Primeiros detalhes da câmara do Samsung Galaxy S11 saem a público e são arrebatadores!
O Samsung Galaxy S11 será apresentado daqui a poucos meses e o seu desenvolvimento está naturalmente numa fase avançada. Começam agora a ser conhecidos os primeiros detalhes sobre a sua câmara, que acabam por surpreender por revelar uma mudança no paradigma da fabricante!
Será que os esforços implementados pela Samsung conseguirão fazer a diferença face à Huawei, Apple ou Google?
As câmaras fotográficas dos topos de gama da Samsung sempre foram das melhores do mercado. Contudo, Huawei, Apple e Google têm igualmente excelentes ofertas neste segmento.
Para fazer face a esta realidade e deixar a concorrência para trás, a fabricante sul-coreana está a preparar algo novo para o Galaxy S11! Tal informação foi divulgada no Twitter pelo utilizador @UniverseIce que é famoso pelas fugas de informação que divulga.
The Galaxy S11 has a high probability of using a new 108MP sensor.
— Ice universe (@UniverseIce) November 4, 2019
Segundo o tweet, existe uma grande probabilidade de a Samsung equipar o seu próximo topo de gama com um sensor fotográfico de 108 MP. Comparativamente aos atuais 12 MP, é uma mudança surpreendente que pode mudar de forma arrebatadora as fotografias dos terminais da Samsung.
O ISOCELL Bright HMX foi desenvolvido em parceria com a Xiaomi e deverá agora chegar ao Galaxy S11, depois de já ter sido introduzido em vários equipamentos da marcha chinesa.
Com 108 MP no sensor, cada píxel individual terá um tamanho diminuto. Algo que se prende com o simples facto de estarmos a dividir algo já pequeno em milhares de células individuais (píxeis). Contudo, a Samsung afirma utilizar a sua tecnologia Tetracell que agrega quatro píxeis individuais.
Assim, apesar de o sensor ter 108 MP, a luz captada por quatro células adjacentes é agregada numa só. Em seguida, é produzida a imagem final, com cerca de 27 MP de resolução. Ainda que seja uma redução considerável, com estas dimensões poderá imprimir as fotos captadas em grandes formatos.
Por fim, espera-se ainda que este novo sensor venha melhorar radicalmente a prestação fotográfica em cenários de luz escassa. Veja-se, por exemplo, a fotografia noturna, um ponto onde a Samsung tem sido alvo de críticas no passado.
Será que esta mudança revela um novo paradigma da Samsung no Galaxy S11?
A resolução das imagens, expressa através do megapíxeis (MP) não é o fator mais importante na avaliação de uma câmara fotográfica. O tamanho do sensor, a sua abertura e demais características são mais relevantes.
Contudo, a Samsung aparenta estar a apostar neste sentido... Isto até acaba por ser surpreendente, porque os modelos da fabricante nunca se destacaram pela massiva resolução das suas fotografias! Tal pode ser visto no Galaxy S10, com "apenas" 12 MP de resolução. Assim sendo, o novo topo de gama da Samsung pode vir a representar uma mudança de paradigma na sua abordagem ao mercado.
Não obstante, mais importante do que a Samsung aumentar a resolução do seu sensor, é melhorar os restantes atributos da câmara. Ao investir no processamento da imagem pelo software e nos restantes atributos do sensor e lentes, sem dúvida que conseguirá melhores resultados!
Esperemos agora pelos próximos meses... A fabricante sul-coreana deverá anunciar o Galaxy S11 no dia 18 de fevereiro de 2020. Sem dúvida que irá trazer o que de melhor a Samsung consegue produzir, especialmente na câmara!
Para além do sensor ISOCELL de 108 MP, o Samsung Galaxy S11 poderá ter uma câmara espectrómetro...
Este artigo tem mais de um ano
Porque não se mantêm nos 12mps com um sensor maior ? Aposto que é so para agradar aos cromos dos megapixels …
O sensor também será bastante maior, mas claro assim os cormos dos megapixeis acham que têm uma coisa melhor apesar dos 108 serem na realidade 27.
O sensor será do mesmo tamanho , a menos que aumentem a espessura do telemóvel… sensores maiores implicam lentes com maior distância focal… e simplesmente não há espaço. Em última análise, é a fina espessura dos telemóveis actuais que limita a qualidade que se pode obter. Quanto a resolução de 100 Mp, mais parece uma piada!
o sensor é quase quatro vezes o tamanho do sensor do pixel 4.
Os de 48mps tambem sao maiores e como podes ver perdem todos contra o note 10 , ja agora, o sensor do note 10 é do mesmo tamanho do S7.
