iPhone X tem um dos melhores ecrãs da atualidade?
São já várias as marcas que se renderam aos ecrãs OLED. A Samsung foi uma das primeiras a utilizar, enquanto a Apple foi uma das últimas a aderir.
O site Tom's Guide comparou os ecrãs OLED do Samsung Note 8, Google Pixel XL 2 e iPhone X e partilhou a sua opinião? Qual será o melhor?
Durante vários anos, os ecrãs LCD ofereciam a melhor qualidade de imagem e eram utilizados em todos os smartphones. No entanto, com o tempo, os ecrãs OLED têm conquistado o seu espaço e começam a destacar-se junto dos topos de gama das grandes marcas.
A Samsung é, possivelmente, uma das maiores impulsionadoras deste tipo de ecrãs, tendo iniciado o seu uso muito cedo. Este ano várias marcas também adotaram o uso dos ecrãs OLED, como é o caso da Google e da Apple.
De forma a tentar chegar ao melhor ecrã da atualidade, o website Tom's Guide comparou os ecrãs do Samsung Note 8, Google Pixel XL 2 e iPhone X e tentou chegar a uma conclusão.
Brilho de ecrã
Num bom ecrã, o brilho é um dos elementos mais importantes. Esta importância é reforçada nos ecrãs OLED que, como não têm retroiluminação, têm uma aparência mais escura e que dependem muito mais desta componente.
A análise feita ao brilho destes smartphones, teve duas componentes. Uma visual, onde se observou os três ao mesmo tempo para ver qual aparentava mais brilho, e uma segunda, com uma análise mais detalhada.
A nível visual o iPhone X foi o que apresentou um brilho mais intenso, comprovado na análise mais detalhada, onde foi medido um valor médio de 574 nits. No caso do Pixel XL 2, foi registado um valor de 438 nits, enquanto o Samsung Note 8 "apenas" obteve 408 nits. Nos smartphones em geral, a média é de 433 nits de brilho.
Saturação das cores
Quando se fala de ecrãs OLED, rapidamente se associa a cores bem saturadas, como a Samsung nos habituou. No entanto, este tipo de ecrãs conseguem também aproximar as cores a tons mais reais, estratégia essa que a Google e a Apple seguiram.
Na análise feita, rapidamente se concluí que a Samsung apresentava as cores mais saturadas, como seria de esperar, enquanto a Google se destacava por cores mais reais, mas com um contraste muito mais baixo. Já o iPhone X conseguiu uma imagem que recolheu a preferência, conseguindo um nível mais equilibrado do contraste, que teve também a ajuda do brilho.
A nível de valores, o iPhone X totalizou 123% da gama sRGB, o Pixel 2 XL 130% e, por fim, o Note 8 204%.
Embora na análise se tenha dado a vitória ao iPhone X, por aparentar uma imagem mais natural, a verdade é que o vencedor deste ponto depende muito das preferências do utilizador ao nível da saturação e do contraste.
Balanço de brancos
Em relação ao equilíbrio de brancos, a Tom's Guide destaca que o Pixel 2 XL tem umas cores mais quentes, enquanto o Note 8 apresenta umas cores mais frias. Já o iPhone X, foi referido que se posicionava entre ambos.
Para comparar os diferentes ecrãs, foi usado um teste Delta-E (quanto mais baixo melhor) onde o Samsung Note 8 totalizou um resultado de 0.5, o Pixel 2 XL 0.26 e o iPhone X 0.28 (True Tone desativado) ou 0.21 (True Tone ativado). O True Tone é uma tecnologia que permite melhorar a precisão das cores.
Ângulos de visão
Como destaca a análise, os ecrãs OLED não são propriamente conhecidos pelos seus excelentes ângulos de visão, sendo frequente um efeito azulado e uma quebra no brilho.
Entre os três modelos, todos sofreram um pouco deste problema, no entanto, o iPhone X foi o que melhor desempenho teve, conseguindo manter melhor o brilho e uma menor quantidade de sombras.
