que estar preso quando se fala em TDT.
Há mais canais na TDT do que havia no analógico.
Qualquer canal pode estar na TDT, desde que pague, como os que lá estão, ou alguém acha que é de borla?
infelizmente, em portugal, não se usa mas basta passar a fronteira que todos os lares o fazem, não andam a sustentar o cartel da comunicação que não permite o desenvolvimento desta plataforma
+1
Os próximos relatórios serão mais interessantes, pois já terão dados da Digi.
Pode haver mais antenas, mas já vi isto do 5G a funcionar melhor.
Mais de 10 mil antenas e provavelmente, tal como com as tecnologias anteriores (pelo menos desde o 2G), nunca existirá cobertura integral do país… metem as antenas todas umas ao lado das dos outros operadores que já lá estão para cobrir exactamente os mesmos locais.
Para evitar desperdício e garantir cobertura integral e redundante de todo o país, lá terá de vir um dia uma infra-estrutura única onde depois ou só existe um operador, ou existem várias empresas em regime de operador virtual.