Google volta a ser acusada de não respeitar a concorrência pela Aptoide
A Google e a Apple têm controlo, quase absoluto, sobre as duas maiores plataformas móveis do momento. O Android e o iOS, são coordenados pelas respetivas empresas, ainda que no caso da primeira pareça existir mais liberdade. No entanto, a portuguesa Aptoide, rival da Google Play Store, não partilha da mesma opinião.
A empresa portuguesa volta a apontar o dedo, de forma incisiva, à tecnológica norte-americana.
Ainda que a Google não tenha um pulso tão férreo com o seu Android, os parceiros com quem trabalha não deixa de ter que cumprir algumas imposições. Só assim é que a gigante norte-americana concorda em fornecer, por exemplo, os seus serviços, componente vital do seu sistema e cruciais para o seu sucesso.
O passado da Google com a Aptoide
É um passado tumultuoso que culminou nos tribunais portugueses com a Aptoide a levar a melhor sobre a Google. Entretanto, também o regulador europeu acabou por multar a gigante norte-americana por práticas anticoncorrenciais no seu Android. Já mais recentemente, tecnológica viria a mostrar-se mais aberta.
Com efeito, na Europa a empresa já apresenta aos utilizadores de Android várias opções de escolha. Em primeiro lugar ao deixar-nos escolher a loja preferencial, desde a Google Play Store, Aptoide, entre outras. Em segundo lugar, ao dar-nos a possibilidade de escolher outros navegadores para além do seu Chrome.
Poderá inteirar-se aqui dos esforços, já postos em prática, pela norte-americana para nos dar mais liberdade de escolha na Europa. Contudo, a Aptoide volta a acusar a gigante das pesquisas de não jogar pelas mesmas regras. Além disso, expõem agora publicamente práticas pouco salutares por parte da empresa dominante.
A Aptoide volta a apontar o dedo à Google Play Store
Competindo pelo espaço e preferência dos utilizadores Android, a tarefa da Aptoide não é fácil. Sobretudo quando os serviços da Play Store, nomeadamente o Play Protect, classifica a aplicação da loja rival como potencialmente perigosa. Por outras palavras, associando-a a um risco de segurança que deve ser removido.
De acordo com Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, em declarações à Tech Chrunch, "Em 2018 tínhamos cerca de 222 milhões de utilizadores ativos anualmente. No último mês (maio de 2019), esta tivemos 56 milhões de utilizadores mensais ativos". "Acreditamos que a remoção da nossa app da Google Play Store, bem como a sua sinalização como risco de segurança, nos custou 15% a 20% da base de utilizadores desde 2018.
A empresa portuguesa acusa ainda a atuação agressiva por parte da norte-americana. Sem que uma razão válida fosse apontada, a aplicação da Aptoide em dispositivos Android está a ser suspensa. Piorando a situação, está a ser associada a malware, vírus e outras sintomáticas que causam um natural receio nos utilizadores.
Duas lojas rivais para o ecossistema Android
Ela (ação da Google) esconde a Aptoide. O utilizador não consegue sequer ver o ícone da aplicação no seu smartphone Android. Isto sem que haja razão para tal, nem qualquer autorização por parte do utilizador para fazer desaparecer a nossa aplicação dos dispositivos móveis.
É perante esta situação que o responsável pela Aptoide resolveu denunciar o caso. Já, em seguida, pode ver um exemplo das notificações que o utilizador Android recebe, esporadicamente, caso tenha a aplicação desta loja rival instalada no seu dispositivo móvel. Logo após da apresentação da mensagem, a app é escondida.
Em síntese, a menos que o utilizador desative as pesquisas automáticas por ameaças de segurança, o Google Play Protect vai categorizar a Aptoide como ameaça. Em seguida, caso o utilizador nada faça, a aplicação será virtualmente erradicada do smartphone ou tablet onde esteja instalada.
Será a Aptoide insegura?
A aplicação da Aptoide, per se, não é insegura, pelo menos de acordo com uma equipa japonesa de investigadores de segurança. De igual modo, em declarações ao meio supracitado, Paulo Trezentos afirma que também a Virus Total, uma empresa detida pela própria Google, classificou a Aptoide como segura.
No entanto, existe uma grande seleção de aplicações dentro desta loja. Alguma com o selo de "Confiança", outras com a identificação "Desconhecido". Ora, é precisamente aqui que os filtros da Google Play Store "atacam" e colocam imediatamente a aplicação da loja sob rigorosa quarentena.
Assim sendo, temos por um lado Paulo Trezentos a atestar a segurança de toda a sua loja e empresa. Já, por outro lado, a Google está ciente que esta loja pode ser utilizada para descarregar aplicações potencialmente nocivas. Isto é quanto baste para que os seus filtros de segurança entrem em ação.
As disputas entre ambas as empresas prometem continuar...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Googleplayfair
Fonte: Tech Chrunch
Neste artigo: Android, Aptoide, Google, Google Play, google play store
Há anos que uso a Aptoide e nunca percebi que é portuguesa. Continuarei a usar mais ainda a partir de agora
+1
+1
A verdade é uma, no Aptoide há virus e software supostamente pago, grátis.
