“Botão de pânico”: México cria app para os migrantes enviarem alertas de detenção
Com receio do mandato do Presidente eleito Donald Trump, o México criou uma aplicação de alerta para migrantes, que servirá como um "botão de pânico" digital para aqueles que receiam a deportação poderem avisar familiares e consulados.
Em resposta aos receios crescentes de deportações em massa por parte dos Estados Unidos, com a tomada de posse de Donald Trump, o México criou uma aplicação móvel que ajudará os migrantes a alertar as suas famílias e os consulados em tempo real.
Pela mão do secretário dos Negócios Estrangeiros do México, Juan Ramón de la Fuente, esta iniciativa proporcionará aos migrantes uma ferramenta digital para a segurança e a comunicação rápida.
Este "botão de pânico" pode ter utilizações tão simples quanto a possibilidade de o utilizador enviar mensagens instantâneas sobre a suspeita de ser detido em breve pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos a familiares selecionados e ao consulado mexicano mais próximo.
Com as crescentes preocupações relativamente a deportações em massa, esta ação procura ser preventiva.
Conforme avançado pela CNN, a aplicação foi desenvolvida após a retórica agressiva do Presidente eleito Donald Trump, que prometeu deportações em massa assim que assumisse o cargo.
O secretário dos Negócios Estrangeiros do México revelou que a aplicação está a ser testada em pequena escala e será lançada na íntegra em janeiro.
Esta aplicação proporciona aos migrantes uma forma de comunicar rapidamente e de garantir que as suas famílias e os consulados são informados durante os momentos críticos.
"Botão de pânico" do México chama-se Migrant Alert
De utilização intuitiva, a aplicação permite que um toque simples avise automaticamente os contactos e consulados pré-selecionados. Mais importante ainda, tem uma funcionalidade que permite cancelar um alarme no caso de o utilizador não ser detido.
Esta iniciativa pode ser importante, uma vez que garante os direitos dos migrantes, além de assegurar que o apoio jurídico está ao seu alcance durante as detenções.
A par da aplicação, o Governo mexicano criou um centro de atendimento telefónico 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder às perguntas e preocupações dos migrantes.
Mais do que isso, o México reforçou os seus serviços consulares em todos os Estados Unidos, contratando mais recursos humanos e jurídicos, no sentido de ajudar os migrantes nos processos legais relacionados com a deportação.
Atualmente, de acordo com o Click on Detroit, o México estima que cerca de 11,5 milhões de cidadãos mexicanos estejam a viver nos Estados Unidos com algum tipo de estatuto legal, enquanto 4,8 milhões não têm documentação adequada.
Os migrantes ilegais bem podem deixar esse botão em repeat. Vão todos ser recambiados. Sejam do México, Cuba ou Pólo Sul…
Sem dúvida … e os norte-americanos vão fazer o trabalho deles – é que já a seguir 😉
Aguardemos pelas consequências das deportações em massa na economia dos EUA. Dessa e doutras trampices e muskices.
Mais uma vez: Ilegais não contribuem em nada para a economia local e não fazem descontos para a segurança social. Apenas mantêm o custo da mão de obra baixa o que prejudica toda a sociedade. Eu sei, para vocês “berlocos canhotos” é dificil de compreender. Entender correlações socioeconómicas não é o vosso forte.
Quais manter os custos da mão de obra baixa, num país em que não há desemprego. Lá – como cá – os imigrantes realizam trabalhos que os nacionais não há para os fazer – nem os querem fazer. Deixa-te de trampices, muskices e venturices.
Não confundir mão de obra “barata” com ilegalidades. Lá não é como cá. E estamos totalmente inundados de gente da América do Sul, Índia, Paquistão, etc…
Não confundir ilegalidade com banditismo ou parecido. Nos EUA é extremamente difícil obter os documentos de trabalho e residência – mesmo para quem lá reside e trabalha há muitos anos.
Tipicamente, os portugueses entram nos EUA com visto de turista, arranjam trabalho e ficam. Também estão ilegais e sujeitam-se a deportação.
Nós, em Portugal, estarmos inundados de ilegais, como dizes, é conversa do pessoal chegado no partido da treta.
Não leste o meu comentário. Eu não disse que estamos minados de ilegais, disse que tínhamos sido invadidos por gente de outros países. Não disse ilegais. A questão,lá,são mesmo os ilegais. E o Thomas Homan vai tratar de fazer o q a Kamala e AOC não souberam nem quiseram fazer…
Como é que estando ilegal ajuda nos na SS, SNS e todos os serviços públicos? Amigo, se não descontas não há nada a entrar nos cofres do estado e alguém há de pagar os bens “gratuitos” que esta gente usa
Nos EUA não há segurança social nem SNS. Quem trabalhar e tiver dinheiro pode aplicá-lo num fundo de pensões ou num seguro de saúde. E se recorrem aos serviços públicos pagam-nos. Ter permissão de trabalho e de residência, nesses aspetos, não altera nada.
