Quantcast
PplWare Mobile

Firefox OS: Mozilla resolveu matar de vez o seu sistema operativo

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Sargas says:

    É pena. Só não foi aceite pelo público, porque não disponibilizaram de forma clara o O.S . Prevejo que o próximo será o Windows Phone. Achei muito interessante o KDE Plasma Mobile.

    • int3 says:

      Bem vindo ao mundo capitalista. Quem já tem grande património consegue concorrer no mercado de forma injusta aos que começam…

      • Miguel says:

        Porque a Mozilla é uma pequena empresa, até conheço o tio do primo que vive ali na minha rua… A lojinha deles é acolhedora.

        Ironias à parte, num mundo que não seja capitalista uma empresa nem teria hipóteses de concorrer, porque não haveria mercado!!

        • Miguel says:

          Além disso, achas que numa economia planeada (a alternativa da capitalista) o estado deixaria duas empresas andarem a fazer concorrência uma à outra??? Era desperdício de recursos, pois o que uma ganharia a outra perderia e o ganho geral seria igual…

          Mandar essas frases feitas pela esquerda sem saber o que significam, soam bem moralmente, mas na realidade não se aplicam.

          O mais certo era neste momento ainda teres cartões perfurados para fazeres contas, se vivêssemos todos numa economia planeada.

      • Jorge Carvalho says:

        ah ? O que dizer da Microsoft então ?
        Não mistures alhos com bugalhos.

    • Miguel says:

      O Windows Phone já desapareceu, foi descontinuado no inicio do ano.

      Já o Windows 10 Mobile, como se trata de uma plataforma que tem por base o Windows 10 PC tem custos reduzidos para manutenção por parte da Microsoft.

  2. João Rios says:

    Lamentável , menos um bom player no mercado , ruim para nós consumidores

  3. daiquiri says:

    Isto é muito mau, quando temos o mercado em que apenas dois têm uma percentagem significativa de mercado e um está a ver-se lixado para ter uma pequena fatia.

    Go go windows mobile, cria alguma concorrência de mercado pf!

    • Xinuo says:

      Concorrência com Windows Mobile?!?!?!? A MS já possui controle de 90% de desktops/notebooks, não haveria concorrência se o Windows Phone/Mobile tivesse qualquer parcela significativa. Melhor ter outro participante do que ter a MS, que já foi acusada e sofreu sansões de órgãos antitruste em diversos países.

  4. cabecinha pensadora says:

    a muito me engano mais vão desaparecer a começar a cabeça por o Windows Mobile já faltou mais

    • David Silva says:

      Mete uma coisa na tua cabecinha pensadora. O Windows Mobile veio para ficar! A Microsoft tem recursos para o manter vivo até atingir o objectivo. Acho que muito boa gente nova que só conhece a Google ainda não percebeu que a Microsoft, é a Microsoft!!

  5. MiguelDias says:

    Já não era sem tempo, comprei o primeiro smartphone com firefox os ainda em fase beta para ajudar o projecto só que percebi que eles cometeram um erro o 1º equipamento que lançaram era um low cost dos piores que existe.

    Tinha um processador lento e pouca memoria, quando já existia no mercado equipamentos com 4x mais memoria e 10x mais rapidos, percebi logo que o projecto iria ser um fracasso.

    • P says:

      O objectivo do Firefox OS não era competir nas gamas altas, era um OS para smartphones de gama baixa.

      Acho que não vai morrer completamente, porque a comunidade vai continuar a desenvolver o B2G

  6. Carlos says:

    Tecnicamente falando o Windows Phone já não existe mas é pouco provável que a Microsoft deixe de trabalhar no Windows 10 Mobile.
    Primeiro porque eles sabem, ou espero que saibam, que é vital não perdem o conhecimento que têm na área, para não perderem tempo quando e se houver uma mudança de paradigma e os smartphones forem substituídos por outra coisa, e segundo porque com o Windows 10 Mobile na base é o Windows 10, o custo de o manter é relativamente baixo.

  7. Hugo says:

    O Firefox OS tinha como target WebApps HTML5 => FAIL
    “Antigo” Facebook App em HTML5 => FAIL
    Humm, há aqui um padrão

  8. Chico says:

    Alguma vez nasceu? Nao dei por nada

  9. Hugo says:

    Em relação ao Windows Mobile, chegou demasiado tarde.
    Tive um smartphone de desenvolvimento, o BlackBerry 10 e foi de longo o melhor sistema (hardware e software) que já experimentei mas o mercado é Android e iOS.

