Fim do domínio da Apple? O novo Snapdragon 8 Gen 2 poderá derrotar o Apple A17 Bionic
Há muitos anos que a Apple e o SoC que usa no iPhone são o padrão na indústria, mesmo com uma concorrência forte da Qualcomm e outros fabricantes que servem o Android. Este é um cenário que não se deveria alterar, mas que parece agora preparado para uma mudança.
Os testes que têm sido realizados com o novo Snapdragon 8 Gen 2 mostram que este está já à altura do A16 Bionic que equipa o iPhone 14 Pro. Este cenário poderá crescer ainda mais com a nova proposta a ficar à altura do que se espera do novo A17 Bionic.
A cada ano que passa, a Apple faz o SoC do iPhone crescer e ganhar ainda mais potência e uma melhor gestão energética. Este é um movimento natural e que temos visto acontecer desde que a marca assumiu o desenho e a construção dos seus próprios SoC.
Esse cenário poderá mudar já em 2023, pelo menos do que está já a ser visto nos primeiros testes ao Snapdragon 8 Gen 2. Este SoC do universo Android começa a chegar em novos smartphones e uma avaliação mais profunda coloca-o para já a nível do SoC mais poderoso da Apple da atualidade.
20 mins sustained graphic load 3DMark Stress Test:#Snapdragon8Gen2 > 1.4X #AppleA16
— Golden Reviewer (@Golden_Reviewer) December 22, 2022
pic.twitter.com/oKCVLM2hMm
Inicialmente a comparação realizada tomou por base o recente Vivo X90 Pro+ e o iPhone 14 Pro Max. Com um teste Wild Life Extreme Stress da plataforma 3D Mark, os resultados dão como vencedor o Snapdragon 8 Gen 2, com uma diferença grande. A pontuação mais elevada obtida pela da Qualcomm foi de 3757 pontos contra os 3354 do A16 Bionic da Apple.
Agora que o Xiaomi 13 está acessível, uma nova avaliação foi feita, com resultados que novamente se destacam. O novo SoC da Qualcomm representa um salto significativo em relação ao Snapdragon 8 Gen 1, e até mesmo em relação ao Snapdragon 8+ Gen 1, a evolução que melhorou alguns aspetos de eficiência.
We do get better CPU efficiency from the Snapdragon 8 Gen2 on Xiaomi 13.
— Golden Reviewer (@Golden_Reviewer) December 29, 2022
Now big core efficiency seems to be on par with SD8+G1 despite 10% better performance.
For mid-cores, A715 is a super minor bump from A710 and you may just consider them same as SD8+G1. pic.twitter.com/v7lNok8QIZ
Algo que seria esperado, em troca desta melhoria de desempenho, seria uma redução da vida útil da bateria e um aumento do calor gerado. Isso, na verdade, não acontece, conforme foi possível ver nos resultados dos testes realizados. Este desempenho fica ao nível do Snapdragon 8 Gen 2 é igual à do 8+ Gen 1, apesar de ser 10% mais potente.
Com a recente notícia de que a Apple vai mudar a sua filosofia para o A17 Bionic, é ainda mais natural esta posição do novo Snapdragon 8 Gen 2. A criadora do iPhone quer que o seu próximo SoC traga uma melhoria na eficiência e não na potência, o que irá equilibrar mais este confronto.
Este artigo tem mais de um ano
Só com benchmarks oficiais acredito. Mas talvez chegue lá em GPU, em CPU tenho muitas dúvidas.
De qualquer maneira era bom que acontecesse para aumentar competitividade
Quais benchmarks oficiais? Aqueles em que os resultados são comprados pelas marcas?
No canal de youtube daquele utilizador tem os testes filmados do início ao fim. Mais credível que isto só se fosses tu próprio a fazê-los.
E deixo outro pormenor também incluído no mesmo vídeo: o melhor pixel pro, tem o cpu mais fraco desta geração.
Tudo muito bem mas, para o utilizador, o que é necessário é também que o OS e aplicações sejam muito bem optimizados. Só “specs” não chega para se ter um equipamento com boa experiência de utilização.
Nanômetros? cadê vocês?
4 manómetros ainda para o Android.
E a TSMC já está a fabricar de 3 nanometros para a Apple
E para os outros também….
Ou acha que a tsmc é exclusiva?
São boas noticias. Espero que a Apple no final do ano volte a ficar por cima e para o ano a Snapdragon volte a dar a volta. Acho que são boas noticias para os clientes.
Concorrência venha ela. Embora os resultados de testes sintéticos fiquem muito aquém da realidade, pois é ver nos comparativos da vida real que a diferença em termos de performance pura está muito equilibrada, já no da eficiência energética pende para o lado da TSMC/Apple e do seu Bionic. Esta vantagem em termos energéticos fica bastante anulada pela lentidão de carregamento dos iPhones em relação à Samsung/Xiaomi/Oppo/Vivo, etc,etc.
Em testes reais, já há algum tempo (gerações) que havia um ou outro smartphone com snapdragon a ficar na frente do iphone neste ponto , simplesmente porque em uso real o iphone sofria mais com cpu throttling, perdendo “desempenho”.
A grande novidade agora, é que nos testes sintéticos, o snapdragon já vence o A16, algo impensavel há algum tempo.
Veremos o que dará o confronto A17 vs Snapdragon 8 gen 3 (que começará a ser produzido também este ano).
Lentidão de carregamento?
Mas pq querem telemóveis a carregar em 15min se dormem em média mais de 6h?
O carregador mais baixo, o de 7.5w ou 5w carrega durante a noite e sem aquecer o equipamento… qual a pressa?
Durante o dia? Compreendo… aí esqueci… ok pronto! Mas serão poucas as vezes, mas nesses casos compram um carregador que carregue mais rápido e tá resolvido mas bater nessa tecla é complicado…
O que não se vê nenhuma melhoria faz anos é serem criadas tecnologias de baterias em que sejam mais finas e mais potentes e que suportem os carregadores actuais…
Só um exemplo que aconteceu comigo essa semana…
Comprei um carregador sem fios semana passada só porque tava super barato…
Deixei meu oneplus 9 pro a carregar o noite como disse, porém ele saiu da posição e não carregou nada, amanheceu com 27% meti a carregar no fio e enquanto me preparei pra sair pro trabalho já tinha 87% que foi suficiente pro dia todo.
Apple esta muitos anos a frente nem ha comparacao. Em 2023 a apple ja esta a produzir 3nm e os outros não conseguem.
A Apple produz algum hardware? É que não fazia a mínima ideia…
Snapdragon 8 gen 3 que iniciará a produção este ano também será em 3 nm 😉
Gostaria que a Qualcomm ficasse por cima, duvido que não consigam. Os processadores dos telemóveis no geral já sao todos muito potentes. Acho que agora é mesmo braço de ferro. A Apple fabrica os seus próprios processadores mas será que sáo realmente bons fora dos Iphones e Mac’s …….dizer que é bom e ficarem se só pelos aparelhos deles, é facil.
O meu qualcomm ainda é o 855 e nao me queixo de nada. Rápido, jogo tudo sem problemas se faz falta mais potencia ? Não faz, se gostaria talvez.
Tb tenho o 865 no tab e acho que está muito bem.
Mais só por capricho.
Isso não faz a menos diferença para o consumidor comum. Ele vai pedir um Iphone porque gosta da Apple ou um Android porque gosta da Google.
Esta longe de acontecer de um consumidor comum pesquisar quem tem melhor desempenho ou XPTO. Só é pegar as antigas versões do Iphone e ver que venderam igual água mesmo com outros mobile melhores.