Xiaomi vai bloquear a instalação da ROM Global em smartphones com ROM chinesa
Desde cedo que os importadores chineses tomaram um papel importante na expansão e crescimento da Xiaomi e dos seus produtos.
No entanto, numa decisão um pouco controversa, a Xiaomi anunciou que, com a MIUI 10, irá bloquear a instalação da ROM Global em dispositivos que tragam a ROM chinesa de origem.
A Xiaomi é hoje uma das maiores marcas a nível global, estando cada vez mais dispersa pelo mundo. No entanto, nem sempre foi assim.
Com foco no mercado chinês, várias foram as tentativas por conta própria no mercado internacional, sem grande sucesso. Exemplos dessa estratégia são o mercado brasileiro, que a Xiaomi até abandonou, assim com o mercado indiano que demorou a ter resultados.
Durante vários anos, foram os importadores e lojas chinesas que deram destaque e notoriedade a esta marca e que a colocou nas bocas do mundo. Com envios a nível mundial, rapidamente vários consumidores foram percebendo a excelente relação qualidade/preço que gerou um grande destaque à marca chinesa.
Xiaomi passará a bloquear instalações da ROM Global em modelos com ROM Chinesa de origem
Recentemente, e depois de crescimentos bastante relevantes nas vendas, a Xiaomi repensou a sua estratégia e decidiu abraçar o mercado global. Após reforçar a sua presença na Índia, avançou em força para a Europa, com início na Grécia e Espanha, estando já hoje representada oficialmente em Portugal.
No entanto, com o evoluir desta estratégia, e devido a questões comerciais, a Xiaomi anunciou agora que irá bloquear a instalação da ROM Global em modelos com ROM Chinesa de origem, assim como o inverso. Esta deverá ser uma nova regra adicionada na MIUI 10, no entanto não se sabe em que modelos irá ser ativa.
Embora esta alteração seja bloqueada para versões oficiais, a instalação de outras ROM's continuará a ser possível, mediante o desbloqueio do bootloader.
Com esta medida, a marca chinesa pretende reforçar a venda de modelos internacionais para o mercado global e forçar a compra dos seus produtos nas lojas ou distribuidores oficiais de cada país.
Este artigo tem mais de um ano
E o que faz a União Europeia, nomeadamente a comissão Europeia?!
Provavelmente agradece que os impostos sejam pagos cá.
É o mais provável.
Porque haveria a UE interferir se as outras marcas fazem o mesmo?
acho bem cada macaco no seu galho
Assim provavelmente já não vamos ser espiados pelos chineses!! Mas isto seria num mundo perfeito 🙂
nao estou a ver onde queres chegar com esse comentario…
porque ambas as ROMs sao da mesma empresa…
God Save… Samuel!
Tou contigo Samuel, prefiro ser espiado pelos Americanos.
façam o que fizerem eu chinês não compro nada! Olho sempre para as etiquetas e origem de fabrico. Chinês que que fosse coberto de ouro!
xD
Ainda gostava de ver qual a marca do teu telemóvel… deve ser feito em Portugal…
Aposto que o dispositivo no qual escreves-te o comentário têm peças fabricadas na China.
O facto de não percebermos que somos hipócritas não faz de nós autênticos.
Tudo o que compras excepto comida, bebidas e as calças de ganga é feito na China.
O famoso Iphone é feito na China, logo Chinês.
A volkswagen é feita em portugal, logo é uma marca portuguesa.
Continua a ser possível fazer a troca. Apenas não se pode bloquear o bootloader com a rom que não seja a de origem senão o telemóvel fica k.o.! Mas dizem os entendidos que mesmo que isso aconteça é relativamente fácil de recuperar.
Continua a ser possível fazer a troca. Apenas não se pode bloquear o bootloader com a rom que não seja a de origem senão o telemóvel fica k.o.! Mas dizem os entendidos que mesmo que isso aconteça é relativamente fácil de recuperar.
Eu acho muito bem , não faltavam relatos de ROMs implementadas pelas lojas online Chinesas e outras com os mais variados problemas de funcionamento e muitos BUGs , assim a Xiaomi dá um passo no sentido correcto de valorizar a marca e não deixa de ser uma segurança para quem compra .
+1 #Carlos
Eu fiz o perdido do mi8, tanto fazem bloqueio como não, estou de olho no Nokia 9
Devias estar de olho no Xiaomi Mi Mix 3! 😉
Mi8 – 350€ vs
Nokia 9 +1000€ ?
Quero ver como que a Xiaomi vai fazer isso. Rs
Em uma semana, já vai existir uma maneira de burlar esse limite no XDA.
Babaquice.
Se lesses o artigo não precisarias ficar à espera para ver que podes na mesma desbloquear o bootloader.
A Xiaomi devia PROIBIR as “shoprom’s”! Isso sim!
Um pequeno aparte… “representada oficialmente em Portugal”. De que forma? Loja física ou site online? Se online… qual o site? Peço desculpa por esta pergunta fora do contexto do artigo!!!
A JP Sá Couto é a importadora oficial da Xiaomi para Portugal.
Obrigado Daniel!! Mas existe algum site oficial também? É que pelo que vi a JP tem os produtos no site, mas sem preço… por isso, não sei se têm loja online!!!
Loja física tem em Aveiro, possível que ha ja outras cidades.
Se for a loja que está no glicineas, não é oficial.
Tens na Fnac, worten, media market etc
Depois dos anúncios na rom oficial agora isto … lol …. só tiros nos pés!
Acho bem sem noção a atitude da Xiaomi.
Tentando ditar como as pessoas devem usar seus smartphones. Oras, o dispositivo é meu, paguei caro pelo mesmo. Se eu quiser instalar uma ROM chinesa no dispositivo que me pertence, é precisamente isso que irei fazer.
Mas qual foi a parte que não percebeste, só não podes trocar as ROMs agora se quiseres comprar uma Chinesa é contigo, e depois é fácil desbloquear o bootloader desde que o peças a Xiaomi e aí já podes instalar até tom da comunidade, não percebo o drama
A xiaomi está crescendo e com isso vai entrar em uma função decrescente só espero que não seja exponencial.
Sim, no glicinias, pensei que fosse oficial.
Qualquer loja vende produtos xiaomi, até eu vendo.
Eu tenho xiaomi e não mudou nada pra mim tudo normal