Firefox OS: Mozilla resolveu matar de vez o seu sistema operativo
A ideia da Mozilla para o Firefox era bem clara. Criar um sistema operativo alternativo ao Android e que seria usado em smartphones de baixo custo.
Mas esse sonho acabou por cair por terra e o Firefox OS acabou por ser abandonado. Agora, vários meses depois de ter sido colocado de lado, a Mozilla anunciou o fim do seu sistema operativo.
Lançado em 2013, o Firefox OS, também conhecido como Boot2Gecko ou B2G, pretendia ser um sistema operativo aberto, destinado a telefones lançados nos mercados emergentes que assim teriam um preço reduzido. Nunca vingou, mesmo tendo o apoio de diversas operadoras e de fabricantes, algo que acabou por levar a que o projecto mudasse de rumo no início de 2015, focando-se em telefones de qualidade.
Mas mesmo com esta nova mudança, o Firefox OS acabaria por abandonar os smartphones, focando-se em novos mercados como o doIoT e outros equipamentos.
O Fim do Firefox OS
Mas tudo voltou agora a mudar e a Mozilla acabou de vez com Firefox OS. De acordo com duas figuras de proa da empresa, Ari Jaaksi e David Bryant, a equipa do Firefox OS avaliou o futuro deste sistema operativo e concluiu que este não é adequado para os dispositivos onde se estava a preparar para ser usado.
In the spring and summer of 2016 the Connected Devices team dug deeper into opportunities for Firefox OS. They concluded that Firefox OS TV was a project to be run by our commercial partner and not a project to be led by Mozilla. Further, Firefox OS was determined to not be sufficiently useful for ongoing Connected Devices work to justify the effort to maintain it. This meant that development of the Firefox OS stack was no longer a part of Connected Devices, or Mozilla at all. Firefox OS 2.6 would be the last release from Mozilla.
Estes novos equipamentos eram as TVs, os teclados, os routers, dongles USB, tablets e até no Raspberry Pi. Toda esta nova área seria desenvolvida para de forma também aberta e disponível para as marcas que quisessem usar o Firefox OS.
A ideia da Mozilla para o Firefox OS é agora entregá-lo à comunidade e esperar que esta o desenvolva, longe de qualquer controlo. A última versão lançada é a 2.6 e não se esperam que surjam quaisquer novas versões ou actualizações.
Termina assim mais um projecto que tinha muito para oferecer e que acaba por não conseguir vingar, em parte graças ao peso da concorrência e à oferta que têm no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
É pena. Só não foi aceite pelo público, porque não disponibilizaram de forma clara o O.S . Prevejo que o próximo será o Windows Phone. Achei muito interessante o KDE Plasma Mobile.
Bem vindo ao mundo capitalista. Quem já tem grande património consegue concorrer no mercado de forma injusta aos que começam…
Porque a Mozilla é uma pequena empresa, até conheço o tio do primo que vive ali na minha rua… A lojinha deles é acolhedora.
Ironias à parte, num mundo que não seja capitalista uma empresa nem teria hipóteses de concorrer, porque não haveria mercado!!
Além disso, achas que numa economia planeada (a alternativa da capitalista) o estado deixaria duas empresas andarem a fazer concorrência uma à outra??? Era desperdício de recursos, pois o que uma ganharia a outra perderia e o ganho geral seria igual…
Mandar essas frases feitas pela esquerda sem saber o que significam, soam bem moralmente, mas na realidade não se aplicam.
O mais certo era neste momento ainda teres cartões perfurados para fazeres contas, se vivêssemos todos numa economia planeada.
ah ? O que dizer da Microsoft então ?
Não mistures alhos com bugalhos.
o windows 10 já corre em 400 milhoes de dispositivos.. queres mesmo meter a microsoft ao barulho?
O Jorge Carvalho referiu-se ao Windows 10 *Mobile*, deu para perceber.
O Windows Phone já desapareceu, foi descontinuado no inicio do ano.
Já o Windows 10 Mobile, como se trata de uma plataforma que tem por base o Windows 10 PC tem custos reduzidos para manutenção por parte da Microsoft.
Lamentável , menos um bom player no mercado , ruim para nós consumidores
Isto é muito mau, quando temos o mercado em que apenas dois têm uma percentagem significativa de mercado e um está a ver-se lixado para ter uma pequena fatia.
Go go windows mobile, cria alguma concorrência de mercado pf!
Concorrência com Windows Mobile?!?!?!? A MS já possui controle de 90% de desktops/notebooks, não haveria concorrência se o Windows Phone/Mobile tivesse qualquer parcela significativa. Melhor ter outro participante do que ter a MS, que já foi acusada e sofreu sansões de órgãos antitruste em diversos países.
Mundo do desktop não é o mundo do mobile.
a muito me engano mais vão desaparecer a começar a cabeça por o Windows Mobile já faltou mais
Mete uma coisa na tua cabecinha pensadora. O Windows Mobile veio para ficar! A Microsoft tem recursos para o manter vivo até atingir o objectivo. Acho que muito boa gente nova que só conhece a Google ainda não percebeu que a Microsoft, é a Microsoft!!
Já não era sem tempo, comprei o primeiro smartphone com firefox os ainda em fase beta para ajudar o projecto só que percebi que eles cometeram um erro o 1º equipamento que lançaram era um low cost dos piores que existe.
Tinha um processador lento e pouca memoria, quando já existia no mercado equipamentos com 4x mais memoria e 10x mais rapidos, percebi logo que o projecto iria ser um fracasso.
