Quantcast
PplWare Mobile

App STAYAWAY COVID regista 2,4 milhões de downloads! Já instalou?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. jorgeg says:

    Nunca!
    Ser vigiado por comunistas, no thx!

  2. Tijolo says:

    Não tenho smartphone. Como faço?
    Será que o nosso governo me oferece um?

    • Bruno says:

      Eu tenho um smartphone, mas a versão do Android é demasiado antiga, não consigo instalar.

    • Paulo says:

      É so para quem tem smartphones obviamente quem nao tem nao pode eu instalei no meu nao meto dados nenhuns nem pede acesso a nada portanto estou tranquilo, se puder ajudar em alguma coisa para que nao morram 200 pessoas por dia e a unica coisa que tenho de instalar é uma app no telemovel mas mesmo assim à pessoas que mereciam era apanhar covid

  3. De Quarentena says:

    Não, nem obrigado. 😉

  4. jose says:

    os outros 8 milhoes de pessoal nao tem dinheiro para smartphones

  5. Pedro says:

    “Já instalou”? Que que não!

  6. Figueiredo says:

    Sim, já instalei a aplicação. Depois desinstalei. Não considero que tenha alguma utilidade, tendo em conta que a inserção de registos por parte de positivos é facultativa.

    • Paulo says:

      se ja é este chavascal com a app obrigatoria imagina se fosse obrigatorio meter la um codigo ate se comiam vivos ahah, tem que vir da consciencia de cada um acho que nao custa nada a minha mae infelizmente teve covid (nao teve simtomas) mas metu o codigo na app nao sei se alguem recebeu a notificaçao penso que nao porque ela tambem nao saiu de casa

      • Figueiredo says:

        Ainda mais essa. Se a pessoa tem Covid e não sai de casa… Qual a utilidade da aplicação, se não nos cruzarmos com esses infetados na rua?
        As melhoras para a sua mãe. Que fique bem.

        • Milarilas says:

          Então, andas pelo pplware… e não percebes nada de informática. A app está constantemente a trocar códigos com outros smartphones e guarda estes códigos durante 14 dias. Se amanhã pões o código de POSITIVO, toda a gente que se cruzou contigo nos últimos 14 dias recebe uma notificação. Ou aprendes isto ou sai do pplware.

    • rjSampaio says:

      Portanto juntas te ao problema em vez de ajudares na solução… Esperto.

  7. André Ferreira says:

    A quem tem instalado… como está o consumo da bateria??
    Um amigo mostrou me um print dos registos de bateria num iPhone e esta app foi responsável 40% do gasto diário da bateria.

    • Zafa says:

      Bateria a 100% às 06:10 e a 15% pelas 18/19h. Desinstalei e agora com o mesmo nível de utilização chego às 22h com pelo menos 25% num dia de muito uso e com 40% num dia normal.

    • LR says:

      Consumo irrelevante, no meu caso. Mas eu tenho sempre os dados e Bluetooth ligados todo o dia, pelo que o consumo extra nao tem grande importância. E carrega apenas durante a noite.

    • Paulo says:

      portanto podendo a app ajudar na diminuiçao dos casos e a salvar algumas pessoas o pessoal esta preocupado em perder 1 hora de autonomia esta certo nao admira que ninguem ajude uma idosa a passar a passadeira

    • Hélio Musco says:

      Não notei nenhuma diferença significativa. Apenas ligo o Bluetooth quando saio de casa e mesmo durante essas alturas, o gasto de bateria é quase nulo.

  8. Apple says:

    Não instalei, nem vou instalar. Nem conheço ninguem que tenha instalado. Nao estou a dizer que os numeros nao sao verdadeiros, eu é que nao conheço ninguem que tenha a app instalada.

  9. Aurélio Costa says:

    Não, não obrigado ao controlo comunista!

