Já há acordo! Roaming nas comunicações digitais gratuito até 2032
Em 2017 o Parlamento, a Comissão e o Conselho Europeu chegaram agora a acordo e as tarifas de roaming acabaram no dia 15 de junho de 2017!
Agora, quatro anos depois, negociadores do Conselho (Estados-membros) e do Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo para prolongar a gratuidade dos serviços de itinerância, ou ‘roaming’, na União Europeia por mais 10 anos, até 2032.
Roaming: Cidadãos europeus devem ter a mesma qualidade e rapidez de ligação móvel
Instituído em 2017, o regime que pôs um fim às tarifas de ‘roaming’ na União Europeia expirava a 30 de junho do próximo ano. No entanto, o acordo agora alcançado prolonga tal medida por mais 10 anos. O novo regulamento atualizado entra em vigor a 01 de julho de 2022.
O acordo alcançado prevê ainda que os cidadãos europeus tenham direito à “mesma qualidade e rapidez de ligação móvel” no estrangeiro que em casa, forçando os fornecedores de ‘roaming’ a oferecer a mesma qualidade de itinerância móvel que aquela oferecida internamente, se as mesmas condições estiverem disponíveis na rede no país de visita.
Margrethe Vestager, Vice-presidente executiva com a pasta de "Uma Europa Preparada para a Era Digital" referiu que...
Desde 2017 que desfrutamos do fim das tarifas de ‘roaming’, e hoje garantimos que podemos manter estes benefícios por mais 10 anos para nos mantermos ligados, ligarmos, enviarmos SMS e navegar na Internet sem custos adicionais, quando viajamos na UE. Ao mesmo tempo, com este novo regulamento também melhoramos a qualidade da experiência do roaming
A Comissão Europeia já se congratulou com o acordo alcançado entre o Conselho e o Parlamento em torno da sua proposta de revisão do regulamento do ‘roaming’.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente!
Agora seria “perfeito” se conseguíssemos as mesmas condições, dos tarifários ilimitados a preços competitivos e democratizados como se encontram nos países vizinhos.
Como fez, pode contar?
Pode explicar como fazer a adesão? Estaria interessado. Obrigado
Quem muito fala pouco tem… que maniento. Primeiro o desktop de ”5000” euros agora isto. Ninguém quer saber.
Só te esqueceste de dizer que nao tens roaming gratis se estiveres sempre fora do país original do teu cartao.
Não digas isso ali ao puto…
Ele já ganhou 7000 milhões de euros com as cripto moedas, já tem 30 mansões, 500 automóveis de luxo e tem um iphone de ouro.
Deixa-o continuar a criar currículo para a campanha eleitoral, há por aí uma meia dúzia deles… ou é só 1 com milhares nomes diferentes.
O meu não vai subir. A minha comercializadora mandou já o email com os novos preços, e o mesmo mantém.se
Basta escolher.
E vais lá 3 dias por mês para o cartão continuar activo ou compras pacotes de 3 cartões, por 35 euros, que te dão para 3 meses, pois ao final do 30 dia, o cartão é bloqueado porque não se ligou à rede original e só funciona na operadora original… na República Checa.
Ou não dá jeito dizeres isso… ou és só mentiroso?
Afinal só tens 10 paus pra dar por um tarifario? Para quem tem PC de 5k. Pobre
O que são 100€ pra quem ganha milhares por mês?
Já dizia o meu pai, quem tem dinheiro não é quem o ganha, é quem o poupa.
Quando a esmola é grande, o pobre desconfia..5G da República Checa, é engano de topo!
Os preços da eletricidade vão subir muito em 2022 e não vejo ninguém a falar nisso. Em França o governo vai limitar esse aumento a 4%. Em Portugal não se diz nada, os jornalistas têm de abordar o assunto porque há muita gente que vai ser surpreendida e muito quando chegar a fatura de janeiro. Temos de exigir mais do governo.
Tem razão,”Ramiro Conceição”.Eu recebi uma carta da EDP no início do passado mês de Novembro a informar que a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2022 o preço da electricidade irá aumentar.Eu estou no chamado mercado livre.Agora só nos faltava mais esta. 😐
O que é falado é uma subida de pouco mais de 2% no mercado “livre” para 2022. Não diria que isso é subir muito.
No mercado regulado até indicam que o preço irá baixar, de modo que não se entende querer exigir alguma coisa ao governo.
2% será o valor médio. Sabendo que alguns não vão aumentar, outros vão aumentar forte e feito.
Claro que sim… o teu mentor André Ventura já anunciou que irá descer o custo em 10% para o consumo de electricidade… em troca não te diz que o vai aumentar em 19% com a subida do IVA para a taxa única de 35%.
off topic
abriu hoje o revolut bank em Portugal
Fraco
Eu posso aderir a um tarifário em outro país e usar aqui em Portugal o ano inteiro?
Sim, pode!
E como??
Nao podes.
Para evitar esse tipo de coisas as operadoras impoe um limite de tempo que podes estar fora do país com roaming grátis.
Fácil, envia-se o telemóvel ligado para uma morada inexistente do pais em questão, e espera-se o reu retorno à procedência 😀
Poder podes… terás é de ir ao outro país 1 vez por cada 30 dias de utilização e que o telemóvel se registe na própria rede do cartão. Se não o fizeres, só dá para 1 mês e terás de pagar o contrato por completo…
Não podes. Durante 12 meses tens de ter pelo menos 6 meses de utilização no país de onde a operadora é.
Sei porque aconteceu isto com meus contratos do UK, Estonia e Lituânia.