Huawei P30 Pro: tudo o que precisa de saber antes da apresentação
A nova coqueluche da Huawei será apresentada amanhã, a 26 de março (terça-feira). Novamente na cidade das luzes, com o Sena como pano de fundo. Será aí, em Paris, que ficaremos a conhecer o Huawei P30 Pro, o próximo smartphone Android e próximo topo de gama daquela que já é a 2.ª maior fabricante mundial.
A Huawei não só ultrapassou a Apple em volume de vendas, como também já conquistou Portugal.
O reescrever das regras da fotografia ocorrerá já amanhã (26), aqui de acordo com a própria Huawei. Em questão está o seu novo smartphone Android que já foi revelado em inúmeras fugas de informação. Agora, além de novo material vamos dar a conhecer tudo o que já sabemos sobre este promissor dispositivo móvel.
Tudo o que já sabemos sobre o Huawei P30 Pro
Antes de mais nada, o dispositivo chegará acompanhado pela versão standard (P30), bem como pelo Huawei P30 Lite. Contudo, este último não deverá subir ao palco, concentrando Richard Yu, responsável máximo pelos smartphones da Huawei, todas as atenções nos topos de gama, assim, mantendo a tradição.
Adicionalmente, o mais poderoso destes três dispositivos será a versão Pro. Assim, será também este o smartphone a ostentar um total de 4 câmaras fotográficas na sua traseira, elevando a fasquia face à brilhante geração P20, apresentada em 2018. Entretanto, a fabricante chinesa promete uma revolução na fotografia.
Acima, podemos ver todas as informações de cariz oficial, divulgadas precocemente pela própria Huawei. O material esteve disponível numa das filiais da empresa, mas acabou por ser removido. Felizmente, alguém se apercebeu a tempo e guardou tudo no WebArchive. Temos desde as principais novidades em destaque, bem como as ofertas planeadas para o período de pré-venda. Até mesmo a data de lançamento no mercado.
O Huawei P30 Pro pode chegar ao mercado a 6 de abril
Existindo, por norma, um compasso de espera entre a apresentação do produto e o seu lançamento no mercado (chegada às lojas), temos já um forte indício destas datas. A apresentação, a 26 de março, com a chegada ao mercado pouco depois, a 6 de abril. Tudo isto de acordo com a informação divulgada até então.
Assim sendo, e já sem surpresas, temos quatro câmaras na traseira do Huawei P30 Pro. O alinhamento principal, triplo, manterá algumas das configurações do ano passado - o sensor de 40 MP com abertura focal f/1,6. Em seguida temos uma câmara de 20 MP, grande angular com abertura focal de f/2,2. Logo após, temos a câmara de 8 MP, com abertura focal de f/3,4 e uma distância focal equivalente a 80 mm.
Things aren’t always as dark as they seem. 26.03.2019. 14:00 CET. https://t.co/8K3OHmpdPQ #HUAWEIP30 #RewriteTheRules pic.twitter.com/CJCXXLTJvC
— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) March 25, 2019
Esta terceira câmara será uma das primeiras novidades. Ao que tudo indica, será capaz de nos dar um zoom ótico de até 5x (vezes) com um sistema de óticas alinhadas. Contará também com OIS (estabilização ótica da imagem) e poderá, em junção com o zoom digital, dar-nos uma aproximação (híbrida) de até 10x.
Mark your calendar to #RewriteTheRules on 26.03.2019. Join us LIVE from Paris in your language at 14:00 CET. https://t.co/8K3OHmpdPQ #HUAWEIP30 pic.twitter.com/7lJVqPZR5b
— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) March 24, 2019
Por fim, temos a quarta e também nova câmara Time of Flight para nos dar uma perceção 3D do espaço. Algo que também auxiliará as velocidades de focagem neste smartphone Android. Além disso, desbloqueará novas possibilidades para a aplicação da Realidade Aumentada (RA).