  10. José Carlos Lopes says:

    Não entendo é o tempo de 15m. Se estiver só 10 ou 5 minutos não corro o risco de ser infetado?

  11. Felipe Cardoso says:

    Nunca irei instalar.

  12. Bkack Russian says:

    Não, nem irei instalar.

  13. Carlos Mogas da Silva says:

    há 2 meses 😉

  14. Urtencio says:

    No voy a instalar! Jeg installerer ikke! Я не буду ўсталёўваць! Non installerò!

    Se instalar, remover, instalar, remover e instalar e por fim REMOVER! vai aumentar esse número?

    • fim do mundo says:

      Não, o registo é único por casa utilizador, portanto podes instalar e desinstalar e voltar a repetir que o numero não aumenta, se assim fosse já havia muitos mais milhares de download’s…

  15. Ricardo Marques says:

    Alguém sabe em que resultou a inserção dos 566 códigos? Quantas pessoas foram contactadas nessa sequência?

  16. Raul says:

    Sim. Instalei e desinstalei logo de seguida! 🙂

  17. Aguiar says:

    Sinceramente mete-me muita confusão ver este tipo de comentários num fórum de tecnologia.
    Deviam fazer uma avaliação prévia ao QI dos utilizadores antes de poderem comentar.
    Se não é para acrescentar nada de útil, façam um favor à humanidade e abstenham-se de comentar.
    Sim, eu instalei, não me importa de ajudar voluntariamente a evitar um novo caso que possa ser, pois por mais ínfima que pareça, se todos evitássemos um que fosse salvaríamos centenas de vidas.
    E sim, não é a redução de autonomia de 1 hora no final do dia que me vai prejudicar, a relação “custo/benefício” em nada me prejudica.
    E quem se preocupa com questões de privacidade numa aplicação deste género, ainda para mais com a informação disponível acerca do modo de funcionamento da mesma só me faz crer que as pessoas ou simplesmente não leem ou ainda mais preocupante são mesmo acéfalas.
    Gostaria de ter acesso à vossa lista de aplicações instaladas…

    • Zé gato says:

      Que resposta digna Aguiar.
      A maioria deste pessoal não tem mais de 17/18 anos e depois acham que estão no fórum lá do liceu em que mandam uma bocas e são os maiores. É uma pena mas infelizmente é a juventude que temos e são estes os futuros cidadãos do nosso país.
      A isto chama-se egoísmo puro porque até poderiam estar a pensar em proteger os seus familiares mais velhos evitando serem infetados, mas não.
      Uns não instalam porque sim, outros porque a app não serve para nada, outros porque gasta bateria, outros ainda porque nem sabem bem mas ouvi dizer que a app nos controla a vida e depois sabem que nós fomos todos para uma festa.
      Mas a maioria tem redes sócias , metem la a vida toda e fornecem a localização e no perfil tem a data de nascimento e…basicamente tudo sobre a sua vida pessoal.
      Ok tudo bem, todos temos direito a partilhar o que quisermos mas depois vir dizer que uma simples app que pode prevenir nem que seja uma vez ser contaminado, isso já não entendo. A app não pesa no Smartphone.
      Boa sorte para todos e especialmente para quem vos criou e educou que são os que mais precisam de ser protegidos.

      • Samuel MG says:

        Eis um comentário que vos vai abrir os OLHOS:
        -“Depois de casa roubada, trancas na porta”
        – “Mais vale prevenir do que remediar”

        São os provérbios que definem a App (… que remediar, …trancas na porta) inútil que não vê se têm mascaras, se tão dentro de casa ou se estão dentro do carro com os vidros fechados .

      • Aguiar says:

        Eu quero acreditar que a maioria faz comentários apenas for fazer e para gerar controvérsia, que não revela a real opinião dos mesmos, e que até alguns deles tenham a app instalada.

