Beacon do Strava: Envie a sua localização em tempo real
Se vai andar, correr ou andar de bicicleta talvez seja uma boa ideia partilhar a sua localização, pois não vá acontecer-lhe algo. O Strava oferece essa possibilidade, através de uma funcionalidade designada de Beacon. Veja como funciona.
Pode utilizar o Beacon do Strava quando utilizar a aplicação móvel do Strava para gravar e partilhar a sua localização em tempo real com os seus familiares e amigos. O Beacon cria um URL único que pode partilhar por mensagem com os seus contactos de segurança, permitindo que estes sigam a sua atividade em tempo real. A sua localização é atualizada a, aproximadamente, cada 15 segundos, consoante a rede móvel.
Uma vez ativado, o Beacon irá permanecer ATIVO, mas irá perguntar-lhe se deseja enviar uma mensagem sempre que iniciar uma nova gravação. Mesmo que o Beacon esteja ATIVO, os seus contactos só irão receber a sua localização se lhes enviar a mensagem de texto gerada.
Como ativar o Beacon do Strava?
A ativação desta funcionalidade é simples. Para tal basta ir às definições e ativar a opção Beacon para telemóvel. Depois é só indicar até 3 contactos de segurança. Esta funcionalidade também funciona no Apple Watch ou relógios Garmin, mas nesse casa já é necessário pagar.
Depois, quem recebe o URL, via SMS ou outra via, tem a capacidade de ver, em tempo real, o percurso do atleta.
O Beacon do Strava requer ligação à rede móvel para atualizar a sua localização. Se durante uma atividade passar por uma zona sem rede móvel, a sua localização não será atualizada até voltar a entrar numa zona com rede. Esta funcionalidade não é compatível com o modo de avião.
O destinatário não precisa de descarregar a aplicação do Strava nem de ter uma conta do Strava para ter acesso à sua atividade em tempo real. O destinatário da sua mensagem apenas precisa de ter acesso à Internet para conseguir ver a sua atividade.
Este artigo tem mais de um ano
Falta dizer que isso é pago por mês ou anual…
Para isso tens o Ride With GPS…
Serve perfeitamente para quem quer um registo das atividades mas sem uma rede social associada…
Esta funcionalidade é gratuita. Depois dá para acrescentar algo mais, mas esta é gratuita.
É? Verifique no final desta página…
https://www.strava.com/subscribe?cta=premium&element=nav&origin=logged_out_global_nav
Não sou eu que estou a dizer… é o Strava.
Os beacons para telemóvel são gratis. Diz nessa página.
Pois diz… tem razão… agora que abri o link no telefone, aparece essa opção, no computador não aparece essa opção como gratuita… daí ter dito que não era gratuita. Eu
É bem visto para algumas situações mais complicadas a nível de saúde, para mim contudo é um controlo entrega de informação excessivos a plataformas.
Olha que quando se anda sozinho na estrada, isto dá muito jeito…
Eu cheguei a andar na Arrábida sozinho com a partilha da rota, e uma altura perdi o sinal, a minha esposa apercebeu-se que estava no mesmo local à muito tempo e tentou ligar-me… Só quando obtive rede é que recebi as mensagens que ela me tinha contactado. Acabei por ligar e dizer que estava bem…
Eu percebo o seu ponto de vista, mas a partilha deste tipo de informação pode salvar vidas…
+1
+1
Percebo perfeitamente e está correto o teu ponto de vista.
Eu pessoalmente é que prefiro sujeitar-me à probabilidade reduzida da perda minha vida nestas situações do que ceder os dados.
Eu sei que é importante a tecnologia entrar nas nossas vidas e evitar ao máximo a perda de alguém, mas considero importante analisar que “preço” isso tem para nós.
Hoje em dia somos “dominados” pelo facebook ou pela google porque na minha perspetiva quisemos demasiado depressa a facilidade sem ter um pé atrás.
Dá que pensar durante uma conversa de whatapp falares de um determinado tema e a seguir seres bombardeado com pub ou pagina sobre isso nas outras plataformas.
O strava não é nenhum monstro e podes pensar “vou ceder os dados a estes tipos porque são uma empresa porreira”, passado 1 ano ou dois é comprado pela google e ficam com toda a base de dados deles, ou seja com os teus dados e sem a tua autorização.
Atenção que não sou nenhum freak, como toda a gente também cedo aos serviços das gigantes, mas sempre que me é possível tento não utilizar meios tecnológicos ligados habitos, dados e afins