A fotografia continuará a ser a prioridade da Huawei
Entretanto, já sabemos que a Huawei incluirá o novo modo "Dark Mode", bem como o Superzoom nesta nova geração. Algo que tirará da grande resolução dos sensores, bem como do novo sistema de zoom ótico aplicado pela tecnológica chinesa. Aliás, é um ponto amplamente divulgado nas suas redes sociais.
Além disso, na sua parte frontal teremos uma câmara de 32 MP, com abertura focal de f/2,0, bem como uma lente grande angular. Tudo isto para nos dar um ótimo padrão de qualidade, também para as selfies tão em voga. Esta mesma câmara repousará na "notch" em forma de gota da água no topo deu seu ecrã OLED.
Perante tão diversificada e abundante quantidade de fugas de informação, torna-se quase inglório esperar pela apresentação oficial. Contudo, cumpre antes de mais nada clarificar quais são as principais fontes utilizadas. Assim, temos Roland Quandt e Evan Blass, bem como o repositório de informação SlashLeaks.
If I was getting a #HuaweiP30... this'd be the (official) case I'd get. pic.twitter.com/fTWRDY7sAt
— Roland Quandt (@rquandt) March 25, 2019
Três fontes, as duas primeiras com provas dadas de credibilidade. A terceira, dependendo do autor das publicações. Aliás, enquanto alinhava este artigo, o responsável pela conta de Twitter @rquandt brindou-nos com mais uma ampla fuga de informação, agora versando sobre as capas de proteção oficiais.
As especificações técnicas deste smartphone Android
Assim sendo, o palco já está pronto para acolher Richard Yu e a nova revolução na fotografia com dispositivos móveis. Aliás, quase nos esquecemos que o Huawei P30 Pro será um smartphone Android, capaz de muitas outras coisas e não só de tirar fotografias - também pode gravar vídeo em 4K a 30 fps, por exemplo.
Em primeiro lugar o seu sistema operativo será o Android Pie 9.0, com a interface EMUI 9.0 da própria marca. Em seguida, temos um ecrã de 6,47 polegadas de diagonal, tecnologia OLED, bem como uma resolução Full-HD+, portanto, com 1080 x 2340 píxeis. Algo que nos dá uma densidade de 398 píxeis por polegada.
Sem esquecer o seu formato alto e estreito, o 19,5:9. Ou mesmo a certificação para reprodução de conteúdos em HDR10, ou a sua "notch" em forma de gota de água. Tudo isto com uma construção em metal (estrutura) e vidro, também com a certificação IP 68 que lhe confere resistência à água (doce) e ao pó.
O Kirin 980 será o SoC utilizado nos Huawei P30
O seu "motor" ou coração será o SoC Kirin 980 da HiSilicon. Um poderoso octa-core apresentado no verão passado e construído segundo a litografia de 7 nm. Além disso, temos uma frequência máxima de processamento a 2,6 GHz para dar conta das tarefas mais exigentes, bem como a gráfica Mali-G76 MP10.
Ao nível da memória contamos com três configurações ou versões. Em primeiro lugar, todas as três terão os mesmos 8 GB de memória RAM. Contudo, ao nível do armazenamento interno teremos 128 GB, 256 GB, ou mesmo 512 GB na versão de topo. Além disso, terá armazenamento expansível através de cartão NM.
As cores, segredos e mais detalhes
O Huawei P30 Pro estará disponível em Preto, Ice White ou Branco, bem como em Aurora Blue ou Azul e, por fim, em Sunrise Red ou Vermelho. Imediatamente acima podemos ver três dos seus tons de cor, com o quarto, o vermelho, visível na segunda galeria de imagens. Realçamos ainda a sua estrutura metálica e cromada.
Em seguida, temos a presença do leitor de impressões digitais já sob o ecrã, um dos seus trunfos. Além da porta USB do Tipo C, sem a porta áudio P2, mas com Bluetooth 5.0. Sem esquecer o padrão Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, banda dupla, DLNA. O mesmo o Wi-Fi Direct, bem como o hotspot.