Quanto a Portugal, os ilegais são em número pouco significativo. Se não descontam para a SS não têm reformas nem outras pensões, e se não podem ser inscritos no SNS só podem recorrer ao SNS em situações de urgência/emergência. Quanto a não pagarem impostos – ao comerem uma carcaça já estão a pagar (cá, o valor dos impostos indiretos é muito superior ao dos impostos diretos).
Nos EUA não sei, aquilo ainda parece o velho oeste. Cá em Portugal os imigrantes ilegais têm EM GERAL nº de contribuinte e de segurança social e pagam impostos como qualquer cidadão. Claro que há gente que trabalha “ao negro” e isso acontece tanto com imigrantes como com cidadãos portugueses. Imigrantes ilegais só o são porque não têm autorização de residência. ci hai capito? Ná, para vocês do outro extremo dos “berlocos canhotos” é difícil de compreender.
Os ilegais não contribuem em nada para sociedade alguma. Isso de falta de cor de Trump e Musk é só ignorância. Os EUA enfrentam a maior crise de imigração ilegal de sempre. Cumprimentos dos democratas inteligentes como Biden, Kamala e companhia
O engraçado é que o Trump já esteve no governo, o Obama já esteve no governo.
E no fim de contas no mandato do Santo do Obama, deportou mais pessoas que o Diabo do Trump…
Há coisas engraçadas nesta vida, uma delas é que uma mentira dita muitos vezes pelos vistos vale mais que Números.
A maioria das pessoas criticam o Trump pela imagem que a CS passou dele, mais o reality show em que participou. Esquecem-se que é só das pessoas mais competentes que existem
https://www.independent.co.uk/news/world/americas/us-politics/trump-deportation-numbers-obama-biden-b2649257.html
Deixo a cima um link de uma notícia onde se pode ser os valores de deportações dos últimos 3 presidentes dos EUA.
E vão ficar surpreendidos que os meninos que vendem que são a favor dos coitadinhos e dos emigrantes… afinal são os que deportaram mais.
O Trump por muitos defeitos que tenha e claramente contra a imigração descontrolada, pelos vistos foi o mais Santo deles todos nesse tempo.
Contudo carrega a cruz como sendo o pior de todos para os emigrantes.
É assim que os totós são enganados pelas massas dos mídia e por interesses de quem vive a conta do estado.
Ao menos o Trump não precisa do dinheiro dos contribuintes para sobreviver, ele rico já o é, e não tem de andar a desviar fundos e interesses para angariar um pé de meia como os homólogos, mas nós gostamos de ladrões, e isso vê se nos políticos que escolhemos para nós servir, gostamos de histórias dos coitadinhos.
Eu tenho fé que como ele não tem filiação a nenhum partido que continue a nomear as pessoas mais competentes para os cargos e não embarque em corrupções
Quem, o Trump não tem filiação? Andas a dormir na forma.
Não é dependente de lobbies, não tem rabos de palha nem deve nada a nenhum partido ou grupo de apoio… A diferença é essa! Todos os outros têm favores a pagar. Ele está a borrifar-se para o que possam querer ou pensar. E vai pôr as coisas no lugar. Já os fantoches da esquerda andam a bater mal
Curioso que apelidam o Trump de racista, mas quem foi o único presidente cuja família não foi dona de escravos??? Pesquisem. Depois metam essa falácia no lixo
Só o conceito de pessoas ilegais é perigoso, hoje são os emigrantes amanhã somos nós, mulheres, pobres, africanos, minorias etc. Querem construir muros para proteger o saque dos ricos apenas isso, não é para bem de ninguem senão os ricos.
Generalização? Ilegais são ilegais. Ponto. Sejam mexicanos, brancos, homens,mulheres ou crianças… Nada a ver com raça, cor ou sexo
“saque dos ricos” ahahahahahahah, interessante que pessoas ilegais fazem mão de obra barata que por incrível que parece SÓ FAVORECE OS RICOS
Eu acho que este não é o maior Problema dos Americanos..
A Ucrânia está desesperada, desde o roubo de material nuclear, aos ataques terroristas,tentativa de assasinato de presidentes e já acontece nos EUA..
Criaram um monstro, o SBU ucrâniano tem mais operacionais do que o FBI dos EUA inteiro… agora pensem.
Têm a certeza que o nome da aplicação é Migrant Alert?
Não faz sentido nenhum… Ainda se fosse Ilegal Migrant Alert…