Largue o WhatsApp! Aprenda a usar o Telegram (Parte 1)
Aos poucos e poucos o Telegram tem vindo a ganhar adeptos. Esta plataforma destaca-se por oferecer os melhores mecanismos de segurança e em termos de funcionamento é semelhante às plataformas. Para melhor conhecermos o Telegram, iremos durante as próximas semanas deixar algumas dicas de utilização.
Segundo dados de março, o Telegram já conta com 400 milhões de utilizadores por mês. Um número muito significativo e um crescimento brutal no último ano (cerca de 100 milhões). Além disso, o crescimento atual, dia-a-dia ronda os 1,5 milhões.
Primeiros passos com o Telegram
Para começar a usar o Telegram a primeira coisa que tem de fazer é instalar a app e criar uma conta na plataforma. Tal como o WhatsApp, apenas necessita de indicar o seu número de telefone. Depois deverá introduzir o código recebido para ativar a conta.
Depois da conta criada é hora de procurar por amigos. Vai ficar certamente admirado com a quantidade de amigos que já usam esta plataforma de comunicação.
Para começar uma conversa com um contacto é tão simples como carregar no contacto e iniciar a conversa. Tal como outras plataformas podem enviar stickers, enviar a localização, fotos, vídeos, etc.
E por hoje é tudo! Estejam atentos aos próximos tutoriais, pois esta plataforma tem muitas funcionalidades para descobrir, muitas delas que nem existem em outras plataformas. Aliás, o Telegram tem servido de inspiração para muitas outras plataformas.
O Telegram é a app ideal para a troca de mensagens em segurança na Internet. Para além de todas as funcionalidades únicas que traz, garante também uma segurança única e que protege os utilizadores. Esta app está constantemente a ser melhorada e a incorporar novidades muito interessantes.
Este artigo tem mais de um ano
Para usar o telegram, tbm é preciso ter acesso constante ao telemóvel como acontece com o WhatsApp?
Não, podes usar a versão Web.
https://web.whatsapp.com/
o whatsapp requer que o telefone esteja ligado a internet, o telegram não.
Pode usar a versão pc, celular, web tudo ao mesmo tempo se quiser, o aplicativo não precisa estar (como no WhatsApp, escanear código RQ para usar no pc), digita uma conversa na versão pc, fecha se quiser e continua a conversa no celular em tempo real. Ele também é player de vídeo e streaming, player de músicas, nuvem privada, acesse canais, grupos, e tenha outras dezenas (ou até centenas) de funções com o vasto leque de bots e serviços.
Telegram a aplicação de mensagens russo, que nunca deixou de ser russo. Até poderia ser interessante não fosse ele russo, além da falta de vídeo-chamadas no aplicativo e excesso de lixo. O que para uns pode ser uma mais valia, como os canais, eu considero lixo.
Alguma segurança só no Signal, o resto, eu não recomendo, Whuatsapps e telegtrams… não obrigado.
Há programas muito bons, que cumprem exemplarmente o que prometem, são é pouco conhecidos, o que acaba por ser uma coisa positiva
Wickr, Signal, Briar , Onion Messenger e XMPP são do melhor que há.
A maioria dos smatphones são fabricados no país comunista e capitalista chamado china, você os deixa de comprar e usá-los? Até onde me lembro os iphones eram feitos nas fabricas da Foxconn que é na china, e mesmo assim vendem bem, não importa de onde vem o produto o povo quer saber se o produto/serviço funciona bem e nada mais. A questão da vídeo chamadas está para vir em setembro (ou antes disso) então relaxa, zap falta várias coisas em relação ao telegram e nem por isso fazem birra, se gosta do signal? ótimo é um direito seu, use com seus parentes e fique sem conversar com o resto do mundo que usa telegram e WhatsApp.
É tão russo que era banido na Rússia até poucos dias atrás.
Faz de conta que era banido, eles queriam que as pessoas acreditassem nisso, pois vi uma reportagem que os altos cargos russos sempre o usaram, por isso…
“faz de conta”
não, colega, inclusive ao banir os IPs do Telegram acabam banindo IPs de outros serviços conhecidos
dá uma pesquisada
Era banido por que o telegram não que não queria passar dados dos utilizadores para o governo russo para “auxiliar em investigações criminais”, como represaria foi banido de lá. Meu deus pelo menos faz uma pesquisa no google antes de digitar asneiras.
O criador do Telegram vive na Suiça há anos e o Telegram esteve banido na rússia até há duas semanas atrás.
Porque é Russo não é bom….. ??????
É estranho essa maneira de pensar. …. quer dizer é Americano é bom… Português será bom???
