O Android é mais simples de usar que o iOS? Há um estudo que confirma isso
A luta entre o Android e o iOS dura há muitos anos, sem que um consiga dominar o outro. Se há áreas onde o Android está no topo, em outras é o iOS que domina. Um novo estudo veio abordar a questão da usabilidade dentro dos 2 sistemas. O resultado é um domínio do Android sob o iOS.
Ainda que tenham muitos elementos similares, tanto o Android como o iOS têm personalidades próprias e caraterísticas únicas. Em qualquer dos sistemas a usabilidade é uma preocupação constantes uma das razões para os utilizadores fazerem as suas escolhas.
Um estudo recente da Green Smartphones procurou determinar qual dos dois sistemas tem melhor usabilidade. O relatório analisou os dados do mecanismo de pesquisa, avaliando o número de vezes que os utilizadores de ambos os sistemas procuraram ajuda com operações básicas, como gravar o ecrã, captar imagens ou partilhar a localização.
Os resultados indicaram que os utilizadores do iPhone procuraram ajuda nessas funções básicas cerca de 358.000 vezes por mês, 58% a mais do que no Android. A maior discrepância foi observada na pesquisa por "como apagar todo o conteúdo e configurações". Neste caso, no iOS pesquisaram seis vezes mais vezes do que os utilizadores do Android.
Em média, foram 226.000 pesquisas mensais feitas por utilizadores do Android para obter ajuda em tarefas básicas contra 358.000 para utilizadores do iOS. Isso reflete-se depois numa diferença de 58,41%. Isso acontece mesmo com uma base de utilizadores que é próxima, pelo menos nos EUA onde o estudo aconteceu.
Este estudo foi baseado na análise do volume de pesquisas do Google nos Estados Unidos nos últimos 12 meses. Para manter a coerência e a geração de valores comparáveis entre si, foi usado o mesmo formato de palavra-chave para ambos os sistemas operativos.
Embora o debate entre o Android e iOS tenha já muitos anos nunca se vai chegar a uma conclusão. Os argumentos são claro e baseiam-se na flexibilidade e personalização do Android contra a velocidade e segurança do iOS. Com este estudo fica mais visível que o Android pode ser mais fácil de usar para o utilizador médio.
Este artigo tem mais de um ano
Então o iOS é mais difícil porque os utilizadores fizeram mais pesquisas no Google de como se faz algumas coisas?
Por exemplo, repor as definições de fábrica, que é o que tem maior diferença no número de pesquisas
É assim: https://support.apple.com/pt-pt/HT201274
Custa-me a perceber a lógica. Se fosse: “É mais fácil/difícil repor as definições de fábrica no iOS ou no Android?” percebia. “Há mais/menos pesquisas no Google de com se faz”, nem por isso. Deve ser o hábito de usar o “Apple support”. Funciona bastante bem. Se houver variantes conforme o modelo do equipamento ou o SO costumam estar bem sistematizadas.
O problema que tu és ser utilizador IOS logo não consegues perceber que nem todos os utilizadores são interessados em explorar as coisas que usam, interessa é que trabalhe, o que acontece é que quando ocorre a necessidade de executar algo fora do normal o IOS não é tão intuitivo como o Android, dai a necessidade de procurar ajuda de como proceder…
Tretas. Os SO tornaram-se muito complexos, há muita coisa que não é habitual e é preciso pesquisar para saber ao certo como se faz. Há coisas que não dá para experimentar, têm que ser exatas – é o caso do backup e restauro de fábrica. Queres-me dizer que qualquer um no Android faz isso sem antes de certificar dos passos?
O que pode acontecer no Android é que em vez de pesquisar “Android restauro de fábrica”, pesquisem “Samsung S22 restauro de fábrica”, “Xiaomi restauro de fábrica”, enquanto no iOS é “iPhone restauro de fábrica”, e por isso aparecer mais vezes.
Nem mais. O que diz o Android Help sobre o restauro de fábrica:
“Recomendamos a consulta do site de apoio técnico do fabricante para obter as instruções específicas do dispositivo.”
Acho que o problema aqui é não perceberes ou não quereres perceber o eis da questão, que é a facilidade de uso de sistema para o outro e o android leva vantagem sobre os ISO, há muitas coisa que é chapa 5, quando ao backup e restauro de fabrica, antes de dar a ordem final surge um aviso do que vai acontecer, e se quer avançar ou cancelar, por isso dá para testar ao contrario do que dizes…
Não é nada diferente. Em qualquer Android, pelo menos dos que tenho cá em casa,LG ,Huawei e Samsung basta aceder à barra de procura das definições procurar por repor e voilà a exemplo do Windows.
Sinceramente nunca percebi porque dizem que ios e intuitivo. O sistema de gestao de ficheiros no ios e terrivel, no android toda a gente sabe onde estao os ficheiros e escolher o programa para abrir. No ios ele cria copias pelas apps nem da para ter acesso a pasta da musica
Partilho a mesma opinião, no Android foi sempre tudo mais simples, mas iOS sempre teve a fama de der simples, logo não percebo
Uma coisa que existe aos anos e que sempre me fez Bastante confusão é selecionar múltiplos ficheiros no IOS.
Tens um botão para selecionar múltiplos ficheiros!!!
No android é tão mais intuitivo.
