PplWare Mobile

Esqueça a carteira! Tenha os seus cartões no telemóvel…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. lm says:

    tudo muito bom , tudo muito bonito, mas se estiver numa área onde tenha não haja Internet ou dados moveis não serve para nada…

    • Gonçalo says:

      Fiz um teste sem internet e consigo aceder a todos os documentos.

    • SoPSim says:

      Mas já experimentou ou está a dizer mal só porque sim?
      A app retém os documentos, ainda que sujeitos a revalidação.

    • Jose maria says:

      Engracado que uso apple pay no aviao sem internet e funciona. Apple pay não precisa de internet, ja documentos do gov.pt também nao fica tudo em offline cartao cidadao e carTa conducao. O amigo que beba menos diz menos disparates

      • Vítor M. says:

        Os aviões, alguns pelo menos, usam sistemas offline. Isto é, as máquinas fazem a leitura e recebem o pagamento, mas só quando chegam a terra e têm conectividade é que descarregam nas devidas entidades. Agora, há outros voos, de longo cirso, que têm internet, e podem dar acesso aos terminais para o fazerem na hora. A minha dúvida: quando fazes pagamento por Apple Pay, recebes logo a notificação de pagamento?

        • Rceu says:

          Vitor, sim! Embora so consiga consultar o saldo quando aterrar! Fiz pagamentos com o Apple pay com recurso ao cartão do Revolut e a notificação está la!

          • Vítor M. says:

            Ok, deixa ver se percebi, fazes o pagamento pelo Apple Pay, no terminal de pagamento dá pago, tu recebes uma notificação de pagamento, mas não consegues ver o saldo, porque não tens internet. Como tal, deve ser isso, movimentos offline. Quando os dispositivos chegam a terra, atualizam-se conforme os movimentos descarregados nos operadores que suportam a operação de compra. Será dessa forma?

            (nas próximas semana vou testar isso, já agora).

            Obrigado pelo feedback.

          • sómaisum says:

            Falo por mim, das vezes que o fiz por Apple Pay (voos curto curso -3h)
            Feito o Pagamento, recebo a notificação do Apple Pay que foi feito pagamento de X (5€ por exemplo).
            Quando chego ao destino e ligo os dados, recebo a notificação do banco que foi feito o Pagamento, e com a hora (+/-) de aterragem, logo, suponho que os pagamentos ficam validados offline, não sei como, e são processados à posterior, tipo Via Verde – Não interessa se tens saldo, se é debito ou crédito, ele sai-te de lá na mesma 😀

    • David Guerreiro says:

      Nem é esse o problema, mas sim que isso não substitui os documentos físicos legalmente. Se um agente da autoridade lhe pedir a identificação e apresentar o smartphone, o mesmo pode recusar.

      • Rui says:

        Nada como pesquisar antes de escrever: https ://www.dinheirovivo.pt/economia/esta-aplicacao-substitui-o-cartao-do-cidadao-e-a-carta-de-conducao-12806666.html

      • Bruno Galvão says:

        Não não pode. Neste momento já é tão válido como os documentos fisicos.

        • David Guerreiro says:

          Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

      • Eduardo Silva says:

        Já fui mandado parar e mostrei o CC e a carta na APP. O polícia disse logo que podia ser na APP. Se fosse uma foto do cartão é que não valia de nada.

    • PP says:

      Pode sempre baixar os documentos em formato pdf e manter no tlm

  2. George Orwell says:

    Sim, passe tudo para telemóvel e cartões, para podermos vigiar e fiscalizar tudo o que você compra e podermos bloqueá-lo… Use moeda digital, para não ter privacidade nos pagamentos que faz… nós vigiamos e controlamos tudo, porque isto é tudo democracia e liberdade… borrife-se para a sua privacidade e anonimato, para nós podermos pisotear-vos ainda com mais força…

    • Joao M says:

      Aposto que usas uma VPN, sais de casa com oculos de sol e boné, o teu carro é daqueles de 1990 e nem sequer via verde usas.

