Huawei P30 Pro: conheça o próximo smartphone Android da gigante chinesa
O novo smartphone Huawei P30 Pro será apresentado a 26 de março na cidade das luzes com o Sena como pano de fundo. Paris é novamente a cidade escolhida pela 2.ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis para nos apresentar a sua nova gama de dispositivos móveis Android, já em circulação na Internet.
Este artigo recolhe várias imagens do próximo smartphone, ainda em fase de protótipo.
Primeiramente importa deixar claro que a Huawei, tal como várias outras fabricantes, testa vários protótipos das próximas gerações de produtos antes de os apresentar. Assim sendo, o produto aqui revelado pode não ser exatamente o smartphone Android que chegará às lojas, existindo ainda espaço para alterações.
O que podemos esperar do Huawei P30 Pro?
Será o próximo topo de gama (flagship) da fabricante chinesa e continuará a apostar na fotografia, um dos maiores trunfos da Huawei. A marca tem prometido uma nova revolução, deixando antever a aplicação de um novo sistema que trará o zoom ótico aos seus equipamentos. Algo deverá ajudar a empresa a cimentar a sua reputação no DxOMark e mais importante ainda, junto dos consumidores.
Rules were made to be rewritten. Paris, 26.03.2019. #RewriteTheRules #HUAWEIP30 pic.twitter.com/hFzZI3pVYr
— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) 19 de fevereiro de 2019
Um reescrever das regras que já domina a agenda da tecnológica chinesa e que se materializará no próximo Huawei P30 e Huawei P30 Pro. Entretanto, já começam a surgir várias fugas de informação, com várias imagens reais do produto. Assim, este conteúdo vai sendo agregado pelo repositório Slashleaks,
Assim sendo, temos desde logo a primeira foto, no topo do artigo. Aí podemos ver o responsável máximo pelo departamento de dispositivos móveis da Huawei, Richard Yu, com um peculiar smartphone. Cuidadosamente escondido com uma capa de proteção, mas ainda assim bem visível na sua mão.
O próximo smartphone de gama alta
Esta galeria de imagens reais surge poucos dias após a partilha de Roland Quant das várias representações digitais de ambos os Huawei P30. Assim sendo, a pouco e pouco vamos juntando todas as peças, e completando o panorama. O novo smartphone Android será uma aposta para o segmento premium.
As variadas fotografias mostram-nos o Huawei P30 Pro, identificável pelo seu alinhamento de câmaras vertical, em várias situações. Neste caso, já nas mãos de alguém que estará a testar a sua câmara fotográfica, agora com um total de quatro sensores na sua traseira. Nestas imagens podemos também ver os seus traços gerais.
Construído em vidro, com margens bastante arredondadas e ligeiramente curvas, temos aqui um novo tom de azul, resplandecente. Destacamos ainda a sua nova câmara ToF, situada logo abaixo do flash LED e do óculo para o sistema de auxílio à focagem. Algo que o demarcará da versão standard, o Huawei P30.
Um total de 4 câmaras na traseira deste smartphone Android
Em seguida, temos uma série de imagens hands-on. Isto é, uma galeria de fotografias em que o Huawei P30 Pro já se encontra nas mãos de uma pessoa. Por conseguinte, temos aqui um olhar cuidado aos detalhes da sua construção, posicionamento dos botões e demais portas. Em suma, alguém que teve acesso prévio ao terminal.
Em primeiro lugar temos uma foto geral da traseira do smartphone. Algo que nos permite aferir o alinhamento de câmaras, distinto das fotografias anteriores. Assim sendo, voltamos a alertar o leitor para a possibilidade de existir mais do que um protótipo em circulação. Aliás, esse é mesmo o cenário mais provável.
Em seguida, na segunda imagem temos um close-up da traseira. Aí podemos ver claramente o sistema de três câmaras, ainda que não pareça estar presente o quarto sensor fotográfico (time of flight). Por isso mesmo, consideramos possível a eventualidade de este ser a versão standard do dispositivo móvel em questão.
Um olhar mais atento às imagens aqui colocadas revela a utilização do nome "Vogue" na traseira deste smartphone Android. Algo que vai ao encontro da política de privacidade utilizada pela Huawei nos seus protótipos. Isto é, nos equipamentos de teste, temos sempre o seu nome de código, mantendo-se a lógica.
As especificações do Huawei P30 Pro
É na sua câmara fotográfica que reside a maior inovação, pelo menos com base nas fugas de informação até ao momento. Um novo sistema de zoom ótico de 5x que será intercalado com o zoom digital. Tudo isto com o intuito de providenciar ao utilizar um sistema de zoom híbrido de até 10 vezes, além do TrackAI.
Assim sendo, além de um novo mecanismo de zoom, teremos também um novo mecanismo de acompanhamento do objeto. Pelo menos, é esse o nosso entendimento da referência ao Track AI, com recurso também aos algoritmos de inteligência artificial.
Por fim, contamos com as câmaras de 40 MP, 20 MP e 8 MP que já ficamos a conhecer na geração anterior, nos Huawei P20. De igual modo, manter-se-á também a cooperação com a Leica para o desenvolvimento de novas soluções e implementações em dispositivos móveis. Além disso, teremos também uma câmara de 24 MP no seu painel frontal, repousando no notch.
Kirin 980, o "coração" dos Huawei P30
Sem qualquer sombra de dúvida, o seu processador será o Kirin 980, produzido pela HiSilicon. Uma plataforma móvel de última geração com 8 núcleos de processamento e uma frequência máxima de 2,6 Ghz com uma litografia de 7 nm. Em seguida, teremos também o novo modem 5G, o Balong 5000.
Em segundo lugar, o seu leitor de impressões digitais já estará embutido no ecrã. Contudo, não sabemos se será um leitor ótico (como no OnePlus 6T), ou um leitor ultrassónico (como no Galaxy S10). Tal como este último, utilizará também um ecrã AMOLED de pelo menos 6,1 polegadas no modelo standard.
Já, por outro lado, o carregamento sem-fios está garantido, bem como 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Sem esquecer a porta USB do Tipo C, ou mesmo a proteção contra salpicos e poeiras para o smartphone.
Por fim, realçamos o caráter não oficial destas imagens ou informações. Assim sendo, até ao dia 26 de março, podemos ter alterações a tudo o que aqui foi dito e apresentado.
Este artigo tem mais de um ano
Rui Bacelar,sempre se confirma o preço de 800/900 euros para este novo smartphone,o Huawei P30 PRO ?? 🙂
É muito cedo para podermos falar em preços.
Quero é um comparativo entre todos em modo vídeo 4K HDR 60fps e fotos noturnas. Durante o dia todos são reis…
Verdades, mas mesmo assim a Huawei tem-se destacado pela positiva nesse campo. Espero é que tenham aprendido a lição e voltem a meter AF na câmara frontal.
Até pode ter 12 câmaras traseiras e fazer o pino, enquanto o sistema operativo for Android, não obrigado!!!