  18. João M says:

    Esta app é mais uma “falsa segurança” dado nem todos conseguem usa-la ou sequer instalam no tlm mesmo que consigam.
    Uma pessoa tem a app instalada e, provavelmente, vai sentir-se mais segura porque a app ainda não deu nenhum alerta.
    Depois temos o problema do sistema nacional de saúde que não tem capacidade para aguentar a afluencia de pessoas com questões porque a app deu amarelo. Os centros de saúde nem sequer atendem os telefones. Depois temos o problema – mesmo que dê amarelo o conselho é precaução caso se tenham algum sintoma porque até lá siga a vida normalmente. Ou seja, acho que a app é um não assunto em que se podia ter gasto estes 400 mil euros em informação para as pessoas – principalmente na rua a aconselhar a usarem mascara, lavar as maozinhas e, no fundo, estar no terreno a informar e instruir em vez de estar nos gabinetes a dizer que “está tudo bem”.

    • jo§e says:

      Claro que todos os outros são estúpidos e tu és o único iluminado que sabes isso tudo.
      Parabéns pela inteligência extrema com que foste abençoado. 🙂

      • João M says:

        Jo§e, não sou eu que o digo, são todos os paises onde uma app do género foi usada. A sua utilidade tem sido minima. Único pais onde teve algum efeito foi na China mas lá temos um regime autoritário e, além disso, se os dados de paises democráticos podem ser “manipulados” (olhe o caso de espanha que se “esqueceu” de atualizar o numero de mortos há uns meses atrás) os número Chineses são ainda mais de desconfiar.
        Não sei onde foi buscar a ideia em que disse que os outros é que são estupidos e eu o iluminado… como disse, não sou eu que o digo.

        • jo§e says:

          Estávamos a falar da falsa sensação de segurança e não da eficácia da aplicação. Certo?
          De qualquer forma, por muito pouco eficaz que seja, se poder contribuir para salvar uma vida que seja, para mim já justifica te-la instalado e a 1/2 hora que perco de autonomia.
          É só uma questão de princípios.

          • João M says:

            é uma a mesma coisa.
            A eficácia da aplicação – e isto engloba tanto as limitações técnicas (nem todos os telemoveis a conseguem instalar, só uma minoria usa e implica uso voluntário do código covid) como também as limitações humanas associadas – como o código não ser facultado aos utentes (ou demoram muitos dias a chegar), quem teve contacto é -Aconselhado- a ficar em casa 10 dias mas pode fazer a sua vida normal.
            Depois tem a questão da falsa segurança porque pensas que estás seguro se não aparece um amarelo e podes desleixar-te. O Jo§e até pode ser um dos poucos que até usa do bom senso e isto será apenas mais um meio mas é ingénuo pensar que os outros também são assim.
            O dinheiro e recursos gastos com a aplicação, como eu disse, poderiam ter sido canalizados para instrução, para grupos de informação na rua a instruir e aconselhar as pessoas. Poderia ser usado para fiscalizar e aconselhar. O que as pessoas precisam é de informação até como usar a máscara direito – e não basta os posts no facebook a gozar com quem anda com o nariz de fora – é preciso estar na rua e instruir. Mas instruir e aconselhar dá muito mas muito trabalho.
            Por outro lado, ainda gostaria de saber onde estão os 15 Milhões de publicidade institucional porque nem para a app vi publicidade na televisão… Acredito que muita gente só ouviu falar da app agora quando ela já existe há 2 meses sensivelmente.

  19. Almaister says:

    Por acaso tenho um tablet de 10 polegadas com Android 9 mas de que me adianta? É demasiado grande para andar no bolso e o meu telele usa o Android 5.0 (BQ Aquaris E5HD)

  20. Jonny says:

    Já instalei e a minha familia também só é pena a App não ter o contributo da Prozis.