    • Jose maria says:

      E para nao fugir aos impostos. Es contra? Temos pena, assim as tuas aldrabices passam a ser apanhadas e ou cumpres ou vais preso. Engracado que na suica, alemanha, franca, belgica e outros ninguem usa cash Tudo digital e ninguem se queixa. So os porTugueses que vivem num pais corrupto se queixam hehe

    • marmelada com queijo says:

      Vai lá tomar a medicação e meter o chapéu de alumínio.

      O cúmulo é manda bitaites mas usa a internet, deve ter Apps móveis dos bancos, netflix, etc etc etc.

      Importante:
      1) as apps que falam aqui são Apps de *acesso* à informação sua à qual *já* têm acesso, lol

      2) a (falta) de privacidade nos pagamentos é exatamente para combater a corrupção, fuga aos impostos, etc.. Quando não havia tanta informatização, os únicos que ganhavam eram os corruptos e quem foge aos impostos e tornavam o país (e logo o serviço público) mais pobre, com serviços de pior qualidade. Isto também evita que não lhe deem a fatura e assim também não poderia reclamar de um serviço de má qualidade ou até ter garantia.

      3) eu só faço pagamentos digitais, peço faturas etc. e nunca me impediu do que quer que seja, a si já?! Pois claro que não. Agora espero é que isto impeça que você fuja aos impostos e tenha que ser eu a pagar mais para compensar os seus.

      4) sabe porquê? Porque de certeza que usufrui dum sistema social, SNS, etc. mas não quer pagar o que isso custa.

      • GM says:

        A frase “Se todos pagarem todos pagam menos” é balelas. Como se vê, todos os anos é anunciado mais dinheiro para a saúde, mais dinheiro para a educação, etc, encharca-se os ministérios com guito, e nem por isso resulta, os serviços não estão melhores, nem nada que se pareça. Todos os meses pago a minha contribuição para a SS, os meus serviços são todos facturados, seja para empresas seja para particulares, trimestralmente entrego o IVA retido aos clientes.
        Recebi a actualização da app, ao ler este artigo acedi à dita, logo com pompa e circunstância a ser informado que os dados/cartões seriam migrados, da antiga para a nova app, que teria de ter a CMD activa para poder iniciar o acesso. Tudo muito bem, até ao ponto da migração dos cartões de identificação. CC + Carta condução, migrados. DUA, tentei a migração 2X, e nada. Tentei adicionar o DUA como se fosse a 1ªvez, e nada. Tentei adicionar o Cartão de Dador, e nada, o mesmo erro. Bom serviço, tanta pompa e circunstância, numa função simples, que já existia experiência anterior mas agora de âmbito mais abrangente, e é um flop, pelo menos parcial. Vamos ver como corre.

    • Porquesim says:

      George, não vives em comunidades mais pequenas (aldeias, vilas) e verias que, por milagre, toda a gente sabe quem tu és, a tua família, onde trabalhas, os passos que dás. Alguns até deixam a porta entreaberta para o vizinho entrar, só porque sim. Não é a minha cena, mas muita gente gosta.

    • José Guerra says:

      Muito bem. Proponho que deve ter na plantaforma o cartão de mobilidade deficiente e cartão / certidão multi usos.

  3. Antonio Pereira says:

    Pior, atualizou e não migrou tudo, agora não me deixa associar os DUA
    Pede QR code que o Dua não tem!!

  4. Joao M says:

    Aplicação bastante util. Já deixei de andar de carteira há muito. Esta app junto MBway e não é preciso carteira para nada.
    O tema é lembrar que a app é apeans util em Portugal.

  5. Joao says:

    É aceite oficialmente ? Isto é se em alguma operação STOP me forem pedidos os documentos por um agente PSP ou GNR posso mostrar a APP?

    Obg.

    • João Carlos says:

      Sim está na lei que pode apresentar os documentos pela app

    • Vítor M. says:

      Segundo portal do Governo: https://bit.ly/47dLD24

      O que pode fazer com a app id.gov.pt?