Posso estar enganado, mas isso parece-me fisicamente impossível – se fosse 4x maior em área (2x em cada dimensão), a lente teria que ser 2x mais longa (admitindo que se mantém o mesmo ângulo de cobertura) – simplesmente não há espaço! E é também por não haver espaço que os smartphones não vêm com teleobjectivas.
Ao ler uma review do Xiaomi Mi CC9 Pro (que tem o mesmo sensor) percebi que estava enganado – o sensor é realmente grande para um smartphone, e a resolução é impressionante. Ainda assim, não há milagres: para usarem este sensor tiveram fazer o parelho + espesso, usar uma lente grande angular(25 mm eq)… e sem possibilidade de focar a curta distância – de tal forma, que se viram obrigados a colocar + 1 câmara específica para macro…
Ok. Se sabes assim tanto pf ilucida o ice universe que já confirmou que o sensor será maior.
Em princípio será quad pixel, portanto não terás 108Mp disponíveis. É a melhor forma de aumentar o tamanho do pixel sem efectivamente aumentá-lo.
Só para terem noção, o anterior sensor, que já equipa várias versões de Galaxys é dual pixel, portanto o sensor era já 24Mp á muito tempo
0,1GP 😛
Cada um se arrebata como quiser e logo se verá se são 108 MP ou se são 27 MP.
Agora, vamos lá a ver se a tal “câmara espectrómetro” arrebata. No outro post dizia-se que:
“Mas para que servirá a utilização de um espectrómetro num telefone?
As utilidades do espectrómetro podem ser amplas. Por exemplo, é possível com esta tecnologia conhecer aspetos da saúde da pele, determinar o teor alcoólico de uma bebida ou conhecer os valores nutricionais de uma fruta.”
Estou a achar muita fruta.
Os Galaxy S já trazem leitores de batimentos cardíacos e oxigénio no sangue. Na última versão adicionaram pressão arterial…
A questão não é porquê mas sim, se metem isto porquê que tiraram o audiojack?!
E a verdade é que no Galaxy S10e (pelo menos) retiraram o oxímetro.
Cantos mais arredondados? Gosto! Aproxima-se mais das peças de arte que o Galaxy S sempre foram!
De que adianta ter muitos Megas Pixels se……..”Por fim, espera-se ainda que este novo sensor venha melhorar radicalmente a prestação fotográfica em cenários de luz escassa” isto sim 🙂 😉 quando conseguirem resolver esta questão.
Ou seja, na pratica é mais do dobro dos MP (12 -> 27) no mesmo espaço físico do sensor. E estão à espera que a qualidade da fotografia nocturna aumente??? É bom que os algoritmos do software estejam bem afinados.
E o argumento de “agora sim, com 27Mp já se pode imprimir em grandes formatos” é enganador e não corresponde exactamente à verdade. Já alguém experimentou imprimir num grande formato imagens de por ex. 5Mp? Ou melhor ainda, já alguém experimentou imprimir 2 imagens iguais em grande formato, onde uma imagem imagem tinha uma resolução inicial muito superior à outra? Ora experimentem…
Eram 26 com dual pixel tal como estes são 108 com tetra pixel.
O tamanho do sensor não irá ser o mesmo, irá ser maior fisicamente.
bRo LoOk At My MpX
Só não entendi q a samsung tem problema com fotos noturna utilizando o obturador mais aberto do mercado para celulares 1.5. Afirmações nem sempre sao realidades isso depende do julgamento, percepção e conhecimento de cada um. E nesse contexto discordo completamente.
Não ficaste arrebatado? 🙂
pra mim ela fecha bem se colocar os 5x de zoom ótico, acho ainda mais importante. Isso é pessoal. Mas escolhi q não compraria a linha 11 ao optar pela 10, mesmo imaginando q eles fariam algo nesse sentido, pois pisaram na bola feio esse ano. O P30 Pro já veio com isso e eles não lançaram esse zoom no note 10.
pra mim ela fecha bem se colocar os 5x de zoom ótico, acho ainda mais importante. Isso é pessoal. Mas escolhi q não compraria a linha 11 ao optar pela 10, mesmo imaginando q eles fariam algo nesse sentido, pois pisaram na bola feio esse ano. O P30 Pro já veio com isso e eles não lançaram esse zoom no note 10.
Tenho um S10, e em termos de nitidez e resolução, está muito atrás dos novos iphones. E eu detesto iphones.
Tudo muito bonito no mundo da tecnologia, mas na minha sincera opinião, se querem mesmo aniquilar toda a concorrência, pensem em oferecer baterias em grafane, com carregamento em segundos e longa duração! Isto sim é que seria inovador e algo que provavelmente todos iriam querer ter! BATERIA!!!
Acho uma graça andarem a falar na qualidade da câmera fotográfica dos telemóveis.
Se querem boas fotos comprem uma máquina fotográfica profissional e vão ter de certeza boas fotos.