Para este teste é importante referir que o Pixel 2 XL tem sido muito criticado nos ângulos de visão, especialmente pelo seu tom azulado, estando a ser apontado como fonte do problema a polarização que o ecrã recebeu.
Píxeis por polegada
Na questão dos píxeis por polegada, o iPhone X é aquele que apresenta um menor valor, com 438 ppi, enquanto o Pixel 2 XL apresenta 538 ppi e o Note 8 521 ppi.
Este menor número reflete-se depois na nitidez, onde o iPhone X apresentou piores resultados face aos seus concorrentes.
Mas afinal qual o melhor ecrã?
De entre os três, aquele que está melhor conseguido deverá ser mesmo o Pixel 2 XL. Desenvolvido pela LG, este ecrã tem apresentado vários problemas que a Google já reconheceu e está a tentar minimizar.
Já os ecrãs do Note 8 e do iPhone X foram desenvolvidos pela Samsung (tal como o do Pixel 2) e apresentam melhor resultados. O Samsung Note 8 dispõe de um ecrã com uma saturação bem puxada e cores bem vivas, enquanto o iPhone X se foca em apresentar cores mais naturais e reais.
O vencedor é assim difícil de definir e estará claramente dependente do gosto do utilizador. No entanto a real vitória vai para os ecrãs fabricados pela Samsung que são atualmente dos melhores no mercado.
iPhone X tem o melhor ecrã de sempre nos smartphones graças à Samsung
Vários fatores considerados pelo site DisplayMate contribuíram para o seu veredicto de o melhor ecrã do mercado, isto porque traz alguns pontos relevantes na sua configuração:
- Maior precisão de cor absoluta para qualquer exibição (0.9 JNCD)
- O brilho mais alto quando em ecrã completo para smartphones OLED (634 nits)
- Mais alto índice de contraste em ecrã completo em luz ambiente (141)
- Relação de maior contraste (infinito)
- Menor visibilidade do ecrã (4,5%)
- Maior variação de brilho com ângulo de visão (22%)
Embora estes registos sejam indicativos do ótimo desempenho do primeiro ecrã OLED da Apple, a "calibração de exibição de precisão impressionante que a Apple desenvolveu" é o que transforma o hardware numa fantástica experiência de utilização sobre a qual o DisplayMate gosta.
Mas e o que a Samsung tem a ver com isto?
Enquanto a Apple é responsável pelo software de calibração e adaptação que traz mais vida à imagem, o DisplayMate garante que é importante "felicitar o fabricante de ecrãs Samsung" pelo desenvolvimento e fabrico do próprio hardware de exibição OLED, pois é "a única empresa que os fabrica em alto volume".
Este artigo tem mais de um ano
Gosto muito da samsung mas troquei o s8 pelo X e não há comparação! O X tem cores mais realistas e melhores enquanto o samsung além de irrealistas tem red ink além do edge no ecra causar uma distorção enorme que prejudica a leitura no telemovel. Outra coisa que reparei e que ja todas as apps que uso actualizaram hoje para usar o ecra do X enquanto que no android só fazem upscale mas nem aproveitam o espaço do ecra.
Concluindo apenas para dizer que embora iphone continue muito acima da concorrência quer em rapidez,fluidez ou qualidade de apps cabe a cada um escolher o que mais gosta ou pode comprar. Recomendo o X , e um smartphone fantástico
Apple no seu melhor!!! as Apps a actualizarem para o X, wonderful!!!!!!!!!!!!!!!!
olha-m este, LOL
Eu continuo com a minha opinião “os maiores críticos da Apple são aqueles que nunca testaram um”
EHEHEHE Bravo!!!
Sem duvida, a minha mulher tem Iphone e sempre que toco naquilo a diferença é de outro mundo, carrego num botão e abre o Facebook, carrego noutro e abro o email, uma coisa do outro mundo, uma diferença gigante para o meu Z2, muito acima dos outros, enfim, agora é esta do ecra, para a semana vamos ver, tudo para enganar os pardalitos.
