PplWare Mobile

Exposição a ecrãs atrasa o desenvolvimento cognitivo dos bebés com 1 ano, diz estudo

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Filipe says:

    E novidades? Os culpados são os Pais. Mandá-los vir ao Mundo é fácil, mas depois tomar conta deles e brincarem com eles, é bonito mas é em casa dos outros! Dão um telemóvel para as mãos para não darem muito trabalho e para se calarem, senão são hiperativos (LOL)! E efetivamente funciona, o cerebro dos miudos fica completamente anestesiado como se mais nada existisse. E para além do desenvolvimento cogntivio, vão começar a usar óculos muito mais cedo porque a visão vai detriorar-se rapidamente!

    Os míudos cada vez mais fechados em casa e isolados. Não sabem estar, falar e socializar. Não sabem brincar nem conviver. Alguns são verdadeiros bichos do mato. Que geração se está a formar…

    • ah pois foi :( says:

      Quem condena dessa forma, não tem filhos, quem compreende e sabe que não é positivo, tem filhos. Fica a pergunta, tens filhos? Não acredito que tenhas, ou tens alguém para tomar conta deles quando tens de fazer alguma coisa que ninguém pode fazer por ti.

      • Filipe says:

        Quem responde com essa benevolência a apoiar o futuro desta geração, acha super normal e contribui para o que está a acontecer. Nós formos criados com pouco ou nada destas coisas e apesar da evolução é sempre possível os nossos filhos também serem criados de uma maneira semelhante, utilizando por vezes a evolução de uma forma positiva. Não podemos evitar nem controlar o exterior quando não estamos presentes, mas é em casa que se educa, que se transmitem valores, o certo e o errado. Somos nós Pais que moldamos os nossos filhos e parte do seu Futuro. Fica a pergunta, no passado quando os nossos Pais tinham de fazer alguma coisa que ninguém podia fazer por eles, o que é que eles faziam? Não haviam telemóveis nem DisneyChannel, certamente. Hoje vai-se pelo fácil e o pior é que prejudicam a saúde e bem-estar dos filhos…

      • Zé Fonseca A. says:

        tenho dois e filhos com menos de 2 anos ou andam atrelados a um dos pais ou ficam no berço, numa espreguiçadeira ou num playground
        existem dezenas de equipamentos interactivos não tecnologicos que inclusive ajudam ao desenvolvimento cognitivo da criança, ou achas que só se começaram a criar filhos na ultima decada?

        quem faz isso claramente não se informou o suficiente sobre os efeitos dos ecrãs nas crianças, para mim isso é mesmo negligencia

      • R says:

        Tenho dois filhos e assumo a resposta do Filipe como minha.. Quê? Que pais anormais que pensam na saúde dos filhos e que brincam com carrinhos e com bonetas juntos dos filhos.. Vá, dêem lá um ecrã aos vossos pequenos para eles se acalmarem. Ou peguem vocês num SFF..

      • O casebre feudal says:

        “ah pois foi :(“, você se tem filhos e é um dos que lhe envia um telemóvel ou tablet para ficarem caminhos em casa, compras, refeições, etc., é dos que gosta de trabalho light.

        Essa questão de “Ah é porque não tem miúdos” é o típico comentário tuga a ver se desvaloriza a opinião do outro. Eu tenho filhos, tenho um amigo que tem 4, outros vários 3 filhos e todos nós somos a mesma filosofia: para entreter há música, livros, jogos (físicos), contar histórias, livros para pintar, plasticina, etc etc etc etc etc…… mas sim, envolve mais trabalho mas também é investir no futuro. Quer atrasados mentais que sucumbem ao populismo e ao que diz o YouTube e Instagram? Força, siga assim.

        Daí que “nós ” que somos a via mais difícil, também entendemos o papel vital dos professores, do desporto, etc. e os “de outras filosofias Smartphones” são os que vão culpar os professores dos filhos saírem como são… enfim, se calhar o problema está mesmo no inicio, na mentalidade dos pais.

        • Zé Fonseca A. says:

          os pais de hoje preferem ficar a ver cenas woke e sem qualidade no netflix do que passar tempo com os filhos.. só não sei porque os fazem

      • pqpt says:

        ..perdeste uma bela oportunidade…

    • Grafeno says:

      Exatamente…. Os pais já são Mentecaptos, trogloditas e verdadeiros “out-sinapse”… criar zombies pelos vistos vai ser moda

      • luisa says:

        Só quem da esse tipo de resposta é que nunca passou pelo desafio de ter um filho! E chama os outros de mentecaptos quando o nabo não têm a coragem de fazer melhor!

