Huawei já iniciou processo de tirar o Android dos seus smartphones
Com as limitações impostas pelos EUA, a Huawei teve que arranjar soluções para os seus produtos e negócios. Dessas soluções destacam-se a criação da sua loja de apps AppGallery, assim como o próprio sistema operativo móvel HarmonyOS.
Agora, com a última versão do EMUI 11 percebe-se que a Huawei já se está a preparar para tirar o Android dos seus telefones.
Se têm estado atentos ao mundo da tecnologia, certamente já conhecem os problemas que a Huawei tem tido com o atual governo dos EUA. A marca viu-se barrada a negociar com empresas ligadas ao país, o que representou um problema série para conseguir adquirir componentes e condições necessárias à continuidade da produção dos seus smartphones.
Uma das empresas com a qual a marca de Ren Zhengfei se viu privada de negociar foi a Google. Neste sentido, a Huawei decidiu criar a sua loja de apps, deixando de lado a Google Play Store. E desenvolveu ainda um sistema operativo para os seus smartphones, designado HarmonyOS.
Huawei já deu sinais de que vai tirar o Android dos seus smartphones
A fabricante de Shenzhen lançou uma versão estável da sua interface EMUI 11 para vários modelos na China. E também lançou atualizações semelhantes para o Huawei P40, P40 Pro e Mate 30 Pro, no mercado internacional.
Mas esta atualização traz alguns detalhes indicativos de que a Huawei já se está a preparar para substituir o Android nos seus telefones.
Um desses sinais é a inscrição "Powered by Android" que surgia acompanhada pelo logótipo do Android. Agora, apesar de a inscrição se manter, deixou de ter o mesmo formato. Isto é, já não tem logótipo e a palavra 'Android' surge com um outro tipo de letra.
Outro pormenor está na secção "Sobre o telefone", na descrição da versão do patch de segurança. Em vez de indicar o nível de segurança do Android, agora é apenas referido o nível do pacth de segurança.
Todos estes detalhes são indicadores de que o processo de migração para o HarmonyOS já começou. E a troca do Android por este sistema operativo deverá acontecer já em 2021.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Calha bem pois estou no processo de tirar tudo o que é Huawei da casa.
Aqui nem nunca entrou nada da Huawei
Respeito às opções de cada um como é óbvio, e como o português é traiçoeiro há que perceber se foi uma simples constatação factual da mesma forma que por exemplo na minha casa “nunca entrou nada One Plus” porque nunca tive, não porque acho que seja bom ou mau. Pois nunca tive e só avalio depois de ter conhecimento de causa, ou se foi em forma de crítica e surge a questão… se nunca entrou nada da marca em casa como se pode criticar sem conhecer? Acho que o contexto do post faz toda a diferença!
Eu já tive de tudo em relação a smartphones inclusive IPhone e sem dúvida que Huawei para mim obviamente, são os melhores equipamentos que tive sem dúvida a nível de inovação, qualidade de construção, suporte pós venda (não comigo felizmente, mas com amigos foi apenas ir a Huawei Customer Center Service na Av. António Augusto Aguiar e em 3 casos sem stress resolução rápida e sem complicações, 1a delas sem garantia e pagou um ecrã do P20 Pro com 30% desconto na Huawei Service Day,
e colocaram película grátis ficando mais barato o ecrã original na marca com película que compatíveis no orçamento mais barato que lhe deram em casas de reparação), suporte de atualizações também funciona bem e relativamente “rápido” face a outras marcas Andoid, e sinceramente em 3 anos 0 razões de queixa em nada, mudei da Samsung para Huawei precisamente e só por este último ponto, pois de resto também não tenho nada a apontar… atualizações! Que chegavam tarde e más horas, e mesmo as de segurança ao fim de 1 ano eram tardias.
Refiro-me a topos de gama atenção que é a experiência que tenho e nesse ponto comecei no P20, Huawei Mediapad M5 10.8″, agora tenho o P30 Pro NE, Freebuds Lite, Matebook D15 2020 e em todos os equipamentos 0 a apontar em nenhum aspeto e muito satisfeito em tudo.
Olha, eu vou fazer exactamente o contrário e equipar ao máximo com Huawei que para além de estar muito à frente da concorrência, é mais barata e fiável.
Tive 3 Huaweis cá em casa, dois deles deram raia. Passei para a Xiaomi, foi a melhor coisa que fiz. Opiniões é uma coisa, agora, garantir que é fiável, não dá para garantir, porque eu dei oportunidade, e correu mal.
Eu por exemplo, tive 2x equipamentos Xiaomi e os dois deram raia. Um telemóvel é uma smart band. Os dois duraram 2 anos curiosamente. O suporte da própria Xiaomi foi bastante fraco sem soluções.
Epá, eu nao estou a falar de equipamento baratos. Estou a a falar de dois telemoveis que custaram à volta de 250€. Curiosamente, os Xiaomis que eu tenho custaram pouco mais, o suporte, as atualizações e performance, não tem nada a ver. Muito melhor material, constantes atualizações e performance impecavel. Já os Huaweis….
Isso é como discutir o sexo dos anjos. Cá em casa a partir do momento que se comprou o 1o Huawei que se tem mantido a opção. Sem razões de queixa. Não sei o que quer dizer com suporte. Para mim será pos venda. E a minha experiência passa por partir o ecrã do meu mate 9 duas semanas depois do comprar. E o que para si é não suporte, para mim foi levar o equipamento a mesma empresa que é representante da Huawei e Samsung para ter o ecrã substituído a custo zero. Depois disso já lá vão, sei lá, 4 anos e continuo a usá-lo, porque continua com todas as características que me levaram à sua compra. Já não está a sofrer actualizações de software? Errado. Tem actualizações. Se conto com nova release de Android? Claro que não. Mas no mundo Android há alguma marca que faça actualizações de equipamentos do paleolítico?
Venha HOS, é sempre bom haver mais opções de mercado que não IOS ou Android, e vindo da Huawei terá tudo para crescer e ter sucesso!
Pena não ser desenvolvido para terminais mais antigos. Estou bastante curioso com o HOS
Tenho Samsung, mas gosto muito da Huawei. Só deixei de o utilizar porque é muito fraca a bateria.
Parabens trump quiseste tirar concorrencia à apple e criaste concorrencia à google e a apple no software
Mas isso será na mesma Android mas sem as aplicações Google. Usam é a máscara deles.
Possuir equipamentos Chineses nesta altura pode parecer aliciante, eu não compro nada pois por lei qualquer empresa Chinesa é obrigada a fornecer os dados ao Estado Chinês. Acho que nós Europeus devemos estar particularmente atentos a essa questão.
Europa e EUA oferecem-me mais garantias, proporcionam mais segurança . Bani todos as marcas chinesas da minha vida.