O objectivo do Firefox OS não era competir nas gamas altas, era um OS para smartphones de gama baixa.
Acho que não vai morrer completamente, porque a comunidade vai continuar a desenvolver o B2G
Tecnicamente falando o Windows Phone já não existe mas é pouco provável que a Microsoft deixe de trabalhar no Windows 10 Mobile.
Primeiro porque eles sabem, ou espero que saibam, que é vital não perdem o conhecimento que têm na área, para não perderem tempo quando e se houver uma mudança de paradigma e os smartphones forem substituídos por outra coisa, e segundo porque com o Windows 10 Mobile na base é o Windows 10, o custo de o manter é relativamente baixo.
O Firefox OS tinha como target WebApps HTML5 => FAIL
“Antigo” Facebook App em HTML5 => FAIL
Humm, há aqui um padrão
Tb acho, deve ser porquê ficam pesadas as apps. Sendo tudo interpretada e nada compilado.
Alguma vez nasceu? Nao dei por nada
Em relação ao Windows Mobile, chegou demasiado tarde.
Tive um smartphone de desenvolvimento, o BlackBerry 10 e foi de longo o melhor sistema (hardware e software) que já experimentei mas o mercado é Android e iOS.
no mundo móvel, gira tudo em torno do IOS e Android na esmagadora maioria, a microsoft naturalmente entrou na corrida muito mais tarde o que fez com ande atrasada em relação aos concorrentes, quanto aos restantes SO que vão aparecendo não tem a mínima hipótese contra os dois grandes gigantes que há muito dominam o mercado móvel…
Só para esclarecer: a MS dominava nos dispositivos móveis até ao surgimento do Android e Ios. já existia palmOS, Windows Mobile 5/6/7 antes de haver concorrência. Apenas não foi rápida a adaptação, e isso custo caro.
É pena que as pessoas não se preocupem em diversificar o mercado. Ficam agarradas aquilo que compram, e têm medo de experimentar novos SO. Gostei do FirefoxOS, tinha potencial, mas é como em tudo na vida, se não há interesse, encerra-se
Não existiu nenhum Windows Mobile 7. O que existiu foi o Windows Mobile 6.5, depois passou a ser Windows Phone 7, Windows Phone 8, Windows Phone 8.1 e agora Windows 10 Mobile.
A Microsoft chegou tarde??? A Microsoft anda no mundo “móvel” desde 2000! A Microsoft, quando muito, ficou a dormir à sombra da bananeira porque ela já andava no mercado anos antes da Google ou a Apple terem aparecido!
Ora reparem:
A Microsoft lançou o Pocket PC 2000 em 2000 (https://en.wikipedia.org/wiki/Pocket_PC_2000) baseado no Windows CE que tinha sido lançado em 1996 (!!!!!!!!!!!) (https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_CE) – usei vários modelos entre os quais Qtek, Compaq e HTC
A Apple lançou o iOS em 2007 (https://en.wikipedia.org/wiki/IOS) – nunca usei pessoalmente mas configuro alguns diariamente desde o iPhone 3GS
A Google lançou o Android em 2008 (https://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)) – tenho um tablet Samsung e configuro alguns diariamente
Mas há mais!
A Palm (comprada à uns anos pela HP) lançou o Palm OS também em 1996 (https://en.wikipedia.org/wiki/Palm_OS) – tive um Palm m100 (monocromático e a pilhas!!!) e um Palm Tungsten W que já permitia fazer chamadas ao contrário dos anteriores
Há muitos equipamentos a correr Linux (obviamente não será o dos PCs…) (http://tuxmobil.org/pda_linux.html), dos quais eu destaco o Sharp ZAURUS (https://en.wikipedia.org/wiki/Sharp_Zaurus) que cheguei a usar num projeto académico
Muitos apareceram e desapareceram (caso do Asha, Symbian que tantos fabricantes usaram, Nokia X ou MeeGo e este era fabuloso) enquanto outros evoluíram ou aguentaram a investida até certo ponto como foi o caso da BlackBerry (que agora passou a usar Android), outros ainda remarcaram os sistemas com nomes aplicando-os a outros dispositivos como o Tizen ou o webOS (curiosamente depois da HP comprar a PALM alterou o nome do sistema operativo para webOS) que correm também em televisões ou relógios (ditos) inteligentes (Tizen)
O que a história nos mostra é que ou se faz toneladas de publicidade (o que faz com que as aplicações e serviços naturalmente apareçam) ao sistema operativo ou arriscasse a ser ultrapassado mesmo sendo ele extremamente fluido ou avançado!
Sim, isto é a critica que a Microsoft não quer ouvir mas possivelmente com o Redstone 2 o focus se volte para a plataforma móvel já que a plataforma PC não necessita de grande publicidade (mais de 400 milhões de instalações……..)
Gostei do teu comentário! 😀
Para mim o melhor comentário até hoje aqui no pplware
A nokia tambem já dominou, e acabou por cair
Menos um SO para intelectuais. Já sobram poucos.
Ha pessoal que vive obcecado pelo windows Phone e agora Mobile. So não percebo porquê?
Porque é melhor…
Old school
O windows mobile é o Pai dos SO moveis.
Ainda me lembro do meu hp ipaq e do Samsung Omnia. Adorei.
O meu proximo SmartPhone vai ser Windows de certeza. Velhos bons tempos…
Deve fazer-lhes comichão!!
LOL
Porque é um bom sistema que é bastante injustiçado (muito por culpa da própria Microsoft, é certo).
e porque nao criaram uma rom baseada no android como todos fazem
bem mais facil