  10. anominus says:

    no mundo móvel, gira tudo em torno do IOS e Android na esmagadora maioria, a microsoft naturalmente entrou na corrida muito mais tarde o que fez com ande atrasada em relação aos concorrentes, quanto aos restantes SO que vão aparecendo não tem a mínima hipótese contra os dois grandes gigantes que há muito dominam o mercado móvel…

    • P says:

      Só para esclarecer: a MS dominava nos dispositivos móveis até ao surgimento do Android e Ios. já existia palmOS, Windows Mobile 5/6/7 antes de haver concorrência. Apenas não foi rápida a adaptação, e isso custo caro.

      É pena que as pessoas não se preocupem em diversificar o mercado. Ficam agarradas aquilo que compram, e têm medo de experimentar novos SO. Gostei do FirefoxOS, tinha potencial, mas é como em tudo na vida, se não há interesse, encerra-se

      • Portimão says:

        Não existiu nenhum Windows Mobile 7. O que existiu foi o Windows Mobile 6.5, depois passou a ser Windows Phone 7, Windows Phone 8, Windows Phone 8.1 e agora Windows 10 Mobile.

    • Alvaro Costa says:

      A Microsoft chegou tarde??? A Microsoft anda no mundo “móvel” desde 2000! A Microsoft, quando muito, ficou a dormir à sombra da bananeira porque ela já andava no mercado anos antes da Google ou a Apple terem aparecido!
      Ora reparem:
      A Microsoft lançou o Pocket PC 2000 em 2000 (https://en.wikipedia.org/wiki/Pocket_PC_2000) baseado no Windows CE que tinha sido lançado em 1996 (!!!!!!!!!!!) (https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_CE) – usei vários modelos entre os quais Qtek, Compaq e HTC
      A Apple lançou o iOS em 2007 (https://en.wikipedia.org/wiki/IOS) – nunca usei pessoalmente mas configuro alguns diariamente desde o iPhone 3GS
      A Google lançou o Android em 2008 (https://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)) – tenho um tablet Samsung e configuro alguns diariamente

      Mas há mais!
      A Palm (comprada à uns anos pela HP) lançou o Palm OS também em 1996 (https://en.wikipedia.org/wiki/Palm_OS) – tive um Palm m100 (monocromático e a pilhas!!!) e um Palm Tungsten W que já permitia fazer chamadas ao contrário dos anteriores
      Há muitos equipamentos a correr Linux (obviamente não será o dos PCs…) (http://tuxmobil.org/pda_linux.html), dos quais eu destaco o Sharp ZAURUS (https://en.wikipedia.org/wiki/Sharp_Zaurus) que cheguei a usar num projeto académico

      Muitos apareceram e desapareceram (caso do Asha, Symbian que tantos fabricantes usaram, Nokia X ou MeeGo e este era fabuloso) enquanto outros evoluíram ou aguentaram a investida até certo ponto como foi o caso da BlackBerry (que agora passou a usar Android), outros ainda remarcaram os sistemas com nomes aplicando-os a outros dispositivos como o Tizen ou o webOS (curiosamente depois da HP comprar a PALM alterou o nome do sistema operativo para webOS) que correm também em televisões ou relógios (ditos) inteligentes (Tizen)

      O que a história nos mostra é que ou se faz toneladas de publicidade (o que faz com que as aplicações e serviços naturalmente apareçam) ao sistema operativo ou arriscasse a ser ultrapassado mesmo sendo ele extremamente fluido ou avançado!
      Sim, isto é a critica que a Microsoft não quer ouvir mas possivelmente com o Redstone 2 o focus se volte para a plataforma móvel já que a plataforma PC não necessita de grande publicidade (mais de 400 milhões de instalações……..)

    • Ricardo says:

      A nokia tambem já dominou, e acabou por cair

  11. Adalberto says:

    Menos um SO para intelectuais. Já sobram poucos.

  12. censo says:

    Ha pessoal que vive obcecado pelo windows Phone e agora Mobile. So não percebo porquê?

  13. ddas says:

    e porque nao criaram uma rom baseada no android como todos fazem
    bem mais facil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.