    • luisa says:

      Exacto porque as últimas gerações de adultos provaram que eram bons em tudo!
      Cresce e aparece rapaz!

      • Filipe says:

        Folgo em saber que daquilo que eu disse, você conseguiu retirar isso. Gabo-lhe a capacidade. Mas digo-lhe já, o que aí vem vai ser certamente pior. Agora volte para o mundo do iPad…

  2. Zé Fonseca A. says:

    Na verdade é até aos 2 anos de idade

  3. oak says:

    Loooal o meu desde os 4 meses tem um ipad, agora fez 6 anos e recebeu um iphone 14 como prenda e adora. E um sossego para os pais admito

  4. IKAROS says:

    Daqui a uns anos, quando esta geração crianças inadaptadas para viver ou conviver em sociedade, sub-desenvolvidas emocionalmente e fisicamente, chegarem a adolescentes, quero estar bem longe daqui…

    • Grafeno says:

      Estupefacientes… É onde vão acabar… ou comprados nos becos ou farmácias…. E queremos pessoal para trabalhar para estarmos reformados e temos que trabalhar para manter esses atrasados

  5. Stanley says:

    O bebe está descobrindo o mundo sensível com seus sentidos e… colocam algo que engana o cérebro (tela) na sua frente. Alguma consequência pode ter.

  6. SC says:

    A ganancia dos lucros não permite que os pais tenham tempo de qualidade com os filhos, reduzir o horário de trabalho é imperativo.

    • B@rão Vermelho says:

      Lá vão os putos ter mais horas de telemóvel nas mão, isso não resolve nada, vais sair mais sedo assim como todos os outros, no meu tempo brincava na rua até a hora do jantar, ok, hoje há muitos mais carros na rua, mas também há muitos mais jardins e parques
      Quando sé é pai a prioridade não somos nos são eles, eu tive a sorte de crescer e partilhar o quanto com o meu irmão e temos uma diferença de 7 anos, mas criamos laços de amizade e cumplicidade que ainda hoje se mantêm, hoje em dia as famílias têm dois filhos têm de ter uma casa com pelo menos 4 quartos.

      • Zé Fonseca A. says:

        tenho 4 quartos mas tenho um casal, não concordo com irmãos de sexos diferentes partilharem quarto, e do mesmo sexo a partir de determinada idade também não, acho que não é pelo quarto que ficam mais ou menos cumplices, tinha um amigo que partilhava quarto com 2 irmaos mais velhos e não se suportavam, chegando a fazer de namorar ainda pior, nenhum tem privacidade para levar a namorada, não é por não partilharem o quarto que não podem estar juntos a toda a hora

    • Zé Fonseca A. says:

      não é preciso reduzir horario de trabalho, trabalho bem mais que 8h e consigo passar tempo de qualidade com os meus filhos, só que não sou calão, aprendi a flexibilizar o horário e muitas vezes trabalho enquanto eles dormem ou têm outras actividades

  7. AlexX says:

    Isto há 23~28 anos atrás era tido como mais uma teoria da conspiração, não haviam ainda smartphones e os ecrãs eram outros. E o resultado das então crianças vê-se agora.
    Um bem haja aos demais pais que perceberam o que estava a ser feito e souberam proteger os seus filhos. Certamente entendem agora bem aquela curta piada estúpida mas que faz todo o sentido:
    – Então, que fazes tu?
    – Não faço nada, compro tudo feito.

    O fundamental que é incentivar uma criança a explorar, desenvolver e potenciar o seu lado direito do cérebro. Tecnologia nenhuma faz isso antes pelo contrário, o que a tecnologia faz é desabilitar o lado direito. Cérebro esquerdo dominante são robôs, NPC’s, incapazes de criar ou ter pensamento próprio e limitados a copiar e colar (Paste loves Copy) aquilo com que foram doutrinados. São os tais que compram tudo feito. O atrofio no desenvolvimento cognitivo é só mais uma entre as várias limitações que têm.

  8. Carlos Almeida says:

    Isto aqui é só pais exemplares!
    Deve ser deve, ahahah

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.