Concordo que cabe ao gosto de qualquer pessoa, nem que vá pelo smartphone mais fraco. Eu pessoalmente tive um topo-de gama Android que me durou 4 anos e mudei porque parti o ecrã. Mudei para um gama-média porque não vi necessidade de ter todas aquelas opções xpto que nunca viria a utilizar. Porém discordo no “continue muito acima da concorrência quer em rapidez,fluidez ou qualidade”… já foi muito provado o contrário.
Um dos testes que tem aparecido sempre aqui na Pplware quando sai um iPhone é o teste de velocidade do PhoneBuff (cronómetro, abrir/fechar muitas apps) > Teste que acho ridiculo porém quando surpreendentemente o Note 8 ganha ao iPhone 8 a coisa já nem é falada xD https://www.youtube.com/watch?v=8kpD3XCp49o
Não podemos concluir que o iPhone está “muito acima da concorrência”
”The Note 8’s screen has a maximum brightness of 1,200 nits (a unit of visible-light intensity) compared with about 1,000-nit peak the Galaxy S8”
Neste teste desse site, diz que o Note 8 tem 400 e tal NIT, e o iPhone é o telemóvel com mais brilho com 500 e tal… Vamos a dados reais e vemos que o S8 e Note 8 têm o dobro do brilho. Vale tudo para marketing, mas era dificil a Apple com um ecra Samsung OLED ter melhor qualidade final que a própria marca. É uma questão de pensar.
Como é ter um telemóvel com ecrã assimetrico? Que se rodas 90º para a esquerda é diferente de para a direita, por causa daquele corte? Gostava de saber além de videos, e apps que ficam ali com conteudo cortado, o que mais afeta aquele corte ridiculo no ecra na experiencia do dia a dia?
1200 nits é o pico de brilho em condições especiais, não é o brilho normal!
Concordo, dado os testes que aqui apresentaram, que o IPX tem realmente um brilho acima da concorrência (pelo que demonstram nas fotos).
Não concordo com a opinião do efeito do Edge. Então se o Edge, para si o prejudica na leitura, basta apenas que com o dedo, mova um pouco a página para ler o que “está distorcido”.
Mas a situação é “igual” para quem não tem um ecrã curvo, pois em vez de ver as letras distorcidas, simplesmente não as vê, porque já não tem mais ecrã!
Na foto de comparação do diferente ângulo de visão, para mim o Note 8 é o que tem melhor aproveitamento de ecrã, face aos outros que ali estão. Pelo que li algures, o IPX poderia ter alguns problemas em certas app´s com o facto do ecrã ter aquele design “de corte” na zona da câmara frontal, mas isso só poderá ser discutido depois de ser testado no dia a dia.
PS: Na tal foto com um diferente ângulo de visão, não sei se acredito bem que o Note 8 tenha só aquele brilho. É que tenho o S8+ e acho que tem tanto brilho quase como o IPX (é a minha opinião…posso estar errado).
Mentiras não, obrigado!
Tens tanto um X nas mãos como eu tou a conduzir um TGV.
Alguma app em particular?
Eu tenho um iPhone 7+ e um Nexus 6P, e, em quase todos os casos, a diferença entre a mesma app nos 2 sistemas resume-se ao design da mesma, com a versão Android a optar pelo Material Design da Google.
Em termos de funcionalidades andam ela por ela…
Engraçado o da minha mulher a APP store fica cortada, como se estivesse a utilizar um iPhone 8s.. ou seja não tem partido do ecrã todo… outra coisa, o meu s8+ tem uma definição para mexer as cores, neste momento tenho exatamente igual às do iPhone x…
Ja eu foi ao contrário iphone com duas semanas foi trocado pelo S8 .
Ja tive 4 iphones e nao passam de objectos de “culto”.
Apenas a minha opinião e nada mais
ele é tão bom que eu tenho 2 Iphones X, um para usar em cada mão.