  21. Candidato says:

    Numa próxima App mencionada no pplware, um novo campo a identificar é a ideologia política da App.
    Caros comentadores, deixem a politização desta App para os populistas e os comentários vazios para vós próprios.
    O interessante seria uma reflexão sobre os aspectos técnicos e utilidade da mesma, uma vez que estas fazem parte do desenvolvimento de uma. Pelos vistos ela falha na segunda parte estrondosamente desde o primeiro dia em que foram conhecidos os seus requerimentos de exclusividade, dado o objectivo pretendido.
    Pplware, a vossa pergunta no título não foi a melhor forma de propor um debate e até algo pimba (?)

  22. Xnelox says:

    Já instalei num telemóvel que tenho lá em casa encostado, desde essa instalação que a conta da luz baixou, recomendo!

  23. Manel says:

    Já instalei há que tempos e pessoalmente não notei nenhuma diferença no consumo da bateria. É impressionante os comentários que vejo aqui

  24. Bruno says:

    Eu já instalei, há conta disso já me depositaram 1000 euros na conta, já sou imune ao vírus e todos os dias vêm-me trazer comida a casa, recomendo!

  25. Miguel says:

    Só compro telemóveis que dão para instalar LineageOS. Resultado: nada de Gapps aqui. Esforço-me por isso. E até o hosts do telemóvel tem várias redes sociais barradas. É coisa que não me faz falta nenhuma.
    Esta app usa apis da Google/Apple, que não se sabe bem o que fazem ou podem fazer. Já é mau parte disto ser closed source, ainda por cima de outro país/continente. A app pode ser open source, e estarem cheios de boa vontade, mas ao usar isto tem que se usar mais coisas além da app.
    Por isso não, obrigado. Ainda por cima ter que andar com localização/bluetooth sempre ligados.
    É um grande não.

  26. Marco André says:

    Já instalei e desinstalei. Infelizmente eu e a minha esposa testamos positivo ao covid-19 e não conseguimos o código para poder inserir na app. E foi através do SNS24. Foi por isso que desinstalei. Fiquei esclarecido sobre a eficácia da app e do sistema que a alimenta…enfim…

    • XiX says:

      É preciso explicar melhor do que isto para perceber a inutilidade da app? Não viram a reportagem da RTP na semana passada? O caso do Marco André não é isolado. Boa parte das pessoas que são notificadas pela app por terem estado em contacto com alguém infectado não tem qualquer seguimento. São meramente aconselhadas a ficar em casa e a voltar à normalidade 10 dias depois, sem qualquer teste. Ou seja, potenciais infectados não recebem qualquer código, o que mata a eficácia da app logo à partida.
      Se essas pessoas estavam infectadas (o que nunca saberemos porque não foram testadas) poderão ter infectado outras até receber a notificação e auto-isolarem-se, e essas não vão receber notificação nenhuma. Como podem advogar a eficácia da app com este tipo de procedimentos? Tolos são aqueles que acham que é a app que nos vai salvar.
      Ou seja, com estes procedimentos, mesmo que toda a gente sem excepção instalasse a StayAwayCovid, qual seria a eficácia? Próximo de zero.
      Dois milhões de downloads não equivale a dois milhões de utilizadores, porque muita gente desinstalou logo a seguir, com consumo anormal da bateria, aquecimento do telefone, etc.. E quando desenvolveram a app deviam estar a pensar que toda a gente tem um telefone de última geração. Precisamente o grupo de risco, a malta mais velha, não tem telefones compatíveis com a app.
      Quantos mais códigos geraram os 200 e tal contactos? Qual foi o procedimento da DGS perante esses contactos?
      Neste momento precisamos de mais do que uma app para nos salvarmos de duas doenças, da Covid19, e do PoliticusDesnorteadusIncompetentis.
      Lavem bem as mãos, usem máscara, mantenham o distanciamento, fujam do bicho, e boa sorte!

      • JCR says:

        Medidas inúteis que não chegam a 100% da nossa população, só mostra a perda de tempo em que nos envolveram a todos, mas não comigo, que desde sempre vi que a APP não servia nada de nada!

