Apple continua a dominar nos smartphones Premium, mas o mercado perde terreno
O mercado dos smartphones está atualmente a sofrer um futuro ainda incerto. Este tem oscilado de forma muito visível, depois de alguns anos em que esteve parado e com as vendas as desacelerar de forma muito drástica.
Claro que este movimento foi ainda mais visível na gama Premium, que aparentemente continua a perder clientes de forma rápida. Os dados mais recentes mostram que a Apple ainda o domina totalmente e que parece imune a estes problemas.
Mercados dos smartphones Premium abranda
Os dados referentes ao primeiro trimestre de 2022 estão agora a chegar e a focar-se no mercado dos smartphones. Estes números continuam a mostrar uma clara desaceleração das vendas, algo a que as marcas precisam de se adaptar rapidamente para não perderem a sua quota.
Os dados mais recentes, da Counterpoint Research, focam-se no mercado dos smartphones Premium e no seu desempenho. Este abrandou novamente, comparado ao mesmo período ano passado, estando agora com uma redução de 8%. Esta é ainda assim menor que os 10% de perda do mercado geral.
Apple continua a dominar destacada
A informação apresentada mostra claramente que a Apple domina este segmento de smartphones mais caros. A marca reclama agora para si 62% desta área, aumentando 5 pontos percentuais face aos 57% do mesmo período de 2021. Aqui temos toda a família do iPhone 13, apoiada pelo ainda atual iPhone 12.
O primeiro smartphone do universo Android a ter aqui presença é o topo de gama da Samsung, o Galaxy S22 Ultra 5G. Este tem tido um bom desempenho nas vendas comparado com os modelos anteriores, mas ainda assim a marca acabou por perder terreno, estando agora nos 16% de quota de mercado.
Restantes marcas estão a abrandar nas vendas
A OPPO assume o terceiro lugar no mercado dos smartphones Premium, com 5%, seguido da Xiaomi com 4%. A Huawei ficou com apenas 3%, assim como a vivo. As restantes marcas de smartphones são agrupadas e o seu peso no mercado é de 6%.
Importa destacar que a presença neste segmento Premium pressupõe que o preço dos smartphones seja igual ou superior a 400 dólares. O peso atual deste segmento é já elevado e representa a vendas de 3 em cada 10 smartphones no mercado global.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Apple, mercado, premium, smartphones
A verdade é que:
1º Não se justifica trocar todos os anos de telefone
2º Com a qualidade dos tlf de media gama que há atualmente no mercado são muito poucas as pessoas que necessitam realmente de um top de gama
3º Cada vez mais caros e com os custos de vida a aumentar e com o aumento de taxas de juros vão continuar a perder mercado e agora de forma mais evidente
Tirando a vaidade que sentimos ao comprar um topo de gama um tlf de media gama serve para 99% dos utilizadores.
pois, mas olhando para o que o estudo diz, o mercado da gama alta tem tido melhor comportamento do que o resto do mercado de smartphones (as vendas decresceram menos)
Nas várias crises que foram acontecendo ao longo dos últimos anos, os produtos de “luxo” têm sofrido relativamente pouco quando comparado com o resto do mercado, é uma tendência!
Sabemos que os produtos ditos de luxo praticamente mantêm-se com pequenas oscilações, até se costuma dizer que as crises só servem para consolidar fortunas.
Mas agora com o aumento das taxas de juro infelizmente vai haver muita gente que vai passar mal, e os pedidos de crédito para a compra deste artigos vais ficar mais cara o que vai fazer é afastar aqueles que recorrem a empréstimos
assim como quem iria comprar das gamas mais baratas provavelmente deixará de comprar, etc, etc. Não estamos a falar dum cenário muito diferente do que já antes se passou. O mercado geral irá provavelmente sofrer mais e mais cedo…
A gama alta começa nos 400 dólares (?) e a Apple tem 62%.
Por certo nos acima de 800 dólares tem mais de 80%.
Como é a gama alta que dá dinheiro, a Apple tem àmais de 80% dos lucros de todos os fabricantes de smartphones