PplWare Mobile

Xiaomi quer impedir que se tirem APKs do Android! A Google está contra este movimento

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. sed says:

    xiaomi é uma empresa q so copia as coisas, faz um smartphone frankenstein e da sorte do povo de comprar, eu nao compraria nenhum xiaomi nem se fosse funcionario dela.

    mas é estranho que ela poe o tanto de espiao e publicidade no celulares dela e ng nunca pensa em tirar.

  2. anonimus says:

    Bem a Xiaomi com esta decisão só está a condenar-se a si própria, visto que não é só a google, mas como todos os que forem comprar smartphones vão ter isso em conta na altura de escolher.

  3. Bad Mojo says:

    Essa não entendi mas ok. Todas as marcas copiam e espiam, daí existir processos com pedidos de indemnizaçoes devido ao plágio.

    Já agora não me diga que é dono de um iPhone?

  4. David Guerreiro says:

    Se isso sucedesse mais valia mudar para o iOS. É que uma das vantagens do Android é precisamente a liberdade.

  5. DriKu says:

    Sou utilizador de Xiaomi e a marca não tem o direito de exigir à Google o impedimento de se tirarem APK’s do seu sistema. Sendo o Android um sistema open-source, a liberdade de utilização pertence a quem adquire um smartphone, e tem que ser mantida. Se a Xiaomi quer fazer algo do género, no máximo o que pode implementar é, caso o utilizador queira ainda assim fazer modificações ao smartphone, deixar de garantir updates de segurança nos seus smartphones, mas isso tem que ser 1 decisão de quem compra um equipamento e não forçando a algo. A Xiaomi e qualquer outra fabricante tem que entender que um smartphone quando é comprado, pertence a quem o comprou, e a pessoa é livre de fazer o que quiser com ele.

    • Ru says:

      “Sendo o Android um sistema open-source, a liberdade de utilização pertence a quem adquire um smartphone, e tem que ser mantida.”
      Não é bem assim. A partir do momento que o telemóvel tem Android com Gapps/HMS, deixa de ser open source. Isto acontece em praticamente todos os telemóveis Android vendidos.
      A opção passar por desbloquear o bootloader e instalar uma Rom limpa.
      E também há modelos que não permitem desbloquear o bootloader…. Huawei é um bom exemplo.

  6. Secadegas says:

    O texto não explica correctamente a razão, e em parte a XIAOMI tem razão. Mas isto também significa que no futuro vai ser mais difícil desinstalar bloatware… Algo que já hoje é complicado.

  7. Zé Duarte says:

    Eles não querem é que o povo tenho acesso fácil ao lixo que lá metem.

  8. Eduardo Neves says:

    Imaginem que a UE era uma democracia com a preocupação de representar os seus cidadãos e consumidores:
    – há quanto tempo a google já teria sido proibida de nos roubar informação para deixar a NSA expiar-nos a todos? Ou há quanto tempo estariam os EUA sancionados?
    – há quanto tempo é que a Apple teria sido proibida (ou multada quase até falir) por fazer obsolescência programada, e pior, degradar de propósito a performance do que as pessoas têm em casa para as convencer a comprar mais lixo?
    – há quanto tempo é que a Microsoft estaria proibida de colocar o Windos pré-instalado rm PC mesmos quando os compradores não querem/precisam de mais uma licensa?
    – há quanto tempo é que já teria havido investimento para a Europa se livrar da dependência de software americano ou hardware asiático?
    – e há quanto tempo é que já teria sido proibido o bloatware impossível de desinstalar, ou as bootloaders não desbloqueáveis?
    – há quanto tempo já teria sido exigido um padrão para placas gráficas substituíveis em todos os laptops?

    Nada disto aconteceu. A UE não é democrática nem quer saber de nós. E os ocidentais tornaram-se ignorantes vassalos da máquina de guerra (militar e económica, ambas mortais) dos EUA. Já a propaganda anti-Eurásia anda aí com fartura…

    • Nuno Pinto says:

      Quase que tinha razão até defender quase descaradamente a “Eurásia” que gostaria que explica-se melhor o que é. pessoalmente não sou pro americano mas também não sou pro Ásia/China/whatever. Na realidade gostava que como europeus fôssemos mais “donos” de nós próprios .. o que ainda está longe de ser realidade. como tal nos(europeus) temos de ser igualmente cinicos como os outros (US, CN, RU, qualquer que seja o código iso a 2 letras para os países) e temos de realmente interiorizar que “the enemy of my enemy is my friend)… este meu comentário já diverge em grande do âmbito dos Apk do android (ou talvez não se for analisado na perspectiva global) Cumprimentos.
      P. S a referência a eurasia que encontrei foi esta https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Eurásia . Não sei se se estava a referir à referência que eu encontrei ou a outra definição de eurasia

  9. Gianluigi Buffon says:

    para nos espionar ja basta o nosso desgoverno de esquerdoides extremistas entao desta vez concordo com a xiaomi

  10. Anthony says:

    É que tal comprarem o telefone que vos apetecer e divertirem-se!!!! 🙂

  11. Carlos Seixas says:

    Dá-me a sensação que não existe, entre os administradores da Xiaomi, um único indivíduo que tenha ido às aulas de direitos reais ou de direito do consumo, de tal forma esta pretensão é ridícula e flagrantemente ilegal. Com o devido respeito, é muito estranho que uma sociedade multinacional apresente este nível de ignorância.

  12. Filgroove says:

    A xaiomi a revelar-se..
    Já tive muitos telemóveis desta marca e na minha família ainda há alguns, mi mix 2, mi 9, poco f2 pro, mi note 10, redmi note 10 e o poco f3.
    Mas nos últimos telemóveis que lançaram, cada atualização é para esquecer, bugs atrás bugs, telemóveis a ficar sem rede, camara a crashar, patch de segurança com 4 meses de atraso e prometem 2 atualizações de OS e lançam o telemóvel mi note 10 com android 9, e já tinha saído aos meses o android 10, a xaiomi na altura era das únicas marcas a fazer isso, para depois na miui 13 deixar de dar suporte e com o android 11 cheio de bugs. E agora nos novos modelos está a fazer igual, lança com a miui 13 com o android 11 para fazer a mesma política.
    Está marca está cada vez pior, só quer lançar telemóveis e depois os clientes que se desenrasquem.
    A mim não me apanham mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.