        A desinformação só serve a este desgoverno, e hei de continuar com a minha relíquia, enquanto medidas autoritárias e fascistas estejam no pensamento destes políticos com qualidade ZERO!

  27. Rui Costa says:

    Se a instalação da app se tornar obrigatória com “cortes” na liberdade individual, poderá significar várias coisas:
    – geração obrigatória do código
    – a identificação do sujeito, junto da app, será feita de forma automática, perdendo o individuo o direito de se identificar como doente ou não
    – Abertura da caixa da pandora para no futuro haver apps de saúde, de instalação obrigatória onde estaremos identificados como portadores de vírus como o HIV, entre outros

    Certamente haverá benefícios e malefícios.

    Ficam os meus 5 centimos

    • Aguiar says:

      Sim, também discordo da obrigatoriedade da mesma, acho que deve partir da consciência cívica e do altruísmo de cada um. Até porque o objetivo da app é complementar a proteção, ela não protege ninguém, e a tal falsa sensação de segurança que muitos apregoam não tem fundamento, esta apenas serve para nos alertar “atempadamente” de um possível contacto e nos fazer ter cuidados reforçados para quebrar uma eventual cadeia de transmissão.
      A sua funcionalidade prática está obviamente afetada pela componente humana da mesma, ou seja, pela parte que deveria ser da responsabilidade de cada um de nós…
      A app existe, a ferramenta está lá, o seu sucesso ou insucesso depende da nossa capacidade de a saber utilizar…
      Eu por exemplo se fosse para a Formula 1 poderiam dar-me o Mercedes do Hamilton, que tinha a melhor máquina atual, tudo à minha disposição, mas o meu sucesso seria zero pois não saberia aproveitar o trabalho de desenvolvimento dos engenheiros e de toda a equipa…

  28. Filipe Rafael says:

    Sim, já instalei usei aenas 2 dias e desinstalei. Motivo: Usa Bluetooth não sei para quê, usa o GPS e gasta muita bateria.

    • jo§e says:

      Se nesta altura do campeonato ainda não sabes para que usa o Bluetooth… 😀

    • Aguiar says:

      Utiliza bluetooth pois é a tecnologia utilizada para saber da proximidade ou não de outros dispositivos de pessoas infetadas, essa informação já foi amplamente divulgada, não percebo como ainda existe tanta “desinformação” acerca da mesma.

    • rjSampaio says:

      NAO USA GPS
      NAO USA GPS
      NAO USA GPS
      NAO USA GPS
      NAO USA GPS
      NAO USA GPS

      o facto de habilitar a localização é para que qualquer app que precise usar consiga activar o chip do GPS, se tens aplicações a gastar bateria porque usam o GPS é problema teu e deves tu limitar as apps, nao culpes aquelas que não o activem…

      • JCR says:

        Mas usa o GAEN – Google Apple Exposure Notification, e cujo código fonte, não é livre, a Google e a Apple não disponibilizaram, pelo que, força, continuem a usar a APP inútil, com 1 parte do código que é secreto!

  29. Ricardo Oliveira says:

    APP Instalada desde da primeira hora.
    APP Desinstalada no momento em que o António falou da possibilidade de obrigatoriedade.

    • rjSampaio says:

      eu ajudava velhinhas a atravessar a rua a toda hora, considero que é algo simpatico e cívico.
      Mas quando passarem uma lei que obrigue a ajudar os idoso, vou deixar de o fazer.

  30. Miguel says:

    Já instalei e já desinstalei.
    Simplesmente uma inutilidade no combate ao covid mas que alguém quer justifica o dinheiro á força.