      Consultar os dados dos documentos

      A app id.gov.pt permite-lhe consultar os dados dos seus documentos de identificação no seu telemóvel.
      Identificar-se perante autoridades ou serviços
      Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.
      Caso seja necessário ou solicitado, pode selecionar a opção de código QR para que as autoridades ou serviços consigam ler e validar o documento digital que está a apresentar.

      • marmelada com queijo says:

        Tudo tem respostas CINZENTAS em portugal:

        – “desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais”: pois, como não são obrigados a tê-las (ou não lhes apetece usar, tem o mesmo efeito), podem pedir em versão física. Se não tiverem… ooops.

        – eu por umas gestões responderam-me “desde o inicio do ano de 2023, todos os países da UE podem consultar a informação através duma plataforma comum, assim que não há necessidade nem podem exigir apresentar o formulário X” -> realidade em Portugal em Julho de 2023 “não tem obrigação de pedir o formulário X, mas sem ele é provável que o seu pedido seja negado; se o trouxer deve ser aprovado”

        Em resumo: a teoria é que nós podemos usar X e estão (quase) obrigados a aceitar; na realidade, se não tiveres Y (papel neste caso) podem-te chatear até que vais ver que vais ter que andar com Y…

        Isto é “portugal-normal”

        • Vítor M. says:

          Ora bem, eu não acho, sinceramente (neste caso, noutros estou totalmente de acordo contigo). Isto porque diz o seguinte:

          Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

          Ora, dirás tu e bem “mas se eles não quiserem aceitar, dizem que não têm equipamento”. Certo, mas também está no nosso direito questionar se, pela falta desse equipamento, previsto na lei, nos podem obrigar a trazer os documentos físicos e, pior, se nos podem multar pela sua falta de competência no que toca à modernização que começou já há muitos anos.

          Tipo, eu sou abordado pelas autoridades. Não tenho os meus documentos físicos, apenas digitais, se eles não tiverem os equipamentos (um smartphone e respetivo software) para ler o QR Code, poderão multar-me por falta de documentos?

          Quem está em falta não sou eu, eu tenho os documentos.

          Gostava de saber a vossa opinião. Até posso estar a pensar errado, atenção.

          • Mr. Y says:

            Não consegui encontrar os DL oficiais mas segundo a Deco:

            «Para confirmarem os dados, as autoridades precisam de ler o código QR que consta da aplicação ou usar o código numérico, para uma confirmação manual. Contudo, podem não conseguir fazê-lo, por não terem um telemóvel com a aplicação adequada ou não conseguirem aceder à internet, por exemplo. Nesta situação, o consumidor tem cinco dias para apresentar os documentos à autoridade indicada ou enviá-los por via eletrónica, após extraí-los da aplicação. Se não o fizer, fica sujeito a uma coima que pode ir de 60 a 300 euros.»

          • Vítor M. says:

            Essa parte está na lei sim, e obrigado pela informação 8estava a ler isso aqui https://bit.ly/3uHhJlv). Usando então esta informação, podemos andar sem documentos físicos, tendo-os na aplicação. E não podemos ser multados caso as autoridades não tenham no momento como ler digitalmente os docs.

          • RDRC says:

            Nesse caso, eles podem te obrigar a ir a uma esquadra mais proxima num periódo de X tempo, apresentar a identificação.

            Como o marmelada diz e muito bem, apele DESDE QUE implica que os senhores agentes não são obrigados a ter o equipamento disponível, mas como também não estás em incumprimento, visto que tens os documentos contigo, mas em formato oficial digital, vai acontecer com que tenham de chegar a um meio termo, que certamente será o que disse no inicio do meu comentário

          • Vítor M. says:

            Sim, mas não podem multar. Vou a uma esquadra da área de residência e mostro os documentos. Temos 5 dias para o fazer. Não podem considerar que não tinha os documentos. Isso é muito importante.

          • Fusion says:

            Mas é interessante esse debate e gostava de ouvir mesmo um especialista na matéria, até porque pela forma como a leia está escrita levanta muitas questões

          • Vítor M. says:

            Os especialistas têm de se basear na lei, mas concordo que há ali algumas questões que….