No seu interior teremos uma bateria de 4200 mAh de capacidade. Esta, contará com carregamento rápido a 40 W, por cabo, bem como carregamento rápido sem-fios a 15 W. Além disso, poderá carregar outros dispositivos moveis. Aqui mediante o carregamento sem-fios reversível. Em seguida, temos a indicação dos possíveis preços para todo o alinhamento de dispositivos Android.
Os valores em seguida apresentados não foram confirmados, apesar de serem consensuais entre os rumores na Internet. Aliás, tendo em conta o histórico da empresa, podemos estar efetivamente a contemplar os preços de venda o público.
Agora, resta apenas conhecermos oficialmente este smartphone Android. Para o efeito, o Pplware deslocar-se-á a Paris para poder conhecer em primeira mão a geração Huawei P30. Será amanhã (26) e contamos com a sua presença. Adicionalmente, o evento será transmitido em direito, através do YouTube.
Por fim, quais são as suas expectativas para o Huawei P30 Pro?
Este artigo tem mais de um ano
4 cameras traseiras? condenado já pela pplware no review por ter cameras a mais como aconteceu com o A9 (se houver imparcialidade) que foi o ponto negativo ter 4 cameras
Será este? https://www.youtube.com/watch?v=S4UHq_4jAGM
Extremamente provável.
Realmente parece que promete. Será um salto grande na fotografia de smartphones.
Vamos ver se cumpre
Interessava era saber se já vinha com 5G, não vou comprar se não tiver, assim no futuro não tenho de comprar outro para estar com a tecnologia de rede mais rápida.
É muito provável. Aliás, o Mate X já o tem, graças a este modem – https://www.huawei.com/en/press-events/news/2019/1/huawei-5g-multi-mode-chipset-5g-cpe-pro
Os smartphones com multiplas camaras traseiras é so merda e publicidade enganosa, a minha Leica X2 so tem uma camara pois chega e sobra, estes smartphones é porcaria atras de porcaria, os fabricantes pensam que as pessoas vao mudar de telefone todas as vezes que lançam um modelo novo, isso queriam eles.
A tua uma câmara até pode chegar para ti mas há pessoas que necessitam de características especificas para as suas câmaras, talvez até as precisem para trabalhar, se olhares para as pessoas na rua vais encontrar montes de adultos que usam Huaweis para o trabalho, não penses só na tua utilização, pensa nos outros que os utilizam de uma forma diferente. Se achas que estes smartphones são porcaria então simplesmente ignora, e não fales se nunca experimentaste, tenho a certeza que se tivesses experimentado não dizias o mesmo. Para além disso, sim, há pessoas que como têm o dinheiro suficiente compram cada modelo novo que sai, portanto não é um “isso queriam eles”, é mais um “isso conseguem eles”. Resumo da história, não fales do que não sabes e não sejas canceroso.
Ouvi dizer que nao ia surpreender no desempenho, também devido ao processador ser o mesmo do Huawei Mate 20 pro. Mas acham que vai ser assim tao semelhante o desempenho entre os dois ou ainda vai melhorar alguma coisa
?
Partem da mesma base (mesmo hardware – SoC e RAM). Partilham também da mesma versão do sistema operativo (Android 9) e da mesma interface (EMUI 9). São separados por cerca de 6 meses pelo que realmente não há muita margem para melhoria.
Ainda assim e com base na experiência na área, acredito que tenham algumas otimizações para a nova geração.
2019 não é um bom ano para gastar um dinheirão em SmartPhones.
A tecnologia 5G está aí à porta, já sairam alguns smartphones com esta tecnologia, mas tem o Processador e o Modem separados, ou seja, ocupam mais espaço no interior do telemóvel.
Só em 2020 é que a Qualcomm irá lançar um SOC Snapdragon com modem 5 G incluído no Processador, deixando mais espaço no interior do telemóvel para outros componentes. Por isso, é melhor aguardar até 2020.
Cumps.
Qual é melhor opção, o Mate 20 Pro o P30? O P30 Pro é muito superior ao P30? Obrigado