Pode ser por hábito mas é tudo mais simples. tens de realizar menos passos para fazer uma funcionalidade.
Exato eu usei o IOS em tempos, mas de intuitivo tem pouco, dado as suas elevadas restrições de sistema e não ter muitas das app’s que uso a nível profissional, abandonei por completo o IOS, passei a usar exclusivamente Android, muito mais intuitivo, temos liberdade total sobre o que fazemos, e a interação com equipamentos terceiros é feita da forma mais simples, plug and play.
A questão é que o iOS é um sistema simplista demais, basicamente serve para quem só quer usar o Whatsapp e o Facebook. Quem usa iOS muitas das vezes nem sabe o que são ficheiros nem tem falta de de um explorador de ficheiros. Quem quer explorar as coisas a sério só com Android.
Depende do Android. Se for o limpo original acredito. Agora aqui o miui é uma confusão com ficheiros, apps, insistência em querer impor o mibrowser. Até abrir um simples PDF é um drama.
Não depende, em Android a base é toda igual, a única coisa que muda é o aspeto do menus, se usasses Android sabias disso…
As configurações do kernel não são todas iguais com impacto nas funcionalidades. A gestão toda virada para a magnifica autonomia, sacrificando o correcto funcionamento de alguns serviços tem muito que se lhe diga, entre muita coisa.
Eu só uso android, mas não significa que não possa e deva ter sentido critico.
Para conseguir ter um dispositivo minimamente funcional, onde as minhas apps não saiam da memória tive que fazer root.
Mais uma vez, o amigo, faz-se entendido daquilo que não percebe, vê uns vídeos no youtube e lê uns manuais já se pensa expert, pois, não, nem sabe o que diz, calado fazia melhor figura…
você é um daqueles curiosos que anda ai no mundo do Android, nem sabe como as coisas funcionam, quando se formar em programação, falamos… 😉
Confirmo, android é mais simples que o iOS
Chegou aqui um técnico da EDP para fazer o serviço de Revisão anual da Instalação Eléctrica e gás com um big tablet s7. Grande luxé 🙂 Tudo foi aí registado num programa para o efeito.
Pode não querer dizer nada mas tbm pode significar muita coisa.
Normal, a EDP há muitos anos que desenvolveu um software para Android com interligação com base de dados geral para quem faz serviços para eles de forma estes não dizerem que fizeram o trabalho e receberem e no final iram fiscalizar e o trabalho nunca foi feito, agora tem de lançar na app o inicio do trabalho, durante e final para fechar o trabalho tudo com fotos e informação em tempo real, se não não veem um chavo por parte da EDP… O tempo da mama acabou há muito tempo para empresas de subempreitadas.
lol, toda as field forces usam software de gestão com controle das ordens em tempo real.
Há amigo, isso pensas tu, só prova que não sabes nada do assunto, ele tem razão naquilo que diz eu vivi isso, pois trabalho lá na Eredes… quando não se sabe mais vale nem comentar para não passar por ignorante….
Eu também acho que o android é mais simples e intuitivo que o IOS honestamente… Ainda hoje não entendo a diferença do icloud e do itunes portanto… Uma confusão!
iCloud e Itunes não têm nada a ver com iOS. Estão é ligados ao iPhone.
Sim mas pertence a Apple e é usado com o IOS, de qualquer forma qual a diferença entre ambos?
Sabe a diferença entre o c* e as calças?
Isso por acaso não, mas entre um estronso que ninguém lhe perguntou nada, e os restantes users sim…
“Perguntas” parvas só merecem respostas parvas.
Exatamente
Sendo que o iOS provoca mais demência, uma vez que é mais balizado, ao passo que o Android sempre permite um sentido mais “exploratório” ao utilizador!
Sem dúvida, o iOS é ótimo para fomentar a preguicite mental. 90% dos que compram iPhone nem precisavam, pois o uso é tão básico.
Tretas! Tenho experiência com ambos os OS ao longo dos anos, de forma alternada até! Não por escolha mas porque nos locais onde trabalhei davam equipamentos diferentes. E a verdade é que o iOS ao longo dos anos sempre foi mais constante e previsível do que o Android que muda de marca para marca e de versão para versão.
Mas esta é a minha experiência.
Na minha opinião são ambos complicados.
Se estamos habituados a iOS, é complicado Android. Se estamos habituados a Android(es), é complicado iOS.
Na minha opinião os resultados desta análise são inúteis.
Por exemplo, “How to perform a device update”, no iOS as pessoas pesquisam mais. Mas o que é que isso quer dizer?
A grande maioria dos Androids baratos tem tão má fama as atualizações, que as pessoas nem pesquisam por elas.
Por outro lado no iOS, as atualizações são de chapa 5, toda a gente recebe, é natural que pesquisem para saber o que há de novo todos os meses.
exactly
Por acaso não sei dizer qual é mais simples, pois nunca experimentei IOS, só experimentando poderia dizer. Eu uso samsung, e acho simples, android, nunca aprofundei muito.
Ou o Android é mais simples de utilizar? Ou então os utilizadores Android são em média mais inteligentes que os utilizadores de iOS
Inteligentes não diria, mas dados que os iOS/iPadOS/macOS são uniformes, não estamos habituados a cada vez que se muda de marca de Android, ter de reaprender a usar o interface.
O pessoal Android “tem mais rodagem”.