  31. bruno lopes says:

    Quando o azar vos bater à porta, vão mudar de ideia rapido. Por muito pouco util que a app se venha a revelar, se o facto de a terem instalado, vos sinalizar que estiveram em contacto com alguem e derivado a isso, tomarem medidas, pode sim salvar algumas vidas. E as vidas humanas tem valor. Tem valor para os seus familiares, ainda que voces se estejam a lixar para isso. Tem e terá sempre valor, quanto mais não seja quando vos tocar a vós, e ai sim, vão ter consciencia plena da vossa profunda ignorancia. Mas ai será tarde demais. Temos pena.

    • Miguel says:

      Com certeza que muitos, mas mesmo muitos já tiveram contacto com vitimas familiares de AVC e cancro e não por isso que andam sempre em cima da coisa.
      Já agora, pareces um alarme do meco, só que em vez de buzinar grita “Tenham medo…tenham muito medo!”

    • Marco André says:

      Caro Bruno,
      Já me tocou. A mim e à minha esposa. Fizemos o teste à covid-19 e ambos com resultado positivo. NÃO CONSEGUIMOS QUE NOS DESSEM O CÓDIGO para inserir a aplicação. Desconheço os motivos. Por essa razão a app, que ambos tínhamos instalada, não ajudou ninguém. O que ajudou foi a nossa iniciativa de ligar às pessoas com quem tínhamos estado. Pergunto quantos mais casos haverão semelhantes ao meu? Ou terei sido apenas a exceção que confirma a regra? Sem a atribuição obrigatório de códigos, por parte dos médicos, esta app é um Ferrari sem combustível…tem muito potencial, mas na prática andamos todos a pé…..

      • Aguiar says:

        Mas mais uma vez, o problema não reside na app, reside no fator humano da mesma, as pessoas pagas para fazerem o seu serviço simplesmente não o fazem…
        Ou por excesso de trabalho ou por falta de vontade resta saber…

      • JCR says:

        Eis porque é que a APP é 100% inútil, o Marco André explicou 1 das falhas, existindo outras…mas depois, os políticos querem atirar areia aos olhos das pessoas, inventando a nova panaceia anti-covid, através duma APP, aonde 100% das pessoas não a podem usar, ridículo e criminoso, noutro país, o PR já tinha demitido este desgovernmo, mas ele o que quer é ser metrosexual e levar a vacina da gripe, em tronco nú, eis o estado da nossa pobre democracia!

  32. Aguiar says:

    Não percebo as queixas relativamente ao consumo excessivo de bateria, eu no meu terminal, um ASUS Zenfone 5Z, uso o telemóvel em contexto laboral, sempre com wi-fi/dados móveis ligados, 4 horas de comunicações de voz diárias, mais SMS, redes sociais praticamente não utilizo, com exceção do twitter e do reddit mas ocasionalmente, e antes da APP a bateria durava cerca de 38h/40h agora dura 36h/38h, não tive grande perda de autonomia.
    Até porque a app funciona com o display desligado, logo o único acréscimo no consumo deve-se ao facto do bluetooth se encontrar ligado.
    Mas como eu digo, não são 2 horas a menos de autonomia que se sobrepõe à vida humana, mas cada um sabe as suas prioridades na vida.

    • JCR says:

      Não mencionastes 1 ponto fundamental: bluetooth, estás sempre com ele ligado no teu telemóvel? Se não tiveres, então teres ou não a APP da treta instalada, é completamente inútil!

  33. Paulo says:

    Instalar o Facebook e Instagram que captura toda a minha informação e vende a terceiros para fazer milhões? CLARO QUE SIM!!!

    Instalar uma aplicação anónima para ajudar a combater uma pandemia que já matou mais de um milhão de pessoas e condiciona a vida de todos? CLARO QUE NÃO!!!

    Cambada de egoístas e hipócritas!!!

    • JCR says:

      Aplicação anónima para ajudar a combater a pandemia…só podes acreditar que o Pai Natal existe, não é verdade? A venda de banha da cobra, deve ser das coisas mais favoritas para ti…

  34. JCR says:

    NÃO, NUNCA, JAMAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.