Acho que esta a ser tendencioso e sem objetividade
seja menos isento … não é a nacionalidade de um produto que faz dele com qualidade…
Não seja racista, nestes tempos de hoje…. Não é visto com bons olhos
Ninguém esta a falar da qualidade da app, esta a falar-se que a lei de alguns países obriga a que certos dados sejam disponibilizados ao governo, EUA / Russia / China são exemplos disso.
E já agora isso não é racismo, nos tempos de hoje já devias saber a diferença…
Tudo depende do seu conceito de RACISMO…. porque definir algo por uma definição cultural, politica, cor, religião para definir qualidade nem sei se não será de racismo ou não é a partir do mesmo conceito? Sou melhor que …. Penso melhor que … Tenho melhor moral que…
Dizer que país é melhor que outro só porque sou mais próximo de um e não de outro…
não será um atitude racista…
se quiser ir por a disponibilização de dados pessoais?
UI… se tudo que fazemos esta aberto para certos países porque é que não deve estar aberto para outros….
Existem palavras indicadas para definir cada caso que disseste…
Se quiseres dizer “não sejas parvo” por mim tudo bem, mas “não sejas racista” não se aplica, existe palavras apropriadas.
Apoiado, esta gente tem só lê noticias que vêm do states
Mesmo assim, o Signal para a privacidade é melhor na minha opinião claro 🙂
Sim, de facto é mas o telegram é suficientemente seguro para ser usado.
Ter todas as conversas em nuvem não me parece algo “suficientemente seguro”.
Claro e conversas guardadas em celulares dos usuários que podem ser acessadas por um simples backdoor é muito seguro.
O mundo não é binário onde “existe” e “não existe” segurança.
Se você acha que ter conteúdo em nuvem tem a mesma segurança em ter conteúdo em um local mais controlado, só mostra a tua ignorância no assunto.
Ou apenas um troll desempregado.
Para isso nada melhor que mensagens que são destruídas ao fim de um período de tempo definido pelo utilizador.
Pode ser programado para a mensagem se auto destruir quando for aberta, ao fim de 1 minuto, 1 hora, 12 horas, 1 dia, 1 semana….. No wickr o máximo de tempo que uma mensagem fica no telefone é 6 dias, ao fim desses 6 dias é eliminada sem poder impedir. Medida de segurança…
As conversas são encriptadas por aes-256 por isso estão seguras.
O esquema de encriptação aes é o mais seguro, por isso mesmo que tentem quebrar a encriptação iriam gastar imensos recursos, e mesmo com o computador mais poderoso do mundo não iam muito longe.
https://telegram.org/faq#q-so-how-do-you-encrypt-data
agora a duvida, como é que sabes que a key não esta acessível por um backdoor propositado ou por falha?
Podes por os cadeados que quiseres, se não sabes sees o único com a chave, o numero de cadeados é irrelevante.
AES256 é seguro, mas o vector de ataque de desencriptação forçada raramente é usado, não porque é difícil, mas por que há maneiras muito mais fáceis que funcionam em qualquer encriptação.
Sim, mas há prioridades nesta vida. E neste caso a prioridade é tirarmos as pessoas do WhatsApp para nos livramos a todos do Facebook de vez 😀
Disseste tudo. É um questão de prioridades. Signal tem o seu nicho, mas na gestão de grupos e equipamentos é muito mau.
Sempre que posso, Telegram em vez de Whatsapp
Parabéns Pedro Pinto.
Excelente iniciativa. Há que incentivar e educar as pessoas quanto as novas e melhores meios de comunicação e o telegram é perfeito nisso.
Já uso aos anos, desde que saiu e é a minha app de eleição. Penso que as pessoas vão achar as “Mensagens Salvas” extramamente uteis e naturalmente, os chats privados.
Para quem for um monstro sem amigos como eu também vai achar muito útil a função Nearby do Telegram, que permite encontrar pessoas nas nossas redondezas. Só usa esta funcionalidade quem quer, claro, mas em tempo de pandemia é mais uma forma de combater o isolamento. Aproveitem!
Signal
Também acho que a prioridade é a gente se livrar do SUCKERberg
signal sem numero telemovel é possivel ?
Mas que excelente artigo. Tudo o que é sair do Facebook deve ser um prioridade de todos.
Ainda com a vantagem de uma excelente app, sem stories, sem publicidade, que não precisa de gastar dados para usar no computador, bots, …
O pessoal do Telegram são autenticos deuses da programação
Será tudo uma questão de tempo.
Uma APP descentralizada de comms virá num futuro próximo.
Este tipo de hábitos impõe-se.
O conceito de resposabilidade individual é o único meio de nos liberarmos das amarras das corporações.
Isto até que seja de domínio generalizado é que vai ditar a velocidade com que será implantada.