É o fim do 3G da Vodafone! Saiba o que vai acontecer…
De acordo com as informações enviadas ao Pplware, a Vodafone vai acabar com a sua rede 3G. Esta mudança é inevitável perante a evolução tecnológica e permitirá responder ao crescente consumo de dados, realocando as frequências até agora utilizadas pelo 3G para uso de redes mais modernas como o 4G e 5G.
A Vodafone Portugal vai iniciar dentro de um ano, a partir de julho de 2024, progressivamente, o desligamento da sua rede 3G, um passo importante para reforçar o acesso dos Clientes no País a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras.
A esmagadora maioria dos Clientes da Vodafone não será afetada por esta mudança, uma vez que já utiliza equipamentos e cartões SIM compatíveis com as restantes gerações de comunicação móvel. Os Clientes que não estejam nesta situação serão atempadamente contactados pela Vodafone e terão um período alargado – um ano – para fazer uma transição gradual, seja atualizando o seu equipamento ou o cartão SIM.
Para garantir o esclarecimento de todas as dúvidas sobre o processo, a Vodafone criou no seu site uma página com as perguntas mais frequentes sobre este tema.
De relembrar que o 3G, de que a Vodafone foi pioneira no lançamento em Portugal em 2004, ajudou a concretizar uma revolução no seu tempo, ao permitir o acesso à internet móvel mais rápida e a streaming de vídeo no telemóvel, por exemplo. Mas, nos últimos anos, reduziu substancialmente o seu peso no tráfego global de dados, que hoje é diminuto. Além disso, os equipamentos de rede que permitem o seu funcionamento são hoje energeticamente menos eficientes, pelo que a sua modernização e substituição terá um impacto ambiental positivo.
O encerramento da rede 3G em Portugal segue-se a movimentos semelhantes levados a cabo pela Vodafone em mercados como Países Baixos, Alemanha, República Checa, Itália, Reino Unido ou Irlanda, que se inserem numa tendência mundial de descontinuar tecnologias mais antigas.
O 3G (Terceira Geração) é uma tecnologia de comunicação móvel que sucedeu o 2G (Segunda Geração) e trouxe melhorias significativas em termos de velocidade de dados e capacidade de transmissão de informações. Foi lançado no início dos anos 2000 e foi um marco na evolução das redes móveis. As velocidades de download do 3G variavam de cerca de 384 Kbps a 2 Mbps. A tecnologia 3G também introduziu novos recursos, como chamadas de vídeo, videoconferência e streaming de áudio e vídeo de melhor qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
Significa que naqueles locais onde deixamos de ter cobertura 4G hoje e passa para 3G, deixamos de ter totalmente?
Se o teu tlm não suportar o VoLTE (Voice over LTE) o que acontece é que quando inicias uma chamada de voz, a mesma irá passar para o 2G.
E no interior? principalmente aldeias quase no meio de nada? Nesses locais o 4G nem existe, e 3G muitas das vezes até dá mal…..como vai ser?
As zonas sem cobertura Vodafone 4G/ 5G é porque não têm interesse comercial para a empresa, pode sempre procurar saber se a concorrência possui cobertura nesses locais e se sim mudar para as mesmas, caso contrário pode contactar a Anacom e reclamar, embora a Anacom não vá fazer nada no imediato talvez coloque o local numa lista de locais não cobertos por ninguém e talvez mais tarde force uma das empresas a colocar cobertura.
A NOS esfrega as mãos de contente porque tem 4G/5G nesses locais.
A Vodafone na minha zona diz que não tem clientes porque não investe mas não investe porque não tem clientes, enquanto isso a concorrência agarrou os clientes todos.
Quer dizer que o meu Nokia 8210, deixa de funcionar?
Não. vai continuar a funcionar, desde que troque o cartão sim por um mais recente (caso não seja recente)
O Nokia 8210 não é 3G, logo não vai ser afectado.
O que fazem os idosos que só sabem usar os telemóveis convencionais (not smartphones)?
esses telemóveis utilizam 2G, e o 2G vai continuar disponível, só o 3G é que vai ser desligado
Deviam mencionar que a rede 2G vai continuar operacional. Assim, apenas fica inoperacional a troca de dados 3G. Chamadas de voz e SMS continuarão a ser feitas através do 2G. 🙂
Mas alguém leu a notícia? Basicamente a vodafone vai fazer upgrade das existentes redes 3G para 4/5G
Isto vai matar muita coisa IOT
Iot nao usa ,3g….
vais dizer que IoT é só wifi queres ver…
Como assim calhorda?
Fraco IOT se não fizer fallback para 2G.
Em MDM já vi TPAs a funcionar em 4G e a fazer fallback em 2G por isso so far so good.
Resta saber se vão activar VOLTE em todos os tarifários para que não haja fallback para 3g, embora possa também fazer fallback para 2g…
isto é relevante porque com 2g não está disponível o ‘HD Voice’