Tens a certeza disso? Eu acho que a Aptoide é mais segura que a Google Play.
nunca.
as duas sao culpadas por expor o usuario travadoid de apps maliciosos.
És louco!!! É uma mina de aplicações supostamente pagas disponibilizadas gratuitamente… Que depois vais a ver bem e são apenas vírus (1Kb ou 1Mb) e nada de aplicação…
Não pagas pela aplicação, pagas depois para desbloquear o telefone! Em Bitcoins!
Está na hora de todas as aplicações e sistemas operativos serem de código aberto, quando isto for uma realidade vão olhar para os dias de hoje como uma época medieval.
Sim isso vai acontecer quando aceitares trabalhar sem te pagarem ordenado.
Isso é mentira. Código aberto não significa ser de borla. Se andasses nesse mundo, sabias bem o que ele quis dizer e não passavas por ignorante.
Estamos a falar de uma zona meio cinzenta.
O que não falta por ai são empresas a pegar em software opensource mudar o logo e depois andam a vender Como sendo algo deles . Ainda ganham ums bons trocos. Se o cliente se queixar de erros por vezes alguém da comunidade corrige por eles.
A Aptoide é reconhecida internacionalmente por ser uma loja cheia aplicações roubadas aos developers.
Não sou eu que o diz, basta fazer uma pesquisa.
Faz-me rir esta “luta”,
+1
O Aptoid à anos que permite download de versões de software pago de forma gratuita. E esta hem?
Ó Paulo, e se te fosses indignar para… Hem?
Limpa a casa Aptoide e depois, sim, volta ao ataque dos “direitos”.
+1
o paulo, tá é numa de bitcoins e a aptoide e uma simples alavanca.
A Aptoide que se junte a Huawei contra a google.
O F-Droid não tem problema nenhum….. e também existe há anos…. Não tem é a “porcaria” que o Aptoide tem dentro…. Parece-me óbvio qual é o problema, e não é a Google.
Aptoide é como passear na Serra da Agrela sem preservativos ..
conheces bem a Serra da Agrela!!!!!
aptdoide? que loja de lixo
quem usa aptdoide põem se a jeito, cada um sabe de si, já há muitos anos que não uso, pois é um iman de lixo, o único beneficio é poder descarregar app pagas gratuitamente, mas não é fiável…
só uso mesmo a playstore que serve bem.
Aptoide ganha dinheiro com o trabalho dos outros e ainda sai a ganhar no processo contra a google… já não existe respeito pelo trabalho dos outros…
Os fãs de apps e software PIRATA usam o Google e o Youtube para pesquisa e depois descarregar e 99% fica com o Windows e android minado de vírus. Tenho instalado essa Loja Aptoide e nunca vi apps piratas, para mim essa loja só peca é de não estar com muitas das apps actualizadas.
Ainda brincam com isso? app pagos de forma gratuita e ainda trazem adware e ransomware.
Exactamente.Olhe,eu da Aptoide não faço o download de nenhuma aplicação visto não saber no que me meto.Quem me garante que as aplicações não trazem vírus,por exemplo ?? Eu sei lá… 😐
UE sempre a multar quem não deve!
A google devia é ser codigo fechado com o IOS, essa brincadeira de mercados só tras é vírus mesmo, o por isso de Google sempre deixar O pt-PT em ultimo plano…
Tenho que concordar com o que já foi dito em cima. Sou utilizador Android há vários anos, e já usei Aptoide algumas vezes. Umas vezes não era aquilo que era suposto, e os filtros de segurança falharam..
Alguém tem esta APP instalada na MI BOX S?
Funciona bem?
A aptoid que crie um SO pode ate ser baseado no android e a seguir convensa fabricantes a usarem o seu SO, falam falam, mas na hora da verdade so usam tecnologia americana, por isso o Tramp faz o que quer, a Europa em vez de multar a empresas dos USA que invista e crie empresas Europeias para fazer esse servico
Uso APTOIDE e com satisfação, e fico feliz com essa decisão correta da Justiça.
Só sei é que pelo menos das atualizações que tenho feito, a aptoide está sempre mais atualizada do que a playstore e reparo que existem conflitos, como a playstore querer atualizar uma app que já tinha atualizado pela aptoide, daí ter as atualizações automáticas desligado.
Mas realmente não dá para entender como a aptoide tem apps que são pagas na playstore de forma gratuita.
Basta isto para se ter cuidado, nessa não toco!
“Mas realmente não dá para entender como a aptoide tem apps que são pagas na playstore de forma gratuita.”
Isso chama-se de pirataria 🙂
Eu comecei por curiosidade a usar a Aptoide, até mais por ser portuguesa mas não aconselho, baralhou-me o meu fire HD8 por completo.
Começou a funcionar mal em muitas apps, como o YouTube por exemplo.