O red ink já foi resolvido, era software. E podes meter no modo de cores básico que ficas com cores realistas como no novo iPhone. Não podes personalizar tanto no iPhone mas no fim é ao critério de cada um.
Samsung sempre a frente, a Apple se quer alguma coisa bem feita tem que comprar sempre a terceiros…
Mas esses terceiros e quartos não fazem igual porque?
Atenção que por traz do ecrã, há um grande processador a fazer aquilo que num samsung vai levar 3 anos a fazer! hardware não é tudo.
Um ser humano erudito com a tua sapiência tecnológica e não sabe escrever “trás”…
Quem está certo é o erudito 🙂
Trás é um advérbio de lugar, indicando uma situação posterior, ou seja, atrás, após.
Traz é a forma conjugada do verbo trazer, que significa levar, transportar para perto de quem fala.
Kidding.
Pormenores. A língua portuguesa é danada.
Exactamente. “Atenção que por traz do ecrã…” refere-se à localização do processador logo a palavra que deverá ser utilizada é precisamente o advérbio de lugar.
O erudito é que está certo?
… nem mais, Paulo Santos, nem mais!!
Então quem é o erudito? 🙁
Em vez de ser literal na forma como se escreve podia ter sido critico ao que foi dito. seria uma mais valia! O senhor é sem duvida o tipo de pessoa que quando vê um tópico “APPLE” abre para criticar, nem que seja erros ortográficos quando não encontra o que criticar…
Sabes o k é hardware?
Acabaste de perder uma boa oportunidade para estar calado…
Já o outro dizia “calado e um poeta”
Processador não é hardware? lol Se o sistema fosse fechado talvez até fizesse melhor. Mas nunca saberemos 😉
Então quer dizer que a Samsung faz tudo, não compra nada a terceiros, certo ? Essa mania de falar sem pensar …..
Ele não quis dizer isso, apenas quis dizer que há marcas mais dependentes de terceiros do que outras.
A Apple depende tanto de terceiros como os terceiros da Apple, tendo sempre a noção que como a Apple a Samsung não tem qualquer outro cliente, ao passo que como a Samsung, nos SoCs, por exemplo, a Apple conseguiu alternativas e esse facto traduziu-se numa quebra de 60% em 2014 e 2015 na gigante sul-coreana. Atualmente em termos de quantidade a Samsung é a única que consegue a quantidade para alimentar a procura dos iPhone X, mas não podemos esquecer que quer a Sharp, quer a LG também têm OLED e são parceiras Apple 😉
Samsung não faz tudo, nenhuma marca o faz, mas fazem bastante (desenham, fabricam e montam) desde SOC, ecrans, memorias, controladores e praticamente tudo que é componente.
O ecrã é mais do que o painel OLED, ou seja há mais componentes para além dos fornecidos pela Samsung a influenciar a qualidade de imagem (vidro, polarizador, matriz touch, chips que controlam os pixeis, power source…), sendo que é a Apple que os escolhe e integra.
Mas tu viste sequer o comparativo original?
Eles deram vitória ao iPhone X!
O pplware é que esta com problemas com isso!
Sim estamos com problemas, até acho que vou atirar o iPhone X ali para a rua… esse teu afligimento perturba-me! :O
Sabem que o Note 8 faz 1000nit? E por isso tem true HDR sempre ativo? Claro que sites sao sites mas tal como existe o duvidoso dxomark para cameras ha o displaymate.com para ecras. Esse podera confirmar se o iPhone x bate ou nao o melhor ecra alguma vez testado que é o do Note 8.. ate lá sites a fazer propaganda para a Apple vender haverá muitos. Mas quando nem acertam nos valor3s reais de brilho do Note 8 vê-se que é um teste estranho
“1000” nits é em condições especiais e eles não mediram nessas condições, sendo que aquilo são valores médios para os ecrãs com a mesma imagem!
O iPhone também tem ecrã HDR.
” vencedor é assim difícil de definir e estará claramente dependente do gosto do utilizador. “Então porquê colocar esse título ?