        • sómaisum says:

          Como é que validam os cartões fisicos? Com olho apenas, ou verificam os dados em relação a alguma base de dados?
          Se é apenas a olho, bem….. Incompetencia, e realmente não precisam de equipamento nenhum, se é a base de dados, suponho que tenham alguma ligação (vá, internet 😀 ) para verificar os dados, logo, da mesma maneira, conseguem verificar os documentos digitais, já que pode ser por codigo e nao apenas QR.

          O raciocinio é correcto?

  6. Miguel says:

    Falta o cartão europeu de saude

  7. JS says:

    Não é para mim ja tive instalado e a PSP numa operação de fiscalização disse-me que não era valido á cerca de um ano, tive que mostrar o CC e a C Condução.
    A partir desse momento tudo que seja aplicações não instalo, Telemóvel so para chamadas SMS e internet movel e pouco mais
    Obrigado

    • Elektro says:

      Usei numa operação STOP pelos GNR e não tive problemas, DUC, Carta Condução e Cartão Cidadão. Acho que infelizmente é daquelas coisas que enquanto não sair um decreto-lei a clarificar fica ao critério de quem fiscaliza, e quem se lixa com esse critério variável são os do costume…

    • JS says:

      Faltou também referir que não tenho DUA, tenho o velho livrete e registo de propriedade aparecia um outro veículo que ja tinha mandado para abate, juntamente com o que possuo nas finanças so aparece o que tenho e não dava era sempre Erro.

  8. TiZeGrilo says:

    E os cartões dos filhos menores? Se tenho que andar com os deles, também levo os meus.

  9. Sergio says:

    É verdade que ajuda, mas é uma parvoíce várias entidades não aceitarem a documentação neste formato.
    Dois exemplos, casino de espinho ou Eurobic em Aveiro, no caso do eurobic ate tiram fotocopia nao rasurada ao cartão de cidadão e nem vale apena pedir o livro de reclamações e expor o caso.

    • Joca says:

      Não te estão a – exigir – o CC para fotocopiar, estão-te a – pedir. Podes não entregar o CC (e eles negam-te o acesso/serviço).
      O que está na lei (vi há pouquíssimo tempo) são os casos em que pode ser exigido, por exemplo pelas autoridades de segurança. Todos os casos em que o próprio concorda (se não concordar não entrega) são permitidos pela lei.
      O que há também, mas é uma questão à parte, é o tratamento e a segurança dos dados pessoais. Na prática, exceto quanto à fotografia, não é diferente de pedirem que se preencha um impresso com os dados, assinado, e o CC para conferir.

      • Sergio says:

        Eu sei disso, mas é só ridículo a forma como a lei está elaborada. Aliás os próprios bancos tinham um prazo para ter nas agencias leitores de CC, de forma a evitar a copia do CC em papel, e nem isso está a ser cumprido desde 1 de janeiro.

        Não é que me importe de andar com 50 cartões no bolso, mas custa-me que usem os nossos impostos para criar tecnologia que depois nao tem validade com a lei.
        Ou leis tão cinzentas que não melhorem em nada a qualidade de vida

  10. Bruno Alves says:

    Utilizo e adoro o ir.gov.pt e o mySNS. E agora que é possível adicionar o agregado familiar ao mySNS, top! Falta a opção para os documentos de educandos/filhos no Id.gov.pt. 4,5 estrelas

  11. Fernando says:

    Viva a todos, alguém me sabe dizer se está forma digital de identificação é valida noutros países da comunidade europeia?

    • Joca says:

      Não é, só serve em PT.
      Cá, estamos a falar de aceitação – pelas autoridades – e desde que elas disponham de meios para confirmar o documento. Não é chegar ao polícia e dizer “Ó sô guarda ó p’rá qui” e está feito.
      Uma pessoa que conheço, com mais juízo que eu, anda é com a fotocópia dos documentos e a app. Mesmo que lhe mandem ir depois ao posto para mostrar os originais, se lhe roubarem a carteira (ou a perder) há coisas que não podem fazer sem os documentos originais. E não precisa de tirar 2ªs vias.

  12. Diogo says:

    Obrigado pela notícia. Já instalei e Funciona perfeitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.