O vencedor é claramente a Samsung com os seus ecrãs que equipam dois dos melhores smartphones do momento
concordo com o adalberto e reforço a pergunta : porquê colocar esse título? 🙂
Porque perante a crítica internacional (analistas do mercado do hardware), este iPhone teria o melhor ecrã da atualidade na reunião dos vários aspetos que ele apresenta. A questão é, será mesmo que este é o melhor ecrã da atualidade?
Segundo a Reputada DisplayMate é
https://www.macrumors.com/2017/11/06/displaymate-iphone-x-display/
O painel OLED é da Samsung, mas o ecrã é mais do que o painel. É por isso que há diferenças, como por exemplo na qualidade de imagem a maiores ângulo de visão!
Nem mais!
Então um Apple com ecrâ Samsung, o que queriam?
Corrigido, obrigado 🙂
Deve ser complicado uma marca ter de comprar um ou mais componentes à maior rival. Muitos sapos devem ter sido engolidos na Apple. Parabéns à Samsung pelos melhores ecrãs do mercado!
Então e usar Android que pertence à Google? A Samsung nesse aspeto tem de trabalhar para os outros 😀 tens uma visão muito particular das coisas, eu diria mesmo que tens uma visão obstipada 😀 da realidade. Recentemente criticaste a Apple porque alterou o nome do ecrã OLED para Ecrã Super Retina HD, ora, segundo esse artigo, a Apple afinal contratou a Samsung para produzir algo que ela “à medida” e pagou por isso, a Apple foi contratar um produto e pagou por ele, a Samsung não lhe fez um favor, a Samsung depende dos clientes para viver, ao passo que a Samsung não tem nenhum cliente da dimensão da Apple, já a Apple embora tenha outros parceiros a fazer ecrãs, como a LG ou a Sharp, não tem nenhum que faça em quantidade o tipo de ecrã que a empresa pretende. Por isso são parceiros de negócio e não essa marmelada que tu tens na cabeça 😉
Fora isso, tendo em conta o preço, a Apple acabará por fazer como fez com os SoCs, deslocar a produção para outros players se estes conseguirem satisfazer os níveis de qualidade e produção. Além dos ecrãs, estamos a ver igualmente outros componentes na mão da Qualcomm que, segundo informações veiculadas, irão passar para a Intel em maior quantidade. Mas é assim que se processa o mercado, por isso o iOS teve sempre os Mapas da Google, os melhores sem dúvida e a Google ainda ganha milhões com o iOS, diz-se que ganha mais com o iOS que com o Android. 😉 Além disso, a Apple tem o melhor da Samsung, o melhor da Google, o melhor da Microsoft, o melhor da LG, o melhor de outros players tudo num único smartphone… digamos que os melhores fabricantes de hardware e software do mundo fazem deste smartphone o melhor alguma vez fabricado (segundo quem o tem e opinião que se começa a tornar transversal à medida que o equipamento chega a mais mãos).
A Samsung é responsável pelo painel OLED do ecrã, que dá grande parte da qualidade, mas o ecrã é mais do que o painel. A qualidade do ecrã depende da integração doutros componentes e nisso também tem que se dar os parabéns à Apple.
Os ecras de topo OLED vem todos da mesma fábrica, depois os filtros e calibragem po software cabe à marca com algumas diferencas como é obvio.
O problema é haverem sites que nao sabem fazer os testes. O brilho dum ecra OLED pode ser temporário ou permanente, no caso dos fabricantes (LG e Samsung) o brilho máximo é dado em visualizacao HDR quando necessário ou, se estiver em Auto e no exterior, o ecra ilumina-se muito mais que no máximo em manual. Se um cliente (ex Apple) opta por colocar o máximo normal num nível alto, apenas está a diminuir o tempo de vida do ecra (e obrigar a um novo fora do período de garantia)
De resto o aparelho avalia-se pelo conjunto, nao por um ou dois items.
agradecem a samsung
É assim mesmo….THUG LIFE. Três palavras e quatro erros LOL
“Agradecem à Samsung.”
(Continua a não fazer sentido. Se contarmos com o “agradeçam”são 5 erros em 3 palavras :D)
os erros chamam mais atenção 🙂
“De entre os três, aquele que está melhor conseguido deverá ser mesmo o Pixel 2 XL. Desenvolvido pela LG, este ecrã apresentado vários problemas que a Google já reconheceu e está a tentar minimizar.”
Não será o “menos” conseguido em vez de está melhor…
O Note 8 dá 1000 nits. Esse gráfico tá errado!
De qq forma para que quero um ecrã todo lindão e depois tem o topo “ratado” ?!? LOL
Que estupidez….
Isso é o pico do “brilho” em condições especiais!
Note 8 atinge 1200 nits: http://www.displaymate.com/Galaxy_Note8_ShootOut_100.htm
Pelo preço que têm, têm obrigação de serem os melhores…
Mas considero estranho este teste. Valores que nao batem certo e uma certa parcialidade para o lado da apple é notória.
Tanta coisa com os ecrãs Samsung e o iPhone X acaba por ter o melhor ecra da atualidade. Assim fica difícil dizer mal do raio do iPhone.
… pois a ideia é essa!!
lol, há coisas que justificam (dependendo do uso) dar mais dinheiro e isso quando a diferenca é grande para a concorrência. Isto aplica-se a todas as marcas. Quando tens um terminal (iPhone X) cujas diferencas a todos os níveis SE SE provar que sao superiores, sao apenar marginalmente superiores para um custo descabido.
A concorrencia asiática tem modelos com mais funcionalidades, carregamento (verdadeiramente) rápido e barato, e ecras/camaras/potencia que quando nao sao superiores, sao apenas marginalmente superiores.
Se já os brutalmente mais baratos Samsung S8 / LG G6 já dificilmente justificam o preco extra sobre modelos de 500€ chineses, o Note 8 e Huawei Mate 10 Pro já estao no limite do rídiculo e sem justificacao.
Agora imagina o iPhone X que nao tem nem qualidade (extra) nem funcoes para ganhar a esses modelos (que além da pen, bateria e funcionalidades…tem também modo desktop), ter um preco …ainda superior. Ora bem, cada um que gaste no que quiser (desde que os créditos nao pagos e bancarrota dos pagos nao a tenha que pagar eu novamente com mais impostos), mas que é preciso estar louco e cego com a marca para gastar tamanho valor nesse aparelho…
Leiam os artigos…
Já que se fala em aparelho com o ecrã e não do ecrã em si (são fabricados no mesmo sítio, os presentes em ambos os referidos neste artigo), o da razer terá O melhor, em vez de UM dos melhores. Pelo menos foi isso que vocês disseram no artigo referente a ele. E a preço de “saldos”, vendo os de topo que temos agora e que virão, a custar mais de 1000 dólares e aquele irá ter um preço bem longe desse.
Então e o Razor Phone???
5.7-inch 120Hz UltraMotion™ screen 1440×2560 Quad HD com Wide Color Gamut.
Já tens um para teste?
Esse oled no mínimo é da 1 geração…..
Como se pode ser tão (im) parcial………..
“”pode incluir “persistência da imagem” ou um efeito de “imagem queimada”, “”
https://support.apple.com/pt-pt/HT208191
Isso é uma possibilidade em ecrãs OLED. Ou será que achas que o Galaxy S8 também usa um OLED da 1ª geração?
Estes fóruns é só especialistas… toda a gente sabe mais que toda a gente… incrível!
O iPhone doa a quem doer e o produto que o mercado comum quer, o Android é o produto que o gigs querem!
Fiquem felizes assim e aceitem as evidencias, porque obviamente podemos comparar um Porsche com um Nissan GTR, em muitos aspetos o GTR é superior, mas isso não o faz um produto globalmente melhor. Nos detalhes não o é e o mesmo se passa aqui.